[Mundial 2010] Curiosidades [Vídeos, imagens, estatísticas, etc.]

Por acaso o paraguaio chegar a tocar-lhe ou é impressão minha?

Eu creio que sim.

Senão, qual o sentido de fazer aquele mergulho?

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=d-pXhNxP2Pg&feature=player_embedded[/youtube]

:lol:

A RTP também já o tinha entrevistado.

Já vinha era para cá , até português já fala :mrgreen:

Depois do último jogo já não lhe chegamos, valorizou muito, de certeza.

Estava na dúvida de se essas TV’s simplesmente faziam uma frequência de corte inferior à volta de 230Hz ou se dariam para fazer uma banda de atenuação para determinada banda (a desejada). Obviamente que a segunda opção é a melhor. E atendendo à imagem que acabei de ver diria que é este o caminho que os equalizadores fazem.

Atendendo a esta imagem, diria que o que se faz é tentar atenuar a frequência fundamental ao máximo e tentar dar ganho às componentes sonoras que estão à volta para que estas piorem a sensibilidade áudio, fazendo com que a parte que não nos interessa ouvir (as vuvuzelas) seja completamente abafada pelas que estão à volta.

Para que isto fosse um trabalho mesmo bem feito, o ideal seria trabalhar isto num PC já que existe software que nos permite fazer experiências e saber o efeito ao cortar aqui e ali no espectro. Convém ainda referir que para o caso e se houver interesse em levar a coisa ao extremo, deve-se ainda cortar também nas componentes múltiplas da fundamentla isto é, 460 Hz, 960 Hz (possivelmente a partir daí já não valerá a pena mexer mais)… Mas isso já é mesmo para quem quiser mesmo brincar com isto e souber mexer em sinal digital.

@a32772

O que eu escrevi era uma maneira simples de atenuar o som (infelizmente a minha nem para isso dá)

Obviamente que existem formas mais evoluídas de o conseguir, quer equalizando o som quer produzindo um som idêntico e invertendo-lhe a fase cancelando-os assim simultaneamente.

Pelo que entretanto pesquisei (muito pouco) as frequências agrestes são a tónica 233/235Hz e as harmónicas 466Hz, 932Hz e 1864Hz (que por curiosidade são a região da nota Si) pelo que um corte profundo nestas (ou a produção desfasada do tom) produz excelentes efeitos. Acho até que vais ser essa a técnica a ser utilizada por algumas televisões nas suas transmissões.

Ainda vou pesquisar a ver se encontro mais qualquer coisa (para quem queira ouvir através de um pc) sendo que sei que um bife já comercializa um MP3 com um tom gerado nas frequências descritas e fora de fase com 45minutos para ser tocado junto às colunas de onde está a sair o som da transmissão para assim eliminar o ataque das “killing bees”.

Sim, a dos 233 Hz é a componente fundamental, as outras também se fazem sentir embora vão sendo cada vez de modo mais atenuado.

Quanto a software, não acredito que ainda ninguém tenha lançado disso para os PC’s. Para gajos que programem com placas de som e afins, isso é mera brincadeira para eles.

Qualquer programa de edição de som mais avançado te faz isso. E se não o fizer tens sempre a possibilidade de instalar vst.

Acabei de o conseguir no Acid! Não é prático (pelo menos para mim) mas faz-se!

E há placas de som que tem equalizadores razoáveis, capazes de atenuar o problema.

Mas esses programas fazem em tempo real para os streams que estejas a receber?

Descobri agora com este jogo outra forma de filtrar o barulho das vuvuzelas: é colocar a África do Sul a mamar uns golos. :twisted:

paraver, gostava de saber onde viste essas imagens, manda o link sff.

São imagens simplesmente fenomenais! :xock:

Estranho… Já tinha respondido a mensagem. Penso que tenha sido no Clarín, jornal argentino.

Houve alguém que depois ainda pôs um link com mais fotos da menina…

[font=tahoma]Eu tinha feito um post sobre as vuvuzelas, mas perdeu-se.
Por um lado, os maus resultados da África do Sul deviam acalmá-las, mas há malta que diz que o som é artificial, reproduzido pelos altifalantes. Nesse caso só mesmo baixando o volume. Não estou a ver conseguir parametrizar um televisor de modo a anulá-las. Não é prático.
Tirando o som para um sistema de som, que incluísse um equalizador à antiga, cheio de bandas, talvez se conseguisse algo, mas num equipamento moderno mais simples não estou a ver.

Mas entretanto o que ninguém viu há quatro anos foi o que está no anexo…[/font]

vuvuzela.gif

Estou a ver que o vício continua :stuck_out_tongue: (eu tive de estagnar o que tinha já em andamento devido a motivos de tempo e $…).
Não dá para arranjar o nome do modelo disso para que se possa ver o que se muda ao certo com esses botões do equalizador?

Quanto ao anexo, diria que ela é actual e que, tirando a montagem, quem leva mesmo por parte do Zidane com a vuvuzela nos ouvidos é o Domenech.

[font=tahoma]Nada disso, nunca usei dessas coisas, sou totalmente contra interferências no sinal!
(uma vez que para mim o som está relacionado com música)

Os equalizadores eram vulgares há muitos anos. Qualquer grande fabricante tinha um modelo pelo menos no catálogo. Se googlares o nome duma marca, mais «equalizer», encontrarás bué modelos.
Experimenta com grandes marcas japonesas, por exemplo, Aiwa, Akai, Denon, Harman Kardon, Hitachi, JVC, Kenwood, Luxman, Marantz, Nakamichi, Onkyo, Pioneer, Rotel, Sansui, Sanyo, Sharp, Sony, TEAC, Technics, Toshiba, Yamaha, etc.
:offtopic:
Encontrei um projecto melhor que o Chipamp, mas mais caro :frowning:
Depois falamos[/font].

O Schism já ontem tinha falado nisto.
A 2a jornada está a ter mais golos.
Grupo A: de 2 para 5 golos
Grupo B: de 3 para 8 golos.
Com 2 jogos e até este momento, só a França continua em branco e só as redes uruguaias permanecem invioláveis.
Será que se estão a habituar à maldita bola, à relva, às vuvuzelas, à altitude, ao outono,…?

Isso para ouvir música é uma porcaria mas para retirar vuvuzelas do som poderá ser bom.

offtopic
Certo. Daqui a uns tempos conto também estar mais folgado ($) para poder investir no material que tenho andado a adiar comprar (ainda por cima agora o dolar está mais caro! :wall:) para depois poder retomar essas lides. :great:

http://copadomundo.uol.com.br/2010/simulador/

Muito interessante, na minha simulação, a Inglaterra bate na final a Alemanha e a Espanha fica com o terceiro lugar. :beer:

É impressão minha ou há menos barulho das vuvuzelas de há dois dias para cá?