Nostalgia Sporting

Esse grande senhor do nossa historia do nosso clube era uma autentica aranha ele chegava a sitios que muitos na altura nao chegavam era um guarda redes demasiado para aquela época

1 Curtiu

Continuamos nos finais de 80 e anos 90

Fez recentemente 62 anos

Nosso Guarda Redes durante 4 épocas, foi a melhor coisa q tivemos a defender as nossas balizas depois de Vitor Damas e antes de Peter Schmeichel

Tomislav Ivković

Chegou ao Sporting pela mão de Sousa Cintra, no auge da idade (29 anos) na longínqua época de 89-90, tendo sido um dos reforços sonantes dessa época juntamente com Luizinho e Fernando Gomes.

Era novo nesses anos, mas tenho ideia de ter feito 2 primeiras épocas de alto nível, indo progressivamente perdendo fulgor e protagonismo nas 2 ultimas temporadas, não espantando a sua saída em final de contrato em 92-93… nunca se esperou é q para o seu lugar viessem Lemajic e Costinha, ambos provenientes do boavista e de qualidade… no minimo igual à q ivkovic apresentava por essa altura…

Para a história fica o célebre 2º jogo da 1ª eliminatória da Taça Uefa, contra o todo poderoso Nápoles de Maradona, Careca, Alemão, Carnevale, Ciro Ferrara, De Napoli, Crippa, entre outros, onde defendeu o penalti de Maradona, proeza que viria a repetir 9 meses depois, desta vez nos QF do Mundial de 1990 ao serviço da Jugoslávia. Em ambos os jogos perdeu, mas ficou para história por ter defendido os penaltis daquele q era considerado o melhor jogador da altura.

Lembro-me de ter visto o jogo em casa do vizinho, à tarde, num dia de semana, quando as aulas ainda não tinham começado… Empatar a zero em casa e fora contra aquela q viria a ser a campeã italiana, à época e de longe a melhor liga de futebol do mundo, é uma proeza q poucos se podem gabar!!!

Foi Internacional jugoslavo por 38x, mais de metade enquanto jogador do Sporting.

Já se lhe antevia algum sucesso desde jovem, na medida em que tinha tb sido internacional pela Jugoslávia tendo participado nos JO’s de 1980 e 1984.

Nas 4 épocas no nosso clube, tal como outros grandes nomes, não ganhou nada.

Fez parte da bela equipa de 90-91 que chgou às MF da Taça Uefa só tendo sido eliminado pelo todo poderoso Inter de Milão.

Foi um dos convocados para o Euro 84, onde ainda fez 1 jogo, mas o seu momento alto pela seleção foi no Mundial de 1990, onde só foi eliminado pela Argentina nos QF nos penaltis.

Uma seleção onde pontuavam enormissimos jogadores como stojkovic, prosinecki, pancev e savicevic… aliás Ivkovic, tal como outros jogadores dessa geração acabariam por ser prejudicados pelo surgimento da guerra, tendo ficado mt tempo sem conseguirem representar a sua seleção. Após o surgimento da guerra, Ivkovic nunca mais foi internacional.

Depois de sair como jogador em 1993, um bocado a mal e aborrecido com sousa cintra tenho ideia, voltou como treinador adjunto de mirko jozic em 1998.

A equipa apresentou um futebol de elevado nível, mas arbitragens vergonhosas, mta juventude e alguma inconstância não deram mais q o 4º lugar.

Posso ter a percepção errada… mas tenho ideia q falava demais… quer como jogador quer como treinador.

links interessantes:

10 Curtiram

Como sempre, fizeste uma resenha corretíssima sobre o Ivkovic. Era um bom guardarredes, mas no final já era curto para o Sporting, embora fosse superior aos craques que o sucederam. O seu sonho era ser campeão pelo Sporting, coisa que nunca se veio a verificar, infelizmente. Teve uma segunda passagem pelo Sporting como treinador adjunto do Mirko Josic, se a memória não me falha.
Diz ser sportinguista até ao tutano.
Apesar de bom guardarredes, nunca primou pela elegância, por vezes fazia aquelas defesas “à padeiro”.

1 Curtiu

Diz quem treinou com ele q o Ivkovic era um gajo q n gostava muito de treinar.

Dizem q qdo trabalhou mais no duro foi no ano do Itália 90 em q era titular da Jugoslávia.

Ou seja, era um gajo muito relaxado mesmo para a época, ainda assim bem melhor q o Lemajic e Costinha q continuo a dizer q nos custaram muitos pontos entre 93 e 95, e o Lemajic ainda nos enterrou numa eliminatória com o Real Madrid.

2 Curtiram

Se não me engano, ainda há um par de anos mesmo antes da conquista do titulo, ele foi entrevistado na SportingTV e ele ainda falava bem o português.

