Nostalgia Sporting

Ainda há pouco encontrei um resumo do jogo em Bilbau, comentarios em italiano. Mas o jogo em Alvalade talvez só a versão de Espanha, daí os comentarios em espanhol no tal video de golos do Sousa.

Há um par de anos andei a pesquisar os sites de arquivos de varias televisões da Europa, a RTP está bem a frente, acho que só a BBC é mais completa. Tambem ainda só vão numa pequena amostra do total do que eles tem.

2 Curtiram

Grande jogador!
E fazes uma boa avaliação do que se passou nessas 2 épocas.
Tínhamos um grande plantel mas a defesa era fraca.
Aliás, o SCP durante muito tempo teve defesas muito fracas quase sempre.

Muito fraquinho mesmo.

se quiseres podes ir colocando aqui que eu acrescento um ou outro cromo da época e alguns dados estatísticos

Por acaso é uma boa ideia!

Golo do Sousa contra o Bilbau

4 Curtiram

Obrigado.
Pensava que tinha rematado de mais longe.

continuando pelos anos 80

Este tb veio do porto para o Sporting na mesma altura do Sousa

e após 2 anos sem nada ganhar, tb voltou para os tripeiros

Chegou ao Sporting CP com 26 anos, no auge da sua carreira.

Na época de 84-85 jogou só 19 jogos… lesão?

Em 85-86 teve ao seu nível e jogou um total de 39 jogos com a nossa camisola.

Só me lembro dele a jogar já no porto, vitória e no paços de ferreira… tenho ideia que era um médio centro, uma mistura de 6 e 8.

Teve em 2 boas equipas do Sporting, com um ou outa debilidade já identificadas anteriormente.

Teve no euro 84 e no méxico 86.

Opiniões dos mais antigos?

4 Curtiram

Porra! Tens fotos disso tipo uma foto geral da tua coleção?

Tenho imensos bilhetes de jogos fora desde há alguns 20/25 anos em casa dos meus pais! Nem sei se ainda tem a tinta…tenho que procurar.

O criador desse site não anda por aqui?

SL

Muito bom jogador! De processos simples e eficazes e raçudo. Foi o patrão do nosso meio campo , especialmente na 2ª época. Ao longo da carreira, foi sempre um jogador marcado pelas lesões

Quando vieram para o Sporting pensei que seríamos campeões e que nunca mais ninguém nos pararia. Infelizmente, enganei- me, a máquina (sistema) estava bem oleada e não nos deu tréguas.
Na sua saída do Sporting fez uma especie de folhetim, ensombrando, quanto a mim, a usa passagem pelo nosso clube.
Realço, contudo, o que disse sobre João Rocha “foi o melhor presidente que conheci, muitas vezes calçava as galochas e ia tratar da relva”.

ainda treinador do boavista, nos idos finais de 90, lembro-me de numa CI ter dito q só n era já sócio do Sporting pq deixaram de lhe mandar o cobrador a casa… ou qq assim… q ele pagaria sempre a quotas do sporting com gosto…desde q lhe dessem forma das pagar…

enfim… cada personagem

Como vingança de terem vindo para o SCP o pinto da costa veio buscar o Futre .
Acabaram por serem os três campeões europeus visto que o Sousa e o Jaime Pacheco voltaram para lá.
Podia ter sido tão diferente a história do futebol português.

1 Curtiu

Cresci para o futebol no final dos anos 80…
vi roubalhões inacreditáveis!

Os mais antigos que se pronunciem, mas tenho ideia q até 86/87 por aí, a roubalheira já existia, mas n era tão pronunciada como veio a ser entre 87/88 e 2005/2006, expoente máximo da ladroagem…

Olho para trás, falo com algumas pessoas e aquelas épocas de 84/85 e 85/86 ficam sempre encravadas… como não fomos campeões nesses anos.??! faltou tão pouco…

Houve roubalheira?! sim, houve… mas caraças… quem ia ser campeão com uma defesa com morato, venâncio e fernando mendes, independentemente do valor ou possível valor destes à época??!

Uns foram buscar celsos, brancos, aldair, mozer, ricardo gomes, geraldões, madjer…etc, etc… e nós, nessas épocas??

Duílio!!! nem 1/5 era dos nomes citados acima??! Meade??! tinha algumas qualidades, mas eram evidentes as suas lacunas… Saucedo!!!

Já nem falo que se dizia que o litos ia ser melhor que o futre, e afinal…foi o q foi…

Claro que em pelo menos 1 dessas épocas podíamos ter sido campeões! Claro que os outros rivais tb tinham algumas lacunas! Espero n estar a ser injusto, mas analisando alguns factos, no geral, já sabemos que temos q estar sempre um degrau acima dos restantes para poder equilibrar “o sistema”!!!

E nessas épocas, tivémos próximos, mas n estávamos o tal degrau acima…

Isto é a visão de quem olha agora para trás, analisando os números e falando com pessoas q viveram esses anos… estarei a ser injusto?

2 Curtiram

Não tenho fotos, mas estão arquivados em caixas de cartão de arquivo, tipo caixas de classificadores Ambar tamanho A4. Já vou em 7 caixas e tenho de comprar a oitava. Antes os Cadernos d’A Bola vinham em papel jornal num tamanho um pouco maior ao jornal actual. Depois passou a ser tipo revista sem lombada direita, mas em tamanho ligeiramente inferior. Até que passou mesmo para formato revista em meados dos anos 90. A Revista Record foi sempre em revista, mas num formato ligeiramente mais pequeno ao actual e sem lombada direita, tambem mudou para o formato actual em meados dos anos 90.

Para alem disso tenho alguns exemplares de jornais de momentos historicos como a tal edição dos 7 - 1, conquistas de taças e campeonatos. Tambem tenho edições especiais a festejar o titulo de 1999/2000 e 2001/02 e o ultimo claro.

1 Curtiu

Acho que foi ao contrario, com a saida do Futre, João Rocha tratou logo da vinda do Jaime Pacheco e António Sousa.

2 Curtiram

Tens razão.
Mas infelizmente quem saiu prejudicado foi o SCP.

Isso mesmo!

Estive a ver melhor o meu arquivo, afinal são 11 caixas.

4 caixas só com os Cadernos d’Abola desde o especial Mundial 1986 e apresentação da epoca 1986/87. Tenho tudo desde aí, e ainda me falta por nas caixas um par delas. Só a partir de 1991/1992 que passou a ser a cores e formato revista grande e claro algumas fotos da maioria dos jogadores, antes eram só fotos de planteis.

Revista de Record são 7 caixas! Começou com o rescaldo da epoca de 1991/92 e tenho tudo desde aí. Na altura eles faziam 2 edições por ano, um de apresentação e outro sobre a epoca recem acabada, pelo meio os especiais Euro, Mundias e alguns das competições Europeias. No principio havia suplementos com estatisticas e muitas fichas de jogos da selecção, de todos o clubes que particparam nas competições europeias. Para alem das classificações de todos os campeonatos nacionais com resultados e todas a edições da Taça de Portugal com resultados de todas a eliminatorias. Ainda tenho um par delas para por em caixa e o deste ano ainda está dentro do plastico por abrir.

Só vou poder por aqui fotos de jogadores do Sporting quando voltar das ferias nos ultimos dias do mes. Vi alguns que vai valer a pena, tipo Amaral, Paulo Torres e outros da epoca 1991/1992.

2 Curtiram

E continuando o nosso “recordar é viver”…

Um dos grandes, um símbolo leonino e do futebol português, Vítor Damas

15 épocas de leão ao peito enquanto sénior
Ainda hoje o jogador do Sporting CP com maior n.º de jogos no CN;
3 Títulos de CN - e deviam ter sido pelo menos mais outros tantos
3 Taças de Portugal
1 Supertaça
28 internacionalizações… e deveria ter o dobro
Teve no Euro 1984 (onde não jogou) e no Mundial 1986 onde foi titular em 2 jogos.

Na posição de GR em Portugal, claramente houve um AD (Antes de Damas) e um DD (Depois de Damas)

Tantas grandes exibições! tantas grandes defesas! Algumas injustiças!

Para recordar, autênticos tesouros

Qual dos adeptos leoninos nascido entre os anos 50 e inicio de 80 não dizia logo que era o Vitor Damas quando ia à baliza???

E vocês?

Que recordações e memórias têm do grande Vitor Damas?

6 Curtiram