Por muito deseperada que seja a situação financeira, a gestão não pode apenas concentrar-se na redução de custos (neste caso financeiros). É um suicídio. O impacto em termos de motivação (de jogadores, colaboradores, sócios, adeptos, etc) é mortal.
Ainda por cima num sector tão ligado a emoções é fundamental manter vivo o sonho. O Sporting como clube assente no futebol vende sonhos e emoções. Ora se deixar de vender e pensar apenas em reduzir custos vai acabar mal. Não há volta a dar.
As contas publicadas (CMVM) do exercio 05/06 apontam para receitas na ordem dos 40 milhões de euros (7 milhões venda de jogadores) e nessa época não fomos nem sequer a Uefa. Não vejo em que é que 55 a 60 milhões de euros seja assim tão irrealista e sem ter de vender necessáriamente jogadores.
@Mauras - A minha ideia quando abri este tópico foi reduzir um mal menor, atacar o problema pela superficie. Através dos meios que estão ao meu alcançe - um simples Fórum - será muito complicado incentivar e organizar um movimento rico de ideias construtivas, doseado de certa mà-educação e que explore o âmago da questão. Todos os Sportinguistas têm plena consciência de que os problemas do Sporting, não se resumem a um mero treinador, nem muito menos vamos ser Campeões se nos livrarmos de Paulo Bento mas pelo menos, é um problema a menos. Aquilo que nós [meros adeptos] podemos fazer neste Fórum é não permitir que a massa associativa aqui retratada seja influenciada pelo conformismo global. O nosso treinador anda permanentemente a gozar com a nossa cara, o minimo que se pode exigir, é assobios e lenços brancos. Ui que ofensa, se o menino Bento vê um lencinho branco, ui jasus ca medo!
Voltando ao teu assunto Mauras, é isso que está a faltar ao Sporting em dois sentidos:
1º - Colocaria o Sporting em sentido e transmitia uma ideia de que nós ainda estamos acordados e torcemos pelo bom funcionamento deste clube. Significaria tambem que estes tolos que são os adeptos do Sporting, já perceberam perfeitamente onde está o problema e o que deve ser feito para resolvê-lo.
2º - Está a faltar esse tal grupo que fale em uníssono e que explane todos os seus “conhecimentos”. Criar um grupo devidamente consistente e estruturado, não é fácil e infelizmente não é pela Internet que o podemos fazer, de maneira que já me contentava com o simples lencinho branco no bolso.
@Rui Sampaio - A culpa de um mau resultado é algo que está intrínseco aos jogadores, afinal de contas são eles que são pagos a peso de ouro para jogarem futebol, mas existe uma equipa técnica responsável pelo aproveitamento de cada individualidade. Há quem queira iludir-se nestes discursos “O Liedson podia ter marcado, a culpa não é do treinador” “O Polga podia ter marcado, a culpa não é do treinador” “O Rui Patricio sofreu um frango, a culpa não é do treinador” mas então se tudo aquilo que eles fazem não tem a responsabilidade do treinador, o que é que ele lá anda a fazer?
O que eu vi ontem foi uma equipa que a partir do penalty falhado recuou literalmente em bloco para o seu meio campo defensivo contra o ultimo classificado da Liga [o que fez Paulo Bento?]. Vi uma equipa que após a marcação da grande penalidade ficou sem ideias ofensivas e já nem o pontapé para a frente era pensado, era mesmo charutada para aliviar a tão alta pressão dos Leirienses [o que fez Paulo Bento?]. Vi o melhor jogador da partida a sair do encontro [culpa de quem?] e vi o Gladstone a tirar o fato de treino para ir defender os ultimos 10 minutos contra este colosso que é o Leiria [culpa de quem?]
Ao fim de analisadas as circunstâncias, o Sporting pôs-se ou não a jeito para sofrer um golo?
