Creio que não é suplente. Fez todos os jogos até à 10ª jornada (campeonato e LE), lesionou-se e voltou de lesão na útlima quinta-feira para a LE, tendo estado no banco nesse jogo. Neste fim-de-semana, para o campeonato, já voltou à titularidade
Então é isso… vi que tinha sido suplente na Liga Europa, daí a ideia.
Sendo assim seria mais difícil, mas continuava a vê-lo como uma grande contratação.
Percebo a ideia mas se chegarmos a Janeiro em posição de discutir os 2 primeiros lugares (o que implicará estarmos em posição de discutir o primeiro lugar, porque não acredito que haja um líder muito isolado), preferia alguém mais batido e experiente.
No que toca a contratações depende muito do orçamento disponível.
Um lateral direito, um ponta-de-lança, um guarda-redes e um 6 seria o ideal, mas é muito improvável que venha a acontecer.
Quanto ao regresso de jogadora emprestados tentava trazer o Geraldes, o Matheus e o Iuri.
Com uma saída do Mané por empréstimo e do Diaby por empréstimo/venda, havia espaço tanto para o Matheus como para o Iuri e ambos, com características muito diferentes, podiam acrescentar muito ao Sporting, principalmente com esta ideia de jogo.
Pouco ou nada joga no Barcelona, porque o lugar é do Stegen e sempre será, ele limita-se a jogar na Copa.
22 jogos = 18 para a Taça, 2 jogos para a Liga e 2 na Champs em 3 épocas. Esta época jogou 1 vez, o que significa que a média é 10 jogos por época. Isso é literalmente nada.
Portanto a pergunta é: porque raio havia de ele querer continuar no Barcelona para não jogar?
Se achas que os jogadores se movem por isso, estás completamente fora dela.
Ser jogador do barcelona, é um estatuto, desde que foi para lá é titular da seleção holandesa. No momento em que viesse para o Sporting, deixava de o ser.
Para não falar do que realmente faz mover o jogador de futebol, o dinheiro ao fim do mês.
Eu nunca estive 100% convencido com o Nakajima, pelo preco e principalmente pq não o via a encaixar no futebol do JJ nem no näo futebol do idiota do peseiro. Ia ser um investimento muito alto num jogador que iamos acabar a desvalorizar.
No entanto, do que tenho visto do futebol do Keiser, ia ser uma mais valia espectacular naquilo que estamos a tentar construir. Jogador de apoios, tabelinhas, muito rapido em pouco espaco, com golo, epá era mesmo isso que deviamos procurar. Outra opcao para o nosso futebol, podiamos dar outra dimensao ao nosso jogo atacante.
Pelo que se fala, vai acabar no porto, e parece-me que por la tb vai ter dificuldades em se impor. Falta-lhe fisico para o futebol do conceicao.
Para redes, não é por nostalgia, é mesmo pq acho que encaixava bastante no nosso jogo, tb tentava resgatar o Beto. E com isso ganhar tempo para o scouting descobrir o próximo wonderkid.
Acho que o fundamental é começar a reduzir o incrível numero de jogadores que temos sob contrato, metade dos quais nunca devem vir a vestir a camisola do Sporting. É um dos grandes erros da última década ou mesmo vintena de anos na gestão do futebol profissional (que se agravou nos últimos anos) e quanto mais depressa isso se conseguir, melhor.
Menos jogadores sob contrato = mais dinheiro para pagar a melhores jogadores e ainda se poupam uns milhões/ano.
Parece tão óbvio que não se percebe como chegámos à situação actual.
Dito isto e olhando para o actual plantel profissional, não trazia muitos jogadores novos: 1 ou 2, com mais 2-3 regressos, dentro do rigor orçamental que se impõe.
Pegando no post inicial (com o qual, na generalidade, concordo):
Novos jogadores:
um “6”, para ter uma alternativa credível ao Gudelj parece-me o mais importante
Guarda-redes se for um bom negócio e alguém que saiba jogar com os pés. Sem estas condições, mais vale ficar como está, apesar de nenhum dos GR actuais me inspirarem a confiança suficiente.
Regressos
F. Geraldes : é, para mim, o regresso mais importante, porque é necessário ter uma alternativa credível a Bruno Fernandes e a Wendel e penso que o FG faria com qualidade as duas posições;
Matheus: se vier com cabeça e não for caro o regresso. É importante que regresse, mas não é decisivo que seja já em janeiro
Iuri Medeiros: se for financeiramente viável o regresso e tiver vontade de regressar
Saídas
Viviano, Alan Ruiz, Bruno César, Petrovic, Misic e Castaignos; Lumor, Mané.
Os 6 primeiros, de preferência vendidos; os 2 últimos, de preferência emprestados. Mas isso vai depender do mercado
Isto, é o que me parece essencial.
Ficamos com um plantel mais curto, é certo, mas temos os sub-23 para poder entrar na equipa, em caso de necessidade.
