Morreu José Saramago - Nobel Literatura de 1998

RIP

Estou para ver se alguns, tipo Sousa Lara e pandilha do psd, vêm agora com lágrimas de crocodilo…

Morreu em… Espanha.

Nunca li nenhum livro dele, mas levou o nome de Portugal longe.

RIP

:arrow:

triste notícia, esta, para Portugal.
de mim, um obrigado. um enorme obrigado pelos livros fantásticos que escreveu.

“todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais.” j. saramago

Respeito por uma grande figura da cultura portuguesa.

RIP

Por tudo o que fez em vida e pela obra que nos deixa merece o respeito de todos nós. Não concordo com algumas das suas posições (nomeadamente de ordem nacionalista), mas não é isso que vai rebaixar o valor do seu legado. RIP

Por pior que seja a pessoa, se levou o nome do nosso país longe então merece todo o meu respeito. :clap:

Quanto à obra não consigo gostar nem um bocado do seu estilo, o homem tinha uma maneira de escrever que sinceramente me irritava, e não era pela ausência de pontuação.

Anyway: R.I.P

Escusados são esses comentários a falar de ignorancia ou de desconhecimento , isso sim a revelar falta de respeito , mas que acabam tambem por estar na linha e em concordância com o modo de estar do personagem que morreu hoje.

Respeite-se as posições de cada um , ninguem aqui desrespeitou o homem , há no entanto que saber respeitar a indiferença.

Dito isto , se admiram o homem , respeitem-no então e aceitem a indiferença de quem não partilha esse sentimento.

Ponto Final.

Eu respeito todas as opiniões mas não me coíbo de as qualificar quando é notório que são resultante de desconhecimento ou desinformação (não necessariamente no geral mas sobre este personagem em particular).

(será escusado alongar esta discussão).

É das personagens “portuguesas” de quem eu gosto menos. Mas elevou o nome de Portugal no campo da literatura e por isso tem o meu respeito… Que descanse em paz

Sempre que aparecia na tv, mudava de canal.

QDEP. :arrow:

Não nutria especial simpatia pelo Saramago. Tentei ler dois livros dele mas nunca consegui chegar ao fim, não gosto da forma como escreve.

Contudo reconheço-lhe mérito pelo trabalho que desenvolveu em vida, e quem ganha um Nobel tem de ter valor.

RIP.

My C[_] is empty.

Descanse em Paz

A morte é um momento de respeito, não de ajustar contas, por isso desejo paz à sua alma e que descanse em Paz! :exclaim:

RIP

SL

O Saramago, goste-se ou não, será recordado para sempre devido à qualidade da sua escrita e não por ser ateu, comunista ou outra coisa qualquer. É daqueles portugueses que, daqui a 200 anos, continuará a ser recordado devido à sua capacidade criativa e por ter sido o primeiro a ganhar um prémio Nobel da Literatura.

É um orgulho, para mim, ter a mesma nacionalidade que ele. Que descanse em paz, não no céu ou inferno, mas sim no “nada” como gostava de mencionar.

RIP

Ponto prévio: politicamente considero-me uma pessoa liberal e libertária. Se me quiserem meter numa “caixinha ideológica”, terei que afirmar que sou uma pessoa de direita não dogmática.

Posto isto, afirmar que Saramago era um génio. Um verdadeiro revolucionário do pensamento contemporâneo. Como escritor foi a principal figura da literatura portuguesa moderna. Um verdadeiro icon, ao nível de Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. O primeiro (e único) prémio nobel de escrita em língua portuguesa.

O amor por Portugal foi o mesmo que Portugal lhe deu a ele, como bem demostrado fica nos comentário abjectos que aqui se escreveram. Apesar de viver em Espanha desde 1992, sempre pagou os seus impostos em Portugal, coisa que pessoalmente, e se tivesse sido tratado como ele o foi, jamais o faria.

Por tudo isto, é uma enorme perda para Portugal, a quem em vida deu infinitamente mais do qualquer um dos ídolos bacocos que este país idolatra. O meu único consolo, é ve-lo reconhecido pelos 4 cantos do mundo, como o demostram as primeiras páginas dos sites informativos em todo o mundo civilizado.

Obrigado por tudo, e especialmente pela sátira e pelo combate frontal que sempre fez contra a ignorância, a ignomínia da instituição mais perversa e que mais atraso à humanidade trouxe, a igreja.

Discordo. Nunca Saramago teve uma obra que se equiparasse a “Os Maias”, " O Crime do Padre Amaro", “A Cidade e as Serras” “Mensagem”, “Mar Português”, entre outros. E eu digo isto, tendo lido e gostado bastante do “Memorial do Convento” e “Ensaio sobre a Cegueira”, mas acho que por muito valor que Saramago possa ter tido e que reconheço, como escritor, não esteve de facto ao nível de Pessoa, Eça ou Camões, esses sim, as maiores figuras literárias da nossa história.

LOL , falas em comentários abjectos e depois sais-te com esta joia da coroa , este comentário sim revelador de um qualquer atraso ou complexo , mas isso já é problema teu , nem isso me interessa , poderias era evitar partilhar esse teu fel com a gente , guarda os teus odiozinhos para ti , fica mal fazer isso , ainda para mais neste tópico.

Será que não conseguem , se o querem , homenagear o homem sem insultar os outros ou as suas convicções , é a tal falta de respeito , por isso gostam tanto do Saramago.

As grandes figuras são consensuais , isso nunca acontecerá com o Saramago , ficará para a história apenas como um mero fetiche da esquerda e não mais que isso , ele é que optou por essa via , pelo conflito , pelo divisionismo , quiçá sabendo que não chegaria ao estrelato de outra forma.
Um pouco como aqueles putos na escola que batem nos bombos da festa para serem populares , este bateu na igreja numa época em que toda a gente o faz , para daí tirar todos os proveitos da polémica criada , Saramago não passou nesse aspecto de um Bully e a igreja a sua vitima.

E comparar o Saramago com o Eça de Queiroz e o Fernando Pessoa , faça mil favores. :xock: