Shakhtar.
Jogaço do Derlei.
Shakhtar.
Jogaço do Derlei.
Confirmo que foi depois do jantar de despedida do Bobby Robson, lembro-me da razão e altura.
Epah nós n chegámos a apanhar o Kiev? Talvez fosse esse Shakthar então, q depois ao ser eliminado no grupo venceu a final da UEFA com o Rangers.
Apanhámos. Um ano antes disso e ganhámos. Lá e cá. Mas não passámos.
Saudades.
Primeira e última vez que passei a segunda circular a correr para entrar no estádio a tempo. Passado poucos minutos o Caneira mete aquele golo. Nostalgia na sua plenitude…
E essa capa está muito boa. Os putos Moutinho, Veloso e Nani a secundar o marcador. O que teria sido desse núcleo de Alcochete 05-08 caso fôssemos bem geridos…
Já agora, e respondendo à pergunta lançada, ficam aqui as minhas postas no que toca a jogos do SCP na Champions:
Sporting x Fiorentina em 09/10, na pré-eliminatória. Porco do Gamberini a agredir o Levezinho sem apelo nem agravo, massacrámos os gajos o jogo inteiro mas, se querem que vos diga, nem me lembro se empatámos ou conseguimos ganhar por um de diferença. No Artemio Franchi o Gilardino, Jovetic e Vargas arrumaram-nos;
Sporting x Roma um ou dois anos antes, já não me recordo com exactidão. Creio que ficou 2x2 mas o Liedson fez um jogão;
Esse Sporting x Inter do Caneira;
Sporting x Dortmund do ano passado;
Frankfurt x Sporting da semana passada;
Chelsea x Sporting, não pelo resultado que foi mau mas pela nostalgia per se, o meu primeiro Away na Europa e confesso que o golo do Jonathan Silva me deu esperança…
Real Madrid x Sporting, do famoso golo do Bruno César. Jogámos muito;
Juventus x Sporting do golo do Gelson ainda na primeira parte. Dos golos que mais festejei.
Esse jogo de Madrid matou a equipa completamente a nível psicológico.
Fazemos um jogo estratosferico, dominamos o Real o jogo quase todo, criamos inúmeras oportunidades de golo e no final perdemos sem saber como.
Na mesma semana, levamos 3 do Rio Ave.
Acrescento o Schalke-Sporting, um dos maiores roubos da história da Champions, tínhamos passado o grupo…
Nesse ano da Roma e do Dínamo, também tivemos a ganhar 0x1 em Manchester, com um golo de merda do Abel. Festejei muito essegolo. Mas, quem entra com o Marian Had a titular, não pode esperar muito…
EDIT: E o Purovic!
Eu falei daqueles 3:0 ao Monaco pq foi o nosso primeiro jogo na prova naquele formato, e foi um jogo em q começamos a temporada com o Otávio a treinador, passámos pelo adjunto Francisco Vital creio, depois a rábula do Cantatore e terminámos com o Carlos Manuel em quinto lugar fdx.
Fora de brincadeiras, essa equipa do Monaco treinada pelo Tigana tinha 3 ou 4 jogadores q viriam a ser campeões pela França em 98 e 2000, e chegaram às meias finais da prova.
E lembro q no grupo levámos uma cabazada do Leverkusen q tinha o Emerson q depois jogou na Roma do Capello, Kirsten, etc.
Uma das vitórias que me deu mais gozo foi a eliminatória com o City.
Essencialmente pelo contexto criado, desde o momento complicado que estávamos, das palavras do Dzeko, das tentativas de nos enxovalharem(a caveira da sic).
logo a seguir com o Bilbao foi dos jogos mais tristes que me lembro, foi uma derrota mesmo difícil de digerir.
Mas felizmente perdemos, o pior que nos podia acontecer era termos ganho a liga Europa.
Nesse jogo aqui em Manchester foi anulado um golo ao Liedson por fora de jogo muito duvidoso,se fosse ao contrario não marcavam fora de jogo nenhum
A vitória de hoje frente ao Tottenham entra seguramente no top 5 leonino desde o novo formato da champions.
Assim, faço agora as minhas 5 por ordem temporal:
- Sporting 3 - 0 Mónaco - 97/98
Como alguém disse atrás, sporting estava sem ir à taça dos campeões desde 82/83 e desde 90/91 q n fazia boa figura na Europa. Na 1ª jornada dar 3-0, com a pinta q foi, uma entrada de leão, contra o mónaco, que nessa mm época chegou às 1/2 finais, e q tinha uma senhora equipa, alguns deles campeões do mundo pela França no verão de 1998 (Barthez, trezeguet e thierry henry) e outros bons jogadores como costinha, ikpeba, salif diao, john collins e … spehar!!!
Nessa equipa do Sporting pontuavam, entre outros De wilde, Beto, Marco Aurélio, oceano, Hadji, pedro barbosa e Leandro
- Sporting 1 - 0 Inter - 06/07
Tal como demonstra a capa de jornal acima colocada, o sporting era uma equipa de miudos que venceu o inter das estrelas, q nesse ano foi campeão italiano e venceder da taça, apesar de n ter feito grande época na champions (eliminado nos 1/8).
Golaço de Caneira contra a equipa de Roberto Mancini onde pontuavam, entre outros, Toldo, Córdoba, walter samuel, grosso, patrick vieira, figo, stankovic, ibrahimovic , adriano, javier zanetti, crespo, solari… uffa!
No nosso sporting pontuavam Ricardo, Polga, Caneira, Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli, nani, djaló e liedson
- Sporting 1 - 0 shaktar Donetsk - 08/09
Considero este jogo no top 5 pq foi o jogo q nos colocou pela 1ª vez, neste novo formato, nos 1/8.
No shaktar as estrelas eram todos brasileiras… realce para willian q + tarde brilhou no chelsea e luis adriano
No sporting pontuavam, Polga, MV, JM, Roca, Liedson, Derlei, Izmailov e Postiga
- Sporting 3 - 1 Borussia Dortmund - 21/22
seleção portuguesa contra seleção alemã é habitualmente um pesadelo. equipas tugas contra equipas alemães não anda longe. O Sporting contra os alemães é um aí jesus…
Contudo, 3-0 e qualificação para os 1/8 tiraram todas as dúvidas… noite perfeita dos leões
Na nossa equipa, ainda todos nos lembramos e do dortmund tb… e felizmente o halland não calçou
- Sporting 2 - 0 Tottenham - 22/23
tá a ser tudo dito. vamos esperar pelos jornais amanhã que a noite tb já vai longa
Destaco também o 0-0 na Allianz Arena em 2006/2007. Não ganhámos, mas foi grande resultado, especialmente olhando aos resultados dos tugas lá.
relativamente a ivkovic
palavras de sousa cintra “Um dos 3 melhores guarda redes da Europa”
sempre uma comédia…fdx
a lesão do luizinho que falei anteriormente
e a sua chegada ao Sporting
caraças que as reportagens eram tão diferentes!