Núcleos do Sporting - Novo Regulamento

No Jornal Sporting desta semana sai o novo regulamento dos Núcleos do clube, o tal que tem gerado alguma polémica (estou a lembrar-me de foristas como o k1 que criticam violentamente estas regras.

Tal regulamento fica agora também à disposição dos restantes foristas através da Wiki Sporting:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Regulamento de constituição de Núcleos

Comentários?

é capaz de ser um tiro no pé. Veremos pelo nº de sócios novos que irão ser feitos!

Veremos sim pelo número de núcleos oficiais que se irão extinguir :great:

:arrow: É mais isto.

Esta obrigatoriedade de ser ao mesmo tempo sócio do SCP vai mesmo extinguir muitos núcleos, isto tem de ser seriamente debatido… :cartao:

Mas diga-se que essa medida até faz algum sentido e agora até há categorias de socio bem acessiveis.

A extinção dos Nucleos à partida não será por essa medida especifica mas por outras,mas isso o K1 sabe bem melhor do que eu…

Até aceito a tua visão, mas deixa-me dizer-te, que tenho um familiar presidente de um núcleo aqui do Norte, que ainda à dias me confidenciou que tem de fazer muita ginástica ao fim do mês para pagar as despesas do mesmo e, que tem de andar sempre a pedir as quotas dos sócios sempre atrasadas, e daí a conversa da crise, etc…se a despesa aumenta ainda mais…Hummm, não é boa altura…

Sim Prince eu também compreendo essa visão :great:

Quanto à altura o Sporting impos um periodo de transação até 31 de Dezembro de 2016 portanto logo aí dá uma outra margem de manobra,se fosse no imediato seria sem duvida mais dificil.

Concordo plenamente.

Chegou a altura de deixarem a sueca de lado e de começar a pensar que, por muito pouco que dêem (4 euros/mês por favor) faz sempre a diferença.

Pelo que me constou a ideia é mesmo fechar alguns núcleos. Não percebo bem a realidade nos outros distritos mas aqui em Coimbra até domino bem a ‘coisa’ e digo que, de facto, os núcleos são tantos que ‘até estorvam’. Cada concelho tem mais que um. Ora quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, ou quase nunca é, e sei que os núcleos que de facto trabalham bem aqui do distrito (que não vou dizer quais são para evitar conflitos entre eles), até estão a favor das medidas. Não quero dizer que quem está contra trabalhe mal mas há por aí muitos núcleos que só existem para aumentar egos e por interesses empresariais e sobretudo políticos. Na minha opinião, tendo nós mais de 200 núcleos, se fecharem metade, não será isso que me tira o sono. Prefiro ter ‘só’ 50 núcleos em que sinta que estou a entrar em Alvalade, onde possa comprar produtos do Sporting, pagar quotas e comprar bilhetes para os jogos, do que 200 onde posso apenas beber minis, ver a bola e jogar à sueca porque para isso vou ao café. Obviamente que, pelo meio, fecharão muitos núcleos que me darão pena ver fechar depois de tanta dedicação de muita gente. Mas, quando falamos do nosso Sporting, talvez não seja má ideia pensarmos em dar antes de pensarmos em receber.

Recordo que esta ideia dos sócios dos Núcleos serem também sócios do clube é algo que precede esta direcção, embora seja também verdade que é por ela apoiada…

Conheço bem a realidade da maior parte dos NS pelo País, algumas destas medidas já foram tentadas, outras veem tarde, algumas são essencias para que se encontre um equilibrio.

Mas oficialmente há NS que há muito que não existem e outros que pararam no tempo.

Com capacidade para cumprir todas essas regras e serem uma mais-valia para o Clube e modernizarem-se, apostava em 40/50 ou nem isso…

No entanto há por esse País autenticos locais de culto Leoninos, com Leões com L Grande que mereciam no mínimo que o Sporting (fosse qual fosse a direcção) tivesse conseguido os acordos e os benefícios que as casas (de p…) do carnide espalhas pelo país conseguiram, pois também essa comparação dentro de algumas terras (juntanto a más políticas e resultados) arrasou com muitos NS e minou a confiança, a persistência o árduo trabalho de alguns Leões nos seus NS.

Está na Hora de fazer uma “renumeração” dos Núcleos Sportinguistas e contar com a Verdade, pois já não são, nem eram há alguns anos 200, nem perto disso, e agora serão muito menos (oficiais).

Espero que por detrás desta política de exigência (que em muitos pontos concordo) exista depois um plano de reabilitação, ajuda e acompanhamento a quem quiser fazer parte dos NS Oficiais.

SPORTING SEMPRE

Para mim faz todo o sentido que tenham de ser sócios do clube. Aliás isso devia ser válido para qualquer coisa associativa ligada ao clube, como núcleos ou até claques (ser-se sócio de uma claque e não do clube é uma loucura para mim).

Acho ainda que seria uma boa ideia se o Sporting procurasse facilitar a vida aos núcleos, com os já falados acordos e beneficios, procurando ainda modernizar as casas!

Apoio a obrigatoriedade de serem sócios do Sporting, MAS devem ser aceites nos escalões mais baixos/baratos de associado.

No entanto acho que devem ser feitas algumas alterações nos núcleos que permitam maior envolvimento destes na vida do clube. Também acho que estes têm que se mobilizar a Alvalade mais vezes.

