Novo patrocínio principal do Sporting Clube de Portugal

Na minha opinião, o caminho tem de ser sempre este, rigor na gestão e não gastar aquilo que não se tem em investimentos ruinosos que ainda hoje sufocam o clube. Se há campo onde há pouco a apontar à direcção é no financeiro, o passivo baixou, as contas da SAD estão no verde e a corda que asfixiava o clube começa a soltar-se aos poucos. Haverá com certeza reparos a fazer, mas é inegável que estamos no caminho certo.

Parece-me a mim que a investir, faz mais sentido investir em aumentar o tecto salarial e investir nos jogadores que temos na casa. Prefiro 3M€ investidos em renovações e melhorias de contrato de jogadores que são importantes e que podem fazer o clube crescer do investir em jogadores novos. Defendo que a SAD recompense quem ao longo deste ano teve um bom rendimento. Se possível, faz sentido para mim melhorias de contrato do Paulo Oliveira, do Jefferson(mesmo com aquele caso), do William Carvalho e apostar na renovação do Carrillo.

Mais ainda, se há área onde eu acho que podemos melhorar é na prospecção. Este ano julgo que investimos mais de 15M€. Parte das contratações foram úteis: PO, J. Silva, Tanaka em parte e Nani(decisivo) e Gauld numa perspectiva de futuro. As outras acho que não vieram acrescentar muito à nossa equipa, Sarr tem imensas limitações, Slavchev idem, Sacko, Geraldes, Rabia forma jogadores com poucos minutos e que pouco mostraram e eu tenho para mim que não é só por possível embirração do treinador.

Parece-me que é necessário ser muito mais criterioso nas contratações, em primeiro lugar. Em segundo, se o objecto é construir uma equipa, é preciso que o investimento seja direccionado também para os jogadores que já cá estão, para que fiquem mais tempo. Renovações como eu já falei, são tão ou mais importantes que contratações. Contratar jovens antes dos outros, formar, investir enquanto são jogadores do clube para recolher frutos no futuro. Acho o caminho mais sensato.

[member=9403]Veks como é que é possível ao clube investir mais sem dinheiro nos cofres e sem acesso a novos créditos?

Eu concordo com a tua visão (aliás concordo com muito do que dizes sobre vários assuntos do quotidiano do Sporting), mas não consigo perceber como podes querer que nos endividemos mais para comprar jogadores de maior gabarito/qualidade.

Fundos acabaram, acesso à banca está FECHADÍSSIMO, todo o dinheiro que entrar de vendas de alguns jogadores (que considero que vai acontecer no final da época) será para amortizar dívida e algum também para reorganizar o plantel.

Como pode a direcção aumentar o investimento no plantel da equipa A, manter a competitividade nas várias modalidades e as contas do clube saudáveis ao mesmo tempo?

Eu acho é que muitos ainda vivem no planeta “Roquette”, agora a realidade é outra…

Mantenho aquilo que disse, 17M€ é o valor mínimo que se deve obter negociando todos aqueles parâmetros considerando a nossa notoriedade e dimensão no mercado.

Seria catastrófico porque significaria atribuir um valor abaixo do que a marca Sporting Clube de Portugal vale e representa.

Aquilo que se faria ao dinheiro pouco interessa para esta história, o que está em causa é o valor da marca Sporting Clube de Portugal e o grau de visibilidade que vai proporcionar a potenciais interessados.

Muitos falam no acordo com a PT… A verdade é que era simplesmente ruinoso para o Sporting Clube de Portugal considerando a realidade em que estamos envolvidos. Chega a ser anedótico o valor recebido pela marca ser Main Sponsor, estar presente em todas as camisolas e ainda ter 2 bancadas. Um completo absurdo mas também não surpreende tendo em conta as pessoas que dirigiam o Clube na altura.

Isso dos patrocínios deve ser só “estalar os dedos” :boohoo:

K1 o meu problema não é o reduzir o investimento em si.

O meu problema é essa ser a política do futuro e que se continue a atirar poeira para os olhos dizendo que vamos ser candidatos na mesma.

Os orçamentos não são só números.

Tu se quiseres competir na fórmula 1, não te apresentas com um F2, agora extinto.

O meu problema é que se está a criar no Sporting uma aversão ao investimento.

Como se investir fosse igual a desbaratar.

Para muitos as palavras investir e Sporting, traz-lhes logo à memória os croquetes.

Os croquetes não investiram. Gastaram, e não foi pouco.

Há que estabelecer prioridades no clube, perceber onde há dinheiro e como se quer investi-lo.

Se te dissessem há 1 ano que o pavilhão custava 10 milhões, se calhar tambem diziam : " Estás maluco? Não há dinheiro! ".

A verdade é que há, estabeleceram-se prioridades e o pavilhão vai iniciar trabalhos.

Percebo que o clube tenha passado por uma reestruturação e que seja obrigado a cumprir certos parâmetros.

Mas existem questões que nada têm que ver com restruturação.

Por exemplo, porque temos um tecto salarial para jogadores, mas depois só aceitamos pagar valores bastante mais baixos por um treinador?

Porque insistimos em contratar treinadores mais baratos para comandar miúdos?

Não faria mais sentido investir num comandante mais capaz?

"Estás maluco?! Para isso não há dinheiro! "

Pois, são escolhas, prioridades.

Gastamos milhões em entulho, mas dinheiro para um treinador de jeito? Isso nunca!

Quanto a investimento, tens soluções e parcerias possíveis.

Tanto que se fala exatamente nisso neste momeno ( os tais 18 milhões de investimento Angolano).

Mas isto é de uma complexidade extrema, mesmo patrocínios etc.

Analisar isso no tópico de um fórum sem ter acesso aos dados especificos que o clube tem e o seu nível de acesso e impacto no mercado é complicado.

No entanto, volto a repetir, o que me faz mais confusão é sentir que caminhamos para um futuro de menor investimento como se fosse algo natural.

O Sporting tem de gastar menos, é o que dizem.

E aceitamos isso, que o nosso orçamento seja 1/3 dos rivais.

E qualquer dia isso passa a ser normal, “Óbvio que assim é!” diremos nós.

“Não somos o benfica ou o porto, nós temos menos dinheiro” .

E já será o normal. Porque criámos aversão ao investimento e achamos que o certo é “não gastar”.

O certo é investir e bem. Deixar de gastar milhões em não reforços e contratar treinadores de jeito.

Investir num treinador de formação bom.

Etc, etc, etc.

Concordo na íntegra. Muito bom post

[member=9403]Veks não somos nós que estamos errados. Para a realidade do nosso campeonato, orçamentos de 60 milhões para salários do futebol não são sustentáveis. Os outros terão de vir para este nível mais cedo ou mais tarde. Não é ter aversão ao investimento, é ter noção que Sporting, Benfica e Porto não podem ter passivos iguais ao Real Madrid. Nós temos que desalavancar bem como os outros e isso envolve evidentemente ter orçamentos mais curtos para o futebol. O nosso a rondar os 25 milhões está adequado à nossa realidade, que devia ser +/- o do Porto sendo que o Benfica devia ter um orçamento a rondar no máximo dos máximos 35 milhões. Enquanto os passivos não baixaram para os 100 milhões +/- não se pode sequer pensar em “investimento no futebol”. No que toca ao Sporting, temos de ter excedentes anuais de 9 milhões só para pagar as VMOC’s em 2024. Esta deve ser a nossa prioridade.

Quando à relação orçamento / candidatos ao titulo, ter um orçamento baixo não implica que não possamos lutar por titulos. É tudo uma questão de competência e do menor numero de luvas que temos de pagar.

Em primeiro lugar, percebo perfeitamente a ideia. E até concordo com vários pontos que referes.

O que digo é que é absolutamente crucial que o Sporting seja rigoroso numa fase que se pode chamar sem cair no exagero, de “ressureição” financeira e económica.

Porque tem condições que tem que cumprir escrupulosamente, impostas por uma reestruturação financeira que aliviaram fortemente os encargos financeiros que asfixiavam ( e condicionam e condicionarão ) a SAD e que permitem a sua laboração.

Porque não há mais balões de oxigénio financeiros que permitam disfarçar qualquer percalço na gestão. Não há margem de erro.

Porque a questão não passa apenas por “investimento”, por si. Tens que ter condições que permitam suportar esse investimento e o risco da sua não rentabilização imediata.

Se ganhas 40M por ano, não podes gastar 90, que foi o que aconteceu nos últimos anos. Nem 50.

Portanto o caminho só podia ser cortar os custos para 40 e agora, de forma gradual e sustentada, aumentares as receitas. E é bem mais fácil cortar na despesa, do que aumentares o rendimento e aqui precisa de haver muito trabalho.

Não é aversão ao investimento. Mas também te digo que sim, há um certo trauma quando me lembro dos primeiros R&C da gestão de GL, quando foram sendo comunicados quase mensalmente as alienações dos passes dos nossos jogadores, inclusivamente da equipa de juniores, para pagar despesas correntes. Quando, também, foram vendidos jogadores à socapa para supostamente pagar salários.

O receio pelo fim do clube foi real.

E presumo que BdC sentiu esse medo, também. Aliás, de forma muito mais informada, que terá sofrido na pele a batalha pela continuidade do Sporting, como o conhecemos.

Sim, o equilibrio operacional é para manter. Nem há outra hipótese.

E não me parece ainda o momento de falar em investimento.

Talvez pela tal “aversão”? Um pouco, sim.

O momento agora e nos próximos anos, deve ser de “crescimento”. Como referi, gradual e de aproximação aos rivais.

E concordo que se tenha um discurso ambicioso. O Sporting não se vai superar, não fazer mais com menos e tem e vai continuar a ter menos, com uma postura subalterna e comodista.

“Sim, queremos ser campeões.”

“Sim, queremos lutar pelo 1º lugar”

Isto é atirar “poeira para os olhos”?

Não no meu dicionário. Até porque sou de opinião que a estrutura, com os mesmos custos, podia ter feito melhor ( na questão dos defesas centrais ) e o treinador não está a optimizar os recursos que tem.

Podíamos perfeitamente, nesta fase, estar próximos dos 2 primeiros lugares.

Percebo o que dizes e concordo.

Mas não deixo de ter medo do que pode vir de um futuro com menos investimento.

Se os adeptos do Sporting já são 0 exigentes, imagino quando puderem andar a dizer de boca cheia " Ah mas nós também temos menos dinheiro" .

Aliás, já oiço muitos dizerem isso.

A mim o que me preocupa é que a cultura de vitória não existente no clube chegue a um fasquía tão baixa, que isso seja o normal.

Que lutar com o Braga por um lugar no pódio seja o normal.

Já são anos a mais a lutar com o Braga.

Ou então já andamos todos iludidos com um futuro risonho e que para o ano é que vai ser.

Mas também, sem isso, o que seria do Sporting?

Embora eu hoje em dia cada vez mais aceite a condição de eterno 3º.

Mais vale aceitar isso que andar a enganar-me e a esperar que haja uma revolução no futebol português.

Fónix ó Veks, aprende a fazer parágrafos! Tás aí a fazer posts longos como o caraças inutilmente.

Concordo quando se diz que podiamos investir num treinador com melhores ideias e mais lider que o MS, aí é que podiamos investir mais.

Agora ão podemos ter 25 e gastar 50 isso era antes, temos de ser cumpridores e ter um rumo sustentável, devido á nossa reestruturação financeira

[member=9403]Veks a realidade é que nós gastamos mal o pouco que temos, para que serviu 1 camião de jogadores e que não têm relevância no plantel principal? Não teria sido melhor comprar só 3 ou 4 e serem reais mais valias ao invés de 12 jogadores?

Paulo Oliveira - Fez TODO o sentido.
Rabia - Fazia sentido porque tinhamos perdido 2 centrais, mas até agora não mostrou nada.
J. Silva - Fez sentido, um jovem com margem de progressão e 1 bom suplente para Jefferson.
Rosell - Fez sentido pois era 1 posição onde precisavamos de um suplente, MAS até agora foi 1 contratação falhada porque não me parece superior sequer ao seu antecessor, Rinaudo.
Gauld - Fez sentido, não tinhamos um 10 e o miúdo é 1 diamante por lapidar (já para não dizer que está a ser muito mal aproveitado).
Nani - Nem vale a pena dizer que foi uma magnífica oportunidade.

O Resto das contratações não fez qualquer sentido para mim, foi um esbanjar dinheiro desnecessário por diversas razões, ora por excesso de jovens para essas posições na equipa B (caso de Slachev, Sarr, Sacko, Tanaka, Geraldes, Gazela) ora por dispender dinheiro em jogadores de qualidade duvidosa, só nestes 6 que enunciei esbanjou-se quase 6M de €´s, dinheiro este que seria mais que suficiente para corrigir o sector mais deficitário da equipa, o centro da defesa com 1 elemento de qualidade.

Se juntássemos ainda +750 mil €´s que foi o que pagámos por Rabia daria qualquer coisa como 6,5M de €´s para encontrar 1 central para jogar ao lado de Paulo Oliveira, não me digam que era impossível encontrar tal jogador…

Isto é só 1 pequeno “apanhado” deste defeso, isto para explicar o meu ponto de vista do que deverá ser a próxima época, espero que não se estoire o dinheiro que há (seja muito ou pouco) em Sarro´s e outros que tais, mas sim em jogadores que entrem de caras no 11 inicial e sejam reais mais valias para o plantel PRINCIPAL, não é para a B que isso temos a academia!

Não é preciso desinvestir, é preciso sim gastar com critério.

Pelo contrário, implica muito trabalho, rigor e competência.

E dentro de tudo isso está naturalmente implícito ter em mãos o valor da marca Sporting Clube de Portugal e a mensuração justa a atribuir à visibilidade que oferece aos seus parceiros. O Tempo dos negocios às tr~es pancadas já lá vai.

Este site mostra que estamos atentos e estou confiante que com maior ou menor dificuldade vamos conseguir o tal valor justo que todos desejamos:

http://business.sporting.pt/publicidade/tipologia

P.S: Não sou muito de fazer este tipo de apontamentos mas o off-topic que aqui vai atingiu contornos épicos. :boohoo: Existem tópicos muito mais apropriados para discutir se deve ser feito um investimento menor ou maior no futebol profissional.

Como já foi explicado várias vezes, esse “exercício” é uma falácia.

Claro que a melhor politica é sempre aquela que se faz à posteriori. Mas o Sporting tem de ter um rumo, e nesse rumo nem todas as decisões são certas nem todas as opções são certeiras a curto prazo. Mais, algumas contratações foram assumidas como de médio-prazo.

Foi admitido também que a questão do central foi uma falha, que a muito se deveu ao facto de não estar nas previsões a saída de 2 centrais ao mesmo tempo (Dier era para ficar, não fosse a triste rábula).

Tirando a questão do central, todas as opções foram bem justificadas e teoricamente acertadas. Mas na práctica, isto dos jogadores é como os melões… Porque não é matemática nem há milagres.

Mal seria se satisfizessem.

Ate ao anúncio oficial de um eventual acordo continuarão a surgir várias notícias destas na tentativa de diminuir o Clube, inventar uma necessidade urgente de “qualquer” receita e não faltará muito até se falar em “desespero em Alvalade”.

Vale tudo, tanto neste aspecto como em outras áreas. Nada de novo, é continuar a trabalhar e encetar parcerias que respeitem a dimensão do Sporting Clube de Portugal.

É curioso ver que nós vamos passar mal porque infelizmente o patrocínio da PT acabou e nem 3M/ano conseguimos.

E exactamente na mesma altura, mesmo país, mesmas empresas, mesma recessão, mesma contracção económica que nós, os rivais da segunda circular estão radiantes com o fim do mesmo contrato, pois poderão finalmente atingir mais de 10M/ano e mais do que duplicar esse contrato tão diabólico e lesivo que tinham com a mesma PT :inde:

Em boa hora acabou. Não suporto mais a Meo.

Gostaria muito de um patrocinador estrangeiro, que os espectadores internacionais reconheçam.

Estou farto de que o Sporting esteja confinado a este burgo mesquinho e podre.

Prefiro que entrem 3M de euros a 10M de rublos ou godinhos da lavandaria.

Concordo em absoluto com tudo.