O Bobo da Corte vai nu?

“Diz que é uma espécie de magazine, diz que é uma espécie de magazine” ou será melhor dizer"Diz que é uma espécie de copia, Diz que é uma espécie de copia integral". O generico não é original ou melhor é uma copia quase integral (para não pagar direitos de autor), de uma musica e video de Claude François.

Está explicado, porque é que o homem foi ainda com menos de 30 anos(acho eu), nomeado um dos 100 maiores portugueses de sempre. :slight_smile: .

Eles alguma vez disseram que era original ?

A primeira vez que vi o genérico dos gajos reconheci logo a musica e percebi que era uma paródia.

Qual é a relevância? Para libertar insultos? Quem não aprecia, desliga a tv.

Qual é a relevância? Para libertar insultos? Quem não aprecia, desliga a tv.

Onde está o insulto? Disse alguma mentira?

Ainda existe liberdade de expressão ou não?

Ou ela é só para os lados do gato (vermelhusco). :roll:

E não querendo entrar em polemica, só umas notas.

Aqui à uns anos a Clara Pinto Correia escrevia umas cronicas para a Visão(salvo erro). Eram copias quase na globalidade copias (traduzidas) de cronicas de jornais e revistas do Estados Unidos.
A Clara Pinto Correia nunca disse que as cronicas eram dela :slight_smile: , apenas assinava. Logicamente que a revista deixou de publicar as cronicas.

Os gatos em sitio nenhum referem o autor Claude François se referissem ou pagassem os direitos de autor não havia problema nenhum.

Nós no forum normalmente citam-se as fontes, quando não, existe sempre algum que o refere.
Claro que isto é um local informal, ninguem ganha dinheiro com isto e portanto não existe grande problema.

Agora profissionais que ganham muitos milhares de euros não têm desculpa.
Se acham que não tem relevância estão no vosso direito, assim como eu estou no meu de achar o contrario.

Estás no teu direito de achar o que bem entenderes …

Criticar o programa dos Gatos porque o genérico deles, é igual ou parecido com um genérico que foi feito antes …

Engraçado é que ninguem sabe se a Produção dos Gatos não pediu para usar o mesmo genérico e adaptá-lo … ninguem sabe de nada …

Mas … LOL

Estás no teu direito de achar o que bem entenderes ...

Criticar o programa dos Gatos porque o genérico deles, é igual ou parecido com um genérico que foi feito antes …

Engraçado é que ninguem sabe se a Produção dos Gatos não pediu para usar o mesmo genérico e adaptá-lo … ninguem sabe de nada …

Mas … LOL

“Mais do que uma música, estávamos à procura de um tipo de dança”, salienta o humorista, que encontrou o vídeo do YouTube (pode ser encontrado através de uma busca neste site com o nome do autor e da canção). "

A música, Petite Mèche de Cheveux no original, foi adaptada para o genérico do programa. “Pedimos ao maestro Ramon Galarza para adaptar a música e a Marco de Camillis para fazer uma coreografia, com base no vídeo”, afirma Zé Diogo Quintela.
Graças às “pequenas alterações” efectuadas na música, os humoristas “não pagam direitos de autor”. "
DN

Portanto a produção dos gatos não pediu coisa nenhuma. Arrajou uma maneira de não pagar nada, de grande lisura.
Mas parece que existem vacas sagradas(ou será gatos) que não se podem criticar.

As minhas desculpas. 8)

Estás no teu direito de achar o que bem entenderes ...

Criticar o programa dos Gatos porque o genérico deles, é igual ou parecido com um genérico que foi feito antes …

Engraçado é que ninguem sabe se a Produção dos Gatos não pediu para usar o mesmo genérico e adaptá-lo … ninguem sabe de nada …

Mas … LOL

“Mais do que uma música, estávamos à procura de um tipo de dança”, salienta o humorista, que encontrou o vídeo do YouTube (pode ser encontrado através de uma busca neste site com o nome do autor e da canção). "

A música, Petite Mèche de Cheveux no original, foi adaptada para o genérico do programa. “Pedimos ao maestro Ramon Galarza para adaptar a música e a Marco de Camillis para fazer uma coreografia, com base no vídeo”, afirma Zé Diogo Quintela.
Graças às “pequenas alterações” efectuadas na música, os humoristas “não pagam direitos de autor”. "
DN

Portanto a produção dos gatos não pediu coisa nenhuma. Arrajou uma maneira de não pagar nada, de grande lisura.
Mas parece que existem vacas sagradas(ou será gatos) que não se podem criticar.

