[Mundial 2014] Grupo F - 1º Argentina 2º Nigéria 3º Bósnia-Herzegovina 4º Irão

Grupo F

[center][table][tr]
[td][/td]
[td][center][/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td][/td]
[td][center]Argentina[/center][/td]
[td][center]Bósnia e Herzegovina[/center][/td]
[td][center]Irão[/center][/td]
[td][center]Nigéria[/center][/td]
[td][/td]
[/tr][/table][/center]

Argentina

Ranking FIFA: 5º
Participações anteriores: 15
Melhor resultado: Campeões - 2x

Equipa

Guarda-Redes:
1 - Sergio ROMERO, 12 - Agustin ORION, 21 - Mariano ANDUJAR

Defesas:
2 - Ezequiel GARAY, 3 - Hugo CAMPAGNARO, 4 - Pablo ZABALETA, 15 - Martin DEMICHELIS, 16 - Marcos ROJO, 17 - Federico FERNANDEZ, 23 - Jose Maria BASANTA

Médios:
5 - Fernando GAGO, 6 - Lucas BIGLIA, 7 - Angel DI MARIA, 8 - Enzo PEREZ, 11 - Maxi RODRIGUEZ, 13 - Augusto FERNANDEZ, 14 - Javier MASCHERANO, 19 - Ricardo ALVAREZ

Avançados:
9 - Gonzalo HIGUAIN, 10 - Lionel MESSI, 18 - Rodrigo PALACIO, 20 - Sergio AGUERO, 22 - Ezequiel LAVEZZI

Treinador:
Alejandro SABELLA

Bósnia e Herzegovina

Ranking FIFA: 21º
Participações anteriores: 0
Melhor resultado: -

Equipa

Guarda-Redes:
1 - Asmir BEGOVIC, 12 - Jasmin FEJZIC, 22 - Asmir AVDUKIC

Defesas:
3 - Ermin BICAKCIC, 4 - Emir SPAHIC, 5 - Sead KOLASINAC, 6 - Ognjen VRANJES, 15 - Toni SUNJIC

Médios:
2 - Avdija VRSAJEVIC, 7 - Muhamed BESIC, 8 - Miralem PJANIC, 10 - Zvjezdan MISIMOVIC, 13 - Mensur MUJDZA, 14 - Tino Sven SUSIC, 16 - Senad LULIC, 17 - Senijad IBRICIC, 18 - Haris MEDUNJANIN, 20 - Izet HAJROVIC, 21 - Anel HADZIC, 23 - Sejad SALIHOVIC

Avançados:
9 - Vedad IBISEVIC, 11 - Edin DZEKO, 19 - Edin VISCA

Treinador:
Safet SUSIC

Irão

Ranking FIFA: 43º
Participações anteriores: 3
Melhor resultado: Fase de Grupos - 3x

Equipa

Guarda-Redes:
1 - Rahman AHMADI, 12 - Alireza HAGHIGHI, 22 - Daniel DAVARI

Defesas:
4 - Jalal HOSSEINI, 5 - Amirhossein SADEGHI, 13 - Hossein MAHINI, 15 - Pejman MONTAZERI, 17 - Ahmad ALNAMEH, 20 - Steven BEITASHOUR, 23 - Mehrdad POOLADI

Médios:
3 - Ehsan HAJI SAFI, 6 - Javad NEKOUNAM, 8 - Reza HAGHIGHI, 11 - Ghasem HADADIFAR, 14 - Andranik TIMOTIAN, 18 - Bakhtiar RAHMANI, 19 - Hashem BEIKZADEH

Avançados:
2 - Khosro HEYDARI, 7 - Masoud SHOJAEI, 9 - Alireza JAHAN BAKHSH, 10 - Karim ANSARI FARD, 16 - Reza GHOOCHANNEJAD, 21 - Ashkan DEJAGAH

