Nem um nem outro nem tu.
É verdade, mas não reúne consenso. E depois, não me surpreendia que começasse a fazer jogos duplos com SLB ou FCP …
Tu a falar de rescisões. Foda-se. Que falta de vergonha.
Jaime Marta Soares para presidente do grande Sporting clube de Portugal
Não tens noção daquilo que dizes! Os meus princípios não estão à venda!
Escrito por mim no verão de 2018 sobre os jogadores rescisores:
Dos habituais candidatos Carlos Viera é de longe o mais competente, não sei se será possível ser candidato, mesmo que possa, terá muitos anticorpos por ter feito parte da direcção de BdC, um pouco mais de carisma também não lhe fazia mal, mas isso seria o menos. Não veria com maus olhos uma presidência mais neutra com Dias Ferreira e Carlos Vieira. Infelizmente julgo que vamos enfrentar tempos negros, o mais provável será Benedito vencer, e julgo que será mais um incompetente. Seja quem for, o Sporting precisa acima de tudo de contratar staff competente para o futebol, enquanto andarmos a ter o futebol decidido por Hugo Vianas, Pedro Barbosas, Manuel Fernandes, Presidentes que vão cumprir o seu primeiro mandato, ou como vi agora sugerido P.Futres da vida, nunca vamos a lado nenhum. O clube é uma empresa, o futebol é o seu negocio, e como empresa tem de ter um plano para médio e longo prazo, podemos ganhar mais ou menos títulos, mas será necessário planos para o futuro em termos de activos (jogadores), mercado, infraestruturas e staff. Não podemos ter todo o futebol a colapsar cada vez que sai uma direcção. Até aparecer alguém que tenha um pouco desta noção vamos andar apenas a brincar ao futebol.
Futre não merece ter nenhum cargo no Sporting. Quando saiu do atlético de madrid, foi para o benfica. Nunca quis o Sporting.
Se um Carlos Viera ou ou alguém dos circulos de BdC ou pelo menos com a mesma mão e cabeça do mesmo não aparecer no Sporting até pode no início ser uns furos abaixo, o Sporting está fddo e continua sem futuro, nem Benedito’s, nem Figos, Pedro’s Madeira e então Futre’s desta vida é esquecer, era para ser igual ou pior ao que este banana (embora ache sinceramente que pior seja impossível, quando o Godinho sendo uma bela bosta era rei comparado a este azelha!).
Como disse anteriormente e volto a citar, um novo/futuro presidente tem de vir com o objetivo de missão de servir o clube invés de se servir do mesmo e mais uma vez reestruturar o clube de uma ponta a outra numa fase inicial e mais uma vez (Isto incluí mexer logo nos famosos estatutos! (embora ache que em termos financeiros possamos estar menos afogados que em 2013, principalmente olhando no que toca ao que se fez de receitas!)), Depois é começar pela calada a fazer Ricciardi’s, Rogérios e afins que não interessam a ninguém cair.
Na minha modesta opinião, neste momento além de Carlos Vieira não vejo ninguém que encaixe no Perfil até porque como sabemos BdC não pode, para isso tinha de ser alguém sério que entrasse se eles nomeassem uma Comissão de Gestão (o que considero improvável!) e revertesse a situação da expulsão, Augusto Inácio embora ache que podesse encaixar, sei de fonte segura próxima do mesmo que nem sequer quer ouvir falar disso, a não ser claro que os sócios e adeptos interessados cheguem perto do mesmo e lhe falem ao coração, mas ainda assim será muito difícil, do resto não vejo mais ninguém no panorama tanto anterior como atual do Sporting com esses requisitos, acredito que exista mas com o “barulho” e execução pública de BdC foi afugentado por completo e ninguém quer meter a cabeça na “guilhotina” que é o Sporting de momento ainda por cima tendo em conta factores como os 71%.
Estamos bem tramados, no fundo é o que estás a escrever. E infelizmente tenho de concordar contigo, o tipo de presidente que precisamos não vai querer se apresentar a eleições.
A única pessoa que eu acredito que tenha qualidade para assumir o Sporting é o Miguel Albuquerque. O Carlos Vieira, não sei porquê sinto que é mais fogo de vista que outra coisa, ele só teve grande protagonismo devido à liderança do Bruno isto não significa que tenha as qualidades do Bruno. Fazer contas é diferente de liderar.
Poiares Maduro? Outro manso?
Fdx…
A cena é que Carlos Vieira sabe no toca a gerir, quanto a Miguel Albuquerque, foi um dos nomes que me estava a faltar na “ponta da lingua”, mas dos quais reconheço qualidades, mas também uma incógnita, talvez entre o Carlos e ele em eleições hoje mesmo o Carlos vencesse.
Apesar de concordar contigo em achar que o director desportivo tem de perceber de futebol seja por experiência de jogador e ser respeitado no meio. Acho que o futre lhe falta alguma capacidade para cargo. Acho que com um bom presidente ao seu lado, Luís figo poderia ter um papel importante na estrutura, pelo conhecimento de futebol e pela cativação de activos valiosos. Par a presidente concordo com o Carlos Vieira ou mesmo o Miguel Albuquerque. Seriam no meu ver, boas soluções.
O Futre?! Mas alguém acha que o Futre tem mais algum interesse que não seja a sua própria carteira?
E pelo andar da carruagem daqui a pouco pensam também no Moutinho, Simão, Inácio, Izmailov, Carrillo.
Como disse, é pena ele não ter a cabeça no foco certo.
Agora o meu ponto é que o Sporting necessita de alguém com o perfil dele. É esperto, tem o engenho das raposas no que diz respeito ao sistema, tem um rol de contactos enorme, tem um à vontade para se meter com quem seja e já viu muita coisa. Falta-lhe a dedicação à causa. Pelo menos eu não lha reconheço, à conta do seu passado e de algumas amizades que preza acima de tudo.
O Sporting não tem ninguém assim, dedicado à causa, há muitas décadas. Ou pelo menos, não sendo dedicado à causa, ache que o sucesso desportivo do Sporting é plataforma ideal para o seu sucesso empresarial. O Sporting é comido de cebolada porque não tem dirigentes que saibam minimamente o que é o futebol, principalmente o futebol português e porque, aliando a isto, são uns anjinhos de primeira. Sempre que tentam arranjar alguém que domine esses mundos, sai-lhes o tiro pela culatra e metem o amante na cama com a mulher.
Agora, sem arranjarem alguém assim, não haverá sucesso. O Sporting não tem hipótese. Nem que arranjem alguém que conheça o meio e tenha os contactos e metam alguém de confiança e dificilmente corruptível, que seja bom a fazer-se de parvo, a apreender tudo e capaz de dar depois o gole de asa em quem não se pode confiar. Mas sem um, dois ou três gajos que conheçam bem o mundo e saibam navegar nele, não vamos lá. E não me venham com os exemplos dos Octávios. Seria positivo ser alguém que não ande a falar de há 30 anos atrás e que seja mais fogo de vista que outra coisa.
De facto, existe alguma dificuldade na leitura e compreensão das coisas. Mas se leres desde o início, talvez seja mais fácil.
Coitadinho do Figo perto do Futre. O Figo dá-se com a malta da nata, não se dá com a malta do fundo do copo. O Futre dá-se com todos. Eu tenho tido umas conversas bem esclarecedoras com malta de perto de empresários. Daqueles insignificantes, mas que fazem o trabalho sujo. Os que metem a mão na merda, a ver se apanham uns restos de comissões ou uns pagamentos por conta, como jogadores que ninguém ouviu falar assinarem pela formação ou colocados em clubes “amigos”.
Acredita em mim, não é o nome do Figo que desvia jogadores. Pode ser um excelente cartaz para abrir linhas de comunicação ou para negociar jogadores de certo nível, mas é um nível para o qual não tens fundos. Pode ser um bom tipo para falar na UEFA, na FIFA, mas não é ele que vai impedir que certos jogadores sejam desviados porque o empresário X ligou à pessoa Y e essa pessoa liga ao responsável W e diz não vendam. Como ninguém no Sporting sabe quem são os X, Y e W, somos comidos. Ou temos de impedir que certo empresário, a meio de uma viagem com determinado jogador, receba uma chamada, diga sim chefe e mande virar o avião, entre aspas. Porque temos de ter alguém que conheça esse tal de chefe e pessoas para quem trabalhe. Queremos que ele sinta que se nos lixar, pode perder negócios. E o Futre, parece-me, é um gajo que tem uma agenda do caraças. E uma bagagem do caraças.
Com isto, repito, não estou a dizer que o escolhia a ele. Comecei a conversa sendo bem claro: é pena que não tenha o foco certo ou que não precise do Sporting, como outros precisaram do benfica na década passada e começaram a trabalhar para eles, ajudando a construir o império de corrupção a que assistimos. E não foi o Rui Costa, que era um copinho de leite a servir de cartaz para os sócios. Disse claramente que é pena não poder ser ele, porque em tudo o resto parece-me que ele tem o perfil certo.
Curioso que ainda ontem tinha comentado (a propósito desta notícia do record), que imaginava que fosse Poiares Maduro que estivesse por detrás do Leonino (isto depois do seu exclusivo no tópico da AG de Destituição). Assim, começo a acreditar numa lista entre este senhor, com Carlos Vieira na SAD e com mais alguns nomes notáveis do universo leonino - Rodrigo Roquette à cabeça - numa nova “lista de salvação” e com a promessa de reintegrar os sócios expulsos (seja GL, seja BdC).
Parece-me que sairá daí a lista que reinará nos próximos tempos, sendo que, no meu caso, dificilmente votaria em alguém que andou a promover aqueles eventos de fantochada na Católica, que ainda hoje é a favor que o Conselho Leonino seja novamente uma realidade e que foi um fervoroso adepto da expulsão do antigo presidente.
O problema é que sempre que ouço o Futre a falar fico com a sensação de que, em termos de jogo, percebe muito pouco (i.e. é raposa manhosa e percebe de bastidores mas não lhe reconheço capacidade para montar uma estrutura profissional virada para o futuro).
Tenho uma opinião que sei que é pouco popular entre os portugueses mas mantenho-a: a pessoa ideal para organizar toda a estrutura de Futebol Profissional e Academia seria o Carlos Queirós.
Não só tem conhecimentos teóricos que não o deixam mal em qualquer parte do mundo, como tem uma vivência e experiência profissional valiosas.
Acho mesmo que ele seria melhor Diretor do que é como Treinador.
Aqui a questão é que com o CV que tem, facilmente arranja trabalho em qualquer parte do mundo, pelo que, eventualmente, não estaria interessado.
Mas ainda assim, depois de tantos anos a viajar, não me admiraria que, com as pessoas certas, ele admitisse voltar a Portugal.
A outra alternativa seria uma espécie de sonho. Um holandês que tem tanto de genial como de casmurro. Mas que conseguiria dar um “abanão” no clube e tirar as pessoas da sua zona de conforto e fazer com que o clube desse um salto em frente: Van Gaal.
Dir-me-ão que é impossível e eu digo duas coisas: adora viver em Portugal e é apaixonado por futebol. Acresce a isso que o Sporting tem potencial para ser parecido com o “seu” Ajax e, se lhe garantissem que poderia trabalhar descansado, acredito que seria possível.
(Entretanto bati com a cabeça na mesa de cabeceira, acordei e vou trabalhar).
O problema do Futre não é a falta de dedicação à causa. É a facilidade com que se consegue corromper o indivíduo. Nesse aspecto, é um indivíduo muito pouco confiável. Não tenho dúvida que seja um gajo com muitos contactos no futebol e é certamente bem mais esperto do que aquilo que aparenta.
Rava, percebo a ideia em relação ao Futre, pena o foco dele e a agenda muito própria, gosta muito de andar a comer em vários pratos e é demasiado “loose cannon”.
Acrescentaria 2 nomes polémicos ao perfil…
Alguem do meio, que se movimenta bem por cá, com contactos e capaz…talvez Antero Henriques, o nome é polémico mas acho que é alguem capaz e com capacidade para ser profissional, um “enorme” entrave será sempre a sua ligação aos tripeiros e os seus planos para um dia chegar ao topo por lá.
Outro seria Couceiro, mas demasiado croquette e com uma agenda própria em relação ao Sporting, tem experiência no cargo, contactos, conhecimento, mas demasiado ligado a um tipo de status no Clube e que seria complicado de gerir.
Nomes para gerir o futebol e não o Clube/SAD.
A ideia que eu tenho de futre, e atenção, pode não ser a correta, é que não tem uma linha de pensamento coerente. E pelo discurso que tem parece me ser alguém com pouca inteligência para o cargo. Mas lá está posso estar completamente errado, a verdade é que o Sporting precisa de se rodear de pessoas competentes e que percebam a mística do clube. O futre tem um historial com o Sporting que abona pouco a seu favor, para mim vale o que vale. Agora também é verdade que não temos muitos ex jogadores bem vistos para director desportivo. Pedro Barbosa até era um jogador bem visto e já lá esteve e foi o que foi, costinha, maniche jogadores portistas e outros também lá estiveram afirmando serem sportinguistas e nada resultaram. Agora está o beto e o Hugo Viana… É certo que muito destes ex jogadores apanharam estruturas fracas, mas temos queimado a imagem alguns ex jogadores, outraora, bem vistos em Alvalade. Olha quem vier tem que escolher uma estruta forte, é a base para qualquer clube, assente num presidente competente e com carisma.