Há um assunto que me tem andado a ocupar espaço na cabeça desde há uns tempos para cá e hoje decidi concretizá-lo.
E uso uma notícia d’A Bola para introduzir o assunto:
[b][size=14pt]Sporting, Benfica e FC Porto pagam mais de 25 mil euros em multas[/size][/b]O Conselho de Disciplina da Federação aplicou pesadas multadas a Benfica, Sporting e FC Porto por comportamento incorreto dos adeptos durante os encontros da 26.ª jornada realizados este fim de semana.
A festa do derby no Estádio da Luz confirmou o Benfica como clube mais penalizado, estando condenado a desembolsar 7.650 euros por comportamento incorreto do público (Artigo 187.º do Regulamento Disciplinar) mais 5.100 euros por arremesso perigoso de objetos (Artigo 186.º).
Já o Sporting vai pagar uma multa de 7.428 euros por comportamento incorreto dos adeptos, mais uma sanção (valor a apurar) por danos causados pelos adeptos no Estádio da Luz, conforme previsto no artigo 188.º.
O FC Porto foi igualmente condenado a pagar danos causados pelos adeptos no recinto do Moreirense, acrescendo ainda uma sanção de 6.510 euros por comportamento incorreto do público.
Todas as multas foram agravadas por se tratarem de reincidências. No total, a Liga encaixa, só com multas aplicadas aos três “grandes”, 26.688 euros.
Faz-me confusão ver estas multas, jornada após jornada. Não me choca que elas tenham lugar, porque a Liga tem que fazer cumprir os regulamentos e isto faz parte.
Mas se nós somos Sportinguistas, afirmamos aqui diariamente que amamos o clube e o colocamos acima de muitas outras coisas na vida, por que raio chegamos ao estádio e fazemos asneiras que obrigam o Clube a pagar dinheiro que neste momento praticamente não tem?
O Sporting é neste momento um clube teso. Não se pode dar ao luxo de esbanjar dinheiro em multas à Liga. E o pior é que fá-lo sem ter culpa directa. Não devíamos repensar isto?
Eu sei que normalmente quem faz estas asneiras são alguns adeptos mais, digamos, marginais. Mas não estaria na altura de aplicar alguma sensibilização sobre esta questão?
Sou o único que fico envergonhado com isto?
P.S. - falo do Sporting porque não tenho que falar da casa dos outros, mas a mesma filosofia aplica-se aos outros clubes.