Mas eu nem estou a falar dos que acompanham o Lebron ou whatever. Até porque eu já acompanhei tantas equipas na liga por certo jogador que não tenho moral para falar.
Para além do mais não estava a fazer comparação com o fãs da NBA com os europeus, obviamente. Estava a dizer que dentro do mundo NBA os dos Heat (actuais) são bandwagoners, são os mais criticados e com razão. Quem acompanha fóruns internacionais da liga sabe do que falo.
Podes dizer que não há a cultura do clube que há na Europa (basta ver os jogos da Euroleague para perceber isso), mas os adeptos sofrem, vibram, sentem carinho como qualquer um de nós sente pelo Sporting, por exemplo. Tu falas assim de forma fria porque és apenas fã de um jogador e não consegues sentir carinho por nenhuma franchise, porque se não fosses perceberias muito bem o que estou a dizer. Aliás, eu quando seguia jogadores (Iverson, Wade, Lebron) nem percebia muito bem como havia gente por todo o lado capaz de gostar tanto de uma franchise da NBA sendo mesmo capaz de sofrer por ela.
Sim, sou “fanático” pelos Cavs, mas mesmo que não fosse teria exactamente a mesma opinião. :great:
… creio que o GTeles está a criticar, igualmente, os residentes de Miami que se proclamam “adeptos” (e não apenas os tais que enviam cartas ou emails para a Sporttv, que referiu o membro Chuck). :great:
[hr]
108-103!
Que senhora joga do Pekovic [C]. Europa a mostrar como é que se faz. :mrgreen: :great:
25 pontos, 9-15 FG, 18 ressaltos, 1 desarme de lançamento.
Aliás, eu quando seguia jogadores (Iverson, Wade, Lebron) nem percebia muito bem como havia gente por todo o lado capaz de gostar tanto de uma franchise da NBA sendo mesmo capaz de sofrer por ela.
Graças ao melhor de sempre sou um sofredor dos Bulls! Óbvio que acompanho outras equipas e gosto que ganhem por jogadores/fases/projectos mas isso advém da paixão que possuo pela NBA. Nunca estarão acima do gosto que tenho pelos Bulls, e que adquiri graças a quem nós sabemos. E já penei bastante com equipas fraquíssimas dos Bulls mas 2 coisas tenho como garantidas:
Os Bulls vão voltar a ser campeões, com Rose
O Rose nunca vai sair de Chicago
Mas que sentido faz para uma equipa que está a fazer uma boa época, e que podia chegar longe nos Play Off, trocar um dos seus melhores jogadores(Rudy Gay)?
Ainda para mais, quando aquilo que irá receber, nem deverá ser grande coisa (tirando as picks). Que mensagem estão a passar para os jogadores? Que abdicam do sucesso desportivo?
Ou o gay não é tão bom jogador como se diz?
desculpem estar a ser chato, quero ver se percebo melhor isto
Isto não é assim tão linear no desporto em geral na América, claro que a vertente espectáculo está presente em todos eles mas não é assim um mundo tão cor de rosa como queres dar entender.
A NBA passa um pouco ao lado disto e as rivalidades e mesmo a agressividade do desporto em sim não é tão elevada em comparação com outros desportos faz atenuar um pouco a violência. Porém se te meteres num pavilhão de um equipa da NHL com adeptos mais fervorosos seja na América ou no Canadá, ou num qualquer jogo da NFL vai da tua consciência ires para lá festejar o que quer que seja. Provavelmente pode haver uma diferença de público ou de mentalidade e postura perante o desporto que se está assistir, quanto mais agressivo o desporto mais agressivos os seus adeptos.
Obrigado ao Urso Chang e RFR por terem respondido. :great:
Então, tendo em conta que eles têm um base de qualidade, e um jogo interior muito bom, fará sentido eles quererem um bom SG ou SF, que tenha um salário baixo, mais umas picks.
… o problema aqui não é a qualidade de Rudy Gay [SF], amigo Gannicus. :mais: :great:
Até porque se deres uma vista de olhos no plantel de Memphis vês que:
1) a saída de Mayo [SG] tornou o plantel dos Grizzlies “modesto” no perímetro. 2) se sair Rudy Gay [SF] o jogo exterior - seja de penetração ou 3pt - torna-se praticamente inexistente.
