Novo Website do Sporting Clube de Portugal

'Tá bom! :great: Assim já algo com apresentação e principalmente a loja online estão MUITO melhor! :clap: :clap: Tem mais artigos para venda, sim senhor. Mas ainda não tem todos os que estão à venda na loja Verde e deviam estar todos. Por exemplo, porque é que não se pode comprar online a lindíssima camisola do râguebi? Porque é que não estão online os artigos para senhora como a roupa SPW, ou as camisolas para homem? Isso são coisas que se vendiam como o milho!

os dos costume que não gostam de nada… não gostam… coerentes.

agora escrever que os conteudos são os mesmos, ou andam a dormir ou foram a outro site.

Quanto às melhorias, de facto há alguns erros e coisas que podem melhorar e para isso há também um email para essas sugestões
mensagensscp@sportmultimedia.pt (não gastem o teclado todo aqui, não vale a pena). Eu já fiz a minha parte e aliás notei que o que sugeri ou reparei estar errado hoje à tarde, entretanto já foi alterado. Bom sinal.

Há muito que era essencial um novo espaço na net e o Nosso novo site está de facto BRUTAL, com excelentes cores, forma de navegar, conteudos, fotos e videos e a História… Fortíssimo!!!

Para quem pergunto pela agenda aqui está: http://www.sporting.pt/noticias/agenda/agenda.asp

p.s.: Sportinguistas de Tecl@do!? Não Obrig@do!!!

os dos costume que não gostam de nada... não gostam... coerentes.

Tb existe “os do costume que gostam de tudo…gostam…coerentes” :whistle: :whistle: :lol: :lol:

SL

Acho que está diferente, mas não muito melhor. Acho-o super confuso (pode ser de ainda não estar habituado), com uma primeira página que tem para lá tudo e mais alguma coisa ao monte e não vejo nada de tão inovador assim.

Confuso, e com uma fonte que não lembra ao diabo. Curiosamente, o site aparece melhor no smartphone do que nos vários browsers que já testei no desktop (estou num pc com windows, ainda não experimentei com outros SO e browsers menos mainstream).

Enfim, pelo menos está de cara lavada. Pode ser que seja uma indicação de que o site vai passar a merecer mais atenção como elemento vital da imagem e comunicação do clube com os seus adeptos.

verdade seja dita que, ultimamente, o antigo site já era muito mais vezes actualizado que há uns meses atrás.
eu gosto do site. se calhar por ser diferente.
uma das poucas coisas que vi de positivo no Sporting este ano.

edit
espero que um assunto que tem todo o interesse para os sportinguistas, a construção do pavilhão, seja devidamente esclarecido, publicado, divulgado no novo site, e não só no jornal do clube, meio de comunicação que cada vez mais é o meio oficioso de propaganda da direcção.

O site tem de facto muito mais conteúdos. Nem tem comparação possível. Vou demorar dias a ver tudo. :mrgreen: Os estatutos estão online, finalmente. A informação relativa à SAD é muito mais extensa. Tem todos os relatórios e contas, por exemplo. Só acho que falta dar mais destaque ao estádio, com fotografias, visita virtual, esse género de interactividade. Outra coisa que detectei é que na zona dos sócios não nos é possível actualizar os nossos dados, apenas vê-los. Também não se vê a fotografia. Aquela área do site ainda não está terminada, nota-se. A página dos núcleos está muito engraçada. Mas não consigo abrir as janelas. Se calhar também ainda não está tudo funcional. Vou seguir o conselho do Carlos e fazer também uma lista de sugestões e detectar lapsos para depois enviar um e-mail para o Sporting.

Gosto da mudança mas demora 1pco a habituar, tem mto +conteudos e 1 visual + apelativo, no entanto a 1ª pag está demasiado confusa… Tem potencial para se tornar num excelente site, é preciso é corrigir o que está mal e continuar a tentar introduzir + novidades.

Ainda estou a explorar o novo site e as primeiras impressões são extremamente positivas! Há coisas a melhorar, nomeadamente o verde escolhido para as hiperligações(fica difícil de ler)! Mas no geral parece-me excelente!

Há quem diga que é apenas um lift ao anterior: das duas uma: ou não visitaram o anterior ou a vontade de dizer mal por tudo e por nada é tão grande, que já sai “incontinentemente”!

Pá, volto a reforçar … tou a gostar !

Agora, as fichas dos jogadores já tão activas (pelo menos as da equipa de futebol … das modalidades ainda não) e embora não existisse muito por onde mudar nesse aspecto, a verdade é que gosto mais destas …

Foto grande (como no anterior, mas no anterior haviam jogadores sem foto) … toda a info ao lado (o cinza para cor da fonte, em fundo branco, parece-me mal … a rever) … por baixo, um pequeno (20 e tal segs) video do jogador em questão … e no fim, a galeria de fotos do jogador em questão.

Pequenos pormenores, mas que me agradam !

Amanhã, explorar mais um bocado…

Os vídeos dos jogadores poderiam estar bem melhor, de resto estão de parabéns :clap:

P.S.: Alguns vídeos (como o de Izma) contêm o sonoro das assobiadelas ao jogador, acho que era escusado. E poderiam mostrar mais golos de alguns, como o Veloso, que também tem um vídeo brindado de assobios…

Lembrei-me do apito vermelho numa caixa de Gamebox :angel:

Diz-me uma coisa: essa subserviência toda é paga à vuvuzela ou por acaso és capaz de respeitar outros com opinião contrária?

Não consigo perceber como é que o layout do novo site consegue ter tão boa aceitação… é simplesmente das coisas mais feias que já vi… muito mau mesmo…

Não desgosto das cores e dos efeitos, mas a organização é um susto.
Ao contrário do que alguns disseram, acho que o vídeo de apresentação do JEB está bom (tás a ver, JEB? de vez em quando até te elogio), no entanto ele podia ter feito um esforço para decorar o texto - é um pouco irritante vê-lo sempre com os olhos no teleponto.

Continuando no site, a usabilidade é terrível. É demasiada informação naquela primeira página (não contando com a intro).

Não sei se também vos acontece nos vossos browsers, mas existem problemas na codificação dos caracteres portugueses na classificação do campeonato (visto no chrome). Trabalho precisamente na criação de sites e aplicações web e este tipo de coisas são precisamente aquelas que não podem acontecer.

Nenhuma das páginas do site passam nas validações da W3C. Para quem não sabe, isso significa que apesar de o site parecer bem feito aos vossos olhos, na realidade significa que tem erros de programação. A vantagem de ter um site que passe nas validações da W3C garante que todos os browsers possam mostrar o conteúdo (mesmo que falhe a forma). Os browsers mais habituais têm formas de dar a volta a estes erros que as páginas têm e por isso normalmente mostram as páginas como deve ser. Mas também por isso, são mais lentos e pesados. Páginas com este tipo de erros poderão ter problemas de visualização em browsers mais leves como alguns dos que estão nos telemóveis e PDAs.

Por exemplo, a página da história tem 219 erros e 15 avisos: http://validator.w3.org/check?uri=http://www.sporting.pt/clube/historia/historia.asp
Uma das páginas da academia tem 773 erros e 16 avisos: http://validator.w3.org/check?uri=http://www.sporting.pt/Academia/Escolas/escolas_abrirescola.asp :cartao: :cartao:

O nível de acessibilidade é também um problema. A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP é o organismo público português com a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação. E tem um site (http://www.acesso.umic.pt/) que permite testar se as páginas de um site passam nos testes de acessibilidade para que cidadãos com problemas de acessibilidade (cegos, surdos, deficiência motora) não encontrem grandes barreiras no acesso à informação. Curiosamente, grande parte destes testes também interessam às pessoas possuidoras de telemóveis e PDA’s com acesso à internet, pois devido ao tamanho dos ecrans, muitas vezes os sites não são navegáveis com estes dispositivos.

Nenhuma das páginas do site do Sporting que testei passam sequer no nível 1 de acessibilidade. Preocupante.

Também no que diz respeito a SEO (Optimização para motores de busca), quase nada foi cuidado.

A Web semântica tb é coisa que não existe naquele código. Não há separação entre conteúdo e apresentação, com a utilização de tabelas para criar o layout, a utilização de elementos de apresentação que são obsoletos, etc.

Por fim, o peso das páginas… o código das páginas têm tantos problemas e está tão cheio de porcarias que ajuda a que o site seja muito lento. A outra razão para esta lentidão é o código ser ASP, que como disse outro forista é uma linguagem obsoleta.

Outra hipótese para a lentidão do site é estar alojado no mesmo servidor que os sites do benfica e do porto.

O IP do site do Sporting é 212.55.150.201

O IP do site do Porto é 212.55.150.203

O IP do site do Benfica é 212.55.150.205

Como os servidores poderão ter vários IPs associados, é provável que os 3 sites (e sabe-se lá que mais) estejam no mesmo servidor partilhado…Os oliveirinhas é que a sabem toda.

Ao contrário do que os alinhados com esta direcção podem pensar, com isto tudo não estou a criticar a direcção (desta vez).
Critico sim a Sportinveste por um trabalho de péssima qualidade na realização deste site. A nível técnico a “programação” do site não tem qualidade.

Trabalhei num centro de investigação da Universidade Nova e como programador era “obrigado” a que todos os sites que fizesse passassem em todos estes testes e validadores. Hoje, os trabalhos que faço para as empresas com quem trabalho passam em todos estes testes. E grande parte das empresas de criação de sites já têm estes cuidados.
É triste que uma empresa com tanto capital e clientes tão importantes como os 3 grandes do futebol português, faça um trabalho de tão má qualidade técnica.

Fala quem percebe do assunto. :great:

Uso o Chrome e também me acontece isso. Experimentei com o Firefox e IE, e nestes está OK.
Um aspecto a corrigir…

Provavelmente deve-se ao facto de trabalhar também nesta área, mas vejo que o novo site tem muitos problemas que têm de ser resolvidos antes de se poder dizer que está bom.

Como ponto positivo, o relift gráfico está interessante: as cores e fontes escolhidas são agradáveis.

Como pontos positivos, a minha opinião vai no sentido daquela expressa pelo dmalmeida:

• página muito lenta

• erros grosseiros no código. Só para termos uma ideia, a W3C tem um serviço para validar as páginas de acordo com os standards. A página inicial tem: 283 Errors, 18 warning(s).

• O posicionamento do conteúdo é confuso e não é homogéneo. Veja-se o printscreen do Paracelsus na página anterior: a “área do leão” está a meio da página; noutra secção está colocada no canto superior direito da página (onde devia).

Se resolverem estes “pormaiores”, podemos ter um óptimo site.

dmalmeida, enviaste o teu post para o endereço das sugestões?

Parece-me uma passo em frente, o site anterior era pouco mais que pobre e em termos de grafismo há claramente uma evolução, gostei! :great:

O anterior era tão mau que qualquer coisa diferente é bem recebida. No entanto, e como já foi dito, há ainda muito trabalho pela frente (a nível de organização da home-page e dos conteúdos do site).

Gostei de ler a opinião do dmalmeida.

Porque a criação e gestão do site não é entregue a verdadeiros sportinguistas?