O noticias ao minuto disse que ia num Lambo Urus.
Agora o Record diz que ia num Huracan EVO
Heavenly Father have mercy on Your children’s souls and may the peace of God, that surpasses all understanding, guard the hearts of their families, in Christ Jesus. Amen
Tristeza, espero que descansem em paz, junto de Deus eterno.
Se o carro era alugado, resta saber se de curta duração ou longa duração.
Ao ser de curta duração, nunca se sabe quem andou no carro antes de nós.
Nestes carros, a tentação é grande em pisar bem no acelerador. Os pneus até poderiam já estar meio gastos por um condutor anterior.
O que muita gente esquece é que os pneus são o que liga um carro a uma estrada.
Basta o piso ter algumas irregularidades que o pneu sofre muito. Com velocidades muito elevadas, ainda pior. Mesmo num piso excelente, grandes velocidades desgastam imenso os pneus.
É verdade que a tecnologia evoluiu muito e certamente os pneus que são hoje fabricados são muito resistentes, mas não convém desafiar as leis da física.
Eu nunca ando em altas velocidades, e meto quase sempre o limitador de velocidade, ao menos não tenho de pensar muito nos excessos de velocidade.
Fico impressionado quando vejo condutores que têm a mesma condução independentemente do piso, tempo, etc…
Talvez seja por deslocar-me muito de bicicleta, a melhor forma de conduzir é não ir rápido e nunca arriscar.
E quem anda de bicicleta, aprende os riscos do piso, pneus, etc…
Uma vez estava a chover e fiz uma rotunda (que é muito larga) um pouco rápido.
De repente, a traseira começou a fugir e só tentei segurar o carro com o volante e deixei de acelerar, consegui que o carro recuperasse a trajectória, mas apanhei um cagaço. Os pneus estavam meio vazios atrás e fiz aquaplanagem por breves segundos.
É fácil falar, mas ir em excesso de velocidade, nunca se ganha muito tempo, e pode-se perder tudo num instante.
Quanto ao Diogo Jota e irmão, tiveram azar, mas não acredito que iriam a baixas velocidades.
Dá tanta pena para os que cá ficam (família).
Não acredito minimamente que fosse devagar. Acima de 200 provavelmente.
Mas isso não importa muito agora.
Como já tenho carta desde 1985 e já conduzi muito (mais do que conduzo hoje), já tive algumas más experiências, felizmente, sem consequências muito graves.
Duas delas já contei aqui, mas a propósito de pneus…
Conhecem a rotunda em que se vira para Vilamoura, na estrada que vem de Quarteira?
Uma vez estava lá de férias e fui de manhã cedo a Quarteira comprar pão, ainda não existia o Pingo Doce que lá está agora.
Quando vinha de regresso, na dita rotunda, ao virar em direção a Vilamoura, perdi por completo a aderência e o controlo do carro.
Não sei se foi óleo na estrada ou um problema de pneus, o que sei é que o carro começou a deslizar, deixei-o ir e acabei em cima da rotunda, o que me safou é que devia ir a uns 40/50 km/hora.
Assim que pude, fui logo a uma oficina para me verificarem os pneus, mas do susto não me livrei.
A única coisa que não tens na A52 é um piso excelente!
É uma autoestrada esburacada e de piso irregular…
A última vez que passei por lá fiz 200km pela via da esquerda para fugir aos buracos e irregularidades….
Cada vez que lá passo digo mal da minha vida… aquilo até arrepia a suspensões…
Eu prefiro.pagar as autoestradas portuguesas que ter piso como nas autoestradas grátis espanholas!
Quem faz León -Benavente -Chaves… sabe do que estou a falar…
Quando de fui de carro até Sevilla também achei as estradas deles bem piores que as nossas.
Basta passares a fronteira no Algarve que aquilo é logo uma merda.
As estradas no UK tambem estão uma lastima não sei como deixaram chegar aquele ponto. Por outro lado estou nos Países Baixos até quarta feira e do que tenho visto as estradas por aqui estão em excelente condição. Quanto ao acidente do Diogo e do André quem pode dizer mais é o/a condutor(a) que ultrapassaram esse/essa condutor(a) é que pode ajudar um bocado a desvendar o que se passou.
Essa estrada há 25 anos era do melhor que havia para circular…
No meu tempo de estudante fiz várias vezes e estava excelente…
No ano passado foi a Sevilha apanhar avião para Barcelona… E não cria acreditar… Aquilo não é uma auto, é uma via rápida que não se paga… Já não deve ter manutenção há mais de 20 anos… está pior que terra batida.
