A cegueira neste fórum continua a ser um case study. Idolatram o ex-sócio como o modelo acabado de competência, quando ele é um dos principais responsáveis pelo estado do clube hoje em dia. Só um molho de pedras é que é capaz de julgar que a goleada sofrida na ST tem só que ver com o Keizer e com o Varandas.
A verdade é que nos últimos anos o benfica andou a trabalhar com base numa estratégia e nós andámos a navegar à vista. Dir-me-ão que a asneirada não começou com o destituído, e aí, para nossa desgraça, dou-vos razão. Mas a verdade é que os lampiões criaram uma rede de prospecção nacional e internacional que os tem feito descobrir pérolas debaixo das pedras. Demorou muito tempo, é verdade, mas ao menos perceberam que essa é a única forma de gerarem talento e meios financeiros para se manterem competitivos.
E não me venham falar dos padres e das toupeiras, porque uma coisa não desmente a outra. É claro que podemos ficar a espumar, a chamar-lhes entreposto de jogadores, de lavagem de dinheiro, e que um dia a barraca vem abaixo. Pode - e se calhar é - tudo verdade, mas a mim preocupa-me mais vê-los a festejar títulos atrás de títulos do que como eles vão acabar se alguma coisa se vier a provar e se forem condenados.
O resultado é que, aparte disso, estão anos-luz à frente do Sporting em muitos aspetos determinantes para se poder ganhar mais vezes.
E o que é que o ex-sócio fez enquanto todos assistíamos ao desenvolvimento da estratégia do benfica? Limitou-se a atacá-los no que era mais palpável – a corrupção e os estratagemas – e ficou como um boi a olhar para um palácio a vê-los consolidarem a sua posição dominante no futebol português.
Porquê?
Porque é sempre muito mais fácil berrar e vestir as vestes de ofendido do que mostrar resultados, do que montar uma rede de olheiros de boa craveira, recrutar para nós os melhores talentos (como fomos capazes de fazer num passado próximo), rentabilizá-los desportiva e financeiramente, consolidar a estratégia e desenvolver o clube de uma forma sustentada.
Basta ver o que se passou aqui no fórum. Ficou tudo com o pito aos saltos porque finalmente tínhamos alguém à frente do clube capaz de denunciar os podres dos outros, mas quanto a um projeto a longo prazo que não nos deixasse perder terreno ano após ano está quieto. Assim se enganam os tolos.
Também é verdade que, com esse estratagema, conseguiu fundar uma seita de cães fiéis que ainda hoje não percebe porque é que correram com o grande líder. Não admira, a História está cheia de casos de idolatria, mas, se alguém se der ao trabalho de somar dois mais dois, é capaz de chegar à conclusão de que os 5 anos do bdc, mesmo com os méritos que teve nalgumas questões importantes - e que, admito as vezes que forem precisas, chegaram a convencer-me -, foram 5 anos a andar para trás e que hoje o fosso para os lampiões é muito maior e mais difícil de ultrapassar.
Vir culpar quem chegou há um ano (e encontrou o clube destroçado) de todos os males do Sporting ou é por má fé ou é por estupidez. Quando perceberem qual das duas é, talvez percebam também porque é que o povo sportinguista vos despreza.
De que me adianta ter um presidente que recupera a totalidade dos direitos sobre os passes dos nossos melhores jogadores, que ergue um pavilhão para as modalidades e negoceia um super contrato com a NOS, se é desprezado por esses jogadores, pelos funcionários, pelos sócios e até por aqueles que ele próprio escolheu para os órgãos sociais? Mas alguém acredita que pode haver sucesso desportivo com um presidente que se deixou ignorar durante um ano pelo Marco Silva, que pôs e dispôs como bem lhe apeteceu? Com um presidente que cede à chantagem de outro treinador, o JJ, aumentando-o para valores vergonhosos nas circunstâncias surreais que o próprio bdc confessou no seu livrinho? Com um presidente que vai ao balneário pôr em ordem a equipa e leva uma resposta à letra de um dos jogadores que manda os sócios para o c******, sem que nada lhe aconteça? Com um presidente que abre guerra à equipa através dos jornais quando percebeu que, cara a cara, já ninguém lhe liga nenhuma? Apresentem-me um - basta um -presidente de um grande clube que tenha tido sucesso com uma postura destas.
Já nem falo dos sms a meio da noite aos jogadores e de fazer figura de namorada encornada, nem dos vídeos nos painéis do estádio com o boletim sentimental do senhor presidente. O clube respeitado e temido em que alguns querem acreditar foi durante 5 anos o alvo preferido da chacota nacional.
Mas, pior do que tudo, tenho de repetir, é que não houve nenhuma estratégia de fundo para Clube. Gastar 20 e tal milhões num treinador de futebol ou contratar camiões de jogadores (a maioria sem valor para a equipa B) não é estratégia, é querer ganhar a correr e apostar tudo no mesmo cavalo.
Quando as coisas correm mal - como correram - o resultado é o que se vê. Desmoronou-se tudo em duas semanas e, quando abrimos os olhos, o futebol do Sporting - que, queira-se ou não, é a base de tudo o resto - não passava de um balneário em cacos, uma academia cheia de teias de aranha e totalmente improdutiva, um scouting assustadoramente ultrapassado e, provavelmente, a maior distância de sempre para os nossos rivais, quer em termos de valorização, quer em termos de competitividade, quer em termos de planeamento estratégico e organização.
Uma nota: confundir este texto com um manifesto pró-Varandas é não saber ler. Ao contrário de muitos que andam por aqui, desejo-lhe o melhor, porque isso será sempre o melhor para o Sporting, mas as razões que me levaram a dar o voto a outro mantêm-se para já. E, sim, ainda acho que só um “maluco” é que aceitava tomar conta do clube no estado em que se encontra.