Existe algo que acho que faz alguma confusão e é preciso esclarecer:

1.6. Nos termos do disposto no art.º 62.º, n.º 1, al. c) dos Estatutos do Clube, todos os sócios dos Núcleos devem ser sócios do SCP, podendo optar por uma das respectivas categorias e, no âmbito da categoria de sócio efectivo, por qualquer dos respectivos escalões existentes.

Por qualquer escalão mesmo ? Ou só por aqueles escalões em que cumprem os requisitos de acesso aos mesmos ?
É que os escalões C e D têm as suas restrições, e não são de acesso directo.

7.3. Os sócios do Núcleos podem optar por qualquer das categorias de sócios do SCP em que se enquadrem estatutariamente, e, no âmbito da categoria de sócio efectivo, pelos respectivos escalões A, B ou C.

Aqui já especifica os escalões, neste caso A, B e C.

A minha interpretação disto é que qualquer pessoa que seja sócia de um núcleo, consegue ter acesso directo à Categoria C de sócios efectivos do Sporting (além das “normais” A e B), sem precisar assim de levar a sua situação (rendimentos, etc) à analise pela parte do Sporting, ao contrário de uma pessoa que não seja sócia de um núcleo e que portanto não tem acesso directo a essa categoria.

Se for assim como estou a dizer, acho que é importante realçar este ponto, porque assim qualquer sócio de um núcleo tem a hipótese de acesso directo à Categoria C, com quota de 4€. Acho que é uma medida justa.

Suponho que, mesmo assim, seja possível a um sócio de um núcleo, ser sócio efectivo do Sporting na Categoria D (quota de 2€), desde que leve a sua situação a analisar pelo Sporting, porque já não seria um escalão de acesso directo, mesmo para os sócios de um núcleo.

Não percebi esta parte:

CAPÍTULO V - RECEITAS
ART. 14.º – RECEITAS
14.1. Constituem receitas do Núcleo:
a) as jóias e quotas pagas pelos sócios;

b) produto das vendas efectuadas pelo Núcleo;
c) eventuais doações do Sporting Clube de Portugal;
d) quaisquer outras receitas ou bens doados ao Núcleo

Não se falou prai que o dinheiro das quotas, com este novo regulamento, ia todo para o Sporting? É que pelo que tá aí, esse dinheiro é po Núcleo :think: :think: :think:

Isto foi mal escrito ? percebi mal ? ou é mesmo assim ?

Acho que isso diz respeito só às quotas pagas ao Núcleo e não às quotas pagas ao Sporting, são coisas separadas.

Imagina assim:

-Quota de associado do Núcleo: 1€
-Quota de associado do Sporting na Categoria C: 4€

-Cada um paga 5€ por mês: No núcleo entra 1€ e no Sporting entra 4€.

Acho que é óbvio que vai ter que continuar a existir uma quota especificamente paga apenas para o núcleo. Porque os núcleos não vivem do ar lol

E para aquelas pessoas mesmo em grandes dificuldades económicas, como alguns reformados, podem ainda pedir ao Sporting para ter acesso ao escalão D. Ficando assim a pagar 2€ de quota para o Sporting, em vez de 4€.

Sendo correcta a leitura que fazes, ainda assim continua a entrar no núcleo o dinheiro que já entrava, ao contrário do que creio ter lido num outro tópico (do presidente, penso eu), onde alguém disse, salvo erro, que o núcleo via 0 com o novo regulamento, e que ia tudo para o Sporting.

É que pelo que tá escrito no regulamento, é garantido que dinheiro de quotas o núcleo vai continuar a ter … seja o que interpretei (todo), seja o que já entrava como interpretaste (a quota de sócio do núcleo).

Sim, até porque os núcleos têm que continuar a receber dinheiro de alguma forma, não se conseguiriam sustentar sem isso.

quais foram esses acordos e benefícios?

Como residente numa localidade bem longe de Lisboa e tendo em conta a realidade económica do país, se não facilitarem o acesso às categorias C e D, vão ser poucos os sócios de clube/núcleo.

Quem tem dinheiro, é sócio, sem precisar destas medidas.

Reparem que quem vive bem longe de Lisboa, mesmo indo numa viagem de núcleos, com o preço de bilhete reduzido, não gasta menos de € 50,00. É muito dinheiro para se ir ver um jogo de futebol. Para além de que é um dia destinado ao jogo.

Têm a palavra os núcleos, isto é, têm que se movimentar para os dois lados. No esclarecer da situação com o clube e na captação de sócios. O núcleo da minha terra está praticamente parado, tem poucas condições e não demonstra iniciativa.

Terão então os responsáveis dos núcleos que ser competentes, “agressivos”, captarem novos sócios e dar condições aos mesmos. Ter-se um local apenas para dizer que é um núcleo, pouco ou nada interessa.

Pago de quotas como sócio do clube da terra (Liga de Honra) € 2,50 mensais. Não são muitos os sócios e pouca gente vai à bola.

Pensando na generalidade das pessoas, estariam na disposição de pagar € 4,00 para o clube mais a quota de sócio do núcleo, já que poucas deslocações iriam fazer para ver os jogos do Sporting? Eu diria que não.