O Futuro do Sporting - Ideias, Propostas e AG

Mauras,

por essa ordem de ideias, voto FSF…

Nem pensar em alienar patrimonio, ha que rentabilizar, nao vender…

Qto ao resto, plenamente de acordo… Mas a questao da venda do patrimonio poe-me logo contra qq um que apareça a defende-lo, acho bem que se reduza a participaçao na SAD, mas n se pode vender as ultimas coisas que o clube tem…
Um dia precisam mesmo, devido a algo como evitar banca rota ou algo do genero e ja so ha dedos e nao aneis.
Totalmente contra…

Exacto, vender património é o mm que votar em FSF! Daqui a uns anos, vendemos as bancadas tb, não? Vender património seria a ruina do clube, literalmente.

Exacto, vender património é o mm que votar em FSF! Daqui a uns anos, vendemos as bancadas tb, não? Vender património seria a ruina do clube, literalmente.

O nome do estádio vai ser vendido mais dia ou menos dia. A Academia, na próxima época, vai ser Puma e não Sporting.

Recordei um pormaior:

[b]"Naming rights" aplicados às portas do estádio rendem 15 milhões [/b]

Os contratos assinados para a cedência dos direitos de designação (“naming rights”) das portas do Estádio José Alvalade foram já, em parte, acertados e devidamente aplicados, rendendo 15 milhões de euros. Assim, as portas 1 e 2 do recinto leonino passam a ter o nome - ainda por definir - de empresas ligadas ao universo da PT. A entrada 3 terá o nome do BES e a porta 4 fica a chamar-se EDP.

“Visconde de Alvalade” e Alvaláxia cedidos a fundo de investimento

Ao abrigo de uma operação financeira, o Edifício Visconde de Alvalade, onde operam os serviços leoninos, e o espaço Alvaláxia, de cariz lúdico, serão cedidos pelo Sporting a um fundo de investimento. No entanto, o grupo verde e branco ficará com opção firme de recompra a 10/12 anos.

in Pasquim do Norte de 5-8-05*

*o actual Estádio José Alvalade foi inaugurado a 6-8-03 :arrow:

Também sou TOTALMENTE contra a venda de património. Não tem lógica nenhuma. Então endividas o clube até ao pescoço na construção desse património e agora vendes porque não tens maneira de fazer face ao serviço dessa dívida? NÃO, NÃO e NÃO!

O que se tem que fazer é rentabilizar aqueles espaços. Como? Com uma estratégia COMPLETAMENTE diferente. Aquele espaço do Alvaláxia é um espaço singular e particular. Alguém sabe por exemplo o que é que vai nascer ali ao lado, onde hoje estão aqueles taipais? Vai nascer uma MEGA estrutura que será uma das bandeiras da cidade. O espaço do Alvaláxia, desde que reconvertido, valerá OURO!

Com as parcerias certas e movido pelas sinergias correctas, aquilo que ali está é uma mina. Vender? Nunca!

Também sou TOTALMENTE contra a venda de património. Não tem lógica nenhuma. Então endividas o clube até ao pescoço na construção desse património e agora vendes porque não tens maneira de fazer face ao serviço dessa dívida? NÃO, NÃO e NÃO!

O que se tem que fazer é rentabilizar aqueles espaços. Como? Com uma estratégia COMPLETAMENTE diferente. Aquele espaço do Alvaláxia é um espaço singular e particular. Alguém sabe por exemplo o que é que vai nascer ali ao lado, onde hoje estão aqueles taipais? Vai nascer uma MEGA estrutura que será uma das bandeiras da cidade. O espaço do Alvaláxia, desde que reconvertido, valerá OURO!

Com as parcerias certas e movido pelas sinergias correctas, aquilo que ali está é uma mina. Vender? Nunca!

Em principio concordo contigo e com os que afirmam o mesmo, mas:

1 - Qual a VERDADEIRA situação de tesouraria do Sporting? Não obrigará a ter-mos de nos desfazer do patrimonio para não fechar portas?

2 - Caso tivessemos a possibilidade a “aguentar” as estruturas (básicamente o Alvaláxia, porque as restantes duvido que mesmo nos melhores dias sejam assim tão lucrativas), onde está o estudo de mercado fiavel que suporte essa opção?

Afirmar que é tudo lindo e rentavel, que vamos ter lucro com uma parede com picos onde as filas para entrar vão chegar ao Campo Grande é fácil.

