Nuno Santos

Tecnicamente é bastante acima da média em várias ações com natural foco no seu cruzamento.

Agora o que é com bola no pé (descontando o fraco 1x1) é tudo o que não é sem a bola.

https://x.com/SportingCP/status/1841585356958822623

2 Curtiram

O Nuno que me desculpe, porque não quero parecer um mal agradecido, mas não está ao nível que é necessário na champions… Não está, é um jogador demasiado limitado para este tipo de jogos, notou-se uma diferença tremenda quando entra o Maxi, principalmente em termos atacantes. Já ando a dizer isto do Nuno há uns 2 anos, pelo menos, é o jogador que menos aprecio no nosso plantel, porque acho que lhe faltam coisas essenciais para jogar num clube como o Sporting, principalmente a visão de jogo em progressão, tem quase sempre linhas de passe para o meio ou frente e joga invariavelmente para trás, irrita-me a níveis que não consigo explicar.
Acho que vai evoluir como um bom suplente do Maxi.

estive no estádio e reparei que o nuno foi o primeiro a abandonar os agradecimentos aos adeptos e que até um jogador/staff foi atrás dele.
não sei o que se passa mas era importante começar a ganhar o ritmo competitivo que apresentou no passado.

é completamente incapaz de enfrentar o 1 para 1 de frente. por isso, ou tem espaço livre ou joga atrás.
eu não critico, é uma forma de contornar essa incapacidade. reconhecer as nossas falhas é uma virtude.

agora, andar chateado porque outros jogam na vez dele, ou porque joga menos do que acha merecer… eh pá… já não é um menino, não há pachorra para birrinhas.

3 Curtiram

Muito competitivo e forte a atacar a cruz, rematar…,mas o Maxi é melhor jogador, sem dúvida alguma!

Tem dias. Depende da disposição desse dia.

Mas é verdade que, em certos momentos, ele é cirúrgico. Mas quando começa a ferver, o discernimento desce e a qualidade da execução sofre.

É uma incapacidade que ele tem e tenta contorná-la, claro que sim, o problema é que quando contorna essa incapacidade é a equipa e que sofre. Daí estar a dizer que não está ao nível que precisa. Acho que é um jogador que faz falta ao plantel pelo aqui que dá fora das 4 linhas, mas começa a perder essa importância quando faz as birrinhas. E isso, é intolerável. Não pode “minar” o que mais sagrado tem esta equipa que é o espírito de irmandade e luta.

Não é apenas uma questão de uma técnica apurada em alguns gestos. É uma questão de atitude com bola.

Certo, o drible é um aspeto fraquito nele (cada vez mais, diga-se). Mas ele “carrega” muito a bola. E não é fazer “rotundas”, é mesmo levar a bola para a área adversária partindo do seu meio-campo ou carregar a bola até ao último terço.

Agora, interessa mesmo se a vai a fintar ou se a malta é porreira, resolve ajudar e sai da frente?

Já achei mais isso. Durante um certo período de tempo, o que eu notava era que, se não lhe pusessem a bola redonda no espaço disponível para ele correr, ela volta para trás.

Mas acho que isso está muito ligado à sua disposição momentânea.

Uma vez perguntei, porque é que o Nuno Santos não tem um impacto semelhante ao que tem o Grimaldo, por exemplo. Eu acho que isso se deve ao “software” e não tanto ao “hardware”, apesar de achar a limitação que ele tem de jogar com o pé direito uma coisa difícil de compreender. Não seria caso para lhe pedir virtuosismo, mas há movimentos básicos em que o pé direito é perfeitamente inútil. E isso reduz-lhe os ângulos de visão e de passe.

Olha que olhando ao dados… Aqui a questão é se estes foram resultado da escolha de jogos que teve na época passada ou não.

São jogadores diferentes. Mas olha que comparando a última época com a última do Grimaldo no benfica, nesse campo, a diferença não é grande.

pois… não dá como não considerar esse fator.

quanto às limitações técnicas… são inegáveis. não tem pé direito e não é capaz de ultrapassar ninguém no 1 para 1. no passe, receção, remate e/ou cruzamento… nada a apontar, bem pelo contrário. (e já não é pouco)
agora, é um tipo inteligente. não tenta fazer o que não sabe.

o “carregar” a bola… se me dizes que sabe aproveitar o espaço deixado pelo adversário ou construído pelos companheiros, isso sim, sabe. sem dúvida. agora ser ele a inventar esse espaço? não. não é a praia dele.

mas também não pode andar a fazer birrinhas porque outros calçam mais ou calçam em jogos mais importantes. é o que é.
gosta gosta, não gosta, tenta outras aventuras.

e eu gosto muito dele, note-se. mas isto tudo é conversa para boi dormir. se há gajo que sabe gerir o Nuno Santos é o Amorim.