No plano ideal, contratava também um lateral direito e um ponta de lança que seja alternativa ao BD/Montero.
Mas não me parece que haja dinheiro para isso, portanto mais vale ser realista.
Ah… e não trazia já o Dala. Faz-lhe melhor na evolução como jogador estar mais 6 meses com possibilidade de jogar bastante no Rio Ave do que vir para ser 3ª ou 4ª opção e jogar uns minutos desgarrados até ao fim da época (que era o que iria acontecer).
Continuo a achar que o mercado de inverno é para mexer pouco. E depende muito daquilo que sejam os objectivos. É investir, manter ou vender algum jogador que tenha mercado e não seja insubstituível?
Aceito, obviamente, o regresso de Matheus e Geraldes, caso sejam aposta efectiva do treinador, nem que seja na rotação e como elementos de banco.
De resto, pouco mexeria… Convém esclarecer de uma vez o que se pretende da dupla italiana, Sturaro e Viviano. :inde:
A minha prioridade passará sempre por fazer sair jogadores. Um dos guarda redes, Petrovic, Bruno César, um dos laterais esquerdos… Todos podem sair sem consequências de maior. A partir daí, se houver disponibilidade financeira, um 6 é bem-vindo. Eustáquio, preferencialmente.
Caso contrário, não se contrataria ninguém. Que se utilizem os recursos internos.
Não sei o que vai acontecer, mas na minha modesta opinião seria isto:
GR: Viviano seria o único com qualidade para ser titular, mas tem um jogo de pés péssimo e como no esquema de jogo que o Keiser está a implementar é importante um gr que jogue bem com os pés, para além das outras qualidades, a minha opção realista seria o Beto. Joga bastante bem com os pés, e desenrasca bem entre os postes, sendo a saída aos cruzamentos a sua maior pecha. Cillessen era o ideal, mas não me parece que o Barça deixe sair assim o seu segundo GR.
Na defesa não mexia, podia eventualmente emprestar ou vender o Marcelo e entrava um dos jovens dos sub 23 e poderia emprestar Lumor ou na eventualidade de um negocio com o Jeferson.
Médios : Se possível um jogador para a posição 6, para dar descanso e suprir C astigos do Gudelj (ou alguma eventual lesão) . Caso não seja possível, penso que o Petrovic, neste estilo de futebol poderá dar conta do recado. O mesmo para o Bruno César e fazer regressar o Geraldes
Extremos: regressar o Matheus e não mexe mais.
Avançados: Se possível alguém com as características do Bas Dost, mas jovem para ir evoluindo, manter Diaby e Montero e emprestar Mané para jogar e adquirir ritmo
Ficaria assim o plantel:
Beto / Cillessen (era o ideal, mas muito difícil)
Renan
Max
Ristovski
Bruno Gaspar
Coates
André Pinto
Djaló
Acuna
Jeferson e/ou Lumor
Gudelj
Contratação /Petrovic
Wendel
F. Geraldes
Bruno César
Miguel Luís
Nani
Matheus
Raphinha
Jovane
Diaby
Montero
Bas Dost
Contratação
Plantel de 25 jogadores, completamente realista e com qualidade para disputar todas as provas onde participamos
Numa altura em que há pouco dinheiro, em que as inscrições têm que ser bem geridas… Porque há tanta gente a querer despachar o Marcelo? :inde:
Não tem qualidade para este patamar, nunca teve, mas faz perfeitamente o resto da época como quarto central. Não há necessidade de sair ou de ir buscar ainda mais um jogador. Está contratado, tem o seu salário e não é propriamente um jovem a precisar de jogar.
Acho que um par de bons laterais (não me chocava o regresso do Coentrão… por exemplo), uma 2ª alternativa ao Gudelj e um PL de raiz (para as ausencias do Dost), SERIAM SUFICIENTES…
Saindo um dos Gr, jefferson ou lumor, cesar, misic, petrovic (mais pelo ordenado), castaignos.
Ponto fundamental: libertar jogadores e fazer regressar emprestados.
Libertar/arranjar colocação:
Petrovic
Misic
Castaignos
Viviano (se de facto não conta)
Alan Ruiz (dado que vai voltar)
Sturaro
Marcelo (fica ao critério do treinador)
Regressar:
Matheus Pereira
Francisco Geraldes
Ryan Gauld (ao critério do treinador, visto que ele tem sido titular e se vier para não jogar é preferível ficar onde está - pessoalmente acho que tem mais possibilidades com este futebol)
Contratar:
GR (uma solução e não um remendo)
Qualquer outra entrada estaria dependente de uma saída.
Bons cenários:
Sai Jefferson e entra um LE de qualidade
Sai Bruno César e entra MC para alternativa a Wendel e BF
Sai Bruno Gaspar e entra LD de qualidade
Sai André Pinto e entra DC alternativa aos titulares