O que precisamos é de mais certezas e menos “negociatas”. E digo-o claramente, se a venda parcial ou total das estruturas fosse efectuada para permitir a anulação ou redução drástica dos encargos financeiros, o que permitiria o equilibrio das contas, então avancemos nesse sentido (não vou nesta altura discutir a opção anterior de investir na construção).

Agora se o objectivo é tão só fazer dinheiro, então fiquem quietos e não mexam para não estragar.

Desculpa lá Lizard, volto a dizê-lo, quem diz que o que estou a dizer é exactamente igual ao que disse Soares Franco das duas uma: ou não me leu com atenção ou não ouviu o Franco como deve ser.

1ª Diferença:

• Soares Franco anunciou a venda por atacado do património, algo que caso fosse algo pensado no projecto e não uma fuga para a frente devia ter sido votado no arranque e executado ao longo de 10 anos com calma, e não por ataco e com pré-anúncio que promove a depreciação do produto a vender.

2ª Diferença:
Ao falar em alienar parte da SAD Soares Franco não falou de dar privilégio aos Sportinguistas. Aliás pq se há coisa que não querem é malta com amor ao clube a dar bitaites lá dentro. O que falo é na votação dessa venda, sendo feita ao longo do tempo no melhor negócio (ainda) possível e não este belo negócio em que se anuncia desde logo o que se pretende vender e a urgência da venda.

3ª Diferença:
Onde é que Soares Franco falou em devolver e desenvolver a práctica do ecletismo entregue aos sócios? Apenas referiu em acabar com uma das modalidades profissionais, mais nada. Nada de referências a desenvolvimento do amadorismo, pavilhão, etc.

4ª Diferença:
Onde é que Soares Franco falou de alguma coisa próxima do que falo no ponto “Sócios”? Aliás estamos a falar de um espécimen que disse há bem pouco tempo que por ele não havia sócios nem assembleias.

No fundo vocês leram que defendo a venda de património e alienação de parte da SAD e toca a dizer que é igual ao que o SF disse quando é TUDO diferente: a forma, o conteúdo, o timing e o propósito.

Bileão:
Modalidades amadoras… com prejuízo? O que é isso? Eu estou a falar de modalidades AMADORAS, entregues aos sócios, quiçá com estes a custear a participação em custos mais reduzidos que os que têm num ginásio ou clube desportivo de bairro de forma a manter a práctica. Se são amadoras não são profissionais. Tás aí com uma confusão qq.

... 1 - Qual a VERDADEIRA situação de tesouraria do Sporting? Não obrigará a ter-mos de nos desfazer do patrimonio para não fechar portas? ...

E essa é que é a grande questao, quanto a mim ate se sabrem exactamente como estao as financas do Sporting , incluindo as dividas, tudo o que se diga sao boas intencoes que podem nem sequer ter a minima execucao possivel.

Alguem dizia que so concordava com a enda de patrimonio quando isso for necessario para nao fechar a porta, e quem nos diz que esse momento ja nao esta aí?.. :?:

Estou completamente contra a venda de património, seja o vendedor o Soares Franco ou outro qualquer. Andámos a apertar o cinto este tempo todo, deixando enfraquecer as equipas de futebol, apelando à contenção e afins para agora declarar que parte desses sacrifícios foram em vão, nunca devendo sequer ter investido em algumas das obras. Isso é deprimente. Na prática iríamos agora devolver o dinheiro aos bancos o dinheiro que lhes pedimos emprestado para nos metermos nestas construções supostamente rentáveis. No imediato poderiam ficar resolvidos alguns problemas, mas e depois? Eu continuo a achar que o tal projecto imobiliário tem pernas para andar, fazendo todo o sentido que se rentabilizasse o património do clube.

Se é verdade que o Alvaláxia é um espaço pouco apelativo, é também verdade que uma restruturação daquele espaço poderia torná-lo rentável. Tem é de haver vontade e não se entrar no facilitismo de olhar apenas para os gráficos e ver que não vem dali lucro, logo, vende-se. Tem de se analisar os porquês.

É na prática o que acontece com as modalidades. Não se vai sequer ao ponto de perceber que a ausência de um pavilhão é determinante no falhanço de qualquer projecto seja para que modalidade for. É uma realidade tão óbvia que chega a ser revoltante ouvir o presidente do clube apenas colocar a hipótese dessa ser uma das razões.

Sobretudo não nos podemos deixar levar pelo discurso miserabilista de que o Sporting não tem dinheiro nenhum e como tal temos de vender tudo para pagar as dívidas. Um clube que não tem dinheiro nenhum não gasta o dinheiro que gasta com um jogador como Deivid ou com jogadores como João Alves. Não daria esse dinheiro para amortizar as tais dívidas que temos?

O problema do Sporting é de má gestão em todas as vertentes, sendo gritante a forma como nos vão atormentando com os problemas de tesouraria para justificar todas as medidas que lhes apeteça. Falta sobretudo alguém disposto a combater as adversidades sem entrar em facilitismos. Na prática, o oposto de Soares Franco.

Alguem dizia que so concordava com a enda de patrimonio quando isso for necessario para nao fechar a porta, e quem nos diz que esse momento ja nao esta aí?... :?:

Se queres que te diga eu acho que está, e é esse o grande escândalo certamente. Não acredito que SF fosse tão estúpido (embora nos projectistas a estupidez pareça um dom inato) ao ponto de colocar o Sporting numa posição de vendedor urgente se não estivesse com a corda completamente ao pescoço.

É por isso que é giro que ainda exista quem considere votar na continuidade destes assassinos de sonhos, e aqui tenho que concordar com quem por vezes diz que não somos assim tão diferentes da corja vermelha, isto faz-me lembrar a cegueira completa dos 4 anos de Vale e Azevedo.

(...) Se é verdade que o Alvaláxia é um espaço pouco apelativo, é também verdade que uma restruturação daquele espaço poderia torná-lo rentável. Tem é de haver vontade e não se entrar no facilitismo de olhar apenas para os gráficos e ver que não vem dali lucro, logo, vende-se. Tem de se analisar os porquês.

(…)

Muito de acordo com esta tua frase. Mas é aí, exactamente aí, que o “establishment” prefere não ir a fundo. É porque isso acarretaria o desvendar do falhanço de um conjunto de pressupostos que nos andaram a impingir como sendo a “pedra de toque” do projecto. Pior que um erro, só dois erros. E, enquanto o primeiro ainda é aceitável, à luz da teoria da “humanidade” do erro, o segundo é indiciador de egoísmo e má fé, preferindo preservar imagem, estatuto e vaidades pessoais e pondo em risco a própria subsistência da organização que servem e lhes paga (principescamente, diga-se).

(...) Sobretudo não nos podemos deixar levar pelo discurso miserabilista de que o Sporting não tem dinheiro nenhum e como tal temos de vender tudo para pagar as dívidas. Um clube que não tem dinheiro nenhum não gasta o dinheiro que gasta com um jogador como Deivid ou com jogadores como João Alves. Não daria esse dinheiro para amortizar as tais dívidas que temos? (...)

As quantias que referes são, apenas, uma “gota de água” no oceano imenso das necessidades do Sporting com o seu serviço da dívida. No entanto, estou de acordo que as parcas verbas disponibilizadas para o recrutamento de novos jogadores têm constituído um vergonhoso acumular de dispêndios inúteis e mal geridos. Pior que isso, e mais uma vez no aspecto da correcção do erro, tem sido pior a emenda que o soneto. Depois de comprar caro vende-se a esmo e não se utilizam os fracassos como "moedas de troca"para novas aquisições.

(...) O problema do Sporting é de má gestão em todas as vertentes, sendo gritante a forma como nos vão atormentando com os problemas de tesouraria para justificar todas as medidas que lhes apeteça. Falta sobretudo alguém disposto a combater as adversidades sem entrar em facilitismos. Na prática, o oposto de Soares Franco.

Sim, claro. Mas, atenção aos disfarces. SF já se “travestiu” de combatente do actual status com o evidente propósito de angariar opiniões favoráveis dos que não têm presentes as premissas e os intervenientes que conduziram ao actual estado de coisas e, perigosamente, olham apenas para os resultados instantâneos.
É preciso perceber a génese da problemática actual, senão, facilmente, muitos cairão na confusão premeditadamente criada.

Cinquentenário. Deixa-te de poemas bem escritos e perfila-te à continência. És o meu portavoz, tou disposto a inscrever-me na AG para ires lá tu falar, deixar o grito de revolta bem pensado e bem explicado, expondo o desastre e pedindo o futuro a quem nunca mais se chega a frente. Por mim vais lá tu, e acredito que exista mais gente sócia neste fórum disposto a contribuir para o mesmo. Com sorte metemos-te a falar meia hora (até desatar tudo ao estalo).

Bom tópico de reflexão.

Ponto 1 - Património.

