Mais nada!
Gostei muito deste post.
Cada vez mais, acho que anda a surgir nalguns nichos do universo leonino, uma vontade camuflada de formar uma espécie de aliança, ou pelo menos umas tréguas com o arqui-rival de carnide. Como se os nossos problemas internos residissem no porto, ou como se o nosso ódio eterno ao clube do pássaro não seja natural e até essencial para projectar a paixão pelo clube.
Não digo que um Sportinguista que sinta menos ódio em relação ao benfica, não seja tão sportinguista como eu, não podem é pôr em causa o sportinguismo de alguns, só porque estes sentem um asco naturalíssimo ao clube rival.
Aqui não se é anti, é-se pelo Sporting e isso implica sentir-se antipatia pelo benfica, porque desde que esse clube nasceu em 1908 que a história dos dois clubes foi partilhada sempre por uma rivalidade mútua, e como falamos de desporto e sobretudo competição, não podemos fingir que aqueles com que mais nos comparamos simplesmente não existem, ou pô-los num patamar semelhante a outros rivais… trata-se de paixão, não se pode aplicar rivalidade e até ódio a uma lógica racional.
Se se desse o milagre de no domingo o Braga ser campeão, festejaria “como se não houvesse amanhã”… Coisa normal para quem ainda não se esqueceu da história do braga, do benfica, da história do desporto nacional, da sociedade em geral e sobretudo da história do meu Clube.
Eu sou anti benfiquista em último grau ao ponto de se um jogador lampião marcar um golo pela selecção nem sei bem se hei-de ficar triste se feliz, posso até ficar feliz mas não é a mesma coisa.
Nasceu comigo e há-de morrer, ao fim de semana torço fervorosamente pelo Sporting e pela derrota dos lampiões no futebol, no futsal, no andebol, nos matraquilhos e no jogo da macaca.
Continuarei a festejar as derrotas do carnide na esmagadora maioria das situações e nem se compara ao ódio que tenho aos galegos
Acho que são situações independentes salvo raras excepções. É magnífico o Sporting ganhar, mas se não ganharmos é menos mau se os lamps estiverem mal.
É também isto o desporto e a história de grandes instituições.
100% de acordo.
Também costumo apreciar os posts do Petrovich, mas com este estou em desacordo.
:great:
Eu fui, sou e serei sportinguista.
Mas também sou antibenfiquista.
Mas, quando ainda era infantil, até comecei por ser antiportista, mesmo vivendo em Lisboa e só tendo conhecido um portista quando já tinha 17/18 anos.
O primeiro campeonato que festejei foi contra o fóculporto, que era bicampeão, nós vínhamos de 2 terceiros e o meu pai disse-me que era verdade o que se dizia na escola: não éramos campeões há meia-dúzia de anos.
E :-[ até fiquei satisfeito com a vitória dos lampiões na taça, contra o mesmo fóculporto, o clube que eu odiava.
Nunca deixei de o ser e, depois tornei-me antibenfiquista quando já era juvenil, mais ou menos por esta altura:
E nunca deixei de o ser antibenfiquista
Aliás ainda sou, tal como antiportista.
Este ano sou mais antibenfiquista, porque eles vão ganhar.
O ano passado era antiportista, porque percebi que eles iam ganhar, quando um sócio dos lampiões os manteve no primeiro lugar.
Quando não ganho nada, sou sempre anti-o-que-ganha.
Isto é mais complicado e levar-nos-ia para conversas sobre matéria de facto, provas, jurisprudência, e eu nem conheço (nem quero conhecer) os regulamentos e não acompanhei todas essas novelas que aí falas.
Mas sim, o Ricardo Costa é um tretas, um flop da pior espécie, que inventou condenações à medida do freguês para o fóculporto, que aplica a mesma pena ao Luisão (que simula o envio de 1 objecto para o público) que ao Yannick (por deitar a língua de fora a festejar 1 golo ou mandar o público calar, já nem me lembro) e, passados 4 anos ainda se vem queixar de que a culpa é dos regulamentos (o que é que ele lá esteve a fazer? fez propostas? demitiu-se por elas não serem levadas por quem de direito à AG da Liga?).
E o Vítor Pereira é outro que tal. Fez, em público, tudo para acabar com a carreira do João Pinto e inventou uma interpretação sobre os atrasos aos guarda-redes, cuja leitura parece que foi obrigatória só para os jogadores do Sporting.
São 2 flops, que não merecem consideração nenhuma.
E sim, é verdade que acho muito estranho que os 2 principais adversários dos lampiões saiam prejudicados de 2 túneis em jogos com eles.
Logo eles que o ano passado já tinham dado problemas nos túneis e logo eles que têm 1 presidente cujo gorila deu uma chapada a um empresário no aeroporto nas barbas de bófias, que permaneceram impávidos e serenos, como se fosse tudo normal.
Tudo coincidências, tudo legal, tudo limpo, a culpa é dos regulamentos feitos pelo pai natal ou nas provas carreadas para os processos?
Eu não acredito em bruxas.
Aqui tens toda a razão, se bem percebo de quem estás a falar e do episódio.
Até acho que ele foi o artista da festa de 1 título em que, em Alvalade, fomos cabeçudos, ainda por cima em dia muito trágico :wall:
Mas o pior é que quem o aplaudiu nem pensou no que pode vir a ser o futuro daquele que só querem ver campeão (acho que não disseram quando).
A paixão, o amor/ódio não se explicam racionalmente com 3 cantigas.
Sou + pela teoria do Shism do q do Petrovich, o problema do SCP não é o demasiado Anti-Benfica mas a falta de Genuino Sportinguismo daquele que smp existiu até a chegada da era Roquete…
O facto de sermos anti-Benfica só espanta os Benfiquistas pq é realmente dificil não ser Benfica pq eles com a teoria do somos 6milhoes conseguiram controlar grande parte da C.S e por isso somos tds os dias bombardeiados por doses primarias de Anti-Sportinguismo e penso q os tripas sentem o mesmo… Para mim os tripas tem td a razão em reclamar do sistema durante esta epoca, acho q o benfas foi claramente benefeciado em jogos de bastidores, é verdade que os tripas mereciam perder assim dps de tantos anos a dominarem como queriam com meios ilicitos mas isso não lhes tira a razão…
Sou completamente de acordo com o Petrovich e este anti-benfiquismo é a maior alegria que podemos dar a essa gente. Sentem-se importantes e com razão e sejamos sinceros o odio não é equivalente. Sei do que falo, eles não gostam de nós, torcem pelas nossas derrotas mas no fundo raramente ouvimos a expressão “Ele é anti-Sportinguista”.
Sim mas isso é pq se criou o mito do Anti-Benfica, eu trabalho num restaurante e vejo bem o tipo de atitude que eles tem a ver os jogos dos rivais, são do + anti-sporting e anti-porto que existe! Alias se vires com atenção as aparições publicas do presidente deles nos ultimos anos é smp pa atacar os tripas e de vez em quando o SCP…
Não me parece que o orelhas ataque a instituição FCPorco, aí é claramente uma questão pessoal entre os 2 presidentes.
Na minha opinião ao atacar o Bimbo está a atacar a instituição ou não?
Apelo.Vamos pegar nas " Armas" por Pragal Colaco by JJD 04-05-10.mp4 Vejam este video e digam lá se eles tb não são anti…
:arrow: :arrow:
perfeito este texto!!
temos de mostrar que somos GRANDES. O SPORTING não se pode preocupar com os outros rivais e festejar as derrotas dos outros enquanto que estamos a 27 pontos dos 1ºs. Temos de nos preocupar conosco!
ACORDA SPORTING!!
Concordo completamente com este post. Para já, é uma das melhores crónicas que vi aqui escritas e toca num ponto que dói em todos nós, porque todos temos o seu quê de anti-benfiquismo. Gostei quando falas do que passaste na juventude…felizmente ou não, nasci em 90, fui bastante gozado na primária talvez por viver num sítio em que se respira futebol, por viver numa casa sempre muito ligada ao futebol (o meu pai é treinador há quase 20 anos e eu e o meu irmão sempre jogamos futebol, ele agora é treinador também) e em que o meu pai e o meu irmão são lampiões. Lembro-me que em 2000 foi um grito de raiva, de anos a pensar no que seria ser campeão e de um certo medo (que só temos quando somos putos) que nunca veríamos o nosso clube campeão. Lembro-me que na semana anterior e com os 10 anos ainda não feitos enfiei-me no meu quarto a chorar por causa de um golo de Sabry. Lembro-me que não quis ver ninguém no dia a seguir e de pegar fogo a uma camisa do benfica que por cá andava ( :twisted:). Mas lembro-me acima de tudo da semana seguinte que nunca esqueci. Nunca esqueci o que foi sentir-me campeão e poder finalmente dizer que era campeão e que os 18 anos já lá iam e não ia chegar aos 20 que tanto falavam.
O anti benfiquismo sempre esteve bem presente pela presença de dois lampiões em casa e até há bem pouco tempo assumia quase a mesma importância que o sportinguismo. Se me perguntarem se prefiro benfica ou Braga campeão? Porra, claro que prefiro o Braga. Mas isso penso que é normal em qualquer rivalidade, o que não é normal é taparem-se os olhos, aplaudir tudo o que venha do clube mais corrupto da história do futebol português e vermos bichos papões em tudo o que é vermelho. No teu texto apontas vários exemplos de casos em que tu e eu sei que concordamos, mas que à conta de ter exprimido a minha opinião já fui várias vezes acusado de ser lampião. Numa outra discussão aqui no fórum referi que temos que nos abrir a novas ideias ou conhecimentos porque corremos o risco de ficar demasiado fechados em nós próprios e não evoluirmos…é isso que se passa com o sportinguista que se recusa a negar as evidências, apenas e só porque acha que fala mal de tudo o que é encarnado é o caminho a seguir. Paulo Bento (que usufruiu desta doença, senão não tinha ficado lá 4 anos) teve toda a razão quando saiu e disse que aqui se pensa demasiado no benfica. É um facto…e o exemplo que tu dás eu presenciei em pleno Estádio de Alvalade (não exactamente esse mas no mesmo dia). Lembro-me de ir preparado para uma grande manifestação (a seguir aos 7 de Munique) e até fui com bastante antecedência para o estádio. Entrei nas calmas e fui sentar-me mais para cima (Superior Sul A) para poder ver a tv que estava a dar o benfica e ainda não havia ninguém em aquecimento. O benfica perdia e qual não é o meu espanto que quando Patrício entra em campo se ouvem primeiro assobios (meus e de mais uns quantos) e de repente somos abafados por…palmas. :inde: Palmas para quem tinha gozado e humilhado um clube centenário e que nasceu para ser dos maiores da Europa. Eu não desisti e assobiei sempre que pude nesse dia, mas ouviam-se sempre mais palmas que assobios, chegando a haver pessoas agredidas (vi com os meus próprios olhos) por membros de claque por estarem a assobiar e a insultar os jogadores. Foi neste dia que eu perdi toda a minha esperança no Sporting, porque quando se perde a esperança nos adeptos que podem mudar as coisas, perde-se em tudo. Há coisa de uns meses renasceu num Sporting-Atlético…mas não sei se sou eu que quero que essa esperança renasça ou se ela é mesmo real. Sei que dói tanto ver o Sporting assim como dói perder as pessoas que mais amamos.
O anti-benfiquismo não é nenhuma doença , é antes uma característica intrínseca a cada sportinguista que se preze , isso não acontece por acaso , mas sim de uma longa história que persegue a relação entre os dois clubes desde a fundação.
Tirando alguns excessos pontuais , é perfeitamente normal , aliás se não houvesse esta rivalidade histórica nem o Sporting nem o Benfica teriam os adeptos que têm.
