Tu, o grande Damas e o Jordão foram os meus idolos de infância.
Muito mais do que antigas glórias. Para mim, vocês são sempre titulares no meu Sporting, porque são eternos na minha memória. E entrarão sempre em campo com a nossa camisola.
Até sempre. Descansa em paz, Eterno Capitão.
Eternamente grato por todo o esforço, dedicação, devoção e glória que deste ao nosso Grande Amor.
Descansa em paz Capitão.
tudo dito. esse tópico que citas é um manual de ausência de pensamento crítico e de quão fácil é propagandear alguns.
e muitos reverteram a opinião post mortem. desenvergonhadamente.
resta-lhes a reflexão, se tiverem essa capacidade, mas garantidamente a insignificância Sportinguista e a certeza de que nunca representarão nem terão capacidade de em 10 vidas contribuir 1% do que o manel contribuiu para o Sporting e, como dizes e bem, numa carreira onde sempre tomou decisões que o prejudicaram, financeira e desportivamente, para jogar no clube que ama.
curioso que quem deixou as intervenções que referiste nem como mero adepto consegue manter essa constância de dedicação e acompanhamento ao clube, quanto mais como profissional renumerado com possibilidade de progressão de carreira. e ainda têm o descaramento de dizer os disparates que acabei de ler.
enfim, não é dia para isto.
RIP
Carta aberta ao Manel Fernandes
Escrevo isto com lágrimas nos olhos. Apesar de ter 26 anos e nunca ter visto o Manel Fernandes jogar, sempre o conheci como o ídolo do meu pai, um ícone do Sporting. Mesmo não sendo muito dado a sentimentalismos, sinto que é importante escrever este texto para o Manel Fernandes, como uma tentativa singela de homenagem.
Talvez não consiga expressar toda a grandeza do Manel, mas sinto que este sentimento sempre esteve aqui, dentro de mim. São jogadores e histórias como a do Manel que me fazem entender a grandeza do Sporting. O Manel ele tem o condão de ter sido um dos catalisadores cruciais para tornar o Sporting um clube que não olha a estratos sociais, origens, apelidos… Um clube de todos para todos! E em momentos onde o Sporting corria riscos de poder tornar-se em apenas mais um, ele foi uma das poucas velas de esperança e de verdadeiro orgulho em ser e gostar tanto do Sporting.
A sua morte faz-me refletir sobre a brevidade da vida e o quanto temos que aproveitar cada momento. Independentemente do que o Sporting seja para cada um, ouvir as palavras do Manel, já com uma certa idade, sobre o seu sonho de menino, um menino de Sarilhos Pequeno, não pode deixar uma pessoa indiferente. Tinha o sonho de jogar futebol, se possível pelo seu Sporting… e ver o orgulho dele ao olhar pra trás e ter deixado o menino de Sarilhos Pequenos com um sorriso… tanto parte-me, como me enche o coração.
Sempre vi no Manel uma pessoa humilde, com um sonho e um desejo profundo. O orgulho que ele tinha no Sporting, ao ponto de exibir os seus feitos como medalhas, podia ser visto por alguns como presunção, mas para mim sempre foi um sinal de amor e dedicação ao clube.
O Manel Fernandes exemplifica como não devemos deixar que as nossas circunstâncias justifiquem o que não conseguimos alcançar. Assim como ele saiu de um ambiente pequeno para realizar o seu sonho no Sporting, espero que todos possam, um dia, olhar para trás com orgulho do que deixámos.
Obrigado, Manel por me fazeres querer sonhar e espero que um dia possa dizer como tu “Fiz o que mais gostava”.
Até sempre.
O Manuel Fernandes foi e sempre será uma LENDA no SCP. Descansa em paz eterno LEÃO. ![]()
![]()
![]()
Descansa em paz, Grande! ![]()
![]()
Esteve à altura do nosso clube.
Foi um dos grandes.
Que descanse em paz.
Obrigado pelo texto e pela partilha. Revejo me completamente no que escreveste. Tambem nao vi o Manel jogar mas para quem cresceu nos anos 80 e 90 Manuel Fernandes era o Sporting. Muito triste ve-lo partir.
Pesar por um dos maiores símbolos deste enorme Clube, aqueles 7-1 vão ficar eternamente na memória.
Ainda tinha esperanças.
Um grande abraço e que nos voltemos todos a ver num estádio no céu.
Velório amanhã, 10h, no Hall VIP.
Não sei se já tinham dito…
O funeral é quando?
Descansa em paz, Lenda !
Descansa em paz, Capitão.
“Marquei quatro golos, uma sensação inesquecível, mas estou convencido que se o jogo durasse mais algum tempo… Mas, sinceramente, mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting”.
SL
Que descanse em paz