Parece que neste ponto há alguma convergencia com o que diz FSF.
O Sporting não precisa de patrimonio que não lhe é fundamental para exercer a sua vocação.
Pode perguntar-se então porque se construiu ? Porque ninguem é infalivel e em 1995 o Dr Jose Roquette terá pensado que era viavel o Sporting ter uma vertente imobiliaria que gerasse receitas.
É hoje obvio que o Alvaláxia não foi um projecto bem ponderado, não foi tomado em conta por exemplo o factor clubismo, que afasta muita gente, apesar de eu ter pensado inicialmente que os cinemas podessem ser a ancora para atrair gente aquele centro e dar-lhe vida.
A CUF e o Holmes Place, estão tambem longe de ser vitais para o clube.
O edificio Sede Visconde Alvalade é um luxo que o Sporting não pode pagar, por isso não me choca a sua venda.

O FSF tem referido que tendo em conta o mercado actual, estas alienações podem resultar no encaixe de valores nunca abaixo dos 50 Milhões de Euros. Estou em sintonia com ele, quando defende que parte deste dinheiro deve ser utilizado para a construcção de um pavilhão, grande pecha do Sporting actual.

Ponto 2 - Modalidades.

Primeiro ponto, vamos deixar de chamar ao Andebol, Futsal, Basquet, etc… modalidades Amadoras. Estas modalidades nada tem de amador, os atletas são profissionais, os treinadores são treinadores, disputam ligas profissionais, por isso são Modalidades Profissionais.
Concordo que o Sporting só deve apoiar as modalidades que consigam ser auto-financiar. Não deve voltar a permitir que aventureiros voltem a usar o nome do clube em projectos sem viabilidade, como foi o caso do Hoquei em Patins.
Na entrevista à Antena 1, FSF defendeu a possibilidade de o clube entregar aos nucleos o desenvolvimento de projectos que viablizem o aparecimento de modalidades que o Sporting agora não tem. Não me parece uma má ideia, mas necessita de ser bem debatida e explicado o seu enquadramento.

Por fim de uma vez por todas tem de se entender que o Futebol, é a mola do clube. Tudo gravita à sua volta. O futebol não pode ser fonte de constante desinvestimento. Defendo que as receitas geradas pela venda de bilhetes, Game-Box e Merchadising devem ser canalizadas para a SAD, porque são geradas pelo futebol. Esta era umas das medidas que JEB defendia que o levaram a sair do SCP, por não ser defendida por DC. Sobre isto não conheço o que pensa FSF, nem quais são os seus planos.

3 - Investidores.

É um absurdo o Sporting deter 80% da SAD. Não faz sentido nem é necessário, basta olhar para os nossos rivais, que se ficam pelos 51% e não perderam o controle dos destinos do futebol por isso.
Sendo assim a entrada de investidores não é para mim um problema. Tambem não faço questão que sejam Sportinguista de coração. O maior investidor particular actual da SAD é a Oliverdesportos (Sportivest) do Joaquim Oliveira que não é do Sporting. O que o clube precisa é de investidores sérios.

4 - Socios.

Neste ponto faço minhas as palavras do Mauras no seu post de abertura deste tópico.

Em suma prosposta do FSF é boa na generalidade. Preciso de saber quem irá se apresentar contra ele, o que irão propor e que pessoas as acompanham.

Depois decido o meu voto.

... Em suma prosposta do FSF é boa na generalidade. Preciso de saber quem irá se apresentar contra ele, o que irão propor e que pessoas as acompanham.

Depois decido o meu voto.

Em resumo do que por aqui se vai lendo, se tivesse sido alguem como o Dias Ferreira a apresentar a proposta que o FSF propos nao ia haver grande discussao…
Nao deixa de ser curioso…

Eu continuo a fazer depender a minha visao e decisao de saber exactamente o quao de tanga esta o clube e quais sao os contornos e compromissos da sua situacao economica, como nunca se ira saber isto… :arrow:

Eu continuo a fazer depender a minha visao e decisao de saber exactamente o quao de tanga esta o clube e quais sao os contornos e compromissos da sua situacao economica, como nunca se ira saber isto... :arrow:

O passivo do clube é conhecido e assumido, ronda os 300 Milhões de Euros. Os encargos com os bancos, forçam o clube a entregar à banca um quarto das receitas que arrecada.

Pode perguntar-se então porque se construiu ? Porque ninguem é infalivel e em 1995 o Dr Jose Roquette terá pensado que era viavel o Sporting ter uma vertente imobiliaria que gerasse receitas.

Acho engraçada esta leitura, como se estivessemos a falar de aprendizes da gestão lapa :D. Tipo… “enganaram-se coitados”. Mais uma vez repito algo que já disse uma vez: é muito engraçada, até do ponto de vista sociológico a complacência quase familiar que os adeptos têm para com os erros dos dirigentes desportivos, sobretudo quando comparado com a exigência em relação aos erros dos políticos.

Para mim não existem desculpas. Esta gente assumiu o clube com arrogância, quase como se o modus operandi de que os precedeu fosse uma palhaçada e só eles percebessem de gestão. O tempo provou que deixam o clube em 2 vezes pior situação que o encontraram em termos de passivo, com infrastruturas que já não se conseguem pagar. Falharam à grande e nem o assumem, e agora querem ser eles a liderar a correcção das borradas que fizeram. Seria o cúmulo.

Em suma prosposta do FSF é boa na generalidade. Preciso de saber quem irá se apresentar contra ele, o que irão propor e que pessoas as acompanham.

Pois, mas as propostas para serem sérias têm de ser feitas por pessoas sérias e com credibilidade. Se o responsável por te mandar a casa abaixo devido a erros de concepção se oferece para a reconstruir tu acreditas na sua competência? Obviamente que o caminho é o correcto, mas quem o propõe não dá as mínimas garantias de seriedade e competência pois é o responsável directo pela casa ter vindo abaixo.

Em 1995 vivias o tempo das vacas gordas, o consumo era elevado, o petroleo vendido a 20 dolares o barril. 10 anos depois passas por uma crise à escala mundial que seria impossivel de prever nesse tempo.
Alguem diria à 10 anos atrás que a Europa e a sua principal economia, a alemã, iria atravessar a crise que atravessa hoje ?

Alguem imaginaria que estaria o preço do petroleo nos niveis actuais ?

Acho que não.

Por isso hoje muitas coisas no mundo empresarial que há 10 anos fariam sentido, hoje estão errados e a ser re-adaptados aos novos tempos.

Alguem imaginaria que estaria o preço do petroleo nos niveis actuais ?

Acho que não.

Lapa não brinques comigo homem… falas de 10 anos como dois dias e falas da crise actual como se fosse algo que tivesse surgido do dia para a noite. O projecto teve tempo demais para se ajustar ao caminho que as coisas levaram mas não, foi arrogante, autista e casmurro. Isso não tem nada a haver com crises, tem a haver com incompetência e falta de visão.

Os bons prevêem o inverno e preparam-se para ele, os maus choram quando levam com a neve nos cornos.

PS - daqui a nada começas a reproduzir sem receios a teoria do Soares Franco de que a culpa é do Bin Laden :smiley:

Se fosse tão fácil assim, o desemprego não tinha disparado na europa, as empresas mesmo as grandes não fechavam as portas, etc…

Em relação ao Bin :smiley: , no mercado a que estou ligado, a hotelaria, podes ter a certeza que o 11 de setembro foi nefasto e reflectiu-se muito no ano de 2002. O pior em termos de resultados desde 1994.

Nem tudo é assim tão linear, Mauras.

...

Por isso hoje muitas coisas no mundo empresarial que há 10 anos fariam sentido, hoje estão errados e a ser re-adaptados aos novos tempos.

Talvez, mas osproblemas, por exemplo sentidos nos negocios com o imobiliario ja eram bem claros ha dez anos, e quando os cavalos entraram a todo o galope no euro 2004, eram evidentes, notorios e so os liricos ainda acreditavam que fosse de outra maneira.

Desde que o Alvalaxia abriu que nos meios imobiliarios se falava no desastre que ali estava…

Quanto aos 300milhoes de passivo e ao entregar de um quarto das receitas aos bancos , estamos a falar das receitas de quem, de todo o clube ou so de algumas das sociedades que o compoem? E se sim quais?

Bileão: Modalidades amadoras... com prejuízo? O que é isso? Eu estou a falar de modalidades AMADORAS, entregues aos sócios, quiçá com estes a custear a participação em custos mais reduzidos que os que têm num ginásio ou clube desportivo de bairro de forma a manter a práctica. Se são amadoras não são profissionais. Tás aí com uma confusão qq.

Não é confusão. É o velho hábito de chamar Amadoras a todas as modalidades que não são futebol. :oops:

Voltarei a este tema de uma forma mais profunda. Entretanto deixo uma questão:
Alguém sabe qual a situação económica-financeira do clube, da sad ou do grupo?
Infelizmente, por razões k desconheço, apenas o RC da sad (versão resumida) está disponível. Já li e analisei o RC lampiónico (clube) e não o fiz em relação ao SCP.
Antes de falarmos de alienação disto e daquilo…seria muito importante sabermos qual a situação do nosso clube!