O compromisso do Sportinguista para com o clube!

Há um assunto que me tem andado a ocupar espaço na cabeça desde há uns tempos para cá e hoje decidi concretizá-lo.

E uso uma notícia d’A Bola para introduzir o assunto:

[b][size=14pt]Sporting, Benfica e FC Porto pagam mais de 25 mil euros em multas[/size][/b]

O Conselho de Disciplina da Federação aplicou pesadas multadas a Benfica, Sporting e FC Porto por comportamento incorreto dos adeptos durante os encontros da 26.ª jornada realizados este fim de semana.

A festa do derby no Estádio da Luz confirmou o Benfica como clube mais penalizado, estando condenado a desembolsar 7.650 euros por comportamento incorreto do público (Artigo 187.º do Regulamento Disciplinar) mais 5.100 euros por arremesso perigoso de objetos (Artigo 186.º).

Já o Sporting vai pagar uma multa de 7.428 euros por comportamento incorreto dos adeptos, mais uma sanção (valor a apurar) por danos causados pelos adeptos no Estádio da Luz, conforme previsto no artigo 188.º.

O FC Porto foi igualmente condenado a pagar danos causados pelos adeptos no recinto do Moreirense, acrescendo ainda uma sanção de 6.510 euros por comportamento incorreto do público.

Todas as multas foram agravadas por se tratarem de reincidências. No total, a Liga encaixa, só com multas aplicadas aos três “grandes”, 26.688 euros.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=397212

Faz-me confusão ver estas multas, jornada após jornada. Não me choca que elas tenham lugar, porque a Liga tem que fazer cumprir os regulamentos e isto faz parte.

Mas se nós somos Sportinguistas, afirmamos aqui diariamente que amamos o clube e o colocamos acima de muitas outras coisas na vida, por que raio chegamos ao estádio e fazemos asneiras que obrigam o Clube a pagar dinheiro que neste momento praticamente não tem?
O Sporting é neste momento um clube teso. Não se pode dar ao luxo de esbanjar dinheiro em multas à Liga. E o pior é que fá-lo sem ter culpa directa. Não devíamos repensar isto?

Eu sei que normalmente quem faz estas asneiras são alguns adeptos mais, digamos, marginais. Mas não estaria na altura de aplicar alguma sensibilização sobre esta questão?

Sou o único que fico envergonhado com isto?

P.S. - falo do Sporting porque não tenho que falar da casa dos outros, mas a mesma filosofia aplica-se aos outros clubes.

Estavas no ignoranço por velhas questões e esquecimento. Corrigido. :wink:

A frase ‘‘são alguns adeptos mais marginais’’ é um bocado preconceituosa… ainda no Domingo, estava um gajo sem qualquer ligação às claques que se fartou de dar pontapés e murros nas cadeiras à sua volta.

Aliás, tens um moderador que partiu há uns meses uma cadeira na lixeira sem querer. :lol: :twisted:

Lembro-me há uns anos no Restelo que se fartou de partir cadeiras, que quem esteve lá pode confirmar, pareciam que estavam podres, nem encostar as costas nalgumas se podia, que partiam logo.

Se ainda me viesses falar nos petardos, tochas, fumos, que são artefactos usualmente ligados ao pessoal mais boleiro… ainda era naquela, mas apelidar quem usa isso de ‘‘marginais’’, não me parece de todo correcto e justo. :hand:

Quando falei em marginais referia-me como é óbvio aos casos mais flagrantes e que criam mais distúrbios. No mais acho que os adeptos no geral podem ter comportamentos mais errados e exaltados, sem serem marginais. Mas nada disso é desculpa na minha opinião.

Estás a pegar num pormenor. :slight_smile:

Tudo bem, se calhar até estou, mas a questão então é: qual é a linha que separa o ‘‘adepto exaltado’’ do ‘‘marginal’’? É a regularidade dos exaltanços? Eu acho que percebo a tua ideia, apesar de discordar praticamente totalmente dela, mas isto vai acabar na velha discussão adepto ‘‘normal’’/claques…

Não. Não e não e não. Não é minha intenção distinguir adeptos. Esquece essa ideia. O único intuito deste tópico tem a ver com a questão de haver distúrbios, por simpatizantes/adeptos/sócios nossos, que acabam por prejudicar o Sporting financeiramente. É exclusivamente essa a questão que quero debater aqui.

Não, não és o unico que fica envergonhado com isso, porque por ações de uns pagam todos. Infelizmente as pessoas gostam de generalizar e porque alguns o fazem já são todos os adeptos dos Sporting uns animais, uns selvagens e por aí.
Eu falo do que sei, mas como disseste e bem adeptos desses há em todo o lado, só que nós temos de olhar aos nossos e seria bom mudar essa má imagem que por alguns é passada.

Aquilo é material rasca. Também há uns anos num jogo de andebol na lixeira, um colega forista ao descer a bancada inutilizou uma cadeira que transformou-se num empalador de bilhas. Um perigo!

Ok, entendido. Seja como for, não fico envergonhado… o futebol é isto mesmo, paixão, emoção, irracionalidade. Antes multas todos os jogos, que um público robotizado a tirar fotos aos jogadores adversários.

Mas nem é uma questão de ficar envergonhado ou não. Eu pergunto-me é se nós próprios (cada um de nós, que faz algo menos correcto) sente algum tipo de remorso sabendo que futuramente o clube irá desembolsar. E se conseguimos, de uma maneira ou de outra, controlar isso, por amor ao clube.

A solução tem de passar por enviar as despesas e as multas aos causadores dos prejuizos. Nada mais simples e mais lógico do que isto.

Até eu já parti cadeiras… Jamor o ano passado é o exemplo mais recente, e não sou “marginal”!

Estas coimas não são só de adeptos, lembro-me que o Godinho ia ao balneario ao intervalo e pagavamos multa por isso! A equipa atrasar-se a entrar no relvado para a 2º parte tambem se paga coima, e por ai adiante!
Não concordo muito com este tópico!

Quer dizer que partir cadeiras não é ser marginal… é antes fazer uma coisa perfeitamente normal…

É como riscar carros e incendiar pinhais… apenas uma brincadeirinha…

Não tens que concordar com o tópico ou deixar de concordar. Podes é concordar ou não com o assunto que cá é discutido.

Quanto ao resto, parece-me lógico que eu não falo das situações em que o Sporting leva multas por culpa própria, não achas?

Este tópico faz todo o sentido a meu ver. Há anos que se vê o Clube oferecer milhares de euros por multa ridiculas, sem razão de ser. Não diria que tenho vergonha, mas uma total incompreensão, porque mais que tudo prejudicamos o Sporting financeiramente e na sua imagem.

Concordo totalmente com este tópico.

Se muita da energia gasta em acções que depois causam prejuízo ao clube, fossem aplicadas noutras coisas… Nomeadamente em “espetar” umas cabeçadas em alguns vermes fora de Alvalade, seria infinitamente mais útil ao clube.

Também já me cansa ver a nossa SAD a ter que pagar sistematicamente multas por razões que por muito estúpidas que possam ser, podem e devem ser evitadas, seja no nosso estádio ou noutro.

E não falo só dos adeptos, mas também de certos funcionários do clube… como por exemplo o “Botas” e os seus apelos fora de tempo para puxar cânticos, em que o jogo já está em andamento. Basta apanhar uns delegados da Liga que sejam mesquinhos e isso vale logo uma multa.

Eu compreendo o tópico e acho que tens toda a razão.

Mas também a liga anda a mamar umas valentes guitas um bocado digamos à “toa”… ::slight_smile: ::slight_smile:

Não percebi essa. Como é isso?
Se eu bem percebi, o speaker tem que estar calado com o jogo em andamento, é isso?

eu só não percebo o valor das multas face áquilo que se passa. Vejo todos os jogos em Alvalade no Directivo e nunca vi nada partido, umas tochas, uns petardos…sempre. Agora material estragado para se pagarem essas exurbitancias nunca percebi de onde vem…

Sim. Só pode falar para anúncios oficiais.