O "Coreano" (um retrato do Sporting pós-roquettismo)

[font=georgia]Eu nem queria escrever isto, mas tem que ser.

Hoje em dia há um défice de cultura sportinguista.

Neste tópico o tema de fundo é o presidente do Conselho Directivo, por mais que se queira pensar ou dizer que não.

Os 89~90% que votaram em Bettencourt (que, como devem saber, considero o pior presidente de sempre) não devem ter digerido bem o facto do cRoquettismo ter caído como caiu, não através dum salvador (como seria, se não fosse o fracasso que foi, Bettencourt), mas através dum traidor. Sim, porque Bruno de Carvalho não deve nada aos supostos ilustres do cRoquettismo, bem podia ter sido um deles (se não fosse… Diferente!).

A razão porque refiro Bettencourt é a elevadíssima votação que teve, a maior de sempre. Isso não deve ser escamoteado. Em plena crise do cRoquettismo, atingir tamanha votação, foi obra.
(aqui entre nós, acho que o mérito foi de Cunha Vaz)
Um tão elevado número de votantes, por muitos «voláteis» (os que imediatamente a seguir viraram 180 graus e votaram na mudança) que possa ter incluído, não pode ser descurado. Muitos desses, incluindo os «voláteis», ficaram com uma espinha atravessada na garganta. Não digeriram bem o fim do cRoquettismo. Mesmo os «voláteis» não se devem ter conformado com terem tido que votar na mudança. Foram muitos anos de fidelidade canina…
Ao fim ao cabo, o iniciador da linhagem esteve directamente ligado ao fim do jejum, originando com isso um sentimento de eterna gratidão. Isso explica em grande parte a fidelidade canina, mesmo se esta teve as gravíssimas consequências que teve, as quais ainda estamos a pagar e que vamos levar ainda muito tempo a pagar, por muitos sucessos que possamos ter a curto prazo. Foi passado um cheque em branco a essa gente, que o aproveitou para delapidar completamente o clube.

O problema está mesmo nas consequências da incompetência do cRoquettismo. Batemos de tal modo no fundo, que tudo é difícil hoje em dia. Convém ter em conta que por um triz não fomos objecto do PER!
E só por milagre é que já teríamos ultrapassado isso tudo, passado tão pouco tempo.

Quando os últimos dirigentes cRoquetteiros se desculpavam com a falta de dinheiro, o universo sportinguista compreendia isso. Quando os dirigentes actuais invocam a mesma dificuldade, o mesmo já não acontece. É «o coreano» a embirrar com tudo e todos…
Os cRoquetteiros tiveram todas as oportunidades e mais algumas. Tudo lhes foi permitido. Já «o malandro do coreano»… É um malandro! Tudo o que faz é errado.

O que está por trás dessa atitude é o mau perder. O resto é conversa. E insisto nisto porque 89~90% duma votação bastante participada não se esfumam assim sem mais nem menos. Quem então não quis a mudança não passou a desejá-la com muita vontade, mas sim porque teve que ser.

E, como a espinha magoa a garganta, à mínima contrariedade caem em cima do «malandro do coreano». Porque no fundo nunca o gramaram. Só votaram nele por ser um mal necessário (tal como, por exemplo, a alta finança e indústria alemãs aturaram, apesar de contrariadas, Adolf Hitler).
E não se conformam. Mesmo se alguns elogiam até de vez em quando o rosto da mudança (pudera, deu mesmo a volta), este não é o seu salvador desejado. É antes um mal necessário.

E eis senão quando surge um hipotético salvador que corresponde às suas expectativas… Não o madeirense de sotaque abrutalhado, mas sim o falinhas mansas que lhe sucedeu. Um que retoma a filosofia da miséria, dos coitadinhos que só podem aspirar ao segundo lugar, tão habitual do cRoquettismo (passem as promessas iniciais, nunca cumpridas, de um título a cada não sei quantos anos, etc.). É um verdadeiro regresso à tradição. Só falta correr com o exigente «coreano», que ousa querer, e exigir, mais do que segundos lugares.

Lembro que sempre disse que achei, e continuo a achar, que o treinador escolhido pelo «coreano» era na altura a melhor opção existente no mercado.
Só que o que se sabe hoje é mais do que o que se sabia então. É perfeitamente natural que «o coreano» tenha constatado que com o falinhas mansas não se irá mais longe que no passado recente. E é perfeitamente natural, é mesmo mais do que óbvio, que tudo fará por que assim não seja, por que se alcance mais do que segundos e terceiros lugares. E por isso coloca em causa o falinhas mansas.

Tocam então os sinos a rebate. Toca defender o novo salvador, o que é mais do mesmo. Abaixo «o coreano»…
Foram muitos anos de fidelidade canina a uma mentalidade de miséria. Não se apagam dum dia para o outro.

Lembro-me das primeiras vezes que me encontrei pessoalmente com membros deste fórum. Tornou-se-me claro que não sabiam da grandeza do Sporting no passado. Óbvio, eram novos de mais. Mas essa grandeza foi tal, que deviam ter tido conhecimento dela. Não, só sabiam os números, as estatísticas.
O incrível foi constatar, em dois Congressos Leoninos seguidos (um organizado, à grande e à francesa, pelos cRoquetteiros, outro, bué modesto, organizado pelo «coreano»), que a maioria dos delegados presentes também não estava a par dessa grandeza!
E alguns não eram assim tão novos quanto isso.
O formidável animador do museu de Leiria referiu no último Congresso Leonino alguns factos da história do Sporting e, qual não é o meu espanto, quase ninguém sabia deles!
(aqui não há essa desculpa, pois dispomos desse outro excelente museu, nunca é demais salientar essa obra, que é a Wiki Sporting)

Mais tarde descobri porquê. Foi o cRoquettismo, com a sua incompetência e filosofia de miséria.
Como gente estranha à grandeza do Sporting, diria mesmo que estranha ao Sporting, que eram, a corja cRoquetteira destruiu toda e qualquer cultura de vitória. É natural.
Eram todos grandes gestores, etc., mas por mais que se queira fazer de avestruz, comprovou-se que não passavam de fraudes. À semelhança de tantos outros, só percebiam de Excel e de cortes. Só sabem cortar orçamentos. E as grandes obras não se fizeram cortando. Fizeram-se com ousadia, com coragem. E com menos palavras e mais trabalho.

Não tenho ilusões. Tantos anos de filosofia de miséria não se apagam dum dia para o outro. Só se por milagre se ganhasse bué títulos, de repente (o que é impossível, por termos caído tão fundo).
Por isso «o coreano» vai continuar debaixo de fogo cerrado. E as fileiras vão-se cerrar em torno do novo salvador, o falinhas mansas, a quem «o coreano» exige melhores resultados.

Por mais pequenos feitos (grandes, dadas os constrangimentos) que já tenha conseguido, «o coreano» é algo que caiu de páraquedas no universo sportinguista, que tão desabituado estava de vitórias. Misturaram-se, com os avanços conseguidos, uma ligeira embriaguês, e um mau perder dos habituados à filosofia de miséria. Então não é que «o coreano» conseguiu alguns sucessos? Não pode ser, é preciso correr com ele e voltar aos «ilustres»…

Cabe aos sportinguistas escolherem. Ou apoiam o presidente do Conselho Directivo, ou torcem pelas derrotas do Sporting.
É que, ou falimos de repente (o que até pode acontecer!), ou ele continua a sua obra. E quem a vai continuar é ele, e não o falinhas mansas.

Como foi dito atrás, «o coreano» cometeu, e vai continuar a cometer, erros, quanto mais não seja por ser humano. Também os cometeu, e vai continuar a cometer, por constrangimentos vários (sobretudo orçamentais). Mas o que conseguiu até agora devia permitir-lhe usufruir um pouco mais de crédito. Os cRoquetteiros tiveram-no, todo e mais algum. [/font]

Disclaimer:
Este texto era uma mera resposta ao post do Assenzaforzata «Inimigo interno: O polvo do Sporting».
Retirado que foi desse contexto, as interpretações ficam algo condicionadas, deixaram de ter em conta o post do Assenzaforzata e dispersaram-se.
Na opinião de quem o escreveu (eu), o que podia fazer sentido era discutir a actualidade, ou seja, «o coreano» (mais exactamente porque é que incomoda tanta gente) e «o salvador de falinhas mansas» (mais exactamente porque é que gostam tanto dele), em vez do passado, uma vez que o post versa o presente (tentando explicar como se chegou até ele).

