Nostalgia Sporting

É verdade que o Benfica começa a trazer brasileiros de qualidade. Mas um par de anos antes, os estrangeiros deles eram o Filipovic, o Stromberg, o Manniche ou o Zivkovic.

Eles viram-se para o mercado brasileiro pela mão do Manuel Barbosa. É verdade que eles trouxeram jogadores com nível de selecção, como o Mozer, o Ricardo, o Aldair, o Valdo ou o Elzo (que também esteve no mundial do México). Mas vamos ser realistas, o Benfica era perfeitamente organizado e sobreviveu a passagens de testemunho.

O terceiro anel apareceu como um episódio algo escarneado pelos rivais, mas o Fernando Martins era um tipo organizado, que construiu empresas de nível na sua esfera privada.

O Pinto da Costa era um tipo espertalhão, que acabou por conhecer e criar relação com alguns empresários que, ao longo dos anos, lhe foram inestimáveis.

E, depois, havíamos nós. Fdx, até o Boavista era mais organizado do que nós.

Muita malta tece imensas loas ao João Rocha e eu não tiro qualquer mérito ao que ele conquistou. Mas deixou um clube dependente da sua pessoa, sem qualquer estrutura organizativa que pudesse ser transversal a diferentes mandatos e sem dinheiro. O Amado de Freitas, coitado, herdou uma situação difícil, que se agravou pela megalomania do Jorge Gonçalves.

O Cintra, apesar de tudo, pôs alguma ordem naquilo, quando a situação era deveras precária (conta-se que até a água havia sido cortada).

Os anos 80, para nós, foram penosos e cheios de erros estratégicos.

Repara, até a grande equipa montada pelo João Rocha era envelhecida e de curto prazo. E quando apanhamos um treinador que nos deixa em segundo lugar, com uns quantos miúdos (a fazer uma equipa, literalmente), vai embora.

Muita gente põe nas mãos do Toschack a história do empréstimo do Futre à Académica. Mas isso não pode ter saído do seu intelecto, quando ele nem sequer conhecia os jogadores. Alguém, de dentro, lhe vendeu essa ideia.

Tiros nos pés, pela história fora. Desde o Eusébio, até aos dias de hoje.

3 Curtiram

“Os anos 80, para nós, foram penosos e cheios de erros estratégicos.”

“Tiros nos pés, pela história fora. Desde o Eusébio, até aos dias de hoje.”

disseste muitas verdades no teu post acima… estas 2, entendo sublinhar para memória futura!

Basta ler qualquer livro sobre a fundação do Sporting para constatar que os hábitos e episódios que atormentam e atrapalham o Sporting presentemente, não deixando que o clube assuma a posição de preponderância incontestável para o qual foi fundado, fazem parte do ADN do clube. Os principais defeitos são inatos. Não são reparáveis. Não de modo peremptório. O declínio não é filho dos anos 80, nomeadamente do aparecimento de Pinto da Costa (muito reveladoramente, desempenhámos um papel nisto) ou da ascensão dos chamados croquetes.

Isto é assim: os Sportinguistas medíocres são mais do que as mães e os bons, que notabilizam o Sportinguismo (daí a singularidade dos triunfos do SCP), são poucos e não possuem, precisamente por serem bons, os atributos que são necessários para enfrentar o sistema e derrubá-lo.

3 Curtiram

E eis-nos a entrar pelos anos 90

Chegou como central, saiu como defesa esquerdo.

Era bom… mas n era muito bom… olho para trás e acho q ele cumpriu o que se pediu… era jogador para um bom sporting, mas n para um excelente Sporting

Budimir Vujacic

Chegou ao Sporting pela mão de Sousa Cintra, no auge da idade (29 anos) pouco antes do Verão Quente de 93, pelo que a sua contratação à época passou um bocado “pelos pingos da chuva”.

Era internacional pela jugoslávia, defesa central, vindo do Partizan de Belgrado já com passagens pelo Freiburg da Alemanha.

Veio para o lugar do “erro de casting” Pedro Barny para fazer dupla de centrais com Stan Valchx.

Começou a época no banco e por lá ficou até à substituição de Bobby Robson por Carlos Queiroz… nunca se percebeu bem pq, mas o velho inglês preferiu colocar a centrais Peixe e tb carlos jorge do que dar um oportunidade ao jugoslavo.

Com a chegada de Carlos Queiroz tudo mudou, sendo titular a 2ª volta toda do campeonato, como defesa central, e podendo finalmente demonstrar as razões pelas quais foi contratado. Vujacic era um jogador abnegado, bom marcador dos avançados adversários, duro e com um bom jogo aéreo, q tb lhe valeram alguns golos com a verde e branca vestida.

Dele tenho a grata mas amarga recordação do golo que marcou na finalissima da taça de 93/94, contra o porto, empatando a partida. estava a ouvir a rádio e fui a correr abraçar o meu pai e dizer “é desta! vamos ganhar uma taça!!!”… infelizmente tive q esperar mais um ano… o jose pratas e todo o sistema voltaria a lixar o sporting

Surpreendentemente, logo no começo da sua 2ª época ao serviço do Sporting (94/95), foi encostado a defesa esquerdo, tendo sido o titular indiscutivel dessa posição a época toda, isto num plantel onde estavam paulo “pé canhão” torres (na altura ainda uma esperança leonina) e o jovem promissor nuno valente.

Tenho opinião que acabou por se revelar um muito razoável defesa esquerdo… pouca técnica, mta garra, mas n cruzava mal e tinha bom sentido posicional…

Ainda fez a época toda de 95/96, tendo saído para o Japão logo no inicio da época 96/97.

A venda não surpreendeu ninguem na medida em que se esperava que a época de 96/97 fosse a da definitiva afirmação de pedrosa (castigado por mtas lesões) e do jovem internacional croata, e q veio a ser um dos maiores flops dos anos 90 leoninos, Balajic.

Foi Internacional jugoslavo por 11x, só 2 delas enquanto jogador do Sporting.

Nas 3 épocas no nosso clube, conseguiu conquistas uma taça de Portugal, que pôs fim à nossa maior seca de troféus no futebol nacional (8 anos) e uma supertaça cândido de oliveira, esta disputada a finalissima em Paris, numa vitória histórica sobre o porto por 3-0.

Tal como Ivkovic, foi um dos jogadores que acabou por ter azar uma vez que tb ele acabou por ser prejudicado pelo surgimento da guerra, tendo ficado mt tempo sem conseguir representar a sua seleção.

Até à pouco tempo era olheiro do Manchester United nos Balcãs.

Acho que é daqueles jogadores que o Sporting nunca soube aproveitar a seguir, como olheiro, observador, whatever…

jogou com monstros do Sporting como Balakov, Figo, Naybet, Amounike, Oceano ou Iordanov

link interessante:

4 Curtiram

A mais famosa foto, alem de tambem ter sido mordido por um cao no Jamor

6 Curtiram

Esse não foi dos piores.

1 Curtiu

e quando durante uns anos não se usava o “SCP” :grimacing:

1 Curtiu

não sei se este será o melhor tópico mas… recordação de jogadores q tiveram contrato com o nosso Sporting… mas que pouco ou mm nada chegaram a jogar com a listada verde e branca

julgo que nenhum deles se calhar nem sequer deveria sequer ter sido contratado… ou estarei a ser injusto com alguém??? Algum destes merecia mais oportunidades?

olha o paulo pilar,que pena pa,s.l.

Algund dos que estão nessa sequência foram produto das nossas camadas jovens, nomeadamente o Portela, Andrade, João Pinto e Mário Jorge.

O Leão veio a tornar-se um jogador de referência do União de Leiria, onde formou uma parceria de sucesso no meio-campo com o Luís Vouzela.

1 Curtiu

6 Curtiram

Melhor equipa não campeã da historia da Liga Portuguesa

1 Curtiu

A primeira participação do Sporting na Liga dos Campeões como ela existe foi um momento especial, apesar da performance do clube. A segunda foi uma decepção enorme. Ainda hoje não entendo como não fizemos mais.

A Final da Taça de Portugal 99/00, num Jamor onde os adeptos do Porto ocupavam somente uma superior (como fazem os clubes pequenos).

O jogo de andebol que nos deu o título, salvo o erro em 2001 (época 2000/2001), o primeiro jogo de andebol que vi ao vivo. Na Nave. Um ambiente espectacular de paixão Sportinguista, uma exibição monstruosa da equipa e dos adeptos. Eram as nossas claques contra as do Porto. Praticamente não havia adeptos “de central”.

Taça de Portugal 1999/2000, o jogo na Luz que vencemos por 3 a 1.
Os três anéis e mais um bocado das centrais do antigo Estádio da Luz lotadíssimos de Sportinguistas. O jogo aconteceu uma ou duas semanas depois do empate a 0 no mesmo estádio (onde a vaca benfiquista foi a melhor em campo), onde foi estreada a mítica tarja com a frase “Escreve-se Benfica, lê-se merda”.

A dia, ou melhor, a manhã em que foi confirmada a vinda do João Pinto. Lembro-me da capa do Record com ele vestido à Sporting, uma das primeiras vezes em que um jornal usou o photoshop, acho eu.

Ter ido a Alvalade com o meu pai esperar o Jardel. A primeira vez: ele não apareceu.

A primeira vez que vi (Sporting vs Manchester) o actual Alvalade por dentro. Os momentos iniciais imediatamente após chegar às bancadas, a estranheza que senti por não conseguir ver o céu (tinha lugar de época na segunda bancada da central).

Ver 4 gajas da JL Girls a brutalizarem (roubaram-lhes os cachecóis, atiraram-nos ao chão e pontapearam-nas) 2 benfiquistas antes do Sporting derrotar o Benfica por 3 a 0 (2000/2001), jogo onde criámos oportunidades de golo clamorosas suficientes para ganharmos por 10.

Um jogo, acho que contra o Famalicão (equipamento com calções e meias pretas e camisola sobretudo amarela), talvez em 1993 ou 1994, onde perdi o meu Robocop de 30 cm’s (pressionava um botão que ele tinha no peito e ele falava, a boca iluminava-se) algures na Superior Sul.

Levar a minha família não-portuguesa a ver o “excitante” Sporting vs Bahrain (golo do outro mundo do Kmet).

4 Curtiram

N considero esse plantel melhor do q 94/95, tirando a saída do Paulo Sousa era globalmente mais forte. 93/94 tinha lacunas sérias nos centrais tirando o Valckx, lateral esquerdo andaste ali com o Paulo Torres até o Queiroz adaptar o Vujacic mais tarde, os 2 GR n faziam a diferença, já para n falar no acidente do Cherbakov.

3 Curtiram

isso.

globalmente a época 94/95 tinhamos melhor plantel… depois ainda saiu o valchx e o cadete, mas mm assim tinhamos uma equipo fortissima

o plantel de 93/94 tinha várias lacunas e tinha um banco paupérrimo… que ainda se notou mais após o acidente do cherbakov

3 Curtiram

Na nostalgia, vamos trazer agora um nome de peso.

Um jogador que todo o universo leonino idolatra e respeita

Um jogador que em campo sempre personificou o espírito leonino e a garra de leão

Faz no próximo dia 10 de outubro, 50 anos.

Ricardo “Coração de Leão” Sá Pinto

Depois de fazer metade da sua formação no FC Porto e a outra metade no Salgueiros, onde conseguiu chegar à seleção portuguesa de sub-21.

reza a história que a pedido do Prof. Carlos Queiróz, chegou ao Sporting juntamente com Pedrosa pela mão de Sousa Cintra.

Contratado ainda com a época de 93-94 a decorrer, ganhou logo a empatia dos adeptos leoninos qd, ao serviço do salgueiros ,marcou o golo solitário da vitória contra o benfica, que colocou o sporting em igualdade pontual com os vermelhos da luz.

Em 94-95 chegou juntamente com outros reforços de peso, nomeadamente o central marroquino Naybet, Oceano, Carlos Xavier e o extremo nigeriano Amuneke.

