Morreu José Saramago - Nobel Literatura de 1998

Morreu José Saramago [img width=420 height=200]http://dn.sapo.pt/storage/ng1307096.jpg?type=big&pos=1[/img]

(em actualização)
Morreu hoje, o escritor José Saramago aos 87 anos . Prémio Nobel da Literatura em 1998 e antigo Director Adjunto do Diário de Notícias.

Filho e neto de camponeses sem terra, JOSÉ SARAMAGO nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione, como data do nascimento, o dia 18.
Seus pais emigraram para Lisboa quando ele não perfizera ainda dois anos de idade.
A maior parte da sua vida decorreu portanto na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas, e às vezes prolongadas, as suas estâncias na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceal e técnico) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas outras profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance (Terra do Pecado), em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar, até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, desde 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal Diário de Notícias.
A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Em Fevereiro de 1993 passou a dividir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago de Canárias (Espanha).

Paz à sua alma.

Não estava nada á espera. Acabo de almoçar e recebo esta notícia.

Que descanse em paz. Obrigado por ter posto o nome da literatura portuguesa ao mais alto nível.

É sempre complicado perder uma figura incontornável da literatura portuguesa contudo não vou ser hipócrita e dizer que tenho pena ou estou triste. Foi um homem pelo qual nunca nutri especial simpatia pela sua arrogância e por ter cuspido no prato (Portugal) onde comeu e se tornou homem e escritor. Ainda assim não quero deixar de lhe agradecer o Nobel de 1998 e por ter levado a literatura portuguesa além fronteiras.

Descansa em paz.

A mim uma noticia completamente indiferente , porque se refere a um tipo que em vida não conhecia a palavra respeito.

:arrow: :arrow:

e deve ir um bocado contrariado para o céu…ou nao.

RIP Saramago :frowning:

Portugal perde um dos principais rostos da sua Literatura, ponto final.

RIP

Foi um dos grandes da literatura mundial (justamente reconhecido com o Nobel em 98), algo que deverá concerteza encher de orgulho todo e qualquer português. :clap:

Paz à sua alma.

Apesar de tudo, R.I.P.

Que descanse em paz.

Descanse em paz
Sem dúvida grande orgulho para nós!

ps. já agora, para quem o quiser criticar, mais vale criar um tópico para tal ::slight_smile:

RIP.

Foi um homem por quem eu nunca gostei.Se já à muito tempo que eu não podia com o homem, então depois do “caim e Abel”, não podia mais ouvir falar dele.

Apenas tenho de agradecer o facto de ter elevado a literatura portuguesa ao ponto mais alto.

R.I.P

Primeiro, era preciso que existisse um céu o que é discutível.

Nunca nutri por ele qualquer simpatia como pessoa, no entanto, um pouco como o zé mourinho no futebol era indiscutivelmente um dos melhores do mundo no seu campo, e como tal assim elevava o nome de Portugal.

Como todos nós era inquilino a prazo do planeta, e esgotou-se o prazo. Condolências à familia, e que Portugal seja capaz de encontrar uma nova referência literária de nível mundial.

Obrigado pelo Nobel em que elevou o nome do nosso país, obrigado pelas obras que me deu o prazer de ler. Como escritor, é sem dúvida uma grande perda.

Como pessoa, lamento, mas não tenho pena. Arrogante, prepotente e atingiu o cumulo do ridículo ao dizer que se sentia mais espanhol que português.
Teve valor como escritor, mas ficou-se por aí.

:arrow:

Descansa em paz.

:arrow: :arrow:

RIP

:clap:

Escusados alguns comentários que se podem ler por aqui (fruto de ignorância ou desconhecimento, certamente).

Vai o homem, fica a obra.

RIP