Belíssimo texto.

Falo por mim. Votei JEB. Por duas razões à época muito claras para mim. Em primeiro lugar guardava dele a imagem de um gestor bem sucedido e que tinha estado à frente da SAD (com Ribeiro Teles) quando conquistamos a ultima tripleta. Saiu em desacordo com Dias Cunha e os beijos e abraços que este gostava de dar ao SLB. Em segundo porque o PPC não me inspirava confiança nenhuma, como infelizmente se veio a confirmar. Portanto para mim foi um no brainer decidir em quem votar.

O JEB foi um murro no estômago de tão mau que foi. Para mim foi o ponto final paragrafo no capitulo Roquetismo no Sporting. O FSF já tinha sido um abre-olhos gigante, mas com JEB foi mesmo o fim.

Provavelmente como eu, existem milhares de sócios que perceberam que se tinha chegado ao fim da linha e que se ou mudava de rumo ou o Sporting caminhava para o abismo.

Na primeira eleição em que o BdC concorreu, por estar a viver em Luanda não pude votar, mas acompanhei como fervor todo o processo eleitoral, mas por estar longe foi um sofrimento acompanhar pela TV aquela noite eleitoral, e o que se passou deixou-me revoltado.

O GL foi tudo aquilo que já esperava, uma vergonha. Nada do que se passou nesses dois anos foram uma surpresa.Por isso quando em 2013 existiu novo acto eleitoral, votar em BdC foi tão natural como respirar.

Acredito que hoje muitos dos apoiantes de BdC sejam ex-votantes em candidatos da era Roquete que se sentiram enganados, e tiveram fundadas esperanças que o “projecto” fosse mesmo um passo rumo à modernidade do Sporting. Infelizmente não foi, por isso a revolta que se assiste sempre que se menciona certos nomes que governaram o clube.

Porém isso não invalida que exista um verdadeiro e profundo reconhecimento ao trabalho que o BdC tem feito. Como é o meu caso.

Mas por isso mesmo não colhe a ideia de um contrapoder a BdC com origem nos tais 90%.

Não só pelo lógico e óbvio, é que esses mesmos 90% se esfumaram e não pela “volatilidade” dos Sportinguistas, que tendencialmente e na sua generalidade ou pelo menos numa boa parte, escolhem como qualquer outro universo democrático, quem consideram em determinado momento, a melhor opção para a liderança do clube.

Não quer dizer que o façam bem.

Após a politica expansionista do principio da década de 2000 e com acesso a crédito fácil, o project finance de Roquette assentou na construção de património e infraestruturas, várias não desportivas, não rentabilizadas e rentabilizáveis, hipotecadas como garantia de uma divida monstruosa que asfixiou o clube por completo.

Era altura de apertar o cinto, de desinvestir no futebol, de cumprir orçamentos. O pouco que havia foi mal gerido, foi mal aplicado. Não se procuraram fontes alternativas de financiamento, parcerias que pudessem manter o foco na capacidade competitiva do clube e este foi definhando e perdendo fulgor, enquanto os rivais faziam precisamente o contrário.

Criou-se portanto um fosso estrutural para os rivais. Por consequência de medidas de gestão estratégicas e por inoperância na politica desportiva, por comodismo e falta de exigência.

Foi aí que se começou a falar de fazer mais com menos. Se havia menos, por alguma razão foi, que o problema não começou do nada, mas essa era a realidade.

