Não era nada que eu não esperasse. Banho de bola, e mais um espectáculo de variedades do Couceiro.
Aspectos a reter do jogo:
Rui Patrício com uma exibição ao seu nível;
Mano jogou melhor que nos outros jogos, mas borrou a pintura toda no final;
Paulo Renato jogou melhor que nos outros jogos, continuou a não conseguir fazer um único desarme mas do ponto de vista atacante este mais vistoso, subindo várias vezes e fazendo alguns bons passes. De qualquer das meniras para um central é insuficiente;
João Pedro esteve ao seu nível alternando boas intervenções e decisões com algumas más;
Antunes este também ao seu nível habitual;
Nuno Coelho muito desgastado, fez uma exibição pouco conseguida furto do cansaço dos km’s que correu nos jogos anteriores;
Pelé esteve mal;
Feliciano Condesso, ele jogou?!
Bruno Pereirinha, mais uma vez vitíma dos desvarios do Couceiro, não pôde jogar no sítio onde sabe: ala direita;
Fábio Coentrão foi dos mais esforçados e dos que sempre tentou mexer mais com o jogou e ter iniciativa atacantes. No entanto foi prejudicado pelo facto de ter sido pouco apoiado e de por vezes cometer alguns dos seus erros básicos;
Zequinha, já estou farto de dizer que é uma nulidade. O roubo do cartão vermelho ao árbitro foi das coisas mais parvas que lguma vez vi, e depois sai a chorar como se fosse um mártir coitadinho;
Zezinando não jogou mal de todo, apesar de uma vezm mais ter sido obrigado a jogar na ala direita sendo um trinco;
Guedes pouco fez;
André Marques fez o único remate (frouxo) português à baliza.
Quanto ao Couceirinho, fez o que sabe fazer: inventar e insistir na burrice.
Com a lesão de Bruno Gama, fazer um sistema de 4x4x2 losango (sistema não rotinado na equipa) e pôr um dos grandes talentos da equipa que joga a extremo-direito (Pereirinha) como nº 10 (posição para a qual ele já tinha demonstrado não ter aptidão), é burrice[sup]2[/sup]. Depois na 2ª parte colocar o Zezinando (trinco) a jogar como ala direito (posição onde já tinha também dado provas de não ser bom) é burrice[sup]100[/sup]. Estando a perder na eliminatória e nos minutos finais substituir um médio ofensivo (Pereirinha) por um lateral-esquerdo (André Marques) é burrice[sup]1000000[/sup]!
Agora reparo que a federação já veio rapidamente a público culpar os jogadores pelo péssimo Mundial. É a atitude mais óbvia para sacudir os ombros e arranjar alvo fácil como bode expiatório.
Mas os jogadores não têm culpa. Todos eles fizeram o que souberam e o que puderam dentro das circunstâncias. Quem dá o que tem a mais não é obrigado. Não podem obrigar nulidades a jogar bem, nem obrigar jogadores a jogarem bem fora das suas posições de origem nem tão pouco a conseguirem jogar bem e de forma organizada como equipa quando têm o Couceiro a dar-lhes ordens.
Tal como já disse anteriormente: péssima convocatória, péssimas escolhas dos onzes, e péssimas substituições.
De quem é a culpa de tudo isto? Da Federação! Enquanto os responsáveis e estruturas federativas e os métodos de trabalho e organização continuarem os mesmos, nada vai mudar e Portugal apesar de ter sempre excelentes jogadores só os vai conseguir rentabilizar minimamente em seniores.
E vai uma aposta que mesmo depois disto não vai mudar uma pessoa que seja na estrutura da Federação, nem tão pouco o modelo de organização e os métodos de trabalho da mesma?
Realmente… Nesta selecção, não vejo nenhum jogador para entrar de caras na equipa do Sporting. Nem o Bruno Gama, apesar de bom jogador. Quando foi campeão europeu pelos sub-17 parecia um fora-de-série, enquanto o João Moutinho era suplente. Isto diz alguma coisa sobre o trabalho que se faz na formação do Sporting (o Paulo Machado e o Vieirinha, por exemplo, também eram excelentes jogadores nessa categoria.
