Eu cá acho naturalíssima a criação desta competição. Não quero dizer que seja um sucesso na sua primeira edição, mas pode criar o seu lugar e até contribuir para dar um safanão na letargia.
A verdade é que o quadro competitivo actual não é muito estimulante. No campeonato, apenas três equipas lutam pelo título, o que está longe de ser motivante para os adeptos das outras equipas (e até para haver adeptos de outras equipas). Por isso, o espaço para as taças - competições mais imprevisíveis - existe, desde que coloquem os seus jogos em horas e dias decentes (i.e. ao fim-de-semana).
Aliás, não percebo porque é que, ao contrário do que se passa noutros países, não se jogam uma ou duas jornadas do campeonato durante a semana. libertando assim mais fins-de-semana para as taças. Não terá grande impacto sobre as assistências do campeonato - que já são baixas - nem nas suas receitas - que são esmagadoramente provenientes das transmissões na TV. De resto, é já normal jogarem dois jogos durante a semana (2ª e 6ª) e até já se chegou a jogar à 3ª, por causa das competições europeias. Já as Taças continuam a ter na bilheteira a sua principal fonte de receitas - também porque a FPF não faz um boi para promover a Taça de Portugal - e a diferença nas bancadas é abissal entre um jogo de Taça ao Domingo à tarde e à quarta à noite…
Também continuo sem perceber a razão daquelas duas semanas de paragem em Dezembro continuarem a existir. Corrijam-me se estou errado, mas aquela pausa foi criada à pressa em 99/00, por causa do medo do bug do ano 2000 - havia uma jornada, com um Benfica-Sporting, marcada para 2 de Janeiro. Ainda percebo que se pare ocasionalmente uma semana o Natal calha ao fim-de-semana, mas no resto, não há motivo nenhum para aquele interregno.
Tudo isto para dizer que clubes que estão falidos ou quase (i.e. quase todos) não se podem dar ao luxo de desdenhar fontes de receita nem de rentabilizar o seu plantel.
P.S. - Já agora, não concordo com play-offs no campeonato - é uma prova de regularidade e para aferir quem é melhor nas eliminatórias já existem a(s) taça(s).
P.S.2 - Seria também interessante a FPF criar uma competição tipo taça da liga para os clubes da II B, III Divisão e distritais - como sucede em Espanha com a Copa Federación ou em Inglaterra com o Autoglass Trophy (para equipas do III, IV e V escalões) e o FA Trophy (para equipas do V escalão para baixo). Se o quadro competitivo não é aliciante nas ligas profissionais, então nos outros - em particular na II B, onde se pode ganhar um campeonato sem subir de divisão - é do mais deprimente que há. Dar a clubes como o Atlético, o Torreense, o Oriental, o Barreirense, etc. a hipótese de uma final no Jamor também podia contribuir para revitalizar o interesse dos seus adeptos.