Mas há 25 anos era ao contrário a via do Infante estava uma merda e a via rápida para Sevilha era uma pista
Sinceramente há malta que aqui parece que não tem noção das coisas honestamente…
Sabem lá se o rapaz ia em velocidades elevadas ou não.
O Diogo Jota estava em tratamento por causa por causa dos pulmões, perante isso e o incomodo que isso representa acham que ia a velocidades muito elevadas?
Depois, o rebentamento do pneu dá-se a quando da ultrapassagem ou seja não ia em linha reta, embateu nos rails de proteção que caso não saibam são autênticas “facas afiadas” os motociclistas que o digam, basta ter embatido com a parte do deposito para o carro incediar-se e também os cintos terem prendido e não terem conseguido sair.
Mais, ele ia pernoitar em Burgos antes de ir apanhar o ferry no dia seguinte para Inglaterra, portanto pressa não tinha.
Depois os acidentes dependem como se dão, já embati a 40km/h e desfiz a frente esquerda toda de um seat ibiza após ter apanhado óleo na estrada.
Portanto os acidentes e como saimos deles depende muito como é que se dão.
E o mais curioso é que das testemunhas que testemunharam o acidente e que sairam para tentar ajudar, nunca em momento algum falaram em qualquer orgão da CS que ele ia em velocidades elevadas.
“Ah estava num Lamborghini de certeza que ia acima dos 200km/h.” Lá está só porque estava num carro de alta cilindrada tinha logo de ir acima dos 200km/h…
Meus amigos não é um preciso um carro de alta cilindrada para chegar a esses numeros.
O meu pai em 2002 comprou um Seat Leon Top Sport ou FR como foi posteriormente designado, vinha homolgado em Portugal com 150cv mas tinha 177cv na máquina e sem mexidas.
Da primeira vez que peguei no carro fui buscar um amigo meu há Bobadela e entrei na IC2 e indo na conversa com ele ia a 200km/h sem me aperceber, levantei logo o pé como é óbvio.
O que quero dizer com isto é que não é preciso ter carros de alta cilindrada para atingirmos certas velocidades sem nos apercebermos, basta o carro não dar essa sensação de velocidade.
Outra, para quem faz viagens grandes sabe perfeitamente que ir a velocidades mais elevadas e muito mais cansativo porque os níveis de concentração têm de ir no máximo para além de terem de parar mais vezes para andar a por gasolina.
O mal é dele e do irmão que partiram e dos familiares que cá ficam com a maior dor que se pode ter, o resto não interessa para nada!
E o carro era alugado. Resta também apurar as responsabilidades sobre a empresa de aluguer. Lembro-me que no acidente que tirou a vida ao Angélico Vieira, também foi com um carro alugado onde também rebentou um pneu.
Mandaram me há bocado fotos dos corpos, é realmente de meter dó
Exato nem mais.
No caso do Angêlico segundo quem ia no carro afirmam que ele bastante acima dos valores limites de velocidade, logo aí a empresa de aluger fica sem qualquer responsabilidade porque pode alegar que se fosse dentro dos limites legais não tinha tido um acidente daquela dimensão.
Isto é um bocado como estares parado e embaterem-te no carro, se tiveres bebido qualquer coisa e a pessoa chamar a policia e soprares ao balão e acusares 0,5 mg de alcoól no sangue o culpado passas a ser tu.
Os carros em questão estão mais que aptos para essas velocidades, se houver problemas nos pneus por muito aptos que estejam a probabilidade de acidente é enorme, então em carros de aluguer…
E acredita, os pneus fazem um diferença gritante acho que a grande maiora das pessoas nem tem a noção disso.
Do Ibiza mudei de jante 13 com pneus de origem para jante 14 e coloquei uns Bridgestone Potenza S001 e esqueçe, o carro agarrava-se há estrada como uma lapa.
Nunca tive pneus tão bons num carro.
Agora só uso esses pneus, são macios e gastam-se mais rápido mas quando preciso de segurar o carro em que situação for não me falham.
Que dia triste…
Sendo um fator de segurança, se há sitio onde se deve gastar bom dinheiro é em pneus. Pode ser a diferença entre a vida e a morte. Resta apurar a causa do rebentamento do pneu.
Rip.