FSF , que entrou em rota de colisão com DdC e se ufanou de apenas dedicar 2 horas por dia ao clube e que considerava os sócios uma chatice, encontrou em Bento o homem ideal para uma gestão de pouco risco, pouco ambiciosa, reactiva e passiva. Havendo pouco, “conseguiram-se” segundos lugares, uma ida à CL, 4 títulos oficiais e até se lutou pelo título, por 2 vezes até ao fim. Bento não exigia mais do que lhe davam, dava o peito às balas contra os ataques dos inimigos pontuais, FSF estava nas suas 7 quintas. O clube apresentava também resultados financeiros relativamente equilibrados, não havia contestação que fosse seriamente incomodativa.

A vitória de JEB foi perfeitamente natural, tal como a diferença nos resultados eleitorais. Era um tipo da “continuidade”, mas que parecia ter um perfil mais próximo do adepto comum, o clube vivia de cinto apertado mas sustentável e tinha o trunfo Bento. Pode-se questionar as razões e a lógica de ser esse trunfo, mas era-o.

JEB só fez trampa. E a trampa que fez e a sua “sucessão”, preparada nos corredores situacionistas de Alvalade, foram a gota de água para muitos Sportinguistas.

Godinho Lopes foi a machadada final no statuos quo.

Como é evidente, uma dinastia que durou 2 décadas, criou ligações muito fortes em tudo o que envolve o Sporting. Ex funcionários, ex dirigentes, ex treinadores, ex jogadores, que de uma forma ou outra foram responsáveis, cumplices ou mantiveram relações profissionais e/ou pessoais com os envolvidos no dia a dia do clube, têm hoje direito de antena na televisão, nos jornais, em blogues ou têm influência em quem tem esse direito de antena.

BdC, de um líder da oposição incómodo e carismático, a presidente do clube, que não esquece erros passados, gestões irresponsáveis e que está disposto a ir às últimas consequências para que quem prejudicou o clube com dolo, pague por isso. Quanto mais não seja, que pague na praça pública e perante os Sportinguistas.

BdC não iria ter descanso, como é óbvio. Até porque lhe tem faltado tacto em termos de exposição pública e alargou a frente inimiga.

Temos portanto agora um clube mais equilibrado financeiramente, tendo sido feito um trabalho notável na recuperação económica, financeira e patrimonial, mais competitivo, com muitos mais sócios, com a melhor média de assistências do novo estádio, com a SCP tv, o novo pavilhão, etc… e nunca uma direcção do clube foi tão atacada pela CS e pelos “notáveis”, outrora silenciosos ou bem mais comedidos que actualmente, quando o clube fazia a pior época desportiva de sempre, quando entrava em cenários de pré insolvência, quando vendia património às peças.

É uma vergonha o que se está a passar.

análise enviesada e portanto sem sentido, devido ao facto simples que quando o JEB foi eleito não havia candidato nenhum que pudesse ter levado a uma mudança para melhor. A primeira chance disso foi quando o Bruno de Carvalho apareceu.

Este post é que não faz sentido. Ou vamos todos esquecer, só porque sim, o endeusamento do criminoso PPC, que por aqui andava e de como esse mesmo PPC era classificado como, e passo a citar, “a unica salvação, o único voto lógico e aúnica alternativa viável para libertar o SCP”…?!

é aisso mesmo que me estava a referir; o texto inicial do tópico é um branqueamento disso e esquecimento da verdade… sabendo o que sei hoje, entre JEB e PPC, eu votaria (de novo) no JEB, que pelo menos sabia tocar congas.

Como? O texto nem sequer versa PPC, debruça-se simplesmente sobre a quebra do Roquettismo para dar lugar a BdC. Não percebi nada do teu post nunoni.

Conversa de trampa.

Quem votou Bettencourt não queria o ppc no Sporting nem se Abstêm das decisão do Clube.

O que fizeram nas outras eleições não pode estar relacionado desta forma.

Tinha vergonha de ter um Presidente como o ppc no Sporting, enquanto o Bettencourt desiludiu-me e muito na sua tarefa, são coisas diferentes. Bettencourt foi um bom director e um péssimo presidente, ppc é um artista, oportunista e que fez muito mal ao Sporting.

Este é o típico texto que condeno, dos dois lados, dos coreanos, dos iluminados, dos escrevem para dividir, dos que nunca se enganam e votaram sempre bem, enfim os que nunca falham: os sportinguistas do tecl@do.

