VeDrIx
22 Dezembro , 2015 11:28
193
Conforme já referi, não entro muito na coisa do “avançado só pinheiro”, muito menos no “avançado só móvel”… Acho que tem de haver um mix, algo intermédio entre o que é um Slimani e o que é um Montero. Ainda assim, há de tudo !
Claro que há muitos mais avançados interessantes mas, dadas as nossas reduzidas possibilidades financeiras (não na contratação mas sim no salário… é muito complicado atrair grandes jogadores com um tecto salarial tão baixo, embora pareça muito complicado de entender isto, dadas as constantes e quase ridículas referências, por aqui e um pouco por todo o lado, ao dinheiro gasto nas contratações desta época), procuro valores de ligas secundárias, com potencial de evolução e crescimento.
Deixo algumas sugestões de avançados que, penso, já coloquei por aqui mas reforço, aproveitando mais uma referência ao Kramaric:
Andrej Kramaric (Rijeka), croata, 22 anos, 1.80m: cada vez mais caro… mas ainda acredito, 3 anos depois. Contrato termina no final da época mas penso que se confirma a opção por parte do clube, constante no transfermarkt;
Sergio Araujo (Boca - emprestado ao Las Palmas), argentino, 22 anos, 1,80m: Aguero em potência (à escala :P), era um negócio com possibilidades de andar, falando-se já com o Las Palmas (até com possíveis empréstimos para o próximo ano, eles que considero ser os mais fortes candidatos à subida à La Liga). Desde os tempos do Barça B que considero que tem um potencial tremendo e, finalmente, deu o salto qualitativo. Está a fazer uma enorme época !;
Mark Uth (Heereenveen), alemão, 23 anos, 1.85m: canhoto, rápido, excelente finalizador. Um pouco à imagem do Rodrigo (Valencia). Termina contrato no final da época.
Iván Santini (Kortrijk), croata, 25 anos, 1.90m: o mais “pinheiro” de todos eles, mais à imagem do Slimani;
Richmond Boakye (Juventus - emprestado ao Atalanta), ganês, 21 anos, 1.80m: poderia ser uma contratação mais complicada mas a constante não-aposta no jogador poderia facilitar, talvez até sob um empréstimo com opção de compra;
Mbaye Diagne (Mais um da Juventus - emprestado ao El Shabab), senegalês, 23 anos, 1.91m: potentíssimo, com boa velocidade para o físico que tem e muita frieza na finalização. Depois de meia época excelente no Lierse (7 golos em 11 jogos), estranhei não ser aposta de ninguém e ainda mais ter acabado na Arábia Saudita… poderia ser uma contratação de baixíssimo custo (custou 100 mil euros à Juventus, no verão passado).
[hr]
Menos detalhado mas só em jeito de shortlist… Iremos precisar.
Extremos:
Paul-José M’Poku (a tal falada cláusula de 3,9M€);
Vincenzo Grifo (opção de risto, mas…);
Gonzalo Bueno (sem jogar, no Kuban);
Jean Evrard Kouassi;
El Arbi Hillel Soudani (mais uma opção complicada, pelo passado do jogador… mas está muitíssimo mais evoluído, grande crescimento);
Michal Zyro;
Borek Dockal.
[para o futuro] - Nikola Vlasic (17 anos, Hajduk Split)
[hr]
Já agora, e também numa perspectiva de futuro, embora seja uma posição em que nos enchemos de “potenciais”… Nas observações do Rijeka, por causa do Kramaric, chamou-me imenso à atenção o central Matej Mitrovic. 21 anos, 1.87m. Muito interessante mesmo. Rápido, muito forte, excelente impulsão… É daqueles que tem Premier League escrito na testa. Já se estreeou pela principal selecção croata.
Repesco este post com um ano e pouco.
Avançado, extremo, central. Um ano depois, várias contratações depois… tão actual. Já mudaram quase todos de clube para contextos que os tornarão, certamente, bem mais caros.
Diagne e Grifo eram duas contratações que, juntos, não custariam nem 1,5M€. E hoje estão numa forma muito interessante, sendo, por agora, as opções mais viáveis… e, mesmo assim, caras.
Não é bem um post de sugestão, é mais pela curiosidade e actualidade disto, um ano depois.