Era novo nesses anos, fiquei com ideia que dificilmente ia calçar naquela equipa, onde pontuavam Balakov, Figo, Iorda, Jusko, amuneke, entre outros

Contudo, logo no 1º jogo em Faro…marca o 2-0 e festejou que nem doido, qual leão! Conquistou-me logo ali!

Na sua 1ª passagem pelo Sporting ganhou 1 TP e 1 supertaça, em paris, 3-0 frente ao Porto, onde marcou 2 golos, e 2 segundos lugares, coisa q o sporting já n via desde 84-85!

Aliás, na época 95-96, com as saídas de figo e balakov, pegou na batuta do sporting e assumiu o estatuto de estrela daquela equipa, qd se esperava que o mesmo fosse assumido por pedro barbosa - contratado ao vitoria nessa época -, amuneke ou assis.

Devido a situações que não vale a pena aqui referir, ficou suspenso por 1 ano, num dos casos sempre mt dificeis e que nunca ficaram totalmente esclarecidos.

Foi vendido para a Real Sociedad, onde tb foi um ídolo e jogou 2 épocas - 98/99 e 99/2000.

Após o fim do jejum dos 18 anos, Ricardo Sa pinto regressou ao sporting pela mão de Luis Duque…

Olhando para trás, o sporting para essa época recrutou um grande naipe de jogadores… JVP, Paulo Bento, Dimas, Sá Pinto, Rodrigo Fabri, Phill Babb… fdx!

Infelizemente esta 2ª passagem pelo Sporting, apesar de + pródiga em troféus, foi menos influente e mais sofredora… bastantes lesões, algumas delas graves, fizeram com q só a espaços Sá Pinto demonstrasse o grande jogador que ainda era.

Nesta sua 2ª passagem conseguiu o tão almejado título, + 1 TP e 2 supertaças e ainda fez parte da equipa q chegou à final da taça uefa de 2004/2005.

no total 9 anos de Sporting! O maior elogio q se lhe pode fazer é: Qual é o Sportinguista que não gosta dele?!?

Vendo o futebol atual, com alguma tristeza digo que faltam mais jogadores destes… aliás já quase n existem jogadores destes…100% identificados com o clube e com os adeptos

Técnica, raça, carisma, dedicação e espírito lutador! Grande Leão

Foi Internacional português por 45x, a quase totalidade enquanto jogador do Sporting.

Teve no euro 1996 e euro 2000, tendo sido mt marcante o seu golo no euro 1996 marcado à Dinamarca (na altura a campeã da europa em título) a peter schmeichel.

Fez parte de grandes equipas, principalmente 1994/1995, 2001/2002 e 2004/2005, curiosamente, em nenhuma delas era titular de caras.

Saiu no sporting na era de Paulo bento, de forma um bocado desajeitada… mas enfim… o sporting desde os anos 40 sempre teve o histórico de n tratar mt bem os seus capitães de equipa.

Dessa última época fica aquela forma espetacular com que festejou com os adeptos aquando da sua substituição na luz!

Posso ter a percepção errada… mas este jogador num fcporto ou nos lamps, protegido pelas respetivas imprensas, e teria tida ainda mais impacto no futebol português

Cumpre-nos, enquanto leões, a relembrá-lo como grande jogador que foi!

escrevo só dele enquanto jogador…o resto fica para outro ou para uma próxima.

links interessantes:

4 Curtiram

Se não me engano, na altura em que ele foi castigado pela federação ou liga, o Sporting mudou o seu contrato para amador para fugir a suspensão e poder jogar, mas depois com um recurso das entidades do futebol, lá teve de fazer mesmo o castigo, daí ele ter ido para a Real Sociedad.

Não é de todo verdade.

1 Curtiu

Grande post, todos não digo, mas 99% dos Sportinguistas quase por certo, um verdadeiro coração de Leão…e não de criança… eu conheço pessoalmente o Sá Pinto, e garanto-vos que se tornou um verdadeiro Leão assim como as suas filhas…todos sócios, sei que vive o nosso SCP como poucos ex jogadores…