Não condeno quem escreveu, mas o que escreveu, pois reconheço-lhe Sportinguismo e participação activa na vida do clube, mas se não há nada para fazer, larguem o teclado e vejam a Sporting Tv, por exemplo.

Volta Fred estás perdoado!

Ser Sporting não é isto!

ps: FDX no fb do forum aparece a foto do Cristiano Ronaldo com este texto porquê?
Têm e posts tão bons dessas eleições partilhem e não estraguem a imagem do Melhor do Mundo!

Havia muito para dizer em relação a este texto, mas nem de perto nem de longe partilho da visão do One_o_six. Desde logo porque quase que parte do principio que a grande maioria dos que votaram no JEB estarão sempre do lado da visão empresarial e menos da associativista, ao lado do saque e da “filosofia de miséria” em detrimento da competência e dos títulos transversais.
Eu votei JEB e conheço mais alguns que o fizeram ao engano como o próprio Bruno de Carvalho. E nem o facto do seu concorrente ser ainda pior (e sim, este fórum sempre tentou ocultar que foi o principal impulsionador do criminoso PPC) me serviu de consolo por ter depositado o meu voto nesse sujeito. Foram meses e meses de inabilidade para lidar com um clube enorme como o Sporting, sendo que os únicos motivos de alegria nesse período foram a conquista da taça Challenge em andebol e o seu pedido de demissão.
Não faço parte daqueles que acha que o JEB fez de propósito para afundar o clube. Chamem-me ingénuo mas continuo a achar que foi o mais inocente naquela pandilha toda que o acompanhava e há duas razões que me fazem acreditar nisso. A primeira tem a ver com a manobra concertada de o destruir quando não deu mais jeito. Quem se lembra das palavras de Ricciardi aquando da demissão do presidente? A segunda está relacionada com a situação de saúde mental no ano seguinte à sua saída (com algumas depressões).
Não partilho da ideia que os opositores a esta Direção e consequentemente os apoiantes do sistema Roquetista sejam em grande número nesta altura. Contam-se pelos dedos das mãos aqueles que se assumem como críticos confessos de Bruno de Carvalho (e normalmente juntam-se todos na mesma página de facebook como na do Juvenal Carvalho). Existe sim um grande número de adeptos desinformados e vitimas da comunicação social. Isso sim! É o grande foco de instabilidade neste momento.

:clap: :clap: :clap:

Melhor post que ja li neste forum!

Eu não votei nessas eleições, mas entre JEB e PPC, teria votado JEB. Na altura ainda era crédulo e acreditava na corja. Quanto ao PPC, nunca conseguiu disfarçar aquilo que era.

O meu irmão votou JEB, pela simples razão que a alternativa era terrível. Dar a JEB o mérito exclusivo da vitória 90-10 é tirar ao PPC o demérito merecido pela derrota 10-90.

Em 2011, já de olhos abertos, votei BdC, convicto. O meu irmão não pode votar nesse dia, senão o sentido de voto teria sido o mesmo.

Em 2013 votámos os dois em BdC.

É um universo de sócios pequeno? É. Mas acho que se juntarmos todos estes pequenos universos conseguimos somar muita gente que votou / teria votado em JEB e não é situacionista.

Aliás… sabendo o que sei hoje, nessas eleições certamente que não votava PPC. E que ele perdia com menos de 1%.

Mas se é para voltar atrás no tempo, o ideal seria mesmo o Santana Lopes e o Roquette nunca lá terem entrado.

Excelente texto. Retrata bem muito daquilo que se passa actualmente.

Grande texto, como sempre aliás (não é demais salientar) [member=5220]one_o_six.

Acabei agora de ler a entrevista do Carlos Vieira e não tenho dúvidas que a todos os níveis estamos muito bem entregues.

Acredito que se o Marco sair haverá uma razão para isso, e se contratará melhor. O passado de BdC nesta matéria (escolha de treinadores) é irrepreensível. Tenho a certeza que não virá para cá um Rui Vitória ou um Pedro Martins, ou um Sérgio Conceição.

