Bem, já existe um tópico para os vinhos preferidos, e penso que faz sentido explorar as preferências da malta em molhos picantes.
Sou um amante de picante, principalmente molhos. Estamos num país onde existe material artesanal de elevada qualidade e, nesse sentido, gostaria de fazer aqui no tópico uma troca de experiências, sugestões, quiçá divulgação de criações vossas ou de amigos e aprovadas por vocês.
Quem mais não dispensa umas gotas (ou colheres) de fogo nos cozinhados?
epá depende do prato. regra geral não gosto de adicionar molhos a comida boa. Se a comida for boa não precisa de picante, mas gosto de comida picante.
Em relação a piri-piri nada bate o de limão com malaguetas secas que se faz lá por casa.
É fogo enfrascado, mas conforta como se estivesse em casa.
concordo, comida boa, não precisa de molhos adicionais.
mas adoro picante e na minha cozinha há sempre dezenas de molhos picantes e malaguetas de todo mundo.
de todas as malaguetas que conheço, e são algumas, as minhas favoritas são ‚aji charapita‘ e a mais conhecida ‚ habañero‘. no geral gosto bastane das da zona caraibas/latinoamerica. não sou por exemplo apreciador das que se usam na cozinha sudeste asiatica. essas são muito em potencia e menos em sabor.
Também sou maluquinho do picante desde o mais simples óleo com malaguetas aos molhos mais elaborados. Desde as pimentas de sichuan em óleo, o molho de trinidad scorpion, as pastas, etc. Scotch bonnet também é uma excelente malagueta.
Gosto especialmente dos picantes caseiros com aquela pasta de malagueta que dá imenso sabor a qualquer prato, nomeadamente a uma boa cabidela.
Pepper X. Uma lenda que nasce nos USA. Quem meter uma malagueta na boca morre. Ainda está a ser trabalhada ,mas irá ser uma coisa fora do comum . Dizem que uma malagueta dará para tornar mais de 40 tachos " quentes" …
Também adoro tudo o que tenha picante. A minha falecida avó paterna era de Goa então estou habituado a comer comida caseira goesa/indiana basicamente desde muito pequeno, comida essa que vive muito do picante. Adoro um bom vindalho de borrego!
Quanto a outro tipo de picantes, sou um bocado ignorante (em termos de nomes) mas sempre que posso meto tabasco ou aquele piri piri da Calvé nos pratos. Que tipo de picantes (fortes) recomendam e que se vendam em Portugal?