Treinador:
Carlos QUEIROZ

Nigéria

Ranking FIFA: 44º
Participações anteriores: 4
Melhor resultado: Oitavos de Final

Equipa

Guarda-Redes:
1 - Vincent ENYEAMA, 16 - Austine EJIDE, 21 - Chigozie AGBIM

Defesas:
2 - Joseph YOBO, 3 - Uwa ECHIEJILE, 5 - Efe AMBROSE, 6 - Azubuike EGWUEKWE, 12 - Ebenezer ODUNLAMI, 13 - Juwon OSHANIWA, 14 - Godfrey OBOABONA, 22 - Kenneth OMERUO

Médios:
4 - Ruben GABRIEL, 10 - John Obi MIKEL, 15 - Ramon AZEEZ, 17 - Ogenyi ONAZI

Avançados:
7 - Ahmed MUSA, 8 - Peter ODEMWINGIE, 9 - Emmanuel EMENIKE, 11 - Victor MOSES, 18 - Michael BABATUNDE, 19 - Uche NWOFOR, 20 - Okechukwu UCHEBO, 23 - Shola AMEOBI

Treinador:
Stephen KESHI

Jogos

[table]

[tr]

[td][center]15 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]23h00[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Argentina 2 - 1 Bósnia e Herzegovina[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Rio de Janeiro[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]RTP1[/center][/td]

[/tr]

[tr]

[td][center]16 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]20h00[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Irão 0 - 0 Nigéria[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Curitiba[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Sporttv[/center][/td]

[/tr]

[tr]

[td][center]21 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]17h00[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Argentina 1 - 0 Irão[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Belo Horizonte[/center][/td]
[td][/td]

[/tr]

[tr]

[td][center]21 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]23h00[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Nigéria 1 - 0 Bósnia e Herzegovina[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Cuiaba[/center][/td]
[td][/td]
[/tr]

[tr]
[td][center]25 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]Nigéria 2 - 3 Argentina[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Porto Alegre[/center][/td]
[td][/td]

[/tr]

[tr]

[td][center]25 Junho[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]Bósnia e Herzegovina 3 - 1 Irão[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]Salvador[/center][/td]
[td][/td]

[/tr]

[/table]

Classificação

[table]
[tr]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]J[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]V[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]E[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]D[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]GM[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]GS[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]GA[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]P[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td] Argentina[/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]3[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]0[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]6[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]+3[/center][/td]
[td][/td]
[td][center]9[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td] Nigéria[/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]1[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]4[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td] Bósnia e Herzegovina[/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]2[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[/tr]
[tr]
[td] Irão[/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]2[/center][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][/td]
[td][center]-3[/center][/td]
[td][/td]
[/tr]
[/table]

Parece-me um grupo sem grande história. Argentina passa fácil e depois a 2º vaga é disputada entre a Bósnia e a Nigéria, com favoritismo dos europeus.

Dos grupos mais desequilibrados do Mundial com uma equipa infinitamente superior ás restantes e uma que é talvez a mais fraca na prova a par da Austrália.

A Argentina conta com umas das seleções com melhores opções a nível individual( senão a melhor) e não deverá ter dificuldades em passar o grupo em 1ºlugar.

Na luta pela 2ª posição teremos em principio Nigéria e Bósnia. A Nigéria surge como campeã africana e tem uma seleção interessante nomeadamente no ataque com Moses, Musa, Emenike tendo ainda no meio campo o experiente Mikel. Ao contrário do que é normal nas equipas africanas conta com um guarda-redes fiável como é Enyema. No entanto, na minha opinião sofre um pouco do mal que praticamente todas as seleções africanas sofrem: o pouco rigor tático deixando-se levar um pouco pelos momentos do jogo( um jogo marcante foi o da Taça das Confederações frente ao Uruguai).

A Bósnia é uma estreante mas quem conta com Dzeko e Ibisevic na frente de ataque pode sonhar. Veremos se a falta de experiência a este nível de alguns jogadores não poderá custar a qualificação.

Aposta: Argentina e Bósnia.