O Paulo Bento está lá a mais, eu sei que a sua saida sabe a pouco porque existem outros culpados mas é o unico que nós ainda podemos correr do Sporting. Os outros requerem outro tipo de entrega e planeamento que um simples Fórum da Internet não pode dar. Levem o lenço, e pensem que esse lenço não é só para o treinador mas para toda a escumalha que se apoderou no nosso clube. Ficar em casa? Depois de sermos gozados desta maneira? Ai carneirinho carneirinho, eu se fosse a vocês é que ficava em casa, não fazem falta neste momento [se é que alguma vez fizeram].
Disseste tudo. É este o grande problema do Sporting: com a obcessão do défice para não pagar X de juros, estão-se a perder 2x de receitas. E não devo ser assim tão inteligente para ser só eu a perceber isto.
Embora não seja para mim, estando aqui no forum suponho que seja para todos.
O PB é culpado pelo frango do Patricio e pelo falhanço do Polga porque treina-os para isso. Portanto pondo o PB a andar temos o problema dos frangos e dos falhanços resolvido. Para isto basta ir ao estádio assobiar e mostrar um lenço branco??? Give me a break!
Os jogadores “pagos a peso de ouro” comparando a quê? Ao teu salário? Porque comparando aos vizinhos fifica e porto são miseravelmente pagos sem falar dos outros campeonnatos europeus. Mais uma vez e a menos que tenham mesmo amor a camisa aonde está a motivação para ficar, fazer mais e melhor?
Como explicas o facto da equipa do PB da época passada ter feito, principalmente na segunda metade da época, uma época invejável e este ano estar a ser o que é? Será porque perdeu Nani, Caneira, Tello (que só fez a melhor época de sempre) ou será porque o PB desaprendeu de como motivar e treinar? Ainda achas que o Problema é do PB?
O Sporting que ganhou a Supertaça contra o porto jogou mal ou deixou más indicações? E o que jogou o primeiro jogo no dragão?
Vai-lá a Alvalade gritar toda a tua frustração e assobia as nossas cores e quando conseguires que o fusivel PB rebente e venha um não sei quem para o lugar verás talvez que a culpa não era dele mas sim do nivel qualitativo do plantel que têm a disposição dependente das possibilidades do Sporting, elas mesmo dependentes de terceiros.
No relatório e contas de Julho de 2007 as receitas são de 65 milhões, incluindo 25 milhões de venda de jogadores (não se inclui o Nani) e 6.6 da Champions.
Retirando os 25 milhões de jogadores, ficamos com os tais 40 - já com a champions. Não vejo que seja possível aumentar esse valor em 15 milhões…
Aumentar numero de sócios, por exemplo. Aumentar numero de assistências, outro exemplo. negociar, como todos farão creio eu em 2011, novas percentagens de receitas tv (Que são ridiculas actualmente). Aumentar receitas de direito de imagem guardando jogadores mais tempo…etc… tudo é possivel trabalhando para isso. Agora com assobios e lençinhos brancos é que não vamos lá com toda a certeza.
O Sporting está tão mal que eu vez de ir a Alvalade, não fui, porque tinha a certeza que íamos empatar ou perder com o lanterna vermelha, em vez de ir de lencinho, acabei por ficar em casa, se continuarem assim, muita gente vai ficar em casa como eu, é caso pra cantar:
E só eu sei, porque FICO em casa.
Não estou pra sair de casa, ir a Alvalade gastar dinheiro e tempo, e sair de lá deprimida. Enquanto isso, continua o Miguel Veloso com os penteados da moda e a lampiã Fátima Lopes. :
PS: Não há ninguém no plantel que saiba marcar um penalti de jeito?
Era por falta de disciplina. Era porque não soube impor-se no balneário e porque alguns jogadores tinham mais poder do que ele e fizeram-lhe claramente a folha. Foi o ano em que o Liedson foi, mas só voltou quando quiz e foi o ano em que o Rochembak o mandou ir levar no … e até mesmo o Polga, se não estou em erro, abusou das férias.
Ainda hoje me surpreende ver que, com 12 anos de projecto, haja quem ainda não tenha percebido que num clube de futebol com o historial do Sporting é impossível manter/aumentar receitas sem se investir, em primeiro lugar, um pouco mais no futebol. Será que alguém acredita mesmo que qualquer sportinguista se sentirá obrigado a pagar quotas e a comprar gameboxes ano após ano tendo em conta a merda que nos dão em troca? É que já nem é o não conquistar os títulos, é o futebol em si, o que um gajo vê naquele estádio há anos e anos seguidos. Eu ganhe ou perca é invariável sair de lá mal disposto há muito tempo.
Que receitas resistem assim?
Volto a relembrar o que o Porto fez no ano em que venceu a taça UEFA: contratou um treinador como não havia, teve visão. Esse treinador definiu objectivos e jogadores que resultaram TODOS, inclusive os que mais tarde se vieram a provar sobrevalorizados. Foi um investimento impressionante nos resultados mas nada do outro mundo em termos financeiros, embora tenha representado um esforço. Ganharam troféus, ganharam dimensão, até deu para desmandos evitáveis como os da época seguinte à saída do Mourinho. A verdade é que o Porto subiu uns degraus… e por lá está. Até hoje. E nós a ver passar os navios nesta posse miserável.
O problema é: mesmo que o quisessemos fazer, alguém acredita estar o Sporting munido das pessoas e estrutura adequada a um esforço destes? É óbvio que não. Teriam de ser outras pessoas, outra capacidade, outra vontade.
Uma coisa vos digo: se se dessem eleições neste momento, candidato que me apresentasse uma ideia destas e nomes coerentes (ex. Lazlo Boloni a decidir alvos de mercado) ganhava de imediato o meu voto, pois não vejo salvação para o Sporting que não passe por algum risco protagonizado por pessoas que saibam o que estão a fazer, não estas.
Não há problema nenhum em dares a tua opinião referente aquilo que eu disse ao Rui Sampaio, vamos então por pontos.
1º - Deduzo que não queiras compreender aquilo que eu disse e que sintas prazer em colocar palavras no meu discurso. Os erros de Patricio e Polga são erros individuais, o de Polga nem tanto porque segundo o mesmo ele é um dos jogadores que treina aquela situação especifica de jogo mas adiante, agora perante todas as situações que eu enumerei no post anterior à cerca da postura do Sporting aquando da marcação da grande penalidade, o Sporting pôs-se ou não a jeito de sofrer um golo? Ninguem disse que sem Paulo Bento, os erros individuais desapareciam longe disso. Vão continuar a haver penaltys falhados e vão continuar a haver frangos nos guarda-redes, mas uma simples coisa pode ser alterada, a postura dos jogadores e a mentalidade. Uma equipa em casa a vencer ao ultimo classificado, não pode nem deve vir para trás defender o resultado. Isto é culpa da mentalidade [lançar Gladstone para defender o 1-0 contra o ultimo classificado] do nosso treinador, pura e simplesmente!
2º - Falando em jogadores de futebol num modo generalizado, eles recebem bem. Tendo em conta o poderio financeiro do Sporting, são pagos a peso de ouro porque o Sporting possibilta a grande parte dos seus melhores jogadores ordenados acima do tecto salarial. Para o Sporting é peso de ouro, para um Barcelona é evidente que não é. Qualquer pessoa, seja ele jogador de futebol ou engenheiro, quer trabalhar para uma empresa que lhe possibilite melhores condições de trabalho, e essas condições englobam tambem a parte financeira. Será que um Engenheiro que está numa empresa mediana vai fazer um bom projecto, e a partir daí, cagar por completo para a empresa uma vez que segundo ele merece uma empresa melhor que satisfaça as suas necessidades? Que culpa tenho eu que o futebol esteja repleto de mercenários? Eu trabalho diariamente e dou o meu máximo enquanto elemento de determinada empresa, se a partir daí, alguém colocar em causa a minha saida para uma empresa estruturalmente mais completa, provavelmente não vou hesitar mas antes disso fiz pela vida. Eu vejo um Veloso a cagar por completo para sair do Sporting e vejo um Liedson a correr km todos os jogos. Não é amor à camisola que eu peço, é profissionalismo!
