Movimento "Dar Rumo ao Sporting"

Boas! Sou o André Patrão, sócio 41.303, e venho hoje em representação do “Dar Rumo ao Sporting”, respondendo ao convite que nos foi feito (e que agradecemos!). Para quem ouve falar disto pela primeira vez, o Movimento tem como objectivo organizar os Sócios de forma a convocar uma AG Extraordinária onde se votará a destituição da actual Direcção, consequentemente provocando Eleições Antecipadas.

Aqui fica o link para a página principal do Movimento: https://www.facebook.com/pages/Dar-Rumo-ao-Sporting/377519215662247

Quero aproveitar para dizer que a minha missão aqui não passa apenas por prestar esclarecimentos, mas também por ler sugestões. Como já devem ter reparado este Movimento é feito de Sócios como todos os outros, e que tomaram a iniciativa de tirar tempo e energia das suas vidas para tentarem concretizar o que tantos querem. O nosso maior feito foi ter dado o primeiro passo, para para os restantes dependemos da contribuição de todos.

Por isso apresentem as vossas dúvidas e ideias à vontade! Tentarei dar resposta a todas.

É melhor criar um tópico próprio para esclarecimentos. Penso eu.

O Vosso movimento tem alguma coisa coincidente com este https://www.facebook.com/pages/Ideal-1906-Sporting-Clube-de-Portugal/371058692970339?fref=ts agora criado?

Faz parte das vossas intenções fundar o vosso movimento com este?

Obrigado.

Primeiro, deixo a criação de um novo tópico ao critério dos moderadores. Entretanto vou respondendo aqui.

Não conhecíamos este grupo pois, como disse, acabou de ser criado. Mas entre a sua pergunta e a minha resposta já mandei uma mensagem ao grupo de forma a juntarmos esforços.

Em primeiro lugar, agradecer aos mentores da recolha de assinaturas a disponibilidade e a rapidez com que foi possível virem aqui responder a algumas dúvidas suscitadas, bem como ao @Paracelsus.

Gostava também de tirar algumas dúvidas, que pelo que já li são comuns a vários foristas:

• Há alguma figura de relevo do universo Sportinguista por detrás do projecto?

• Têm ideia da quantia necessária para a realização da Assembleia Geral?

• Como pensam recolher tal quantia?

• Não vos preocupa o efeito perverso que a iniciativa poderá ter, isto é, no caso da direcção ser demitida por via da A.G. Godinho Lopes voltar a vencer as futuras eleições e sair com a sua posição reforçada?

:great:

Boa noite caro @Andre Patrão, tenho aqui algumas dúvidas que gostaria que me esclarecesse e considero bastante importantes para o “sucesso ou insucesso” da iniciativa.

1º Está ciente que o formulário tal como está redigido e estruturado não respeita os regulamentos e estatutos do Sporting Clube de Portugal e está condenado mesmo que consiga reunir as assinaturas necessárias a ser rejeitado pela Mesa da Assembleia Geral ?

2º O movimento que encabeça está devidamente preparado para angariar os cerca de 10.000€ (que certamente o Clube irá pedir para a realização da AG) e que garantias apresentam aos assinantes que esse dinheiro não é utilizado ou desviado para outros fins?

Nós é que agradecemos a oportunidade!

Não! Devo sublinhar bem isto, o Movimento é puramente espontâneo e exclusivamente para os objectivos indicados. Aliás, se houvesse alguma figura de relevo envolvida no projecto a nossa visibilidade teria sido bem mais fácil de conquistar…

Isto é certamente um dos temas cruciais, e infelizmente um dos poucos sobre o qual tenho que “guardar segredos”! Mesmo assim, tentando esclarecer ao máximo… temos estado em contacto com a Mesa da AG de modo a conseguir um valor o mais razoável possível e adequado à situação. Além disso, apesar de termos estratégias definidas no que respeita a custos, só poderemos lançá-las 1) quando os valores dos custos forem certos e 2) quanto tivermos uma ideia do apoio real (note-se, assinaturas) que o Movimento tem.

Acho pouco provável que assim seja! Acha que a grande obra feita no Sporting em meio mandato conquistou muitos eleitores? Além disso, caso se consiga votar a destituição da Direcção, seria altamente irregular que depois os mesmos Sócios voltassem atrás e votassem no homem que tinham acabado de destituir.

Mas independentemente disso, quero dizer o seguinte: o nosso objectivo não é meramente o de destituir a Direcção… queremos destituir a Direcção porque o nosso objectivo fundamental é o bem do Sporting, e entendemos que o primeiro é necessário para conseguir o segundo. Caso a maioria dos Sócios não concorde, e queiram ver Godinho Lopes reeleito, mesmo assim o Sporting fica melhor do que está hoje: com uma Direcção legitimada e com estabilidade para trabalhar, o que hoje não tem.

Se estivesse ciente não o publicaria para ser assinado! Quando falámos com a Mesa da AG, foi-nos dito que isto seria o necessário (aliás, até temos mais que o necessário…). Mas se diz que não está de acordo com os regulamentos pedia-lhe que me indicasse em quê, segundo que regulamentos, e o que é necessário. Veremos de imediato!

