Globalmente a Herbalife factura na casa dos $4.5bn tendo lucros de $400-$500M. Na Europa, Africa e Medio-Oriente, nos 52 paises em que opera, factura $600-$700M. No Mexico, factura $550M anuais. Se considerarmos que a populacao do Mexico situa-se na casa dos 120M, daria em media $4.6/por ano por habitante. Aplicando o mesmo numero medio a Portugal, chega-se a mais que os teus hipoteticos 30 milhoes. No entanto, vendo por outra perspectiva, dos paises de EMEA, o top 3 de vendas sao Russia, Italia e Espanha. Desses 3, 2 (Espanha e Italia) sao dos mais antigos mercados onde a Herbalife opera - sendo estabelecida entre 1989 e 1992, respectivamente. Em Portugal, a Herbalife tambem ja existe desde 1992. Finalmente, diria que poderiamos comparar o mercado portugues ao italiano e espanhol, em termos de costumes (e nao numeros absolutos). Em Italia, em 2013 Herbalife facturou c. $111M. Em Espanha c. $68M. Italia com 60M habitantes e Espanha com 47M, temos media entre os 2 de $1.67 - indicando que Portugal poderia ter vendas “somente” de $16.7M, valor que tambem me parece curto para suportar esses tais €4M que referes.
De notar tambem, que o volume na America do Norte chega aos $900M, sendo os dois paises com operacoes os US e Canada. Se pensarmos que US tem 10x mais habitantes do que o Canada, teriamos vendas anuais de +$800M. O contrato com os LA Galaxy significaria anualmente somente 0.55% de vendas…
Eu acredito que será um patrocinador secundário. Não têm dimensão no nosso país para gastar 3/4 M em publicidade.
Mas esta parceria são boas noticias, é sinal que a direcção está a trabalhar neste dossier (não seria de esperar outra coisa) e que estão a aparecer novos patrocinadores.
Para além de encontrar um (ou vários) patrocinadores principais é muito importante diversificar os nossos parceiros de forma a não ficarmos tão prisioneiros de um ou dois.
Já está no site e tudo, é bem claro quando referem Parceiro de Nutrição.
Não me parece que vá envolver qualquer acordo que englobe namings ou camisolas. De resto parece-me positivo, quanto mais parceiros melhor, até como é referido na comunicação certamente vai permitir cortar custos em alguns suplementos e afins em todas as modalidades.
Ainda não falei de hipóteses para empresas nacionais, também me parece que não faltarão interessados mas não acredito que consigam igualar os valores eventualmente propostos por empresas estrangeiras:
NOS
Vodafone Portugal
(Certamente interessados também numa das bancadas)
Continente
Pingo doce
(Duvido que patrocinassem apenas 1, iriam tentar fazer o que fez a PT)
EDP
Galp
Mota-Engil
Cimpor
(Marcas estabelecidas que também procuram dar-se a conhecer lá fora)
Os contratos de patrocínio de elevado impacto estão, regra geral, inseridos numa estratégia de marketing de crescimento de negócio com perspetivas de longo prazo.
Não é o facto de hoje a Herbalife Portugal não ser uma empresa cujo budget de marketing permita um investimento de 3/4 milhões por ano que o irá impedir de acontecer, se for essa a vontade da marca.
São marcas muito poderosas que quando fazem investimentos o fazem numa ótica plurianual de crescimento a médio-longo prazo.
Além disso, o Sporting tem, fruto da participação nas competições europeias, algum impacto a nível internacional também.
Há sempre a possibilidade de uma das marcas espanholas que está a entrar no mercado português e já com ligações ao futebol espanhol se aventurar numa das camisolas dos grandes.
Lembrei-me há uns dias da Iberdrola, penso que fornecem energia agora no mercado liberalizado mas alguém que confirmo. Há também a Repsol que também opera no mercado tuga.
Acho que é mais provavel uma marca nacional como a NOS ir para os 3 grandes, depois da NOS, o continente ou mesmo a Galp. Fora disso só vejo mesmo uma brasileiro ou de Angola a vir se meter no futebol.
A parceria com a Herbalife tem tudo para dar certo pois os nossos atletas ficarão com acesso ao que de melhor se faz no mundo da nutrição.
E ao contrário do que se possa pensar, a Herbalife é uma marca muito forte na área da suplementação e tem tido um grande crescimento nos últimos anos pois está ligada à nova tendência de mercado que é o bem-estar.
Além disso, nos últimos anos, a marca tem apostado forte no patrocínio a personalidades, eventos e clubes desportivos ( vide o nosso CR7 e a copa do mundo do brasil ) .
O futuro certamente será mais risonho com esta marca do nosso lado.
Percebo a tua ideia, mas sou completamente contra. Mas afinal nós somos o Arrentela para andar a mendigar patrocínios? Para alem de que a ideia que transmite é de fraqueza e nos punha numa posição submissa.
O Sporting tem uma marca muita forte, com muita exposição e acredito que o Presidente trate deste assunto pensando sempre no melhor para o clube, sem ser necessário andar a mendigar.