O Fábio Coentrão, enfim, pode ter técnica e garra, mas é muito quesilento, simula faltas constantemente (vai para o clube certo, em que essas coisas são compensadas pelos árbitros) e raramente se vê a concluir uma jogada com cruzamentos.
O Paulo Renato ontem ainda safou bastante na defesa, sobretudo na primeira parte.
O Rui Patrício tem pinta. O Pereirinha não existiu, porque o Couceiro se esforçou por que não existisse. Mas o que vai esperar-se de quem colocava o Miguel Veloso a defesa-esquerdo?
Não sei se o Couceiro terá a coragem de colocar o seu lugar à disposição mas, se não o fizer, isso revela uma grande falta de carácter e personalidade. Não sei se a Federação o irá despedir mas, se não o fizer… alguma coisa vai muito mal.
Do meu ponto de vista, perfeitamente utópico, admito, o Sporting deveria abster-se de enviar jogadores às camadas jovens da selecção que forem orientadas por este fantoche. Não só é atirar pérolas a porcos, como ainda por cima isto prejudica o normal desenvolvimento dos nossos atletas. Imaginem o que isto não faz aos ânimos de um jovem como o Pereirinha, sempre deslocado da sua posição, sempre a ser substituído de forma absolutamente idiota, etc. etc.
Uma vergonha.
Apenas vi essas imagens mas já me fizeram lembrar um mítico europeu ou mundial, que perdemos na final para a Itália, onde o Amoreirinha se apresentou ao mundo pisando a cara do avançado transalpino, pontapeando outro nas costas, entre mais peripécias.
E tudo com o aval da nossa carismática federação que falou falou, mas lá continua a permitir que figuras destas continuem a representar a nossa selecção.
Bom, o Mundial de Sub-20 teve para Portugal o desfecho esperado. Disputámos 4 jogos e cada um deles foi sendo pior que o anterior, que tristeza!
O que mais me entristece e preocupa até, é que o Couceiro é o principal responsável por tudo o que se passou no Canadá e as suas acções não tiveram consequências apenas durante a competição em si. O que quero dizer com isto é que ele não só não conseguiu fazer uma grande prestação no Mundial como, para cúmulo, pode ter contribuído para prejudicar alguns atletas, em virtudes das opções tomadas.
Os atletas convocados estão numa fase importante da carreira que é a entrada no futebol profissional e isso implica aposta por parte do próprio clube ou empréstimos a outros clubes, e depois de ver-se o que se viu, será complicado para alguns jogadores terem alguém interessados nos seus serviços. E se isso se deve, em alguns casos, à falta de qualidade dos próprios atletas, noutros casos a razão passa pelas opções do Couceiro que não permitiram aos atletas mostrar-se da melhor forma. Já é mau demais ele não conseguir fazer nada com o grupo mas prejudicar os jogadores é ainda muito pior…
Quanto ao Zequinha o que eu tenho a dizer é que ele é uma nulidade no ataque de tal forma que me é difícil imaginar vê-lo a marcar golos. Ontem fez a sua pior exibição, pois nem sequer se destacou pelo esforço e pelo trabalho, aspectos sempre tão sublinhados pelos comentadores. Ontem nem isso se viu dele, ele produziu zero e no entanto não foi substituído. Para coroar a exibição foi ter uma atitude inédita, vergonhosa e reprovável e depois saiu a chorar infantilmente como se nada tivesse feito e fosse apenas vítima de uma injustiça.
Depois disto, espero bem que ele seja severamente punido a nível interno. E digo mais, se ele não tem estofo mental para aguentar as adversidades do futebol e este tipo de situações ele que se vá fazer homenzinho para outro lado e mude de profissão. O futebol, tal como outras coisas, não é para quem quer mas sim para quem pode…
Nao sejam injustos com o rapaz.Foi o melhor central dos 3 que jogaram e ontem fez um desarme importantissimo quando um chileno estava prontinho para rematar á baliza estando sozinho á frente do R.Patricio a uns 10 metros da baliza o P.Renato faz um carrinho excelente negando o golo chileno.De resto fez outros corte e antecipacoes muito preciosas e ainda conseguiu construir algumas jogadas de ataque.
