Morreu Manuel Fernandes, Antiga Glória do SCP

Rip campeão, eterno capitão.

Dia muito triste.

Até sempre CAPITÃO!!!

1 Curtiu

Parece que ainda foi ontem que o vi no restaurante Casa das Enguias, em Sarilhos Grandes, à mesa rodeado de amigos.

O Manuel Fernandes foi muito desvalorizado, incluindo por alguns Sportinguistas.

Como todos nós, era imperfeito, teve as suas contradições, algumas delas que não foram totalmente entendidas por muitos de nós, nos quais me incluo.

Mas há uma coisa que não podemos escamotear: amava superlativamente o Sporting Clube de Portugal.

E foi um enorme jogador, muito dotado tecnicamente, finta curta, avançado completo que marcava golos e dava a marcar.

Tinha um jeito de jogar de menino da rua, cheio de alegria, como um pardalito à solta, que saltava, pé ante pé, por entre os defesas adversários até só parar na baliza.

Sempre manteve aquela expressão de miúdo inocente, reguila, que fazia o que mais gostava, jogar à bola com a camisola do seu Sporting no corpo.

E isso tirava os adversários do sério, como era possível não conseguirem tirar a bola àquele jogador e vai de lhe dar sarrafada.

Devia ter sido mais reconhecido a nível de seleção, foi frequentemente preterido por outros que nem lhe chegavam aos calcanhares. Só por ser do Sporting. Merecia, por exemplo, ter estado no Euro de 84 (acho que falhou por lesão) ou no México 86”, ao lado do seu “irmão” Jordão.

Chamaram-no à Seleção depois de Saltillo e ele disse “Presente”. Com humildade, sem peneiras, sem mágoas.

Se fosse hoje ou trajasse de vermelho (que ele recusou), quanto valeria o Eterno Manel de Sarilhos?

12 Curtiram

Deixo aqui esta pequena história que demonstra a qualidade do Manel, não só como jogador mas como homem.

O meu pai acaba de me ligar e a primeira coisa que me diz é dar-me os pêsames pela sua morte. O meu pai é Benfiquista, sim com B grande porque não é dos cegos e já vão perceber porque. Ele começa a falar-me do quão bom jogador o Manuel era e o quão genuíno ele era como homem vindo daquela pequena aldeia chamada Sarilhos. O meu pai começa a chorar.
Um Benfiquista a chorar por uma lenda do Sporting.

Bem, acho que isto resume o quão importante o Manuel foi no mundo do Futebol Português.
E sim, também verti uma lagrima.

21 Curtiram

O Manuel Fernandes era o grande ídolo do meu pai. Falava-me muitas vezes do jogo dos 7-1, até que me arranjou uma cassete vídeo do referido jogo.

Infelizmente, o meu pai também cedeu a um tumor em 2020 e não viu os nossos últimos dois títulos. Pelo menos essas alegrias, o nosso Manuel conseguiu ter.

Deixa um legado de qualidade e acima de tudo de Sportinguismo. Que descanses em paz, Manuel.

11 Curtiram

Já estava mais ou menos preparado para este dia mas é sempre um murro no estômago.

Que descanse em paz, eterno capitão.

1 Curtiu

Descansa em paz Eterno Capitão.

Descansa em Paz, Capitão.

Um grande jogador e um grande Homem que deixa o universo Sportinguista. Será para sempre recordado com uma das maiores figuras do Sporting CP.

Ainda foste a tempo de ver o nosso Título!

1 Curtiu

Obrigado por tudo e que dscanse em paz.

1 Curtiu

Rip eterno Capitão , deixou-nos como merecia como Campeão.

1 Curtiu

17 Curtiram

Eu ainda era criança quando percebi que os futebolistas são profissionais da bola e portanto preocupam-se em primeiro lugar com os seus interesses financeiros, sendo muito poucos aqueles que são adeptos como eu.

O Manel é uma das poucas exceções, veio para o Sporting quase a seu pedido e apesar de ter uma proposta melhor do Porto, recusou ir para o Benfica ganhar uma fortuna no meio de uma daquelas guerras que o João Rocha perdia sempre com os nossos rivais, foi prejudicado na seleção por ser do Sporting um Clube pelo qual sofria como poucos.

Hoje a nação sportinguista chora por ele, mas eu não posso esquecer a forma como ele foi tratado neste fórum que se tornou num espaço desprestigiante para a história e tradições de um Clube onde poucos são tão grandes como o MANUEL FERNANDES.

É só visitar este tópico https://www.porta10a.com/t/manuel-fernandes/15157/1271 e parece que estamos no ser benfiquista

16 Curtiram

És um dos melhores de sempre, grande Manuel Fernandes!

2 Curtiram

Uma grande capa, a d’A Bola. Alguém sabe que taça é esta?

Descansa em Paz, Capitão.

7 Curtiram

Ainda bem que conseguiu ver o nosso Sporting campeão pela última vez. Descansa em paz eterno Capitão. Que para o ano veja a festa do Marquês lá de cima.

1 Curtiu

Quem quiser saber o que é ser sportinguista, é conhecer a vida de manuel Fernandes.:clap:

3 Curtiram

Taça de Portugal penso.

Manel para sempre nos nossos corações! Um leão a sério

1 Curtiu

é das primeiras memórias que tenho do Sporting. ele e o Jordão a massacrar as defesas adversárias com a listada (limpa de pubs).
foram (também) essas imagens, ainda a preto e branco, que reforçaram o leão que crescia em mim.

para sempre connosco, capitão!

Por cada Leão que cair, outro se levantará! :green_heart:

2 Curtiram

Descansa em paz grande Capitão.

3 Curtiram