Logo aqui se vê que Gay [SF] é importante no plano desportivo de Memphis. Não só pela sua qualidade - que tem, aliás, um dos melhores highlights da época (para já) é um dunk dele a Miami - mas pela importância que tem na equipa (recordar que os Grizzlies são a 29ª em 3PT e a 27ª em FG). Gay [SF] é o 2º atleta + bem pago de Memphis - a partir do próximo ano seria o 1º - e a ter de abdicar de alguém, os Grizzlies preferem abdicar de Gay [SF] do que de Z-Bo [PF] que é a cara do franchise.
Em termos de rumores, o meu tio disse-me hoje que na rádio local anunciaram que o Blanks [GM] não está interessado em Rudy Gay [SF] e surgiu Toronto, supostamente, a propor Calderon [PG], Davis [PF] e draft picks (não faz sentido nenhum). É de facto uma questão salarial e Gay [SF] é a escolha óbvia para o front office de Memphis. Fora isso, Rudy Gay [SF] em termos de “simpatia” e “carinho” pelos adeptos nunca foi um alvo lá muito unânime (por exigirem demasiado dele e por não terem tido o retorno que desejariam nos seus 3 anos de “estreia”). Seja como for, é um belo jogador e interesse não deve ser um problema.
… existe essa relação (parcial) mas está longe de ser uma verdade absoluta.
Aquilo que o KingJames refere é, de facto, a verdade (eu só fui ao US Airways, mas vá). :twisted:
Fui sempre em jogos de fase regular [3x] e em todos eles vi pessoas vestidas com o equipamento adversário sem qualquer tipo de problema, a comer nos mesmos locais, a usufruir dos mesmos serviços e a entrar pela mesma entrada. É uma cultura. A NBA, a NFL, a NHL e a MLB é quase um estado de espírito, um dos “deveres” do teu local nascimento - a partir da altura em que nasces em Arizona, deves apoiar os Suns, os Cardinals, os Coyotes e os Diamondbacks - e apesar de admitir que na NHL os índices de agressividade na bancada devem ser superiores aos da NBA, não são sequer comparáveis ao futebol (e o futebol é bem menos agressivo). Tu até podes fazer o exercício simples de comparar um Barcelona vs Real Madrid da Liga ACB com um Boston Celtics vs Los Angeles Lakers da NBA e chegas à conclusão que são realidades distintas.
Porquê? São inúmeras as razões (a visão do desporto de um Europeu e de um Americano é estupidamente diferente) mas olha que há que admitir que são percepções diferentes, amigo. ;D :great:
Concordo que sejam realidades e posturas diferentes de ver o desporto/espectáculo, não discordei disso, só acrescentei que em certos locais não é um passeio assim tão fácil.
São realidades distintas é verdade, além de ser outro tipo de rivalidade que ultrapassa o basquetebol e o próprio desporto no caso de um Barcelona-Real Madrid, mas esta realidade está mais perto de uma postura perante o desporto americana do que uma postura dita europeia a que o KingJames se referia, das claques, violência, de por exemplo um jogo no pavilhão do Partizan, Panathinaikos, pavilhões turcos, entre outros. Neste ponto o basket universitário americano a realidade pode-se considerar mais europeia.
Acredito que mesmo na NHL, mesmo sendo um desporto mais viril e com grandes níveis de testosterona , se passe o mesmo. É natural que possas ouvir umas bocas, ou até te intimidarem de alguma forma, mas mesmo assim, é outro mundo, outra visão das coisas.
Eu nos 2 jogos que vi, quando fui a Nova Iorque, vi dezenas e dezenas de pessoas com jerseys de jogadores, num pavilhão e num jogo em que eles nem participavam! Lembro-me de ter visto camisolas do Ginobili, do Lebron, do Durant, num jogo entre … Nets e Wizards :eh:
Os americanos fazem do desporto, um passatempo. Uma maneira de juntar a família. Tenho a certeza que muitas pessoas que vão ver um jogo da NBA, por exemplo, nem vão tanto pelo jogo. Vão comer uns cachorros e beber umas cervejas, ver as cheerleaders, vão pelos divertimentos e distrações dos time-outs … Aliás, basta ver as apresentações individuais de cada jogador, para ter uma ideia de como eles encaram as coisas.