Não me lembrava desse Jorginho.
Era o que tinha sido jogador do Chaves?
Luisinho e Balakov, 2 “Crème de la Crème” do futebol português.
Fico emocionado quando os vejo, por terem sido tão craques e nunca ganharem campeonatos, e por constatar que estou velho.
Pode ter havido jogadores quase tão bons, mas como eles ou melhores, não houve.
Lembro-me na meia-final da Taça UEFA contra o Inter de Milão. O Klinsman a sair disparado sozinho em contre ataque já no meio campo do Sporting, aparece de tras o Luisinho que tira a bola a quem tira a uma criança, sem falta nem nada.
Só não me lembrava do Jorginho. Douglas o que jogava de meias em baixo
O único que não identifiquei foi o Jorginho. Não tenho memória de ter jogado por nós…
Concordo com umas coisas e discordo de outras
Esta equipa de 91/92… vai ver o plantel do benfica e do porto nessa mesma época… é pá… se existem anos que podemos e devemos culpar os árbitros e o sistema, é uma verdade factual, mas nesta época n me parece q era o caso…
Os nossos laterais, e sem querer ofender ninguém, n eram jogadores para o nível do Sporting… Venâncio estava já a anos luz dos seus melhores anos - no ano a seguir foi para o boavista trocado pelo Pedro Barny!!! - peixe e figo eram mt bons, mas eram ainda mt jovens… só a partir de 93/94 é que efetivamente “explodiram”… e filipe… filipe nunca passou mt daquilo… prometia mt, mas principalmente depois da lesão, pouco fez…
Deste plantel, com nível para o sporting tinhas Ivkovic (mm assim com algumas reticências), Luisinho, Douglas, Figo (aqui ainda n, mas pelo q fez a seguir), Balakov e Cadete (em 3 anos ficou sempre no top dos marcadores da liga)…
E depois o que mais assusta o Sporting desses tempos era o banco… jorginho, marinho, joão luis, amaral, tozé, litos, iordanov… curto, mt curto…
O Luisinho dificilmente seria campeão, com os jogadores que tinha ao lado e com a conjuntura em que o Sporting se encontrava.
Agora o Balakov teve o “azar” de a agência Cosmos estar a trabalhar “à grande” e JVP ter feito o que fez.
2 craques, do melhor que houve no mundo, e saíram sem a grande alegria de serem campeões.
concordo
Acrescento Figo… as épocas 93-94 - após a entrada do Queiróz - e principalmente a época de 94/95, foram um estrondo… por isso ele tinha 1/2 europa atrás dele…
e era, à época, dos mais mal pagos do Sporting… Sousa cintra masterclass
Época 1980/1981
Em cima: Eurico, Jordão, Bastos, Freire, Inácio e Vaz
Em baixo: Ademar, Manoel, Barão, Lito e Fraguito
A camisola do Jordão não tem emblema ?
Pois, dá a ideia que não.
Não consigo perceber bem que jogo é este, pela bancada atrás parece ser contra uma equipa que joga de azul, mas com este 11 na Wiki Sporting não encontrei nada que correspondesse, não é o FCP, nem o Belenenses, nem o Amora, talvez algum jogo particular.
Com essa quantidade de azul em Alvalade nos anos 80 de dia, diria que só pode ter sido o FCP.
Equipamento Puma.
Tivemos boas equipas, mas mais do ponto de vista ofensivo, na era de Figo e Balakov.
Não fomos Campeões porque a nossa defesa era muito fraca.
Recordo que o Peixe, nessa altura, jogou a central imensos jogos a enterrar, entre eles vários clássicos decisivos que perdemos. Até o Iordanov chegou a jogar a central uma vez contra o FCP para se ver a irresponsabilidade com que o dossier defesa era gerido…
Se somarmos a isso jogadores, no máximo, medianos, como Nélson e Paulo Torres, fica difícil lutar por títulos quando nos rivais havia jogadores de categoria, super-sólidos e super-batidos como Aloisio, Fernando Couto, João Pinto, Mozer, Veloso, Shwarz, …
Tínhamos força ofensiva e magia, mas na defesa éramos semi-amadores ao lado do que tinham os nosos rivais.
Não foi só o problema da arbitragem…
Embora esse não fosse problema pequeno.
Peixe a decidir campeonatos:
Costinha e restante defesa a enterrar a sério:
E nem ponho o 6-3.
Quem fez isto, não mereceu muito mais…
Defesa e Guarda-Redes. É sintomático que o Sporting, sempre que teve bons plantéis, não teve um guarda-redes de jeito. Em 1999/00, tivemos o Schmeichel, e fomos campeões, mas não acho que tivéssemos um plantel extraordinário (era bom mas não era top). E em 2020/21, igual com o Adan (alguns miúdos que acabaram por se fazer, mas ainda não eram ninguém no futebol).
Eu concordo que não é grande estratégia gastar muito dinheiro num redes. Mas também já deveríamos ter aprendido que é possível ter bons GR sem gastar muito dinheiro. E que, regra geral, quando temos um bom GR, ganhamos títulos.
Verdade!
Ter top of the tops com Paulo Sousa, Figo e Balakov e depois atrás ter gajos como o Costinha ou o Lemajic, foi andar a brincar ao futebol…
Mas a malta só pensa que merecia ter sido campeão nessas épocas porque tinha o Figo e o Balakov. Não acho que seja assim tão simples…
Reconheço que éramos muito roubados nessas décadas.
Mas fomos sempre muito incompetentes e raramente tivemos plantéis para sermos de facto campeões. Talvez 1 ou 2 títulos pudessem ter caído para nós. Mas não muito mais.
Até acho que com arbitragens justas, talvez os lamps pudessem ter beneficiado mais em alguns campeonatos contra o FCP, principalmente na era Erikson onde tiveram ali uns anos de plantéis brutais onde perderam ligas com o FCP a roubar a um nível épico.
O galhardete diz o adversário, tem de ser em princípio um jogo em épocas de chuva, o que exclui em princípio algumas alturas do ano. Manuel Fernandes não jogou, Inácio capitão.
MF esteve de fora da jornada 17 a 20 e 24 a 26
Também sei disso, mas o que nos afastava de titulos, para mim, eram arbitragens.
As equipas do porco davam “porrada de criar bicho” e não se passava nada. Ou eram Andrés, Semedos, Bandeirinhas ou Paulinho Santos que ganhavam jogos, com a sua criatividade? Faziam o que queriam, dentro de campo.
Na frente tinham Kostadinov, que era muito bom, e tinham defesas centrais de categoria, porque o resto era mediano.
Aqueles jogos contra eles, que tinhamos 10 livres contra, à entrada da área, para os brancos, geraldões, dorivas e outros, mandarem lá para dentro. Nos jogos contra nós e noutros.
Há tantos videos na internet, que mostram o quanto era escandaloso.
Nós é que sempre achamos que temos que ser muito melhores do que os outros, para merecer ganhar. E porquê? Porque só quando fomos muito, mas muito melhores do que as duas nádegas, é que tivemos direito a saborear títulos.
E, nos videos que circulam, não estão nem metade dos desequilíbrios que aconteceram.
Compreendo o que queres dizer, mas continuo a achar que fomos muito empurrados para baixo, em várias epocas, nas alturas fulcrais delas.
E nem falo dos lampiões, que também eram sempre levados ao colo , mas a incompetência dentro do campo não ajudava. Esses, até com o trapatoni conseguiram ganhar, quase a jogar com 11 na baliza.
concordo com quase tudo o que escreves… mas o lat direito nélson estava longe de ser mediano… era um bom jogador