coisa linda,nunca mais me esqueço de esse jogo, ainda por cima vi no cafe ao pe de um lampião,ao intervalo estava muito triste admito,nunca pensei que conseguisse-mos dar a volta,mas fizemos uma 2 parte tao boa, fiquei extasiado nunca mais me vou esquecer do jogo e do lampiao tanto nos 2 a 0 como no resultado final,impagavel,s.l.
Esse jogo foi espetacular, mas poucos dias depois aconteceu uma coisa tipica à Sporting: levámos 4-1 em Leiria
Esse jogo acabou por ter um impacto ainda maior porque foi transmitido em canal aberto. Ou seja, toda a gente viu o jogo.
Continuamos nos finais de 80 e anos 90
Faz hoje dia 27 de agosto, 54 anos
O nosso avançado mais goleador depois de Fernando Gomes e antes de Leandro, tendo pelo meio a companhia de Iordanov e Juskowiak
Jorge Cadete
Jogador das nossas camadas jovens, só acabou por ser uma real aposta no Sporting aposta o empréstimo de 1 ano ao Vitória de Setúbal.
Foi durante 4,5 épocas titular quase absoluto da nossa equipa, algumas como capitão, tendo começado a perder a sua influência com a chegada de Carlos queiróz em 93/94.
As épocas 94/95 e 95/96 ainda começou por fazer parte dos planteis mas acabou por sair, 1º emprestado ao Brescia e depois vendido ao celtic.
Na altura eu era novo. Tenho ideia q ele era extremo, mas com o Marinho Peres em 90/91 começou a fazer dupla de avançados com o Fernando Gomes
Lembro-me que se desmarcava bem, rematava bem com os 2 pés e tinha um bom jogo de cabeça… possivelmente o melhor q me lembro até chegar jardel… tb tenho ideia que tb falhava alguns golos, alguns deles bem fáceis.
Tenho ideia q era um pouco um mal amado, um patinho feio… lembro-me de ouvir sportinguistas referirem-se a ele como “o melhor defesa dos nossos adversários”!!
Dele lembro-me de marcar 4 golos na Madeira, frente ao Un. Madeira numa vitória por 5-0 ou 5-1 e lembro-me de ter marcado os 2 golos numa alvalade a abarrotar em que eliminámos o celtic na taça uefa (GR era o histórico irlandês Pat Bonner)
Numa altura em que mts jogadores pretendidos pelo Sporting iam jogar para o benfica (helder, futre, jvp, fernando mendes, etc) dizia-se q tb esteve iminente a sua saída, tendo sousa cintra sido obrigado a abrir os cordões à bolsa e renovado com ele.
Foi Internacional português por 36x, tendo marcado 6 golos, 2 deles num jogo histórico na luz em que ganhámos por 5-0 a uma escócia que era habitué em mundiais e euros. Cerca de Metade das internacionalizações foram enquanto jogador do Sporting.
Já se lhe antevia algum sucesso desde jovem, na medida em que tinha tb sido internacional por Portugal nas camadas jovens.
Ainda ganhou 3 troféus: 2 supertaças e 1 taça de Portugal, contudo em nenhuma dessas épocas era sequer um jogador habitualmente convocado.
Foi um dos convocados para o Euro 96, onde ainda fez 2 jogos.
Foi o melhor marcador da Liga portuguesa em 92-93 e o 2º melhor marcador em 91-92.
Jorge Cadete foi o primeiro jogador português a sagrar-se melhor marcador num campeonato estrangeiro.
Diz-se que chegou a namorar a catarina furtado…
link interessante:
Posso estar errado, mas acho que se estreou pelo Sporting, em Chaves, num jogo em que perdemos 2-1 e o Cadete jogou a titular sendo um perfeito desconhecido.
Anos mais tarde, houve uma época em que ele metia golos decisivos nos últimos dois ou três minutos, aquilo a que os locutores radiofónicos apelidaram de “momento Cadete” ou “minuto Cadete”.
No Celtic chegou a ser um ídolo e no Celta era um jogador muito querido, depois decidiu ir “comer a relva” pelos assassinos vagabundos do panelas. Poderia ter borrado a cara de merda, mas preferiu ir comer relva.
Da Catarina Furtado, não tinha conhecimento, mas teve um longo relacionamento,e não sei mesmo se chegou a casar, com a Rita Villas-Boas, atleta de ginástica do Sporting, que era bem boa, até começar a engordar desmesuradamente.
tb tenho memória disso… qd os jogos ainda davam na rádio. época 91-92
Fui ver se descobria, e foram estes alguns dos jogos. 4 jogos consecutivos… o cadete resolveu em 3… no último foi o Lima
E agora fiquei na dúvida, não sei se quem se estreou em Chaves foi o Cadete ou o Lima…
Em Brescia não era Cadete, mas sim Cadetche (pronúncia brasileira).
Primeira contribuição:
Retirado da edição Revista Record antevisão da epóca 1992/93.
Retirado da Revista Record Balanço de 1991/92.
Para tirar as duvidas:
O Cadete estreou-se no dia 23 de agosto de 1987 num Sporting 4 - 1 Rio Ave, nesse jogo Cadete entrou ao minuto 80 para substituir o Marlon.
Lima estreou-se no dia 6 de abril de 1986 no jogo Sporting 6 - 1 SC Covilhã, Entrou ao intervalo para substituir o Romeu.
Same here!
Até me lembro onde estava quando ouvi a notícia de que essa fantástica, única mesmo, seleção do Brasil tinha sido eliminada.
Na altura, trabalhava nas Portas de Benfica, o jogo foi à tarde, e vinha na carreira 50 da Carris, que fazia o trajeto Algés-Poço do Bispo.
Para mim, foi um choque, lembro-me que quase chorei, com raiva.
É como dizes, na altura a nossa seleção era tão fraquinha que projectávamos as nossas simpatias no escrete.
Essa seleção só tinha um calcanhar de Aquiles, o guarda redes Valdir Peres, um frangueiro de primeira apanha. O ponta de lança, Serginho, nem precisava de lá estar porque depois tinhas Leandro, Óscar, Luisinho, Júnior, Toninho Cerezzo, Zico, Sócrates, Falcão e Éder, com um Paulo Isidoro igualmente fantástico que entrava muitas vezes.
Mereciam muito, muito, mais.
Mas aquela Itália também não era nada desse deitar fora, e acabou por ser campeã mundial.
Assim de cabeça, consigo citar Zoff, Gentile, Cabrini, Altobelli, Marco Tardelli, Scirea, Rossi, Bettegga…
Grandes jogadores!
Eu vi esse jogo, alias vi todos os jogos do Brasil nesse mundial, bem como da França, porque estava ainda a viver lá.
Senti-me triste pela eliminação do Brasil, foi pena. Uma seleção fantastica, para muitos a melhor seleção de Brasil de sempre, fiquei fã do Socrates desde aí.
Então lembras-te do primeiro jogo, contra a URSS.
A URSS começa a ganhar com um golo dum georgiano chamado Chengelia (o Dínamo de Tbilisi tinha estado no topo na Europa nessa época, com David Kipiani, Sulakvekudze, Arvadze, Cheguelia e Darasselia).
E tinha na baliza esse monstro que dava pelo nome de Rinat Dasaev além de um Oleg Blokhine no auge da carreira.
Depois o Brasil dá a volta com golos de Sócrates e de Éder, o patada atómica. A jogada deste segundo golo foi inesquecível com uma simulação magistral de Sócrates que abre as pernas para deixar passar a bola para o Éder que levanta a bola e sem a deixar cair, com o mesmo pé, espeta-lhe um remate indefensável.
durante anos puxávamos pelo Brasil, mas tb pelas seleções onde jogavam jogadores do Sporting!
No mundial 90 fui da Jugoslávia (Ivkovic)
No mundial 94 fui da Bulgária (Balakov e Iordanov)
Tal e qual!
Sim, o Valdr Peres ficou na história dessa selecção pelos piores motivos.
Eu tinha 8 anos e há coisas que não me recordo, mas sei que o meu preferido era o Éder, o canhoto com pontapé-canhão. Sei que o Sócrates, Zico e Falcão é que eram os craques, mas eu estava sempre à espera de uma bujarda do extremo esquerdo. Se, na altura, soubesse que o Zico era Sportinguista, o Éder não teria sido o meu favorito.
O PdL Serginho acho que ainda jogou no Marítimo, se não estou enganado.
Da Itália lembro do Zoff, do filho da mãe do Rossi e do Tardelli, que marcou na final, à Alemanha, e cujo festejo foi memorável.
Memoria muito vaga, mas lembro-me. O Brasil jogava de olhos fechados, todos os jogadores sabiam onde estavam os colegas, uma maquina bem oleada.
Depois de 82 começa a ter destaque total, um tal de D10s. No mundial de 86, eu já estava rendido à Argentina e às confusões das nossas seleções.
Obrigado, nem um nem outro então.
Orialli, Colovatti, Bruno Conti e, sobretudo para mim, Antognoni, que não pôde jogar a final e meses antes esteve prestes a perder a vida num jogo em Itália.