Uma coisa são as criticas (positivas e negativas) ao Sporting (a quem o representa, aos seus processos e rumos, e até aos seus principios), outra bem diferente são as criticas ao espaço que permite que todos nós possamos deixar a nossa opinião (seja ela positiva, negativa, sempre positiva ou sempre negativa).
Noutro tópico parte dessa discussão foi tida, e ficou claro (pelo menos para mim) que a postura da Administração deste espaço é em primeiro e ultimo lugar a de defesa do espaço em si, e não a defesa do Sporting, que é feita pelos órgãos eleitos e pelos associados em nome individual.
O Carlos (como outros antes dele, e não necessariamente do mesmo campo ideológico) acha que este espaço é um antro de inimigos do Sporting e uma ferramenta atentatória do próprio clube (os do campo oposto acham, ao contrário, que não se faz o suficiente para “combater” quem tem o poder no clube) e que, por isso, deveria alterar processos ou “fechar”. Com base nesse entendimento segue uma postura de participação “negativa”, colocando sempre em causa a simples existência de um espaço que, aqui entra a minha visão, serve acima de tudo e quase exclusivamente, para que TODOS os que quiserem possam partilhar ideias e experiências com outros sportinguistas.
Não estou a colocar em causa a postura do Carlos como associado, que entendo ser de grande valor (estará mesmo nos 5% de sportinguistas que melhor contribuem para que o clube seja grande) mesmo se discordo dele 90% das vezes, coloco em causa o seu contributo para um espaço que se quer manter livre de forma a que todas as opiniões possam ser partilhadas, independentemente da repercussão e da critica (positiva o negativa) que possam vir a ter.
Olho para o Carlos e vejo-o como a outra face da moeda leonina, tendo num lado o Chirola. São os “representantes” do radicalismo verde, cada qual a contribuir conscientemente da forma que julgam melhor para o clube, mas cada qual no oposto do mesmo campo.
A diferença é que o Chirola, pelo menos que me lembre, não coloca em causa este espaço de debate, o Carlos sim.
Ambos acreditam que são os verdadeiros defensores do sportinguismo, um a falar muito mal, o outro a falar muito bem… e ambos estão errados, mas só um “ataca” repetidamente o fórum, colocando mesmo em causa a sua existência.
Estivesse por aqui um forista (chamemos-lhe X) com a mesma postura, ainda que a defender posições até consentâneas com a minha, mas que entendesse criticar o fórum da mesma forma repetida, e obteria da minha parte o mesmo tipo de desagrado.
Não tive problemas nenhuns em “aconselhar” o Carlos a seguir com a sua “luta” para colocação de publicidade à adesão de novos associados, não me causa nenhum transtorno que ele mantenha a sua “luta” contra a inacção ou a falta de participação dos sportinguistas, “escondidos” atrás de um teclado, mas discordo, não gosto e exijo que tenha respeito pelo espaço que lhe permite fazer tudo isso.
Aliás exijo-o a ele e à Administração do fórum!