1 Curtiu

Essa Itália não era nada habitual em termos de estilo de jogo cliché catenaccio, o Enzo Bearzot até foi criticado pelo seu giocco alla italiana.

Depois de ter ido para o Belém, o meu pai marcou um penalti ao Ivkovic. Era um tipo muito bem disposto, de uma disponibilidade que não se encontra hoje.

Em 90 o treinador já não era o Enzo Bearzot.

Estava a referir-me a 82.

Recorte dos Cadernos de A Bola para a epoca de 1991/92

Depois de sair do Sporting em 1993, ele foi para o Estoril e V. Setubal na epoca de 1993/94, Passou pelo Belenenses de 1994 a 1996. Fazendo uma passagem pela Salamanca na epoca de 1996/97 onde encontrou o Paulo Torres e Pauleta para alem de mais 6 portugueses. Acabou a carreira no Estrela da Amadora na epoca de 1997/98.

2 Curtiram

Era ele o guarda-redes do Dinamo de Zagreb quando o Oliveira marcou 3 golos na Taça dos Campeões, e também numa eliminatória que jogámos contra o Tirol da Áustria uns anos mais tarde.

2 Curtiram

Para o pessoal mais velho como era o Salif Keita? Segundo o meu Pai foi um dos melhores jogadores que ja viu pena é ter ficado tão pouco tempo e ja a pender para o fim da carreira

Foi só o primeiro a ser premiado como melhor jogador africano (Balon d’Or Africain) em 1970. Ainda hoje é considerado uma lenda africana para alem de ser uma lenda do Saint-Etienne onde jogou alguns anos antes de ir para o Sporting, onde é embaixador vitalicio desse clube francês. Ele chegou a ser presidente da federação do Mali de futebol.

Keita jogou 2 anos e meio, desde 1976 até 1978 no Sporting, fez 77 jogos e marcou 33 golos pelo Sporting.

3 Curtiram

No ano anterior à sua vinda para Alvalade tinha feito uma época fantástica no Valência (que tinha uma belíssima equipa). Após terminar a carreira declarou que o melhor clube em que jogou tinha sido o grande Sporting Clube de Portugal.

3 Curtiram

16 anos

Quais, na vossa opinião, são os 5 melhores resultados do Sporting na TCCE/UCL?

2 Curtiram

N posso falar em formato TCCE pq na década de 80 n vi aquela eliminatória com o Dinamo Zagreb.

Em formato Champions, os melhores resultados terão sido 3:0 em casa ao Monaco do Barthez, Henry, Trezeguet, Ikpeba, etc.

Depois 2:2 em casa com o Real Madrid do Figo, Roberto Carlos, Raul, Morientes, Casillas. Essa vitória sobre o Inter, pq era um plantel milionário na altura, basta ver os jogadores q andavam por lá.

A vitória sobre o Dortmund na temporada passada, mais pq n era esperada, e a meu ver ajudou termos defrontado eles nas duas vezes sem o Haaland, e de resto falta mais uma, sinceramente fora de casa com o Paulo Bento na altura termos vencido o Kiev fora de casa.

Diga-se q é preciso fazer esforço pq o nosso desempenho nesta prova é para esquecer, n vou dizer vergonhoso pq senão o @Ricciardo ainda vai dizer q estou a atacar o Sporting, n é nada disso, mas é mais fácil encontrar bons resultados na Taça UEFA ou Taça das Taças.

1 Curtiu

No 3-0 ao Dínamo Zagreb o Oliveira fez um JOGÃO. Lembro-me de um centro que ele fez para um dos golos, o segundo creio, efetuado com a parte exterior do pé, aquilo a que se viria a chamar a trivela.

2 Curtiram

Esse dia fatídico não teve nada a ver com Yuran e Kulkov.
Foi depois de um jantar de despedida do B.Robson.
A memória é fodida, a pessoa que me podia confirmar se tudo o que escrevo é 100% verdade já faleceu. Mas o que recordo é que estive nesse dia do acidente com a equipa num restaurante, tinha uma bola toda autografada pelo plantel + Robson e Mourinho (foderam-me essa bola).
Escrever que eu e o meu familiar não fazíamos parte do jantar, mas ele teve conhecimento e fomos lá para eu estar com a equipa. Comprei a bola a caminho de lá.
Sei que depois do jantar vários jogadores foram para a “má vida”. O resto toda a gente sabe.

4 Curtiram

Melhor central que vi no nosso Clube. O RRocha dizia-se que era o melhor mas pouco vimos em campo.

Eu confirmo 100%, exceto a parte da bola. É como tu acabas de escrever, tudo na sequência da “paixão” que o sr. Cintra tinha pelo sr. Queiroz.

3 Curtiram