1 Curtiu

1 Curtiu

Mas é complicado dizer também o contrário, pois numa fase boa é mais fácil ter também sucesso em outros contextos. Ele neste momento não está na sua melhor forma, nem nesses, nem nestes. Houve tempos em que o Nuno era dos que menos sentia o impacto dos adversários mais poderosos. É por isso que me faz alguma impressão ler que ele vai abaixo em jogos mais exigentes do ponto de vista mental.

Que é uma enorme virtude.

Não é de todo o único jogador no plantel que faz aquilo (mesmo utilizando vários recursos para o fazer). Junta-se outra coisa, por vezes consegue-o com dose de brilhantismo ou até exceder essa área.

E eu acho que o pé direito dele não é assim tão mau quando prega. Acho que está demasiado rotinado a desenrascar-se apenas com o pé esquerdo e cada vez mais tem a desculpa perfeita para apenas usar aquele. Seja como for, é o que é, interessa é o final. Embora acabe por o limitar em muitas coisas, até no 1x1.

Não acho que seja tanto birra. Acho que fica fodido, sim. Mas não birra no sentido mais restrito da coisa.

não é do ponto de vista mental, é mesmo do ponto de vista de qualidade. nos jogos com equipas mais fortes o espaço “sobe de preço” e ele, sem espaço, é um jogador banal. lutador, abnegado, mas banal e praticamente inofensivo ofensivamente, dadas as tais limitações no 1 para 1.

chama-se a isso… birras de adultos. :disguised_face:
poucos sorrisos, mesmo quando as coisas correm bem, acaba o jogo e metem-se logo no balneário, etc…

mas antes isso de co*nas moles, note-se.
enquanto o mister tiver mão na coisa, isso só aumenta os níveis de exigência para todos, dentro do balneário.

Os dados são factuais. Mas, creio, os mesmos são influenciados pelo “fluxo” de bolas que ele mete na área. E ele até lança bem, de maiores distâncias.

Mas podia ser melhor no jogo interior (daí a questão da comparação com o Grimaldo), podia aparecer mais vezes por dentro, em posição de rematar ou de fazer o último passe de forma mais simples. Sei que será difícil porque, a tal limitação da utilização dos pés, lhe tolhe a capacidade para tentar tabelar com colegas. E não é que eu ache que ele não consiga, acho que ele acha que não consegue.

O Nuno tem um conjunto nuclear de características que o deveriam ser um jogador de nível superior ao que tem. Acho que o software, às vezes, crasha.

A última época do Grimaldo, no Benfica, é de um jogador exposto às suas fragilidades defensivas, por jogar numa defesa a quatro. No Leverkusen, está mais defendido nessa matéria e tem mais liberdade para ocupar espaços no ataque, por fora ou por dentro.

Isso é outra ciosa. Mas olha que já li aqui que ele não tem o estofo mental para jogos “grandes”. Ainda recentemente era considerado pelo contrário.

Como disseste, antes isso que conas moles. Não gostou? Ainda bem! Arranja merda no balneário? Então tudo mal. Anda fodido e mete ainda mais o pé nos treinos. Tudo bem.

Olha que não. Eu em tempos teci considerações sobre jogadores elogiados pela criação de jogo ofensivo, mas que na realidade , tendo em conta os dados, era mais despejar bolas que outra coisa. Aqui não é bem assim. É claro que há sempre condições: raros os casos em que a percentagem de aproveitamento é excecional e claro que estamos sempre dependentes que quem recebe o passe/cruzamento.

Está tudo certo. Mas estavas a comparar o jogador cá ou na Alemanha?

1 Curtiu

Ao da Alemanha, porque o de cá, com as suas fragilidades defensivas, eu não o queria. Sendo certo que era previsível que uma formação como a nossa o favoreceria.

Mas toda aquela equipa joga patamares acima. :grin:

12 Curtiram