A resposta foi dada no comentário anterior (sei que o publiquei depois do seu, pelo que é natural que a pergunta se tenha repetido).

1. Já contactaram com os anteriores candidatos, bem como figuras de relevo do Sporting para darem a cara pelo movimento? Já houve contactos com a Associação de adeptos Sportinguistas?

2. Para além do manifesto, existe algum texto/requerimento a apresentar à MAG? Onde o posso encontrar?

3. Quantos sócios pensam que precisam assinar, de modo a garantir a participação dos 750 votos necessários na AG? Quantos votos (e não pessoas) participaram nas últimas AG’s?

E já agora, muito obrigado por se ter disponibilizado para vir aqui…

SL

Até que enfim que vejo uma iniciativa bem organizada/planeada. O meu obrigado :great: :mais:

Antes demais gostaria de dar os parabéns a este movimento, como já tive oportunidade de fazer via facebook.

Relativamente ao movimento, temos que ver o mesmo como uma das poucas formas de o SCP poder ter de fato um rumo,m logo deve ser apoiado. Eu estou confiante que antes do próximo jogo, será recolhido um grande número de assinaturas.

TODOS NOS DEVEMOS UNIR PARA QUE EXISTAM NOVAS ELEIÇÕES, DE MANEIRA Q QUE O NOSSO CLUBE TENHA UM RUMO E UM LIDER…

FORÇA E UM FORTE ABRAÇO

Nós é que agradecemos as perguntas e ideias! E já agora, a perguntas têm sido extremamente pertinentes.

Acho necessário dividir a pergunta em duas partes:

1. Quanto ao contacto com anteriores candidatos… sem dúvida que é importantíssimo para a visibilidade do Movimento, mas uma abordagem nossa só será levada a sério quando o Movimento tiver alguma força (note-se, um número de assinaturas que faça acreditar que isto é possível). Se tudo correr bem, após a recolha de assinaturas em Alvalade + o que recebermos no Apartado, já existirá uma base sólida para “subirmos de nível”, por assim dizer.

2. Quanto ao “dar a cara”… devo rejeitar a ideia. Este é um movimento “apartidário”: muitos de nós discordamos quanto ao rumo futuro a seguir pelo Sporting, mas todos concordamos que a ausência de rumo presente não é opção de todo. Assim sendo, ter um ex-candidato a a dar a cara pelo projecto seria alienar alguns de um Movimento que pertence a todos; já ter o apoio de ex-candidatos para a causa do Movimento é diferente, e é algo que procuramos!

É uma excelente questão! Deverá ser redigido um texto, segundo as indicações formais da Mesa da AG, que especifique segundo que regulamentos se pretende cumprir o estipulado no Manifesto. Uma espécie de componente formal do requerimento, portanto. Não existe mas devia existir, como apontou e muito bem.

Note-se que esta AG não se compara com qualquer outra AG. A participação seria sempre várias vezes mais alta à de qualquer outra AG.
Quanto à pergunta principal, o critério base que estabelecemos é de 1.500 votos de Sócios na zona de Lisboa. Este número pode todavia mudar, caso tenhamos motivos para acreditar em confirmações de comparência absolutamente certas. Mas a norma, claro, é “quanto mais melhor”, e é nessa mentalidade que temos trabalhado.

Sendo eu socio juvenil posso assinar o movimento ?

Obrigado pelo elogio, é um incentivo ao nosso trabalho! Mas sabemos que há muito a ser melhorado, e contamos com a vossa ajuda: apoio, críticas, sugestões, etc… este Movimento é vosso também!

Infelizmente os correios não “colaboraram” com a nossa intenção de revelar o número de assinaturas recolhidas até hoje! Mas já recebemos várias mensagens a confirmar o envio, mais do que esperávamos até. Portanto posso dizer que estamos confiantes, e esperamos revelar um número forte na próxima semana! Queremos que os Sportinguistas vejam que vale a pena, e que isto pode mesmo acontecer!

Infelizmente a assinatura não seria considerada para a AG… só a sócios maiores de idade e associados há um ano sem interrupção.
O que não significa que não haja como ajudar o Movimento! De Sócio a Adepto, todos têm como fazer a sua parte pelo seu Clube.

Então o que posso fazer para ajudar o movimento ?

Desde um simples “share” no Facebook, a dar o formulário a Sócios que o possam assinar. Até pode ir mais longe, se puder, e ser um dos voluntários na recolha de assinaturas prevista para o próximo jogo!

Obrigado. Vou fazer os possiveis e ver se tenho a possibilidade de segunda ir ajudar na recolha de assinaturas

Não dará em nada.

Apenas a minha opinião.

Espero, muito sinceramente, que aconteça precisamente o contrário… Cada vez que revejo os acontecimentos daquela noite (26-03-2011) sinto uma enorme revolta que como podem imaginar é inexplicável!
Este movimento faz todo o sentido. Tudo o que está a acontecer ao Sporting é inacreditável! São más decisões atrás de más decisões! Já não há explicação. Eleições já! Mais do mesmo não por favor…