O Calão/Variação lexical - Porto/Lisboa , Norte/Sul : Diferenças ?

Não rima… :think:

carvalho. :lol:

Ou então quando estás noutra dimensão, if you know what i mean :lol: :lol:

Se tem um desses sabores é porque não está boa, logo está fraca, por isso a nortenha tem sempre razão nessas discussões :twisted: :lol:

Eu sou ribatejano e a minha mulher é do Porto, e agora que falaram nessa do apetitoso querer dizer salgado lembrei-me das longas discussões que tenho lá em casa em relação aos sabores doce/amargo e ácido/azedo. Por exemplo para mim:

O café (sem açúcar) é amargo
O vinagre é azedo
O limão é azedo

Para ela

O café (sem açúcar) é azedo
O vinagre é ácido
O limão é ácido

No entanto concordamos ambos que a expressão: A sopa está azeda = A sopa está estragada
E passamos montes de tempo nisto, tentando convencer o outro que como nós dizemos é que faz sentido…

Digam de vossa justiça :wink:

eu também digo «estrugido» :inde:

Vinagre também é ácido, tal como o limão. Tanto que existem pessoas que os usam como substitutos para tempero nas saladas. O ácido do vinagre é o acido acético.

Tenho família do norte, da zona de Viseu e também usam estrugido.

Tive agora uns dias em Espinho e Porto, e então vi uma diferença engraçada quando uma pessoa solta um espirro:

Em Lisboa, alguem aparece a desejar saude, santinho/santinha ou até deus te ajude.
No norte [e aconteceu 3 vezes em cerca de 4 dias que lá estive e com pessoas diferentes], a seguir a um sentido ATTTTTCHIMMMMMMM, e após uma pausa de 2 segundos a olhar para a mão, vem um f*da-se!

:inde: :lol:

Em relação às outras diferenças, de certa forma estou habituado, pois trabalho com pessoal do norte, e alguns termos [o botar, o fino, a canalha, etc], a forma linear e pratica de fazer as coisas, e a asneirada, fazem parte do dia a dia.

O termo Viva/santinho(a)/Saúde é bastante usada aqui no Norte…mas são as outras pessoas que o dizem, não quem espirrou.

Esse F*da-se é qualquer coisa como: eh lá, foi forte :mrgreen:

Opá, o fda-se e o carlho são muito usados aqui no norte. É mais como um “reforço” daquilo que tu dizes do que propriamente para insulto :mrgreen:

Eu sou de Vizela, que é perto de Guimarães (longe de Arouca), e também digo estrugido e não refogado :mrgreen:

Sim, é como em Lisboa.

Quanto ao auxilio com uma asneira, apenas achei caricato por num espaço tão curto de tempo ter ouvido/visto 3 vezes o mesmo ritual.

Em relação às asneiras, como disse, estou habituado [trabalho diariamente com pessoal do norte há cerca de 5 anos], e até eu ganhei um costela do norte… :-[

Outra habito que ganhei com o pessoal do norte, foi a expressão botar. :inde:

Estudei e trabalho em Lisboa há uns anos e deixo a minha lenta aprendizagem de “Lisboetês” :D. Nos primeiros tempos pela capital, juro que não entendiam metade do que dizia! Deixo algumas das muitas diferenças entre o Lisboetês e o Português falado no Centro-Norte (Entre Leiria-Aveiro)

Centro Norte :arrow: Sapatilhas
Em Lisboa :arrow: Tenis

Centro Norte :arrow: Sabrinas
Em Lisboa :arrow: Sapatilhas

Centro Norte :arrow: Roupa enesgada
Em Lisboa :arrow: Roupa amarrotada

Centro Norte :arrow: Cromo = Imbecil, Idiota
Em Lisboa :arrow: Cromo = Marrão

Centro Norte :arrow: Afiadeira
Em Lisboa :arrow: Afia-Lapis

Centro Norte :arrow: Á minha beira
Em Lisboa :arrow: Ao pé mim

Centro Norte :arrow: Testo
Em Lisboa :arrow: Tampa

Centro Norte :arrow: Guarda Chuva
Em Lisboa :arrow: Chapeu de chuva

Outra grande diferença :D,

Asneiras!

Digo mais asneiras eu em meia hora, do que o resto das pessoas que trabalham comigo num ano inteiro!