As minhas desculpas. 8)

Podes criticar o que bem entenderes … como disse no primeiro post … que não deves ter lido por algum motivo estranho que não deve estar relacionado com direito de autores!

Continuo é sem perceber/entender onde está o problema de eles terem agarrado numa coisa já feito e adaptado para o seu genérico …

Eles usam os tesourinhos deprimentes para fazer comédia … é plágio tambem ?

Mas como tu dizes … existem vacas que são mesmo para abater … ou talvez gatos … seja lá porque razão fôr!

Estás no teu direito de achar o que bem entenderes ...

Criticar o programa dos Gatos porque o genérico deles, é igual ou parecido com um genérico que foi feito antes …

Engraçado é que ninguem sabe se a Produção dos Gatos não pediu para usar o mesmo genérico e adaptá-lo … ninguem sabe de nada …

Mas … LOL

“Mais do que uma música, estávamos à procura de um tipo de dança”, salienta o humorista, que encontrou o vídeo do YouTube (pode ser encontrado através de uma busca neste site com o nome do autor e da canção). "

A música, Petite Mèche de Cheveux no original, foi adaptada para o genérico do programa. “Pedimos ao maestro Ramon Galarza para adaptar a música e a Marco de Camillis para fazer uma coreografia, com base no vídeo”, afirma Zé Diogo Quintela.
Graças às “pequenas alterações” efectuadas na música, os humoristas “não pagam direitos de autor”. "
DN

Portanto a produção dos gatos não pediu coisa nenhuma. Arrajou uma maneira de não pagar nada, de grande lisura.
Mas parece que existem vacas sagradas(ou será gatos) que não se podem criticar.

As minhas desculpas. 8)

Podes criticar o que bem entenderes … como disse no primeiro post … que não deves ter lido por algum motivo estranho que não deve estar relacionado com direito de autores!

Continuo é sem perceber/entender onde está o problema de eles terem agarrado numa coisa já feito e adaptado para o seu genérico …

Eles usam os tesourinhos deprimentes para fazer comédia … é plágio tambem ?

Mas como tu dizes … existem vacas que são mesmo para abater … ou talvez gatos … seja lá porque razão fôr!

É pela mesma razão que existe um melhor argumento original e um melhor argumento adaptado nos oscares.
O único problema é que eles utilizaram um adaptado passando por original. Só o reconhecendo depois de serem descobertos.

Se me permitires uma brincadeira (mas a serio) fica já aqui prometido.
Se o Sporting for Campeão Nacional no proximo ano ofereço-te um DVD dos Gatos (original, nada de adaptados ).
Se o Sporting for Campeão Europeu a mesma oferta assinada pelo Bobo da Corte(não resisti é a minha faceta talibã), nem que tenha de ir a China pedir a assinatura. :slight_smile:

É pela mesma razão que existe um melhor argumento original e um melhor argumento adaptado nos oscares. O único problema é que eles utilizaram um adaptado passando por original. Só o reconhecendo depois de serem descobertos.

Se me permitires uma brincadeira (mas a serio) fica já aqui prometido.
Se o Sporting for Campeão Nacional no proximo ano ofereço-te um DVD dos Gatos (original, nada de adaptados ).
Se o Sporting for Campeão Europeu a mesma oferta assinada pelo Bobo da Corte(não resisti é a minha faceta talibã), nem que tenha de ir a China pedir a assinatura. :slight_smile:

Mas eles quando lançaram o programa ou em alguma declaração disseram que o genérico era original deles, ou tinha sido uma ideia deles ? É que ainda não vi nada disso escrito!

Por mim até me podes arranjar um DVD adaptado, desde que o conteúdo tenha a qualidade do original, ou seja superior eu ficarei satisfeito com a oferta!

É só uma opinião

http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/160579.html

É só uma opinião

http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/160579.html

Exacto! E Concordo em pleno! É um programa que goza com situações, que utiliza sempre imagens de outros, etc. para gozar com as situações …

São efectivamente opiniões!

Este post é spam, não é?

Só uma coisinha, old lion, achas que uma banda quando faz uma versão tem que pedir autorização a alguém? Se assim fosse não haviam bandas de garagem, nem muito menos podiam haver bandas a tocar em bares e hotéis.

Achas que os elementos do Gato Fedorento são por acaso músicos? Achavas mesmo que tinham sido eles a compor a música? Eles pediram a um músico para fazer uma versão daquela canção e compuseram a letra à maneira deles. Dizer que é plágio ou cópia é das coisas mais estapafúrdias que já ouvi. Até porque os Gato Fedorento nunca disseram em lado enhum que a música era deles…

Que pena o DN ter ido contratar o director do Correio da Manhã… Depois dá nisto…

a partir do momento em que o RAP diz em directo que se quiser nunca goza com o benfica porque está no seu direito, e o programa passa em regime de serviço publico, eu passei a ignorar o programa dos GF.

@ Ricardo: no generico creio qeu aparece, “musica original: Ramon Galarza”

O RAP na entrevista com a Judite de Sousa falou disso e muito bem, ele disse que um humorista não é como um jornalista que tem o dever de isenção. O humorista goza com aquilo que quer e bem lhe apetece. Não tem a obrigação moral de ter que gozar com todos em igual medida. E isso é bem verdade, porque muitos humoristas têm tendências políticas e não deixam de ter piada por isso. Se ele quiser gozar todos os dias com o PS, goza. E não é por isso que passa a ter a obrigação de gozar com PSD para que haja “pluralidade” e “isenção”. Humor não tem nada a ver isso. O Humor pode ser totalmente tendencioso. Porque o humor não é jornalismo, o humor é a arte de fazer rir.

É pela mesma razão que existe um melhor argumento original e um melhor argumento adaptado nos oscares. O único problema é que eles utilizaram um adaptado passando por original. Só o reconhecendo depois de serem descobertos.

Se me permitires uma brincadeira (mas a serio) fica já aqui prometido.
Se o Sporting for Campeão Nacional no proximo ano ofereço-te um DVD dos Gatos (original, nada de adaptados ).
Se o Sporting for Campeão Europeu a mesma oferta assinada pelo Bobo da Corte(não resisti é a minha faceta talibã), nem que tenha de ir a China pedir a assinatura. :slight_smile:

Mas eles quando lançaram o programa ou em alguma declaração disseram que o genérico era original deles, ou tinha sido uma ideia deles ? É que ainda não vi nada disso escrito!

Por mim até me podes arranjar um DVD adaptado, desde que o conteúdo tenha a qualidade do original, ou seja superior eu ficarei satisfeito com a oferta!

No primeiro comentário responde “Se há um sample de um tema de um artista num novo tema há que dar crédito ao tema original.”
E por isso que existem direitos de autor, se não acabem com eles.

Se oferecer a alguem um DVD adaptado eu de certeza que vou momear a fonte. Infelizmente não tenho talento para tal. Mas o talento não dá o direito a não cumprir a lei(ou a contornar de maneira habilidosa) ou de ser imune a critica.

Alias do blog:"
-uma, que em Portugal o conceito de ser fã é muito especial, não consistindo exactamente apenas em gostar do que os supostos ídolos fazem, mas também em não perder uma hipótese de os tentar deitar abaixo quando eles estão lá no topo;
a outra, que as pessoas têm demasiado tempo nas mãos para tecerem teorias da conspiração sobre coisas sem importância nenhuma;
e a terceira coisa, que a sede de destruição para com quem trabalha para ser bem sucedido continua a ser apanágio de alguma imprensa, entristecendo-me que, de todos os jornais, o DN alinhe num título que se esperaria vindo de outra publicação."

Este extracto do Blog do Nuno é elucidativo e explica muito da nossa mentalidade e muito da votação dos maiores Portugueses de sempre:
O Blog defende os colegas e amigos Gatos ate aqui tudo bem. O pior (ou melhor) vem depois:

  • Primeiro, os fãs não tem direito a criticar, mas apenas a seguir acriticamente os ídolos.
  • as pessoas não podem pensar pela sua cabeça, pois ai tecem teorias da conspiração como por exemplo dizerem que os ídolos as vezes têm pés de barro o que logicamente é uma heresia que devia ser punida.
  • e por ultimo a melhor pérola, o ataque aos jornalistas, por publicarem quando publicam, algumas criticas aos poderosos. Logicamente os jornalistas deviam abster-se de criticar os poderosos sejam eles humoristas, políticos, empresários.

Isto vindo de alguém que faz da critica (e muito bem, alias pena é que algumas vezes eles façam fretes ao poder), é de uma ironia atroz.

Nós podemos criticar, mas não nos podem criticar.
As razões do nosso atraso podem ter aqui muita a sua explicação, mas claro que isto é uma teoria da conspiração.

a partir do momento em que o RAP diz em directo que se quiser nunca goza com o benfica porque está no seu direito, e o programa passa em regime de serviço publico, eu passei a ignorar o programa dos GF.