Se o Marco ficar, é sinal que as coisas se resolveram e está de acordo com a estrutura quanto ao caminho a percorrer. Se assim for, muito bem, se não, não estou preocupado.

Quanto à votação de JEB-Ser Sporting, se tivesse à data idade para votar teria seguramente votado nos segundos, mesmo não conhecendo bem PPC. E não tenho dúvidas que os restantes membros da direcção não “papariam” o que ele fez no Clube, caso o tivesse feito nessa altura. Assumia o vice-presidente, porque o projecto e as ideias era o que o Sporting precisava à data (tirando o Erickson, enfim). JEB ganhou com um “PB4ever” que já se via que não daria em nada; a época anterior tinha sido fraca, e era preciso mudar, como poucos meses depois se veio a comprovar. E, tirando o treinador, não me lembro de UMA ideia ou UM contributo para uma discussão quanto ao Presente e sobretudo Futuro do Sporting, daí concordar com o [member=5220]one_o_six quando diz que foi o pior: para mim, mais do que estar errado, foi para lá por favor, sem ter dedicado um segundo que fosse a pensar (n)o Sporting antes da candidatura (afinal, não precisava: eram favas contadas).

Não tenho problema nenhum em dizer que não me identificava com Bruno de Carvalho, tanto na sua primeira candidatura como nesta última (mais na primeira que na segunda), sendo que os únicos candidatos nas últimas duas eleições cujo discurso gostei de ouvir, e com quem me identifiquei minimamente, foram Sérgio Abrantes Mendes (que, aliás, teve um discurso bem real; era ele que alertava para o facto de se andar a discutir milhões, e investimentos elevadíssimos, e fundos, quando o que era preciso era bom senso na gestão) e José Couceiro (que gosto de ouvir falar sobre futebol, não o considerando um bom treinador, e não considerando que foi um bom dirigente no Passado) - sendo que não votei em nenhum, como não votei em GL.

De qualquer forma, não tenho espinha alguma na garganta, ou qualquer problema ou vergonha em dizer que me enganei; fico, isso sim, contente pelo imenso sucesso que o Bruno de Carvalho está a ter na liderança do Sporting, com a sua excelente equipa (Carlos Vieira à cabeça). Conseguiu fazer o Sporting voltar, ou pelo menos aproximar-se, aos níveis que a sua grandeza exige, num trabalho racional e de alta competência. Só posso esperar que fique vários anos, o máximo tempo possível. Não preciso de me identificar com ele como pessoa para o desejar, porque não o quero para amigo, mas sim para Presidente do meu Sporting, cargo que tem exercido com grande competência.

Não era no Ser Sporting, que estava também o Mauras AKa PCF Aka Trampolins AKA Iluminado do forum AKA Lixo do forum?

Ok então dois já não prestavam (e não me vou alongar mais, pois há mais dessa lista, que eram muito bons a criticar e na oposição e que depois tiveram oportunidade de fazer e foram 0)

No Ser Sporting, no Sporting, neste forum, na Vida
há pessoas que só servem para criticar, estar do lado da oposição,
não servem para fazer, criar e governar.

O que era mesmo bom no Ser Sporting, eram as ideias, que vieram daqui de muita gente do Forum, mas as palavras escritas se os Homens certos não existirem para lhe dar acção de nada servem.

Alucinante.
A propósito, entre os malandros que votaram no JEB não estava o “coreano” (palavras do autor…para mim, é o Presidente do Sporting Clube de Portugal)?
Avança meu, olha para a frente!

Uma achegas ao que aqui já foi escrito.

Participo neste forum praticamente desde a fundação, e já tive a honra de ser seu administrador. É importante dizer isto para que não se confunda a minha opinião com a admiração que tenho por este espaço.

É uma realidade que o Forum foi um dos principais veículos de promoção da candidatura “Ser Sporting” que tinha como rostos principais o PPC e o PCF, à época forista com grande destaque por aqui. Como já antes tinha sido grande promotor da candidatura do SAM na eleição que se opôs a FSF.