Um grupo com uma selecção de topo, Argentina, uma selecção que não deverá dar cartas, Irão, e duas selecções que prometem por razões diferentes e que deverão lutar pelo 2º lugar: Nigéria campeã africana e Bósnia estreante nestas andanças mas com bons jogadores. Apostaria no entanto nas águias para fazerem companhia à Argentina nos 1/8

Estou tentado a apostar na passagem da Nigéria. :think:

Um dos grupos com menos interesse, com a Argentina a ter caminho aberto para a 2ª fase. A 2ª vaga será disputada entre Bósnia e Nigéria se tudo correr dentro do normal. O Irão de Carlos Queiroz estar presente neste Mundial já é uma vitória, qualquer pontinho que consigam sacar será bónus.

A Bostia ta melhor do que quando jogou contra nós

Além dos propalados Salihovic, Ibisavic, Dzeko e Pianic ainda têm o Hajrovic, Begovic, Lulic, Misimovic, Spahic, Kolasinac e Ibricic que são jogadores interessantes.

Mas a Nigéria tem um calendário melhor que a Bósnia.

Eu apostaria na Nigeria para segundo lugar…A Bosnia e’ inexperiente e tem um plantel um pouco desiquilibrado.

O facto de ser no Brasil acho que ajuda mais a Nigeria pela humidade, calor…

Mais um grupo pouco interessante. Argentina e Nigéria.

O grupo menos interessante, de longe. Não sei de nada sobre Irão, Nigéria e Bósnia, não me lembro de vê-los jogar :inde:
A Argentina tem passaporte livre para ir aos oitavos-de-final

nao e’ assim tao desinteressante:

Bosnia tem bons jogadores como o Dzeko e outros
Nigeria, uma equipa de grande tradicao, sao os currentes campeoes africanos, nao tem um grande craque mas tem uma equipa equilibrada
Irao, curiosidade de ter um Portugues

Á Argentina saiu o brinde. Grupo fácil para conseguir o apuramento e marcar muitos golos. Messi pode ganhar o prémio de melhor marcador logo na primeira fase.

Bósnia, Irão e Nigéria podem discutir o acesso á fase seguinte entre eles mas contra os sul-americanos podem sair goleados.

O mais dificil é a Argentina não vencer os 3 jogos.
Em segundo… diria a Nigéria

Argentina 9 pontos. Irao pode atrapalhar a vida as outras duas. Se roubar pontos a alguma pode estar ai a chave do grupo. Bosnia tem talvez melhor individualidades que nigeria mas estes tem uma bagagem de varias andancas nestas provas. Apostaria num empate entre elas mas na pasagem da nigeria.

A ver se começa a festa. :twisted:

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ePkJBRatRss[/youtube]

Atenção à Bósnia, principalmente no jogo de hoje. Se conseguir conter o ataque argentino, poderá aproveitar as fragilidades que a defensiva sul-americana claramente tem. Será um jogo interessante de seguir, com dois ataques fortíssimos.

Olha que o Sabella andou a treinar um 5-3-2 nos últimos dias, não sei até que ponto não aparecem com 3 centrais hoje.

Precisamente por isso. Coordenar uma defensiva de 5 (ou 3 centrais, como queiras chamar, com laterais mais ou menos adiantados) é bastante dificil de fazer, de um momento para o outro. Se a Argentina tiver a bola, será muito dificil de parar. Mas sem bola, desiquilibram-se bastante. A meu ver, os dois jogadores mais decisivos para equilibrar a alvi-celeste serão Di Maria (dependendo da forma como jogar, em termos tácticos) e Enzo Perez (se jogar).

O único grupo onde não tinha deixado a minha posta… :inde:

All-in na Bósnia :great:
Fui muitos anos Argentina fan. Até à coisa de 10 anos, altura em que comecei a perder o gosto que tinha pela alvi-celeste. A actual selecção Argentina mais do que não me dizer nada, causa-me algum desgosto. Falta a raça, o empenho.

Irão que de foda.

Nigéria não me diz nada e nem conheço bem a actual equipa.