@ Ricardo: no generico creio qeu aparece, “musica original: Ramon Galarza”

Ele não disse isso, disse o que o RMP colocou no seu post! É bem diferente!
Aliás ele já gozou mais com o benfica e os seus adeptos do que com o Sporting.
A Caricatura ao PB não me parece de forma alguma maldosa. É um apanhado de tiques que o PB assumidamente tem, e que todos os Sportinguistas reconhecem.

Os Gatos já fizeram uma caricatura de um adepto do benfica, o famoso quinje a zero, que na minha opinião é muito mais “maldosa” do que a feita ao PB!

Não gostar dos Gatos, porque não nos identificamos com o seu humor, ou por já estarmos cansados desse humor, etc… é uma coisa, agora colocar coisas de lado só porque não gozam com o Fernandinho, ou porque usam um genérico parecido com um dos anos 60 … Eu não sou assim!

@old lion
Eu ainda não vi os Gatos a queixarem-se e a dizerem que os fãs não podem criticar! Aliás até os vejo várias vezes a dizer no programa deles, e a gozar com eles proprios sobre todas as reacções que alguns sketches deles proporcionam … mas para os ver a criticarem o seu proprio trabalho e a aceitarem as criticas que lhes fazem, é preciso ver o trabalho e programa deles … quando não se faz …

Eu pessoalmente gosto do humor deles, e não é um genérico, ou serem do benfica que eu vou deixar de ver TV …

Mas o direito á liberdade dá-nos o privilégio de ver apenas o que queremos, e onde queremos … como o programa não dá em horário variável, a solução é mesmo simples!

Caro Old Lion, usar material original dos outros sem autorização é contra os direitos de autor, com certeza que é. Mas tu NÃO SABES se foi isso que sucedeu com os Gato. Tu depois de ouvires a música da Madonna na rádio não a ouves logo a seguir dizer de quem é a original. Os Gato Fedorento não têm de te “espetar na cara” (desculpa o termo) que aquilo não é deles, apenas têm que acordar devidamente os direitos de autor com quem deve ser. Tu não tens nada a ver com isso.

Eu só acho é que estão a fazer com esta história um bicho de sete cabeças. Chateiam os Gato porque são conhecidos, mas não chateiam os próprios jornais, nem a ti, nem a mim, nem a ninguém, por andarmos aqui sempre a fazer “copy paste” de textos que não são nossos. Vais dzer-me, como há bocado, que isto é um espaço informal e estamos-nos a cagar para isso, mas não, se há direitos a fazer valer, façam-no para todos e de igual forma.

Portanto só me apetece concluir com: :-({|=

Caro Old Lion, usar material original dos outros sem autorização é contra os direitos de autor, com certeza que é. Mas tu NÃO SABES se foi isso que sucedeu com os Gato. Tu depois de ouvires a música da Madonna na rádio não a ouves logo a seguir dizer de quem é a original. Os Gato Fedorento não têm de te "espetar na cara" (desculpa o termo) que aquilo não é deles, apenas têm que acordar devidamente os direitos de autor com quem deve ser. Tu não tens nada a ver com isso.

Eu só acho é que estão a fazer com esta história um bicho de sete cabeças. Chateiam os Gato porque são conhecidos, mas não chateiam os próprios jornais, nem a ti, nem a mim, nem a ninguém, por andarmos aqui sempre a fazer “copy paste” de textos que não são nossos. Vais dzer-me, como há bocado, que isto é um espaço informal e estamos-nos a cagar para isso, mas não, se há direitos a fazer valer, façam-no para todos e de igual forma.

Portanto só me apetece concluir com: :-({|=

Caro, Luisito os Gatos não tem de me espetar na cara, tem é que colocar no “generico” do programa que aquilo é uma versão de determinada musica. Eles arrajaram uma maneira ardilosa para modificando ligueiramente a musica não pagarem direitos de autor nem referirem o autor.

Chatearem os Gatos, coitadinhos é o preço da fama numa sociedade democratica o que é uma chatice. Se servir para a proxima vez respeitarem os direitos de autor acho que foi o preço indicado para a chatice.
A referência à fonte é normalmente feita ate neste espaço de carolas e sem fins lucrativos como este.

Quanto a ver o programa cada um vê o que quer ou não quer nunca foi minha intenção influênciar alguem para não ver o programa, apenas levantei uma questão de direitos de autor nada mais.

Pessoalmente nao acho grande graça ao programa, vejo qdo calha, os sketches sao forçados e aquela treta do telejornal coloca os gajos ao nivel do amadorismo.

O programa vale pelos Tesourinhos deprimentes, o resto é mauzito, mas é como diz o outro, vale mais cair em graça que ser engraçado…