A razão é simples. Mal ou bem, foi neste forum que se começaram a levantar as primeiras duvidas sobre a viabilidade, honestidade e competência de quem dirigia o Sporting. Isto num tempo em que dizer mal da Dinastia era quase uma heresia.

Eu próprio fui daqueles que lia com grande desconfiança muito do que aqui se escrevia sobre o Roquetismo. Hoje não tenho duvidas em afirmar que foi este espaço que me abriu os olhos para muito do que de errado se passava no clube. Se estivesse à espera da CS para me esclarecer sobre alguma coisa, estava bem tramado.

É verdade que o movimento “Ser Sporting” não teve os melhores protagonistas, PPC a mim nunca me enganou já o Pedro Cunha Ferreira, provou ser um artista dos grandes. Mas teve o condão de ser o inicio de algo muito grande que foi o despertar das consciências sobre o que se estava a passar no Sporting.

Alguém atrás escreveu isto:

Existe sim um grande número de adeptos desinformados e vitimas da comunicação social. Isso sim! É o grande foco de instabilidade neste momento.

Concordo em absoluto. Ainda hoje, a maioria dos adeptos o conhecimento que tem da vida do clube, adquire a ler jornais. Não procura se informar, não pesquisa, etc… É assim, sempre foi assim, e infelizmente temo que assim continue. Por isso o forum foi tão importante.

Nuno, em parte concordo contigo o forum permitiu criar um espírito crítico em muitos Sportinguistas.

Mas o Sporting nunca foi, não é e nunca será apenas preto e branco. É Verde.

E aqui pintavam-se muitos quadros negros com a clara intenção de chegar ao poder.

Houve em todas as direcções, bons e maus directores, péssimas e boas decisões, derrotas e vitórias, mas aqui a partir de certa altura interessava era partir.

No meu caso, nunca precisei do forum para estar a par da vida do Clube, vou a Ag´s, congressos e informo-me e principalmente penso pela minha cabeça, não sigo rebanhos nem iluminados.

Segui com especial atenção o Movimento Leão de Verdade, assinei para estar numa AG fantasma e estive numa dessas reuniões num hotel, onde dos 4, à minha pergunta directa, quem de vocês quer chegar ao poder no Sporting apenas um disse que não, a ironia é adivinhar qual.

O Ser Sporting, mantenho tinha boas ideias, mas não tinha um líder, nem pessoas à altura para as colocar em prática por isso teve 10% mas também devido ao efeito Fred-ppc e à campanha negra aqui feita.

Pessoalmente entendo que o teor do post, no que concerne á exigência e conhecimento do que é o Sporting Clube de Portugal é extremamente certeiro.

É um facto, por muito que não o queiramos admitir, que a exigência actual dos nossos adeptos para com as variadas equipas do clube não se coaduna com a nossa história.

Quanto ao assunto JEB-PPC estou de acordo com os que defendem que a votação dessas eleições apenas revelou a fraqueza da opção por PPC.

PPC mostrou a cada intervenção toda a sua inadequação para o cargo que pretendia ocupar. Como se costuma dizer “aquele não enganava ninguém” enquanto JEB conseguia-o.

SL

Tenho para mim que a tal ingratidão, que também me repugna, é sobretudo um problema geracional, da malta mais ou menos da minha idade, que sente um bocado de comichão na área do cotovelo por ver o miúdo chegar à cadeira de sonho e renegar tudo aquilo que se estava a tornar o ADN do SCP, um grupo de gajos simpáticos que não levantava muitas ondas e aceitava tudo o que nos punham no prato. Mas esse “defeito genético” vai demorar a sanar, foram muitos anos de peida arrebitada.

Pelo que vejo da malta mais velha -e senti essa evolução de opinião no meu pai- se a início olhavam com desconfiança para BdC, até pela sua estratégia de comunicação à Johnny Rotten, agora começam a ficar rendidos aos factos, que recuperação financeira, TV, desempenho nas modalidades e pavilhão a arrancar fazem a sua mossa. Estou convencido que se neste mandato o SCP for campeão nacional de futebol, BdC tem a reeleição garantida, esteja quem estiver do outro lado da barricada.

Boa malha. :mais: