Nova competição da Liga

Eu cá acho naturalíssima a criação desta competição. Não quero dizer que seja um sucesso na sua primeira edição, mas pode criar o seu lugar e até contribuir para dar um safanão na letargia.

A verdade é que o quadro competitivo actual não é muito estimulante. No campeonato, apenas três equipas lutam pelo título, o que está longe de ser motivante para os adeptos das outras equipas (e até para haver adeptos de outras equipas). Por isso, o espaço para as taças - competições mais imprevisíveis - existe, desde que coloquem os seus jogos em horas e dias decentes (i.e. ao fim-de-semana).

Aliás, não percebo porque é que, ao contrário do que se passa noutros países, não se jogam uma ou duas jornadas do campeonato durante a semana. libertando assim mais fins-de-semana para as taças. Não terá grande impacto sobre as assistências do campeonato - que já são baixas - nem nas suas receitas - que são esmagadoramente provenientes das transmissões na TV. De resto, é já normal jogarem dois jogos durante a semana (2ª e 6ª) e até já se chegou a jogar à 3ª, por causa das competições europeias. Já as Taças continuam a ter na bilheteira a sua principal fonte de receitas - também porque a FPF não faz um boi para promover a Taça de Portugal - e a diferença nas bancadas é abissal entre um jogo de Taça ao Domingo à tarde e à quarta à noite…

Também continuo sem perceber a razão daquelas duas semanas de paragem em Dezembro continuarem a existir. Corrijam-me se estou errado, mas aquela pausa foi criada à pressa em 99/00, por causa do medo do bug do ano 2000 - havia uma jornada, com um Benfica-Sporting, marcada para 2 de Janeiro. Ainda percebo que se pare ocasionalmente uma semana o Natal calha ao fim-de-semana, mas no resto, não há motivo nenhum para aquele interregno.

Tudo isto para dizer que clubes que estão falidos ou quase (i.e. quase todos) não se podem dar ao luxo de desdenhar fontes de receita nem de rentabilizar o seu plantel.

P.S. - Já agora, não concordo com play-offs no campeonato - é uma prova de regularidade e para aferir quem é melhor nas eliminatórias já existem a(s) taça(s).

P.S.2 - Seria também interessante a FPF criar uma competição tipo taça da liga para os clubes da II B, III Divisão e distritais - como sucede em Espanha com a Copa Federación ou em Inglaterra com o Autoglass Trophy (para equipas do III, IV e V escalões) e o FA Trophy (para equipas do V escalão para baixo). Se o quadro competitivo não é aliciante nas ligas profissionais, então nos outros - em particular na II B, onde se pode ganhar um campeonato sem subir de divisão - é do mais deprimente que há. Dar a clubes como o Atlético, o Torreense, o Oriental, o Barreirense, etc. a hipótese de uma final no Jamor também podia contribuir para revitalizar o interesse dos seus adeptos.

[i]Modelo da Taça da Liga

1ª ELIMINATÓRIA

• Sorteio com dois potes (8 primeiros contra oito últimos) com 16 equipas da Liga Vitalis; jogos a uma mão no campo dos piores classificados

2ª ELIMINATÓRIA

• Dois potes com oito apurados e os oito piores classificados da BwinLiga; jogos a uma mão no campo dos clubes da Liga Vitalis

3ª ELIMINATÓRIA

• Dois potes com oito apurados e oito melhores classificados da BwinLiga; jogos a uma mão no campo dos apurados

4ª ELIMINATÓRIA

• Um pote com os oito apurados; eliminatória disputada a duas mãos

MEIAS-FINAIS (Fase de grupo)

• Todos contra todos; três jornadas em que um participante pode fazer dois jogos em casa e um fora ou dois fora e um em casa

FINAL

• Disputada no sábado de Páscoa, em campo neutro a designar

Notas:

1. Nos jogos a eliminar, não há prolongamentos em caso de empate (grandes penalidades)
  2. Na fase de grupo, o primeiro critério de desempate é encontrado na diferença entre o número de golos marcados e sofridos e não no resultado entre duas equipas
  3. Os jogos serão disputados ao fim-de-semana e à quarta-feira
  4. As datas dos jogos serão hoje definidas em reunião da Direcção da FPF[/i]

in O JOGO de 18/05/2007

Com este esquema, ou muito me engano ou vai ser uma brincadeira para os clubes de maior dimensão.

Não percebo isso… Quando jogam, há jogos em excesso, e depois são criadas competições paralelas.

Concordo com o Orelhas: o que se anda a fazer com o Apito Dourado? Porque a Liga está tão impávida e serena? Será mera coincidência o Hermínio ter sido apanhado em conversas “esquisitas” com o major?

E nós, continuamos em silêncio e a ser roubados…

Não percebo isso... Quando jogam, há jogos em excesso, e depois são criadas competições paralelas.

Concordo com o Orelhas: o que se anda a fazer com o Apito Dourado? Porque a Liga está tão impávida e serena? Será mera coincidência o Hermínio ter sido apanhado em conversas “esquisitas” com o major?

Ou como diria um ilustríssimo do nosso forum, cantando e rindo… :roll:

Não percebo isso... Quando jogam, há jogos em excesso, e depois são criadas competições paralelas.

Tens tda a razão nas criticas q fazes a liga mas não na concordancia com o orelhas se ele está tão preocupado pq n sai tb da liga?! Quer dizer os clubes passam por dificuldades financeiras tremendas e querem matar uma possivel fonte de receitas á nascença?! Que queres dizer com excesso de jogos? tivemos o campeonato parado 1 mes no natal e mesmo assim acabamos + cedo q os outros…

O próprio regulamento é uma idiotice, as 8 equipas da parte superior da tabela da I Liga só jogam na 3ª eliminatória, num jogo fora; depois fazem 1/4 de final em 2 mãos (imagino o interesse competititivo destes 2 jogos, sobretudo o segundo); e o torneio das meias finais é só a uma volta, fazendo com que uma equipa tenha 1 jogo em casa e 2 fora ou 2 em casa e 1 fora.

Só agora tive conhecimento do regulamento e também não gosto muito, sobretudo pelas razões que enuncias. Estas competições são sempre feitas para favorecer as equipas mais fortes mas enfim.
E claro, também sou da opinião que a maior parte das equipas vai achar a competição um “frete”, ainda para mais não dando um lugar na Taça Uefa, o que deveria. :? :roll:

Mais uma competiçao para o SCP ganhar

tipo a velha taça da associação de futebol de lisboa :smiley:

Prevejo que esta nova taça acabe para o ano , não há incentivo para ír à Uefa , os lamps não participam , vai sobrecarregar o calendário , acho que não passa de uma fuga para a frente.

Nisto tambem concordo com o orelhas , enquanto não se resolver o apito dourado e a corrupção que existe na arbitragem avançar com uma nova prova é dar a imagem que está tudo bem , o que não está.

Por isso acho que o Sporting enquanto estes problemas não forem resolvidos tambem não deveria participar nisto , bem me lembro do jogo nas antas na meia final da taça no ano passado , enquanto lá tiverem estes arbitros e dirigentes corruptos mais taças significa mais vezes que somos roubados e acho que o Sporting não deve pactuar com corrupções.

Será que o Hermínio Loureiro anda a ler os meus pensamentos (ou, digamos, o nosso fórum)?

Loureiro propõe Taça Ibérica

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, vai propor ao seu homólogo espanhol, numa reunião a decorrer esta quarta-feira, a criação de uma Taça Ibérica entre os campeões dos dois países.

ASF

Em declarações ao jornal espanhol As, Loureiro diz tratar-se de uma «excelente ideia» e mostra-se optimista com o sucesso do projecto. «Queremos fazer a festa do futebol ibérico e seria uma excelente oportunidade para os jogadores portugueses se mostrarem no país vizinho», explicou.

Se a ideia colher aceitação junto da Liga espanhola, o dirigente português acredita que a Taça Ibérica poderá arrancar já em 2008, estando igualmente na forja a criação de uma competição idêntica para os campeões das segundas divisões dos dois países.

[url=http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=125552&tema=1]http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=125552&tema=1[/url]

Anda a ler o fórum!!!

Óscar, se a ideia for para a frente tens de pedir uma percentagem dos ganhos devido aos direitos de autor. ;D

Eu não sou assim tão exigente. Por mim chega-me que o troféu tenha o meu nome… ;D

Em declarações ao jornal espanhol As, Loureiro diz tratar-se de uma «excelente ideia» e mostra-se optimista com o sucesso do projecto. «Queremos fazer a festa do futebol ibérico e seria uma excelente oportunidade para os jogadores portugueses se mostrarem no país vizinho», explicou.

:frowning:

É que soa tão mal, ainda por cima vindo de quem deveria estar mais preocupado em valorizar o nosso futebol e não em colocar-nos como os pobrezinhos, desejosos de vender jogadores para o clube vizinho. Ainda por cima falamos de uma competição entre campeões, não acreditando que os jogadores do campeão português sejam propriamente desconhecidos lá fora, mas enfim… :wall: