O Sarr mostrou defeitos e uma falta de inteligência gritantes. Acredito que na BPL que é muito importante o fisico e com o tempo use melhor esse mesmo fisico e a sua altura talvez consiga fazer uma boa carreira, mas penso que nunca vai ter nível para o Sporting.
O que mais me preocupou no Sarr nem foram os tais erros de que tanto se fala, apesar de nos terem custado caro, porque esses acabam por ser normais num central jovem, por muito potencial que tenha. Ninguém é um centralão aos 20/21 anos, e muitos dos que hoje são bons centrais, também cresceram a fazer asneira da grossa.
O que mais me deixava desesperado no Sarr era a relação do tipo com a bola, que era claramente conflituosa, e aquele toque de bola miserável, apesar de de vez em quando fazer um ou outro passe jeitoso. Outra das coisas que me deixava sem palavras é como é que o tipo nasceu e foi formado em França, e logo numa das melhores escolas de formação da Europa, quando às vezes mais parecia que o tínhamos ido buscar directamente a um Senegal, ou local parecido. Já para não falar no preço, que ainda hoje não percebo o que é que se terá visto nele para se pagar aqueles valores.
Até pode tornar-se num bom jogador, seja aqui ou mais tarde noutro lado qualquer, mas admito que ficaria perplexo se isso acontecesse.
A mim sempre me deu a ideia que o Sarr, com bola, é um gajo cheio de boas intenções. Há gajos que não sabem mesmo o que fazer à bola. Eu acho que o Sarr até sabe. Só que executa invariavelmente mal. É como se fizéssemos correctamente os cálculos de um gigante sistema matemático, e depois, porque por distração trocámos um sinal, o resultado está errado. Queremos fazer tudo bem, pensamos tudo bem, mas houve um detalhe minúsculo que fez ruir toda a situação. Eu não sei se será por ele ter os pés muito grandes, se é um gajo muito tenso, mas é impressionante a quantidade de fífias e tentativas de recepção mirabolantes que ele proporciona.
Para um gajo com quase 2 metros, ele não é assim tão visualmente inestético. Só que, aliado à isto, falta-lhe muita, muita coisa. Velocidade, posicionamento, até o jogo de cabeça … falta tanto. Se há coisa que me orgulho, e está registado, é de não ter alinhado nos festejos efusivos depois do jogo dele no galinheiro, em que de repente tínhamos contratado a nova jóia mundial entre os defesas-centrais.
Foi o que me chocou a mais a mim. Sempre. Do pior, a par do Ronny, que já vi no Sporting.
Também o que me chocou mais não foi a sua relação com a bola (que nem achei do piorio), foi mesmo as suas noções dos básicos que um defesa-central deve saber.
O posicionamento, a forma como coloca os apoios, os timings (o homem perdeu lances porque, sozinho, calculou mal a trajectória da bola e ela passou-lhe por cima!), as noções básicas…epá, nem consigo descrever. O que eu vi naqueles 4 meses davam para encher um vídeo de “mega fails” do futebol. É das impressões mais fortes e negativas com que alguma vez fiquei de um central, não só no Sporting, mas na própria 1ª Liga Portuguesa.
É um gajo que, por mais incrível e inacreditável que isto pareça, dá toda a ideia de que não sabe minimamente como é que um central joga, como é que um central se comporta em todos os momentos do jogo, como é que um central aborda o lance x, o lance y, o lance z. Parece que teve 0 formação. 0. Nada. Nicles. Num dia mau, qualquer adepto é capaz de afirmar que aquele pobre rapaz nunca entrou num relvado de futebol.
Deus deu-lhe 1,96m e um pé esquerdo que dá uns chutos na bola. E pronto. As suas qualidades começam e acabam aí. O seu talento começa e acaba aí. O seu potencial…nem chega a começar.
Juro que gostava de saber de que forma é que ele cá chegou. Se foi favor a um empresário, se foi o scouting, se foi o empresário que o ofereceu, etc.
Por acaso também alguma curiosidade em relação a isso. :mrgreen:
Também se falou na altura, de o Lyon usa-lo como moeda de troca sobre o empréstimo do M.Lopes…
O que mais me assustou foi no 1º lance do 1º jogo do campeonato ter saltado a uma bola despejada pela defesa contrária e não conseguiu acertar na bola porque falhou o tempo de salto. A importuná-lo, na sua frente, estava um adversário aí com menos 20 cm. Está de frente para o lance, é um bola bombeada da defesa, o adversário está controlado e tem todo o tempo para decidir. Mesmo que tivesse menos 10 ou 15 centímetros, era uma bola fácil para um qualquer jogador de 1ª liga, quanto mais um central.
Poderia ser por causa do nervosismo da estreia, mas a forma convicta como se fez ao lance sempre me fez crer que não e a partir daí fiquei sempre de pé atrás.
No global não achei horrível, no particular teve abordagens a lances, abomináveis!
Como é que um gajo de 5 metros é várias vezes o pior, em bolas que vêm pelo ar?
Refiro-me aos balões e não às tensas que por vezes têm trajetórias mais estranhas…
Na minha opinião, o Rabia conseguiu ser muito pior num jogo da B, não me lembro qual,
em que ofereceu 2 golos e esteve mal nos outros 2, salvo erro tudo na primeira parte.
Sinceramente, acho têm qualidades intrínsecas, por isso dava-lhes mais um ano, mas dentro de outra conjuntura, não sei qual.
Ficarem pela B, não me parece produtivo
Eu na altura em que o rapaz era titular, (e até podia ter conquistado o lugar e mostrado muita qualidade) fartei-me de referir aqui que não conseguia perceber como é que um tipo de 20 anos, com praticamente zero de experiência no futebol sénior, passava sem mais nem menos à frente do Paulo Oliveira, que mesmo que até se pudesse achar que não era um centralão, era um tipo com mais experiência, devidamente adaptado ao campeonato, com mais de 100 jogos a nível sénior e com cerca de 50 jogos no campeonato numa das boas equipas de Portugal. Ou algo de muito estranho se passava nos treinos, ou o Sarr era um fora de série, ou então era algo pior.
Acima de tudo qualidades técnicas, entre outras, ou se tem ou não se tem, e há umas que quando não se tem, até se pode melhorar minimamente ou disfarçar, mas não dá para inventar nem fazer milagres. Há depois uma série de coisas que se aprendem na formação, noções do jogo em si, noções tácticas, de posicionamento, etc, mais ainda para quem foi formado numa academia de qualidade reconhecida, como é a do Lyon. Perante algumas das coisas que o Sarr fazia em campo, eu perguntava-me o que é que ele teria andado a fazer em França, para aparentemente ter aprendido tão pouco.