Nestory Irankunda

Nestory Irankunda é Leão

Por Sporting CP
15 Ago, 2026

Equipa Principal

Internacional australiano reforça Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal assegurou a contratação de Nestory Irankunda, que assinou um contrato válido até 2031 com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

O extremo australiano de 20 anos chega ao emblema de Alvalade proveniente do Watford FC, por quem actuou em 2025/2026 no Championship, segundo escalão do futebol inglês. Antes, havia representado o Adelaide United FC, cuja camisola utilizou na estreia na Liga da Austrália com apenas 15 anos, em 2021/2022.

Em 2024, mudou-se para a Alemanha para vestir as cores do FC Bayern München, onde jogou na equipa B e na UEFA Youth League. Esteve ainda emprestado aos suíços do Grasshopper CZ antes de reforçar o Watford FC em 2025.

Internacional pela Austrália desde os 18 anos, foi uma das figuras da equipa no último Campeonato do Mundo, tendo inclusive apontado um golo no triunfo por 2-0 sobre a Turquia na fase de grupos.

Nas primeiras palavras na sua apresentação, que teve como inspiração o festejo que faz em homenagem a Michael Jackson, Nestory Irankunda assegurou estar “muito feliz e grato por estar” no Sporting CP.

“Aceitei a proposta graças às conversas que tive com as pessoas da estrutura do Clube. O projecto pareceu-me muito bom e, obviamente, o Sporting CP é um clube de topo com uma grande história. Quis aceitar este desafio e estou pronto”, disse aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

“Mesmo alguém que vive do outro lado do mundo, como eu, olha para o Sporting CP e entende como os adeptos são fantásticos e cheios de paixão. Por isso e, também, pela história do Clube, fico arrepiado ao pensar que sou pretendido por um emblema destes. Quando me falaram no Sporting CP, foi Sporting CP até ao fim”, revelou.

Sobre objectivos, Nestory Irankunda foi claro: “Vim para ganhar títulos e para jogar para grandes adeptos. Quero fazer história e não há melhor sítio para o fazer do que o Sporting CP. Estou muito feliz por estar aqui e espero ganhar troféus esta temporada”.

Convidado a descrever-se, o novo Leão considerou ser “poderoso, muito rápido e capaz de saltar muito alto”. “Consigo, também, marcar e dar a marcar à equipa”, adicionou o futebolista que não tem problemas em jogar “em qualquer lugar do ataque”.

Com o intuito de “ficar muito tempo” no Sporting CP, até porque “palavras não conseguem explicar o quão feliz” se encontra, Nestory Irankunda comentou também o facto de se poder estrear na UEFA Champions League.

“É um momento de grande felicidade e orgulho. Estou muito entusiasmado. Qualquer criança ou pessoa que goste de futebol sonha em jogar na UEFA Champions League. Ter essa oportunidade será fantástico e um sonho realizado”, destacou.

A juntar à mudança para o Sporting CP e à possível estreia na UEFA Champions League, Nestory Irankunda teve, recentemente uma grande experiência no Campeonato do Mundo. “2026 foi, para já, o melhor ano da minha carreira e quero torná-lo ainda melhor tendo um grande começo no Sporting CP”, referiu.

Sobre Michael Jackson, tema do vídeo de apresentação e também das suas celebrações de golo, o jovem atacante explicou a ligação: “É, para mim, o maior artista de todos os tempos e uma grande inspiração. Cresci a ouvir a sua música e vê-lo dançar é fascinante. Um dia, antes de um jogo, decidi fazer [o festejo] e acho que vou continuar porque todos gostam”.

Por fim, Nestory Irankunda dirigiu-se aos Sportinguistas. “Estou pronto para começar. Temos uma grande temporada pela frente e vamos ganhar muito”, prometeu.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome:
Nestory Irankunda
Data de nascimento: 9 de Fevereiro de 2006
Nacionalidade: australiana
Posição: extremo
Clubes anteriores: Adelaide United FC, FC Bayern München, Grasshopper CZ e Watford FC
Internacional pela Austrália

https://x.com/SportingCP/status/2088607890605052319?s=20

27 Curtiram

O teu sucesso será o nosso sucesso

Bem vindo :lion::flexed_biceps:

Parolada
Bem vindo Nestum

3 Curtiram

Não é possível que tenham metido o Irankunda a dançar no vídeo de apresentação… :joy::joy::joy::joy:

2 Curtiram

O Video tá porreiro.. a ver se se safa a jogar a bola

3 Curtiram

Bem vindo! Que tenhas muito sucesso !

1 Curtiu

Bem vindo máquina

Que nos leve à rotunda….

Do Marquês!

1 Curtiu

Bem-vindo canguru!

Bem vindo!

Bem vindo, Nestum. Iran Costa?
Que sejas aquilo que precisamos. Alguém para dinamitar as defesas adversárias.
Dito isto… Pouco confiante nesta contratação.
Espero estar errado.

1 Curtiu

O meu irmão que é maluco pelo MJ vai se passar.

Bem-vindo!!!

1 Curtiu

Bem vindo.
Vais ser treinado por um treinador de merda.

1 Curtiu

Ou seja, Irankunda tem de Ir-à-bunda dos adversários.

1 Curtiu

He’s Bad!

fdx que video mais cringe lol talvez seja porque não seja fa do MJ lol

Esperemos que não dance assim à frente dos defesas

Já tem uma luva, é só meter a outra e ir pra baliza. Pior que o RS não faz.

Bem vindo!

9 Curtiram