Os jogos da Selecção no Mundial contra Escócia, Nova Zelândia, Itália e Roménia não vão ser vistos em canal aberto.
Além de a SportTV ter garantido os direitos de transmissão da prova, a RTP não mostrou interesse em transmitir os jogos de Portugal, que se qualificou pela primeira vez para a prova, feito único na história por parte de selecções com estatuto amador.
Portanto, para ver as prestações dos Lobos no Mundial, os portugueses vão ter de pagar. “A lei diz que para invocarmos o interesse público temos de o fazer com um ano de antecedência. Como só nos qualificámos em Março, não foi possível fazê-lo”, explicou a Record Dídio de Aguiar, presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, organismo que, ainda assim, tentou persuadir a estação pública portuguesa a transmitir os jogos. Sem sucesso…
Mas o desaire, pelos vistos, não surpreendeu os dirigentes: “Quando temos um canal público que cobra os meios de produção para passar jogos do Campeonato Nacional…”, desabafou.
Reincidências
De resto, questionado sobre os motivos da falta de interesse da RTP, Dídio de Aguiar remete para outro caso. “Li a notícia da federação de basquetebol. É a minha resposta”, disse o líder.
Recorde-se que na última semana, a FPB manifestou “profunda desilusão” perante a (nula) cobertura à presença inédita da Selecção no Europeu, que “nem apresentou um ‘flash’ ou entrevista sobre os torneios de preparação”.
Se fosse um amigavel Portugal x Belize, ou o Cristiano Ronaldo a cuspir para o chão já dava para transmitir e ainda fazer aqueles programas de ocasião a entrevistar qualquer panhonha que passe à frente da camara.
Isto é algo que me toca profundamente porque como antigo praticante e internacional Português, choca-me o primado do futebol num país aculturado desportivamente. Por outro lado, não me surpreende dadas as evidentes limitações de conhecimento sobre o fenómeno desportivo em Portugal de quem está à frente dos destinos da televisão pública.
Um dos fenómenos que está a ser estudado pela Comissão Europeia é exactamente a definição dos critérios de “serviço público” dado que a maioria das televisões (ditas) de serviço público europeias regem-se exactamente pelas mesmas regras que as privadas apenas com a pequena “nouance” de serem pagas pelo erário público respectivo.
Por mim, a paixão pela modalidade levou-me a tirar férias e a partir para França, onde estarei nos jogos de Portugal. Comentarei os jogos para o blog da Académica e também darei umas notas soltas para o site da FPR.
Se houver gente interessada poderei dar umas dicas aqui sobre o desempenho dos portugueses e comentários gerais sobre as equipas, isto se o tempo não escassear.
Um abraço leonino desde Saint-Étienne (cidade lindíssima com um clube denominado “les verts”).
PS - Vitória sofrida do Sporting segundo vejo na net >:(
Oi, também podes deixar umas crónicas aqui para este tópico
De facto, a RTP tinha uma oportunidade dourada para mega-publicitar o Râguebi e fazer todos os portugueses verem o raio do Torneio. Bastava uma boa campanha de marketing, com accões publicitárias a visar a explicacão das regras para “leigos”, as entrevistas aos jogadores e equipa técnica, reportagens sobre o percurso da Seleccão, reclames a apelar e insistir à união dos portugueses no apoio à Seleccão e também ao disfrutar do que é o melhor râguebi do mundo por parte das melhores Seleccões…
Não há palavras para a estupidez do ‘serviço público’ português.
Uma modalidade (realmente) amadora que consegue um feito inédito, representa uma excelente oportunidade para aumentar o número de praticantes - aliás um dos objectivos da federação - e consequentemente a qualidade e nível da modalidade.
Não cheira a medalhas, não se batem records, só há possibilidade de ganhar um jogo… logo não há rtp.
Estranha forma de se gostar deste (pequeno) país, onde o mérito e o trabalho não valem assim tanto.
A RTP até tinha transmitido muitos dos jogos de qualificação de Portugal, mas agora não percebo porque se desinteressou da fase final. É bem melhor andar a pagar 5000 Euros por mês à Merche Romero que pode ser uma boa modelo, mas de apresentadora pouco ou nada tem. :
LOL…tendo eu tmb conhecimento de causa, quando soube achei a ideia espectacular, claque oficial da selecção de rugby…
eu a ver os gajos a correr na porta do prédio com umas mascaras e eu assim a pensar para mim “é pá, também quero o que eles andaram a fumar”…só depois é que percebi…
Completamente de acordo. E perfeitamente inconcebivel, e uma enormidade de um tamanho que nem tem nome.
Para vos deixar ainda mais estupefactos, TODOS os jogos do mundial de Rugby vao ser transmitidos em sinal aberto no UK. TODOS, inclusive os da selecao Portuguesa, inconcebivel.
E já agora o que dizem por aí sobre a selecção portuguesa se é que dizem algo?
Vi há pouco uma reportagem sobre a selecção inglesa e pelos vistos a selecção inglesa já teve em melhores dias em confiança.
O capitão disse que são,dos favoritos,os menos favoritos digamos assim.Mind games?
Os Ingleses acham-se sempre favoritos , mesmo que nao digam nada… Mas a selecao Inglesa ja viveu momentos de maior euforia. hoje em dia a coisa ja nao vai tao confiantemente… ja li algures inclusive que a selecao Neo-Zelandesa deste momento seria a melhor de sempre do rugby…
Em todo o caso aqui na Escocia eles estao esperancosos de vir a fazer boa figura…
Concordo com o capitão que dos favoritos eles sao os menos favorito…agora nao concordo nada que a selecçao neo-zelandesa hoje seja melhor de todos os tempos…
Para mim o campeonato vai balançar entre Africa do Sul e Nova Zelandia sendo que George Gregan e companhia podem fazer um brilharete e levar o caneco para a Austrália, mas dos tres acho que sao os que têm menos possibilidades.
Hoje foi dia de ligeira sessão de treinos para a equipa portuguesa onde se afinaram sobretudo jogadas ensaiadas de 3/4 com integração do defesa e situações defensivas com a incorporação das 3ªs linhas na dobragem às linhas atrasadas.
Um pequeno contratempo no treino com a lesão do centro Diogo Gama foi depois amenizada com a notícia de que não havia a gravidade que se supunha inicialmente. Seguiu-se a viagem até ao hotel e descanso.
A selecção portuguesa está hospedada numa localidade bastante simpática, a cerca de 1 hora do pólo industrial de St.Étienne com pouco mais de 2.500 habitantes, e que dá pelo nome de Chambon-sur-Lignon.
O pessoal aqui está todo a torcer pela selecção portuguesa ( a seguir a França como é lógico) porque há uma série de luso-descendentes que se encarregaram de colocar bandeiras por toda a localidade. Pode mesmo dizer-se que o maior problema dos poortugueses são os pedidos incessantes de autógrafos por jovens louraças que põem Tomaz Morais ao rubro :lol:
É a primeira vez que esta localidade acolhe um evento de primeira linha mundial por isso a excitação é grande e o empenho em servir bem é enorme. Eu, que particularmente nem aprecio muito Franceses, por vezes fico tão surpreendido com a hospitalidade desta vila que julgo ter dado um salto na carta geográfica e entrado na fronteira transmontana portuguesa.
Ontem foi feita uma sessão de promoção da World Cup aos media que juntou o nosso bem conhecido Zizou como convidado especial de um programa com cerca de 200 crianças das escolas de rugby francesas e … Daniel Carter, esse mesmo, a estrela dos All Blacks.
Carter desfez-se em elogios a Zidane e disse que ele era bem capaz de lhe ensinar uns truques como chutador. Zidane disse que não era a primeira vez que chutava uma oval mas que a primeira vez havia sido um completo desastre. A sessão incluia ainda, para repórter ver, uns chutinhos aos postes onde, como é evidente, Carter fez uma demonstração da sua superior qualidade de chutador aos postes mas depois na sessão da bola redonda o show foi do francês com Carter extasiado a ver o domínio de bola do sr. Zinedine Zidane o que o levou mesmo a pedir um autógrafo perante o riso geral.
A sessão terminou com os dois abraçados numa grande sessão de propaganda muito bem explorada pela organização.
Para terminar, as bolsas de apostas estão neste momento com a Nova Zelândia à frente, o que não espanta nada mesmo em terras de chauvinistas, mas quem quiser ganhar muito $$$ deverá apostar em … PORTUGAL. É isso aí pessoal, 1 euro apostado renderá com a vitória portuguesa na WC um prémio de cerca de 2450 dele. Digam lá que não vos fazia felizes.
Saudações leoninas desde St. Étienne.
Allez les “lobos” (assim mesmo num misto de francês e português)
Bem,
Reparei hoje que os estados unidos tmb estão no campeonato do mundo…
Alguém conhece alguma coisa desta selecção?
embora haja mtas diferenças entre o football e o rugby acham que eles têm condições para fazer um razoável/bom mundial??
PS- desconheço completamente a capacidade de algumas selecções tirando as que integram a commonwealth…
A Argentina estava a ganhar à França. Os argentinos estavam a jogar à vontade e a fazer pontos. Há bocada estava - França 8-17 Argentina. Quanto está o jogo agora?
Mais uma Rtp prova a merda que é , só para chular dinheiro ao estado , ainda vi alguns jogos da qualificação no canal 2 mas quando começou o pessoal a aderir , a SporTv apanhou as transmissões com a conivência da Rtp.
Vou tentar seguir os Lobos e os principais jogos via net.
Isto faz lembrar o pessoal que nos anos 50 e 60 seguia os jogos de futebol via relato , foi assim que o interesse pela modalidade subiu em Portugal , pode ser que aconteça o mesmo com o Rugby por se ter de recorrer a transmissões quase “underground” via net.