Ele é um dos responsaveis por eu ser sportinguista. A sua personalidade tinha magnetismo e tudo nele era elegância, desde a figura ao discurso.
As recordações mais vívidas que tenho dele são de toda a época 73/74, ele a levantar o troféu da final da taça no Jamor, um jogo de Portugal contra a Inglaterra em que defendeu absolutamente TUDO e um anúncio televisivo a umas lâmina de barbear que tinham como tema os penaltis que defendeu contra o Glasgow Rangers. Lenda… defendi em temos a remoção da camisola 1 em sua homenagem.
Apetece-me chicotear a mim próprio qd me lembro de ter dito várias vezes que o Rui Patricio poderia ser o damas do sporting do séc XXI… fdx!!!
eu tenho memória de uma defesa dele nos 7-1 aos lamps qd ainda estava zero a zero, num cabeceamento do rui águas, se n estou em erro
Se houver petição, eu assino a retirada da camisola 1 em sua homenagem
é uma coisa q existe mt na américa - no basket - mas em alguns clubes e para algumas lendas, fazia todo o sentido!
Presente!
Lembro-me dum célebre jogo de Portugal-Inglaterra, ora eu andava no Ciclo Preparatório, deve ter sido em 1973 ou 1974 em que ele fez uma exibição do outro mundo, com defesas extraordinárias.
Na altura em que a Seleção nunca ia a lado nenhum e levávamos cabazadas da Inglaterra e similares.
Deu empate sem golos e o culpado disso foi um Senhor chamado Vítor Damas.
Bem e continuando pela nossa nostalgia…
Paulo Silas
um dos mais virtuosos que vestiu a nossa camisola nos ultimos 40 anos… chegou foi numa das piores alturas do nosso clube.
Foi uma das principais unhas de Jorge Gonçalves e das que ainda mostrou algum serviço, mas a constante instabilidade do clube não o conseguiu elevar ao patamar máximo no Sporting e no futebol português
1,5 épocas de leão ao peito (88-89 e 89/90)
zero títulos
52 jogos e 14 golos
34 internacionalizações pela Seleção canarinha
Teve no México 86 e no Itália 90
Para mim era melhor que Valdo… num Sporting estável, tinha feito maravilhas
Dos jogadores mais subaproveitados do Sporting!
mais um grande video do scpmemoria
Grande jogador! Juntamente com Muller brilhava na seleção do Brasil. Talvez o jogo mais conseguido no Sporting tenha sido numa eliminatória europeia contra o Ajax em Amsterdão: jogão e marcou dois golos, o segundo, de se lhe tirar o chapéu.
O segundo não foi o Rui Maside?
no video está esse golão
Talvez, já lá vão 30 e tal anos. Não vi o vídeo.
Ganhamos la 2-1 o Silas fez um golão de chapeu de um angulo muito dificil,um craque de todo o tamanho
Sim, foi.
Bem me parecia,obrigado se me lembro tambem foi uma boa finalização de sangue frio…
Peço desculpa, entusiasmei- me.
![]()
Não tens que pedir desculpa de nada ora essa
Se já aqui foi referenciado as minhas desculpas.
Péssima qualidade dos vídeos, mas para mim o melhor polivalente que vi jogar no nosso Clube.
Jogador fantástico, mais um completamente underrated pela imprensa pele vermelha.
Justiça seja feita a este jogador com uma técnica fenomenal.
A central, a médio a defesa direito, Xavier sempre foi um Sportinguista, mais velho depois da experiência em Espanha voltou ainda melhor jogador, com mais maturidade e uma calma que lhe permitia até ser um médio cerebral.
Para mim foi o melhor defesa direito que vi jogar no nosso Clube.
Ele e Mário Jorge eram quase gémeos devido á sua polivalência e qualidade.
Grande Jogador, técnica fenomenal.
Disseste tudo, pouco mais há para acrescentar.
Tendo nascido benfiquista, hoje em dia duvido que haja alguém mais sportinguista do que ele. Sente, vive e ama o clube como nós, desinteressadamente. Já o manel dos tachos…
dele tenho na memória o lance sublime que deu origem ao 1-0 na final da taça de portugal contra o marítimo em 1994/1995
a simulação e depois o cruzamento para o Iorda, são de um predestinado!
O Carlitos, aliás o Carlos Xavier, foi meu colega de turma no 8. ano no então Liceu de S. João do Estoril, ele e o mano Pedro, isto em 1976.
Já jogava muito à bola.
Uma vez fizemos um jogo, ele e o irmão e mais um colega à baliza, contra eu e mais 4 ou 5 colegas, jogávamos todos no Tires e no Carcavelos nos iniciados e juvenis.
Levámos uma cabazada…
Lembro-me de saltar a uma bola com o Carlitos para a jogar de cabeça e o sacana baixou-se. Caí por cima dele e bati em cheio de rabo no chão. Ainda hoje me dói.
True story.
Aquele golo ao CSKA, cá do meio da rua… nunca me esqueci desse golo.
Esse golo foi em 82-83, se a memória não me falha, ele teria 19 ou 20 anos.
Ele é um ano mais velho do que eu, sim, deve ter sido por aí.