O que está no regulamento é exactamente este texto:
As meias-finais são disputadas a uma mão, em campo neutralizado, entre os 4 Clubes apurados na fase anterior.
É efectuado um sorteio pela Liga PFP para alinhamento das equipas.
Os critérios para determinar quem joga na qualidade de Clube visitado são os seguintes:
Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase;
Melhor “goal average”;
Maior número de golos marcados na 3.ª Fase;
Média etária mais baixa de jogadores utilizados nos jogos da 3.ª Fase.
Não me refiro à questão da definição de “goal average” levantada pelo Belenenses, mas sim à garantia de jogar em casa que foi “gentilmente oferecida” aos lamps.
Reparem que:
O número de potes a utilizar no sorteio é omisso no regulamento
Num sorteio com um só pote poderia ter saído Sporting/Lamps e Porto/Guimarães
Num sorteio com dois potes foi garantido um jogo na Luz.
São 4 clubes nas meias finais. Os dois melhores na fase de grupos jogam em casa (os critérios são claros). O Sporting e o Benfica fizeram 9 pontos, FC Porto fez 6 e Guimarães fez 4. O Sporting foi o melhor de todos (9 pontos e melhor diferença de golos, ou “goal average” como eles lhe chamaram).
Qual é a dúvida?! Sporting e Benfica em casa. FC Porto e Guimarães fora.
Quanto à questão do Belenenses, cada vez antipatizo mais com esses tipos. Posso admitir que goal average possa significar o ratio e não a diferença, se levarmos tudo à letra. Mas eles sabem perfeitamente que “goal average” na linguagem habitual do futebol é sempre interpretada como diferença de golos. Qualquer puto de 8 anos que tenha matemática na escola consegue perceber o porquê do “ratio” de golos não ter valor absolutamente nenhum. Se o clube não sofrer golos, qual é o ratio? Quanto é 3 a dividir por zero?! :lol:
Seria bom que fizesses valer os teus pontos de vista sem chamares cego a quem não partilha da tua opiniãoOs dois melhores na fase de grupos jogam em casa (os critérios são claros)???
Se só fôr na tua cabeça com mais de dois olhos. Eu, na minha cegueira, não leio isso no regulamento.
E se os regulamentos não são para “levar à letra”, como sugeres, então não servem para nada.
Vivemos num Estado de Direito onde valem as leis e não a “linguagem habitual” como sugeres.
Realmente os critérios sao claros e em lado algum fala de um sorteio á partida condicionado pelos melhores classificados…refere apenas e só que após sorteio , para definir quem é o visitado , existem determinados critérios. Em lado algum está escrito que existe á partida 2 potes para sortear…mas temos de dar o desconto a estes regulamentos. pelos vistos eles agora escrevem uma coisa mas na realidade queriam dizer outra (um pouco á imagem do assunto goal average) :inde:
Outra coisa que nao entendo é a primeira frase do regulamento “As meias-finais são disputadas a uma mão, em campo neutralizado, entre os 4 Clubes apurados na fase anterior.”…o que é campo neutralizado ?
Só gostava de saber quem foi o mentecapto que fez este regulamento.
Cegueira? Crias uma coisa inédita que é um regulamento “inclinado” para facilitar a máximo o trabalho a umas equipas e dificultar brutalmente o de outras. Justificas-te dizendo foi uma exigência dos patrocinadores para garantir que os grandes (i.e. os clubes com mais adeptos) estivessem nas fases mais adiantadas da competição. Nestas condições, é assim tão absurdo pensar que esses mesmos patrocinadores quereriam garantir que o clube com mais adeptos não falhasse na final e que tivessem capacidade para influenciar a Liga nesse sentido?
Acho que aqui aplica-se à Liga o mesmo que à mulher de César: não basta ser séria - é preciso parecê-la. E este processo - regulamento amador incluído - tem tido muito pouco de sério…
EU acho que o regulamento está muito mal feito, ou pelo menos muito mal explicado. Para além de logo na sua base o modelo adoptado ser vergonhoso
COnfunde-me o que querem dizer com campo neutralizado, mas mesmo o jogo sendo em casa de um clube deverá terregras como possivelmente os jogos em cmpo neutro (não sei se será ao nível da distribuição de bilhetes e outros, mas é o que me dá a entender).
