Nova competição da Liga

Lembro-me de Herminio Loureiro falar da Taça da Liga como uma nova competição para Portugal.

Estava a pensar no assunto e não sei até que ponto se pode tornar uma competição de prestígio. Creio que será provavelmente uma segunda taça de Portugal…

Pensei “e porque não criar uma…Taça da Ibéria”? Aberta, claro, aos clubes de Portugal e Espanha. Embora provavelmente a Taça fosse ganha a maior parte das vezes por equipas espanholas, creio que seria uma boa forma de aumentar um pouco as receitas dos clubes portugueses:

1. Boas equipas espanholas a jogar em Portugal trariam bons espectáculos desportivos. E, afinal de contas, o futebol é um espectáculo!

2. Daria um maior dinamismo ao futebol nacional, já que poderíamos contar com adversários menos habituais e aumentar o interesse pelos confrontos.

Gostaria de saber qual a opinião de outros sportinguistas sobre o assunto. Acham que seria uma competição interessante?

Apesar de ser de estatuto legalmente duvidoso e de necessitar de acertos entre calendários seria uma competição interessante.

Reitero tudo o que já disseste!

por acaso nunca me tinha ocorrido, sim senhor, mas a oportunidade de ver todas as épocas confrontos com reais, barças, valências e afins era sem dúvida formidável…

eu gostava, é mandares uma carta ao shor presidente da liga.

Uma boa ideia, sim senhor.

Mas… uma boa razão para os nuestros hermanos aceitarem? :-k

Seria uma versão reformulada da antiga Taça Latina. Parece-me uma boa ideia, só não estou a ver os espanhóis com grande vontade de sobrecarregarem o calendário com jogos pouco competitivos contra os indigentes deste lado da fronteira. O mais certo era fazerem disso um campeonato de reservas.

Boa ideia…ou então voltar novamente a criar essa Taça Latina, com clubes de Portugal, Espanha, França e Itália…

Tambem acho uma excelente ideia, mas tambem concordo com quem disse que para nos seria bom , mas para os espanhois nao sei se aceitariam!!MAS QUE UMA IDEIA MARAVILHOSA , SEM DUVIDAS!!

Era engraçado e podia ser mais uma forma de interesse de alguns jogadores que se deslocassem para Portugal ou Espanha, mas não vejo em que é que clube como o Barcelona e o Real Madrid beneficiariam com isso, apenas teriam treinos mais intensificados, mais jogos durante toda a época e consequentemente maior esforço dos jogadores.

Se a Taça de Portugal já está ridicula quanto mais jogos entre Barcelona e Naval, Real Madrid e Boavista e podia continuar.

Para mim, Sportinguista via com muito bons olhos esta nova competição porque traria muito maior experiencia a outro nivel do futebol europeu e com isso só beneficiariamos mas parece-me uma ideia que não tem pés para andar

Taça da Liga começa com clubes da Honra Introduzir um "chip" na bola pode ser uma das novidades da prova, cuja final será disputada a 12 de Março do próximo ano em campo neutro MELO ROSA

Com o Paços de Ferreira ausente, 11 dos 12 representantes da Direcção da Liga aprovaram ontem, por unanimidade, o novo modelo da Taça da Liga, competição a iniciar em Agosto e cuja final, em campo neutro, será disputada no sábado de Páscoa.

Com a presença de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, Andreia Couto, directora-executiva, Tiago Craveiro, secretário-geral, e Orlando Carvalho, da Comissão Executiva, a proposta foi aceite pela Direcção e hoje será apresentada na reunião da Direcção da FPF, em Lisboa, na qual participará, naturalmente, Hermínio Loureiro.

Em traços gerais, as grandes novidades do novo modelo, em relação ao que anteriormente estava previsto, residem na primeira eliminatória, que será disputada apenas pelos 16 clubes da Liga Vitalis, e nas meias-finais, a serem disputadas em três jornadas, ficando desde já, estabelecido que o sistema de desempate, em caso de igualdade pontual, é encontrado pela diferença de golos marcados e sofridos e não pelo resultado entre as equipas. A ideia é privilegiar o futebol de ataque. A outra grande novidade prende-se com a vontade de introduzir os “chip” nas bolas e também, claro, os árbitros usarem intercomunicadores. Ideias que fazem parte dos regulamentos a aprovar

OJogo
Modelo da Taça da Liga 1ª ELIMINATÓRIA
  • Sorteio com dois potes (8 primeiros contra oito últimos) com 16 equipas da Liga Vitalis; jogos a uma mão no campo dos piores classificados

2ª ELIMINATÓRIA

• Dois potes com oito apurados e os oito piores classificados da BwinLiga; jogos a uma mão no campo dos clubes da Liga Vitalis

3ª ELIMINATÓRIA

• Dois potes com oito apurados e oito melhores classificados da BwinLiga; jogos a uma mão no campo dos apurados

4ª ELIMINATÓRIA

• Um pote com os oito apurados; eliminatória disputada a duas mãos

MEIAS-FINAIS (Fase de grupo)

• Todos contra todos; três jornadas em que um participante pode fazer dois jogos em casa e um fora ou dois fora e um em casa

FINAL

• Disputada no sábado de Páscoa, em campo neutro a designar

Notas:

1. Nos jogos a eliminar, não há prolongamentos em caso de empate (grandes penalidades)
  2. Na fase de grupo, o primeiro critério de desempate é encontrado na diferença entre o número de golos marcados e sofridos e não no resultado entre duas equipas
  3. Os jogos serão disputados ao fim-de-semana e à quarta-feira
  4. As datas dos jogos serão hoje definidas em reunião da Direcção da FPF

OJogo

Gosto muito do modelo desta taça, vai haver certamente mais jogos entre os três grandes, logo mais receitas e mais emoção.

E já ouvi dizer que o prémio é de 500.000€, o que não deixa de dar outro interesse à competição.

O modelo pareceu-me fixe mas não garante a participação do último vencedor do troféu.

Por outro lado, ajuda os clubes que nas epocas anteriores desceram de divisão, especialmente os que foram para a 2ªB. Visto que poderão voltar a jogar umas poucas vezes mais com os “colegas” do época anterior.

Achei a ideia super interessante essa de criar uma taça iberica, acho k podem ser ultrapassadas as dificuldades que os clubes epanhois colocariam ao processo e a meu ver poderia ajudar imenso o futebol portugues a evoluir num sentido de aproximar-se do espanho, sendo obvio que dentro das suas limitaçoes financeiras.

Em relaçao ao modelo da taça da liga nao sei bem o que pensar, mas o premio parece ser apetecivel, mas a meu ver esta taça so tera o sucesso que os clubes grandes quiserem que esta adquira

Esta Taça, cuja existencia eu ja “pedia” ha alguns anos, só será atractiva se em conjunto com o prize money dos 500 mil, lhe adicionarem o extra de quem a vencer ir à Taça Uefa, tirando assim um lugar ao campeonato, se assim não for esqueçam…

E é pena… Pq tem potencial.

Esta Taça, cuja existencia eu ja "pedia" ha alguns anos, só será atractiva se em conjunto com o prize money dos 500 mil, lhe adicionarem o extra de quem a vencer ir à Taça Uefa, tirando assim um lugar ao campeonato, se assim não for esqueçam...

E é pena… Pq tem potencial.

tb acho… senão vai-se correr o risco de vermos equipas a jogar apenas pa cumprir calendario com uma segunda equipa, o lugar na UEFA ia fazer com que ouvesse mais competitividade e mais emoção a propria competição

As equipas portuguesas já se queixam de excesso de jogos quando fazem 2 ou 3 na UEFA. Quem for às meias finais desta competição, 4 equipas, vai fazer 6 jogos, os 2 da final vão fazer 7 jogos, já estou a ver toda a gente a meter as segundas equipas, por mais €€€ que metam no prize money duvido que venha a ter algum interesse desportivo, o que é pena, com um bocado de sorte no sorteio poderiamos ter meias finais num mini-torneio a 4 com 3 dos grandes.

O próprio regulamento é uma idiotice, as 8 equipas da parte superior da tabela da I Liga só jogam na 3ª eliminatória, num jogo fora; depois fazem 1/4 de final em 2 mãos (imagino o interesse competititivo destes 2 jogos, sobretudo o segundo); e o torneio das meias finais é só a uma volta, fazendo com que uma equipa tenha 1 jogo em casa e 2 fora ou 2 em casa e 1 fora. Já estou mesmo a ver, 4 equipas SCP, orcs, porcs, Olhanense, e com a sorte que os orcs têm:
Olhanense-orcs
Olhanense-porcs
SCP-Olhanense
orcs-SCP
porcs-SCP
orcs-porcs

Olhanense-orcs Olhanense-porcs SCP-Olhanense orcs-SCP porcs-SCP orcs-porcs

Isso até era bom para nós, já te esqueces-te que jogamos melhor fora de casa? :wink:

Em relação á CarlsBerg Cup (o quanto eu me ri, quando soube o nome da Taça), acho que tem tudo para ser uma taça agradável e interessante. No entanto, tem de haver um conjunto de medidadas capazes de aumentar a sua importância. Se o vencedor apenas ganhar o prize money que está estipulado, apesar deste ser bastante motivador, não justifica esforços e competitividade por ai além. A ideia do Incitatus, acaba por se enquadradar dentro de um dos vários requisitos que esta Taça deve ter em conta.

A Taça de Portugal, está deprimente. A mitica frase “Taça, é festa”, deixou praticamente de existir. Eu fiquei contente com a passagem do Sporting á final mas todo o nosso percurso, pelo menos para mim, foi encarado como uma coisa normal (tendo em conta os nossos adversários). Com isto, não quero dizer que o Sporting não tenha mérito, até porque nem sequer quero ir para esse caminho novamente. A Taça de Portugal, precisa urgentemente de uma renovação. É preciso re-animar uma competição que tem imensa história, através da publicidade, propaganda, cartazes, mudança de visual…

Seria de certa forma injusto e incorrecto, dar mais valor á Taça da Liga do que á Taça de Portugal. Pensava que a Taça da Liga era apenas disputada por equipas da 1ª Liga e foi por isso que defendi a mesma, sendo assim é apenas mais uma “Taça de Portugal”, só que com um formato diferente.

Muitas vezes se diz “Se não formos nós a acreditar, quem acredita?”, pois bem “Se não formos nós a valorizar aquilo que temos e criamos, quem valoriza?”. Mexam-se e fazam qualquer coisa para alterar o rumo destas Taças, porque uma já está a caminhar para o abismo. Obviamente que isto não é para ninguem do Fórum, penso eu que não temos aqui ninguem a trabalhar na Federação Portuguesa de Futebol. :twisted:

O orelhas ja disse que nao entra nessa competicao.
Por isso tirem os orcs :smiley: :smiley:

Só assim há futebol de ‘primeira’ no Algarve!