Nostalgia Sporting

Continuando nos anos 80 e 90

Segue-se um dos melhores defesas centrais que alguma vez jogou em Portugal e no nosso clube… mas que por cá, fruto de circunstâncias diversas, jogou mt pouco…

Seguramente estará em qualquer Top5 dos jogadores mais subaproveitados pelo Sporting!

Ricardo Rocha

Internacional brasileiro por 39x
Campeão do mundo - não titular - pelo Brasil em 1994
2 épocas a titular no real madrid - qd ainda existia a limitação de estrangeiros

pelo nosso clube teve 12 míseros jogos e 1 golo, na época 88/89

o mais antigos que se pronunciem… eu era mt novo… tenho ideia que ele estava sempre para vir mas por diversas razões que não me lembro acabava sempre por nunca vir…

acabou por sair em 89 dando lugar a um outro monstro brasileiro que representou o nosso clube, Luisinho…

Olhem se têm ficado os 2…Que dupla!!!

8 Curtiram

entretanto descobri que ele poderia ter regressado ao Sporting

para a época 93/94!

Não me lembrava nada disto!

1 Curtiu

7 Curtiram

Ricardo Rocha era um grande jogador que, por birra do treinador e/ou lesões apenas se conseguiu impor na segunda volta do campeonato, mas fê-lo de tal forma que lhe valeu o salto para o poderoso Real Madrid. Não era um jogador muito dotado fisicamente, era mais na linha do Luisinho, rápido, grande sentido posicional e com bons pés. Enfim, mais um que veio na altura errada.

2 Curtiram

Não tenho ideia nenhuma dele jogar no Sporting, mas em 88/89 tinha 1 ano de casado, ainda estava em lua-de-mel, outros valores mais altos se levantavam, if you catch my drift… :sunglasses:

2 Curtiram

Disseste tudo: veio na altura errada.
Ele e o Silas teriam ajudado muito mais, se não fosse o caos diretivo, em que estávamos mergulhados. O único que se manteve por cá, foi o Douglas.
Foi um dos melhores centrais que vestiram a nossa camisola, ao nível do Luisinho, André Cruz, Mathieu, Naybet, Marco Aurélio, Valckx, Vujacic e Babb. Estes 2 últimos foram metidos na esquerda, devido ao número de bons centrais que havia nos planteis.

3 Curtiram

Ricardo Rocha era um excelente central outro que infelizmente veio num momento muito conturbado do clube,naquela altura mesmo o clube estando bastante mal ainda conseguiamos contratar internacionais Brasileiros de grande categoria

2 Curtiram

E na nossa nostalgia, ainda em finais de 80 inicios de 90 segue-se

Luizinho

O 1º grande central que me lembro de ver jogar no nosso Sporting

Classe pura! Jogador modelo!

Já chegou tarde ao futebol europeu e só não teve uma carreira com maior vigor no nosso clube devido a 1 ou outra lesão que foi tendo

Lembro-me, da época 90-91, quando parecíamos lançados para a conquista do campeonato.

11 vitórias consecutivas. Muitas goleadas… de repente Luizinho lesiona-se e eu, qual expert da matéria com 10 anos lembro-me de ter dito ao meu pai “sem o luizinho vamos começar a quebrar”

Dito e feito…estávamos com 2 pontos de avanço. regressou 3 meses depois, ainda longe da sua melhor forma, e já estávamos com 5 pontos de atraso… pelo meio 4 derrotas e diversos empates…

os numeros não enganam. O Sporting nessa época fez 24V 8E 6D

nos jogos com o Luizinho foram 17V 4E 2D

jogos sem o luizinho 7V 4E 4D

Impressionante!!!

Como teria sido se o Luizinho n se tivesse lesionado naquela época??? Só mm ao Sporting para acontecerem estas coisas

Essa época tb fica para a história por termos conseguido pela 3x, chegar às meias finais do competição europeia, onde acabaríamos eliminado pelo futuro vencedor, Inter de Milão, há época com estrelas como zenga, bergomi, Brehme, Nicola Berti, Lotar Matthaus, klinsman e Aldo Serena… e treinado por Trappatoni.

Foi Internacional brasileiro por 34x, nenhuma ao serviço do Sporting
Foi titular da famosa seleção brasileira que encantou o mundo no Mundial espanha 1982
Na europa só jogou no nosso Sporting!

Chegou pelas mãos de Sousa Cintra e pelo nosso clube teve 3 temporadas (89-90, 90-91 e 91-92), 98 jogos e 4 golos.
Nenhum troféu.

Alguns links interessantes:

8 Curtiram

Luisinho era um senhor no campo dos melhores que vi,classe pura

3 Curtiram

Tal como o rei Balakov, Luisinho é daqueles jogadores que será impossível esquecer, para quem teve o prazer de o ver jogar com a camisola mais linda do mundo.

Como disseram, era de uma mestria e classe, que poucos conseguiram igualar.

Os jogos contra Nápoles, Bolonha e Inter, assim como os “shows” de bem defender a sua zona, no nosso campeonato, mostraram a categoria mundial que tinha.

Tenho lembranças do futebol da selecção brasileira de 82, mas recordo perfeitamente esse triste jogo contra a Itália, que, com o seu habitual futebol e um “ranço” absoluto de um dia “sim” do Paolo Rossi, eliminaram uma equipa que era admirada por todos os que a viam jogar.
Sem saber que estava lá um craque que iria jogar por nós, senti aquela derrota como se fosse de Portugal (até porque, na altura, nós lutavamos contra as Finlândias desta vida, por lugares em qualificações, só começando a inverter o rumo das coisas, 2 anos depois).

Tendo que fazer um plantel dos melhores jogadores que vi jogar no SPORTING, Luisinho seria dos primeiros a ser convocado.

7 Curtiram

Ainda no outro dia estive a rever um jogo em q empatámos na Luz em 91 com o Marinho Peres a treinador, empatámos 1:1, estivemos a ganhar a poucos minutos do fim com um cruzamento daqueles à Balakov para o Litos, mas eles empataram mesmo no fim pelo Isaías q era a nossa besta negra.

O Luisinho nesse jogo estava a fazer dupla com o Miguel, o Venâncio devia estar castigado ou lesionado, tinha muita calma a sair a jogar.

Diga-se q eles tinham uma dupla de centrais Ricardo Gomes e William, esse Ricardo era craque, ao contrário do Mozer n precisava de dar pantufadas no adversário.

Eles tinham vencido na semana anterior nas Antas naquele jogo dos 2 golos do César Brito e faltavam poucas jornadas para terminar, estavam na frente do campeonato mas devem ter-se assustado qdo marcámos pq deve ter-lhes vindo à cabeça um campeonato q perderam para o Porto na última ou penúltima jornada em q fomos vencer à Luz.

3 Curtiram

Tambem tinha isso tudo desde os anos 80, quando sai de casa dos meus pais, deitei fora os de formato jornal e as cadernetas de cromos desde o Mundial 1978 grrrrrrrrrrrrrrr, revistas Onze desde 1980 e Motojornal alguns 300 numeros. grrrrrrrr de novo.
Agora só tenho as revistas.
Ha um grupo no FB de futebol de um sr. que digitalizou todas esses jornais de inicio de epoca e colocou online.

2 Curtiram

Que grupo é esse?

tens de procurar os links que estao la para o onedrive partilhado

2 Curtiram

Sporting 2-0 FC Porto, 18 de Março de 2000

9 Curtiram

Eu tive de despachar entre 300 a 400 edições d’A Bola de 1987 até 1992, mas guardei as melhores com capas do Sporting e da Selecção.

No fim de semana já vou estar de volta das ferias e vou poder contribuir aqui no topico.

1 Curtiu

Sporting 5-3 SL Benfica, 16 de Abril de 2008

3 Curtiram

Lembro-me como se fosse hoje, quando sofremos o segundo golo decidi apagar e fui dormir, de manhã acordei com a mais bela das notícias.

1 Curtiu

O Luisinho jogava de pantufas. Que classe tinha aquele gajo.
Já não era muito rápido e tinha algumas dificuldades em correr atrás dos Dinos e dos Zé Maneis do nosso campeonato, e como o Venancio também não era, foi algo prejudicado por isso. Mas o posicionamento e a técnica a sair a jogar era qualquer coisa. Parecia um 10 a jogar a central! Nos jogos internacionais, notava-se toda a sua classe. Pena não ter chegado 2/3 anos mais novo. Fez a carreira quase toda no Brasil.

4 Curtiram

Já devo ter visto o resumo deste jogo umas 50 vezes.