3º - Ainda bem que colocas esses dados em causa, sairam duas das principais referências defensivas o ano passado. Uma delas apenas jogou bem o ano passado e a outra é indiscutivelmente forte, o que é certo é que sairam as duas. O Sporting não se reforçou bem nesse sector e reforçou-se melhor no sector ofensivo [Izmailov, Vuckcevic, Adrien, Celsinho e Derlei] logo seria de esperar uma reformulação táctica na equipa de Paulo Bento. Se o ano passado a base para o sucesso estava na defesa, este ano após a saida de duas peças fulcrais, tal não podia continuar. A mim parece-me perfeitamente lógico. E estou a aprofundar demasiado o assunto quando nem preciso, para comprovar a estupidez de Bento basta relembrar alguns episódios [Farnerud sempre suplente utilizado, 4-5-1 de inicio e 20 minutos depois 4-4-2, ausência de qualquer fio do jogo (até o Fátima mostrou futebol), permanência em Yannick depois do mesmo admitir que está a passar um mau momento, colocação de Veloso a defesa esquerdo N vezes…]
4º - Não percebi o fundamento da tua ultima pergunta. O Sporting jogou mal nos dois jogos, num foi bafejado pela sorte e no outro foi castigado pela roubalheira. Se queres demonstrar que a equipa joga mal futebol, escusavas de ir tão longe, basta pegares no jogo de ontem.
Nivel qualitativo do plantel? Ok, palavra bonita mas igualmente estupida. O Fátima tem mais nivel qualitativo que nós? O Leixões tem? O Leiria tem? O Setubal tem? O Nacional tem? Ai quem me dera ter os ovos que têm o Fátima, faziamos uma omelete de chorar por mais. Sim vou ao Estádio, sim levo o lenço, sim levo as cordas vocais e possivelmente até levo um cartaz. Esta é a minha maneira de tirar a parte de cima de um bolo repleto de bolor, se tu preferes comê-lo assim não te queixes se ficares mal disposto.
O plantel é fraco, os dirigentes são fracos , os adeptos assobiam, o clube perde, vamos a meio de campeonato e ja nem estamos na luta pelo titulo e só o treinador é que é lindo !!
Há aqui dois opticas de análise:
1º Os que defendem, O plantel é fraco e o PB não pode fazer melhor .
2º Os que defendem, o Plantel realmente não é muito bom, mas a culpa foi de quem o escolheu ( PB ) e sim, têm obrigação de fazer melhor.
Para o PB ser o Fergusson de Alvalade era preciso já la estar há 20 anos e era preciso também que ele estalasse os dedos e indicasse uns nomes de jogadores e eles viessem não no fim da época mas sim a meio. Sou a favor da estabilidade quando há potencial e o PB têm potencial e conheçe bem a casa além de não ser muito caro e de ter uma grande margem de progresso. Talvez o vejas um dia num porto a dar-te mais uns 2 ou 3 e ai vais mostrar uns lenços ao Abel… ;D
Era por falta de disciplina. Era porque não soube impor-se no balneário e porque alguns jogadores tinham mais poder do que ele e fizeram-lhe claramente a folha. Foi o ano em que o Liedson foi, mas só voltou quando quiz e foi o ano em que o Rochembak o mandou ir levar no … e até mesmo o Polga, se não estou em erro, abusou das férias.
Estou contigo. Já aqui disse que lencinhos brancos e assobios são uma atitude estúpida.
1 ) Sócios e bilheteira foram 15 milhões no ano passado. Estamos a falar, salvo alguém que me corriga, de um aumento de 15 milhões (40 para 55) para sermos sustentáveis. É impossível conseguir isso duplicando estas duas rúbricas.
O estádio está 80% vendido. Teriamos, números redondos, de triplicar o número de sócios. Não é viável.
Receitas da tv
Para mim, é a forma mais fácil. Mas não estão os direitos vendidos até 2018?