A crise actual porque passa o Sporting não tem nada a ver com isto , que culpa tem esta rivalidade , de os actuais dirigentes na linha dos roqueteiros nos últimos 14 anos terem baixado a fasquia de objectivos do clube a tão baixo nível bastando ficar à frente do Benfica para estar tudo bem , a culpa do actual estado de coisas não é disso até porque esta rivalidade é tão antiga como a fundação dos clubes e os roqueteiros só têm 14 anos.
Tirando alguns excessos que não são admíssiveis , matar esta rivalidade é um pouco como matar tambem o Sporting , ser anti-benfiquista faz parte do nosso dna , e isso é uma das constantes do nosso universo , se isso algum dia acabar é porque o Sporting já não existe.
O problema actual do Sporting está antes demais nele próprio e não na relação com outros clubes.
:arrow:
Anti benfiquismo é o nome que os orcs dão a uma invenção das suas cabeças para justificar o quão enormes são. Nas suas cabeças crêem que os outros têm mais rivalidade em relação a eles, do que eles em relação aos outros. Mentira e isso espelha logo o seu egoísmo e palas.
Para mim é simples: com o mal dos outros posso eu bem. Especialmente o mal dos dois grandes que competem pelo mesmo objectivo. Na eventualidade do SCP ficar arredado do título muito antes de o campeonato acabar (como este ano) é óbvio que não quero o bem do rival directo mais provável vencedor. Se fosse o porto seria anti-portista. Como é o beifica, sou anti-benfiquista.
Para mim só há três resultados que me metem feliz: vitória do Sporting, vitória do Sporting e vitória do Sporting.
O anti nada mais é do que um “não gosto”. E eu não gosto de mais ninguém a não ser do SCP.
Parabens.
Melhor pensamento passado para a escrita ficava tao bem.
Parabéns pelo texto devemos nos preocupar mais com o SCP do que com os outros sejam quem forem com todo o respeito pelas opiniões de cada um penso eu de que estamos a fortalecer o SPORTING mas para isso temos de estar unidos portanto a todos vos peço todo o apoio a esta enorme família SPORTING CLUBE DE PORTUGAL sim (de Portugal)
Saudações Leoninas
Argilvaia
Concordo com quase tudo nesse excelente texto.
Mas não faças dos lampiões uns santos, porque não são, e as influências a favor deles são mais que muitas. Dentro e fora do relvado. A tal máquina trituradora do Jesus já teve jogos complicados, empates comprometedores, transformados em vitórias por 1 golo, fruto de lances “engenhosos”. Com o Braga, em Leiria, em Guimarães…etc etc
O pessoal simplesmente quer que seja o Braga campeão , porque a alternativa são os lampiões. O mesmo se aplicava se fosse o Braga na luta contra os corruptos, eu como Sportinguista ia sempre ter preferência por um Braga campeão do que uns corruptos. É tão simples que para mim não é anti-nada primário. É só pura lógica, são os nossos 2 maiores rivais e como tal não os quero a vencer nada. O mesmo se aplica às competições Europeias, não sou incoerente e não quero que eles ganhem lá fora. Ganhar lá fora dá-lhes prestígio, dinheiro etc etc , que se traduzem numa maior força interna. Eu não quero isso.
Quanto ao anti-qualquer coisa acima do Sportinguismo, epah isso NÃO!!!
Mais problema que o anti-benfiquismo que eu até acho que não é problema nenhum e já o disse atrás , é a falta sim de anti-portismo.
Vendo por este prisma se formos a colocar nos dois pratos na balança a falta de anti-portismo tem nos sido muito mais prejudicial do que a continuidade desde sempre da existência do anti-benfiquismo.
Neste aspecto a solução não passa por acabar ou pôr fim ao anti-benfiquismo , passa sim por aumentar e afirmar de vez o anti-portismo.
Deixem estar o anti-benfiquismo que está bem assim como está.
Se há alguma coisa que está mal e não é normal não é a nossa relação com o Benfica , mas sim a nossa relação com o FcPorto.