O acordo que ele fez com a RNF pressupõe , embora de forma oficiosa, a ida para a Aprillia de fábrica.
Acho essa previsão demasiado precoce. A semana passada, nos testes antes da competição, o Miguel rodou bem com esta mesma Aprillia em Portimão. Domingo tiraremos outras ilações, mais fundamentadas.
Acredito que em Portimão possa andar bem. O problema é o resto da temporada. As Ducatti parecem claramente as mais fortes. As Honda e Yamaha parecem melhores do que as Aprilia, principalmente do que as da RNF. Vai ser uma época difícil mas que pode ser importante para o Miguel, ao nivel de perceber que às vezes é melhor ter um ponto na mão. Espero que seja também um ano de transição e que para o ano possa estar na equipa de fabrica.
As Yamaha resumem-se ao Quartararo. Um pouco à semelhança do que é a Honda com o Marquez. O Miguel que evolua é nas qualificações, aí sim, um grande handicap seu.
Acho, sinceramente, que esta temporada irá correr melhor que a anterior (mesmo estando numa equipa satélite). Os testes, por enquanto, para as KTM (tanto para o Miller como para o Binder) não estão famosos. Ao contrário da F1, este ano acredito que a emoção reinará no Motogp.
Sim, as KTM continuam estagnadas. O Miguel fez bem em sair. Gostava que tivesse sido para uma equipa de fábrica, Yamaha ou Aprilia. A Honda com o Mir vai ter uma segundo piloto capaz de fazer muitos pontos.
Também concordo que o Miguel tem de melhorar nas qualificações e com a Aprilia pode ser capaz disso. Acho que tem também de perceber que por vezes não tem condições de chegar mais à frente e nessas alturas é preciso minimizar estragos e garantir pontos.
Nesta altura a RNF parece atrás das 4 Ducatti, das duas Honda, das duas Aprilia e pelo menos da Yamaha de Quartararo, por isso qualquer top10 será um bom resultado para o Miguel (em Portugal espera-se um pouco mais). Ficar na frente do companheiro de equipa será fundamental.
Os primeiros sinais dão conta de que fiz bem em não largar €150 no motoGP pass.
E a somar ao insulto MO conseguiu ficar atrás do Raúl Fernandez e na última volta ainda foi ultrapassado por um Binder que estava em claro sofrimento.
Ano penoso, formato com sprints que não o favorece.
Se for verdade que aceitou RNF apenas porque ofereciam 2 anos em vez da Gresini por terem oferecido apenas 1, acho que diz muito do estado mental que tem e a falta de confiança de que possa ganhar um título.
Preferir 2 anos numa mota mediana a 1 ano numa mota que ganhou um título… Lack of winning mentality.
O Miguel não participou nos últimos 5 minutos de sessão, onde se estavam a melhorar os tempos.
Quanto a isto, a única coisa que posso dizer é que, em 2022, a Gresini usou as motas de 2021 da Ducati e conseguiu 4 vitórias.
Nesta FP2, não vi nenhuma Gresini no Top 10.
A verdade é que com este formato das Sprint Races…. temos 3 dias super interessantes para acompanhar.
Acho que vamos ter gente super rápida mas sem grande consistência a ganhar as corridas de sábado (Jorge Martin, Aleix Espargaro, Berzechi).
Quanto ao Miguel, creio que terá de fazer o seu caminho e mostrar resultados, como todos os outros. Acho que tem uma mota para fazer melhores qualificações… a juntar aos resultados de domingo que ele já fazia na KTM
As Sprint Races são corridas um pouco mais pequenas , em vez de ser só a corrida de Domingo, temos ao Sábado à tarde ( hoje às 15H) uma corrida com metade das voltas da corrida de domingo
O sistema de pontos, por serem corridas mais pequenas, também é diferente.
O vencedor pontua 12 pontos, o 2.º lugar pontua 9, o 3.º pontua 7….
A grelha de partida da Sprint Race e da Corrida de domingo é a mesma… e advém dos tempos de 5 Sexta-feira… e das Q1 e Q2 de sábado de manhã.
Acho que foi uma forma muito interessante para trazer emoção ao longo de todo o fim de semana