E confunde-me o facto de como dizes não ter a dizer explicitamente que os dois melhores são visitados, porque assim se se pode-se sortearentre os 4 poderiamos ter um Sporting-lamps (pela ordem do melhor classificado entre os dois). Mas tenho ideia de toda a gente de inicio já saber ou ter interpretado os regulamentos. É claro que eles deveriam estar explicitos, mas um clube que participa numa prova e não sabe o regulamento ou o que ele quer dizer e não se preocupa em informar-se para mim é interpretado como desculpa de quem não sabe perder.
De uma maneira geral os regulamentos em Portugal no que respeita ao futebol e a arbitragem foram feitos com varias lacunas , que deixam espaço a variadissimas interpretaçoes, conforme o desejo e a nessecidade dos fregueses, ver o caso de mao na bola e bola na mao ! :twisted: em que resultam infindaveis discussoes !
Por aí, já concordo contigo. Este modelo da Taça da Liga visa levar os principais clubes às meias finais. Não concordo que o façam, mas percebo porque o fazem. Tens razão no que dizes.
Agora dizer que fizeram de propósito para levar o Benfica até à final ou colocar o Benfica a jogar em casa, isso já é clubite. O benfica foi o segundo melhor clube da fase de grupos, como tal, e de acordo com os regulamentos, tem direito a jogar em casa nas meias finais.
Querem ver eu a arranjar outra polémica? Os regulamentos dizem o seguinte:
[b]Artigo 11.º
OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO DE JOGADORES[/b]
Durante a competição, com excepção das 1ª e 2ª fases, os Clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em
cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos
jogos oficiais da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga P.F.P. com a antecedência mínima de 5
dias antes da realização do respectivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga P.F.P. como
justificativos.
[b]2. Os Clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos 2
jogadores “formados localmente”, cuja definição decorre do disposto no artigo 37.º do Regulamento de Competições.
Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm obrigatoriamente que ser utilizados em
pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior.[/b]
"Os critérios para determinar quem joga na qualidade de Clube visitado são os seguintes:
Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase;
Melhor “goal average”;
Maior número de golos marcados na 3.ª Fase;
Média etária mais baixa de jogadores utilizados nos jogos da 3.ª Fase."
Se tens 2 jogos, terás 2 clubes visitados. Os critérios são claros como água neste aspecto em particular. Não dizem que só o melhor classificado é que joga em casa. Se fosse o Guimarães o segundo melhor primeiro, terias levantado essa questão? É óbvio que não!
Os critérios para determinar quem joga na qualidade de clube visitado começa com: Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase. E nem precisas de mais do que isso. O Benfica tem mais direito a jogar em casa que o FC Porto e o Guimarães porque obteve melhor lugar e pontuação. O Sporting tem mais direito que os outros todos porque supera FC Porto e Guimarães no primeiro critério e supera o Benfica no segundo critério.
Agora, este é um caso típico de clubite. Essa é uma acusação que ninguém de gosta de receber, até porque na mente das pessoas só os outros é que são parciais. A imparcialidade a respeito de notícias do Benfica neste fórum ronda os 0%. Não estou a criticar, estou a constatar. O mesmo se pode dizer a respeito do forum do FC Porto e do fórum do Benfica. Cada um a puxar para seu lado. O futebol faz isso e é por esse motivo que discutir arbitragens é uma causa perdida.
Não conheço o artigo 37.º do Regulamento de Competições.
Porém, o Ruben Amorim passou pelos escalões de formação do Benfica. Portanto, também não é por aí.
Considera-se como “jogador formado localmente” aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de
Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade
(inclusive).
Não me parece que o Ruben Amorim tenha jogado no fifica durante três épocas desportivas.
O que se confirma:
Preterido pelo Benfica
A grande mágoa na carreira de Ruben Amorim aconteceu em 1998. Aos 13 anos, o médio jogava nos iniciados e foi informado de que não era necessário no clube. Dias depois tentou a sorte em Alvalade, mas nada feito, o Sporting também não estava interessado. A fasquia teve, por isso, forçosamente de baixar e Ruben Amorim mudou-se para o CAC da Pontinha, onde jogou, por exemplo, ao lado de Miguel Veloso, também ele dispensado pelo Benfica e agora titular indiscutível no meio campo do Sporting. Antes de assinar pelo Belenenses, o que aconteceu em 2001 - tinha 16 anos - o jogador lisboeta passou pelo modesto Corroios.