Novo Presidente do Sporting

Se eu acho que, atualmente, mesmo o Bruno (que será sempre quem eu quero à frente do Sporting, apesar de não ser uma obsessão e ter a noção que, para já, é impossível) para voltar a entrar, não podia ser a disparar em todas as frentes ao mesmo tempo. Mas há uma diferença entre não entrar a matar, e ser-se realmente conivente com certa gente.

O Vieira andar em projetos com a Garcia Pereira… epa, pronto. O que é que eu posso dizer em relação a isso? Eu percebo a ideia da pluralidade, mas depois torna-se difícil dissociar.

Histórias dessas existem muito por culpa de comentários depreciativos que BDC fez a Carlos Vieira, não me admira que depois narrativas como essa do Ricciardi surjam do nada e sem qualquer base de sustentação…

Existe quem conhece pessoalmente o Carlos aqui no forum, se isso fosse verdade já se saberia há muito tempo.

Como disse, o sucesso de uma eleição do Carlos Vieira depende muito daquilo que será a reacção de BDC a uma nova candidatura do mesmo.

Porque a grande parte do eleitorado de Carlos Vieira seria sempre sócios com forte ligação a BDC, obviamente que o possível eleitorado do Carlos não são sócios votantes em Varandas…

E depois como referi vejo o Carlos como uma excelente opção para a SAD, para Presidente precisaria de uma pessoas com mais carisma e sobretudo um bom comunicador.

Porem não considero isto um cenário perfeito, pois por norma sou contra esta divisão de poderes. É necessário uma grande sintonia para haver esta separação de poderes (por norma o Presidente da SAD também Preside o clube).

Mas neste momento também não existem cenários perfeitos para o clube, este seria pelo menos aceitável.

É um cenário a que eu, quer concorde quer discorde, reconheço lógica. Não é uma tontice, não.

De qualquer das maneiras, podemos especular à vontade. Só vendo, quando chegar à altura. Preferia um projeto como esse, em que não tenho a certeza sobre o sucesso de algumas vertentes, do que projetos que são fraquíssimos à partida, com as personagens do costume, da dinastia que já se conhece de trás para a frente.

Sim.
Aquela declaração dele no comentário semanal da radio estádio não foi inocente… obviamente!
O que me agrada e muito!

O Vieira é outro q devia ter aprendido. Até porque sofreu na pele.

O pecado foi, como dizes, a forma como geriu outras guerras. Na verdade, BdC sentou à mesma mesa gajos que não se podiam sequer ver. Porém, o clique final foi o desnorte dos últimos meses de mandato. Já antes da AG de Fevereiro se percebiam alguns sinais de que algo não estaria dentro da normalidade do que foi a sua conduta, que pareceu ser mais extrema, menos domada e doseada. Tem o seu píncaro em Fevereiro, com a rábula da AG, onde acaba por criar um cisma entre muitos dos seus apoiantes. A partir daí, tudo eram gotas de água que faziam transbordar o copo. Quem dele não gostava, apenas teve que ir alimentando o cisma.

Do meu tempo de sportinguista, não tenho qualquer problema em render-lhe homenagem como sendo o melhor presidente que vi, durante a esmagadora maioria do tempo do seu mandato. Mas é-me particularmente assustador pensar que o melhor que temos é também um tipo de temperamento volátil e imprevisível, que nem sempre tomou as melhores decisões a ponto de ter permitido que lhe fizessem a cama, como fizeram. No fundo, num certo período, nem para ele foi bom. E isso também pesa na balança.

Quando, a certa altura se falou no BdC bom, i.e., um candidato com todas as suas virtudes mas sem nenhum dos seus defeitos, achei curioso esse desejo. Não deixa de ser utópico.

Como o Bruno, não vai aparecer ninguém. Será sempre alguém diferente. E na diferença de personalidade deve residir o acervo de qualquer mandato a cargo de outra pessoa.

O BdC tinha coisas fantásticas e tinha coisas horríveis. Mas, pessoalmente, convivo mal com a tempestuosidade que sempre trazia a si associada. Essencialmente, porque nem sempre reconheci méritos a todos esses seus momentos. Nem sempre foram necessários ou úteis.

E cheguei aqui a dizer que, muitas vezes, a forma sobrepor-se-ia ao conteúdo. Muita gente alertou para isso, também. Que a mensagem podia não passar por conta do estilo. E como muita gente não olha para o conteúdo, antes se deixando seduzir pela forma, não era descabido pensar que isso lhe desgastaria a imagem junto de gente que até o tinha apoiado.

Para os últimos meses…não tenho palavras para qualificar um realidade que me parecia saída da ficção científica.

Mas menos palavras tenho para o inenarrável conjunto de alternativas, que vão aparecendo. Tirando os elementos da sua própria equipa, não consigo realizar como é possível ver tanta imbecilidade de falta de capacidade nos candidatos que se vão anunciando.

3 Curtiram

Pois, lá isso é verdade. Temos de aguardar para ver a equipa que vai montar.

O Carlos Vieira pode ser candidato a partir de quando?

Há muitos rumores. Já se falou no Ricciardi, já se falou no Miguel Albuquerque, agora até já li no Bruno de Carvalho… há um rumor, no entanto, que me parece que pode ter alguma sustentabilidade.

Depois, tens sempre o efeito RA. Se ele não aceitar uma candidatura, ardeu. O CV até pode ir para tribunal mas tal nunca lhe traria beneficio em tempo útil. E quando és afastado 2 vezes de eleições, desta forma, ou te tornas num mártir (e num desígnio para uma franja de sócios) ou és visto como um amaldiçoado, que anda sempre a caçar gambuzinos.

Parece-me que na interpretação literal dos estatutos Vieira não pode ser candidato, ponto. Porque tem uma interrupção do tempo de sócio (forçado por outrém ou não).

De qualquer forma isso facilmente se contorna, dando a cabeça para liderar a SAD.

Vieira + Albuquerque, dos exemplos que aí tens, seria uma candidatura forte, por exemplo.

Março ja se pode candidatar.
Se nao estou em erro👍

Pode sim.

Não é assim. Ele não deixa de ser sócio. Ele apenas deixou de exercer os direitos de sócio. A questão que se coloca sobre a interrupção é outra: está relacionada com o não pagamento de quotas. Mas, creio não estar equivocado, se disser que há uma disposição nos estatutos que indica que, pagando-se as quotas atrasadas, se considera ter sido ininterruptamente sócio, a propósito de sócios que fiquem sem pagar as quotas e queiram recuperar a antiguidade de sócio. Portanto, creio que tal é mais facilmente aplicável a um sócio suspenso por determinado tempo. É até discutível que o sócio fique suspenso nos seus deveres, durante a sua suspensão. Logo, é até discutível que os serviços se possam recusar a receber as quotas, enquanto o mesmo estiver suspenso.

O problema é que já dá azo suficiente para lhe meterem uma armadilha no caminho e o forçarem a ir a tribunal, algo que da última vez foi suficiente para ele desistir. Bom, só perguntando directamente.

Não sei porquê, não acho que o CV seja a solução ideal para o Sporting, mas tenho a certeza que será a melhor do que as que já se profiram para concorrer! Que venha as candidaturas, acredito que o varandas não dure muito mais e será necessário analisar com tempo todos os que se vão candidatar!

Vieira encontra-se ainda a cumprir a segunda de duas penas de suspensão mas, a partir de 2 de março, estará de novo em condições de concorrer ao cargo (mesmo à luz da regra do pagamento de quotas, que remete para cinco anos seguidos ininterruptos).

Exactamente. O problema é mesmo esse.

Dá lá uma olhadela no artigo 28º, n.º5 dos estatutos.

Podiam ter aplicado uma sanção acessória de proibição de exercício de funções em órgãos sociais. Mas não aplicaram. Se não aplicaram uma norma que, sem qualquer necessidade de interpretação, lhe limitava esse direito, no fim da suspensão (pois na sua vigência é óbvio que ele não podia exercer fosse o que fosse), como é que argumentam, agora, que ele continua a não poder ser titular de órgãos sociais?

1 Curtiu

Enquanto continuarmos com eleicoes que excluem os sócios suspensos e expulsos, nunca vamos sair da lama. Assim que comecar a correr mal, vão sempre existir martires e fantasmas.

:+1: É por aí.

Quanto ao que argumentam, olha, até é fácil, ele rapidamente leva 30% do eleitorado sem grandes esforços. Eles tudo farão para o abater.

Não é daqui do fórum, mas não deixa de ser notória a esquizofrenia generalizada do adepto do Sporting, quando agora saliva por um antigo vice-presidente, que há coisa de dois anos (ou menos) suspendeu da condição de associado. Clube de malucos.

1 Curtiu

Depende em que lado te situaste, nessa altura. Se alguém apoiou as decisões da comissão de fuzilament…perdão, fiscalização, é natural que possa ser confundido com um esquizofrénico, agora que “saliva” pelo Carlos Vieira.