Quem diz que ele foi um dos piores de Portugal está claramente a ser muito injusto.Primeiro porque ,tirando o Patricio,o Coentraoe o Br.Gama ninguem esteve num nivel superior ao Renato e além disso houve jogadores como o Condesso,Guedes e Zequinha que foram muito mas mesmo muito maus.Pior que eles só mesmo o Couceiro…enfim anda uma pessoa tanto tempo á espera do mundial de sub20 para isto :inde:
Queria só dizer que, em minha opinião, o Rui Patrício foi o melhor jogador da selecção portuguesa neste Mundial. Talvez devido ao facto do José Júlio não o poder pôr a jogar numa posição substancialmente diferente da sua, esteve ao seu nível, pese embora os cinco golos sofridos, onde não lhe assaco responsabilidades. Ontem, se não fosse ele, tínhamos levado mais.
Foi notória ontem a fúria com que estava em relação à actuação da defesa, fartando-se de durante praticamente todo o jogo, chamar a atenção dos monos que estavam à frente. Imagino a quantidade de vezes que não há-de ter pensado “Meu rico Daniel Carriço que metia já esta merda toda na ordem com um berro”.
Quanto a Bruno Pereirinha e Zezinando, mantêm-se aos meus olhos com a mesma imagem. O José Júlio colocou-os sistematicamente fora do lugar e assim não dava mesmo para fazer mais e melhor. O caso de Pereirinha então é gritante: em dois jogos, é substituído precisamente na altura em que estava a produzir algo. Mas o José Júlio, já se sabe, é um treinador de visão.
Tanto tempo à espera deste Mundial e depois dá nisto. E no final, ficamos sempre com aquela bela reputação de arruaceiros. Enfim… :arrow:
Ricardo eu usei a palavra arruaceiros nao foi para os portugueses,apesar do comportamento deles
Foi dedicada a Seleccao do Chile,para mim todas ou quase todas as equipas da America do Sul,tem muito de arruaceiros.
Nao sei se a tua piada era por eu ter usado essa palavra se nao foi,peco desculpa.
Os portugueses nao se portaram bem,mas os Chilenos foram muito faltosos tambem.
A cena do Zéquinha foi a coisa mais engraçada que eu alguma vez vi num jogo de futebol.
É que é mesmo de estupido, e depois a reacção dele, lavado em lágrimas e mesmo desconsolado. O que é que ele estava à espera??
Só rir :rotfl: :rotfl:
Mas resume bem o que foi esta selecção, uma vergonha. Do “treinador” nem vale a pena falar de tão mau que é.
Não, cara Jade, não tem nada a ver com o que tu escreveste. Usei a palavra arruceiros, porque infelizmente é essa a imagem que transmitimos aos outros países quando somos eliminados neste tipo de competições e o mau-perder vem ao de cima.
E o Zequinha não foi o único o Coentrão tambem agarra o braço do árbitro como para evitar que ele mostrasse o vermelho , vamos a ver se a acção da Fpf se estende a ele , duvido.
Sem dúvida, foi ele que provocou aquilo tudo com uma agressão sem punição e prendeu o braço do árbitro numa atitude intimidatória. Espero que o Porto saiba denunciar isso, uma vez que se preparam para julgar apenas o Zequinha.
Quero ver se serão tão severos como foram com o Paulo Santos, a quem quase estragaram a carreira.
E isso tem consequencias graves que se alastram a outras competiçôes e até clubes.
Tou mesmo a ver 1 arbitro a ser instruido pra manter redea curta quando apita jogos de Portugal ou clubes portugueses. Em consequencia disso, mais choradinho “fomos prejudicados” >:(
Enfim, isto tornou-se num circlo vicioso e os unicos que o podem quebrar sâo os dirigentes e treinadores responsaveis.
Ainda agora voltei a ver as imagens num canal de desporto aqui.
Serve para os comentadores se rirem das imagens tao absurdas sao.
Como portuguesa doi-me ver rirem-se dos putos portugueses!