Mercado de Janeiro

Creio que não é suplente. Fez todos os jogos até à 10ª jornada (campeonato e LE), lesionou-se e voltou de lesão na útlima quinta-feira para a LE, tendo estado no banco nesse jogo. Neste fim-de-semana, para o campeonato, já voltou à titularidade

https://www.zerozero.pt/player_results.php?id=309646&epoca_id=148

:beer:

Então é isso… vi que tinha sido suplente na Liga Europa, daí a ideia.

Sendo assim seria mais difícil, mas continuava a vê-lo como uma grande contratação.

Percebo a ideia mas se chegarmos a Janeiro em posição de discutir os 2 primeiros lugares (o que implicará estarmos em posição de discutir o primeiro lugar, porque não acredito que haja um líder muito isolado), preferia alguém mais batido e experiente.

De qualquer forma, gosto do Rajkovic.

Não percebeste o que quis dizer.

O jogador é que não vai quer vir para o Sporting, porque carga de agua o nº2 da baliza do Barça quer sair para vir para o tugão??

No que toca a contratações depende muito do orçamento disponível.

Um lateral direito, um ponta-de-lança, um guarda-redes e um 6 seria o ideal, mas é muito improvável que venha a acontecer.

Quanto ao regresso de jogadora emprestados tentava trazer o Geraldes, o Matheus e o Iuri.

Com uma saída do Mané por empréstimo e do Diaby por empréstimo/venda, havia espaço tanto para o Matheus como para o Iuri e ambos, com características muito diferentes, podiam acrescentar muito ao Sporting, principalmente com esta ideia de jogo.

Para ser o número 1 e jogar a sério.

Pouco ou nada joga no Barcelona, porque o lugar é do Stegen e sempre será, ele limita-se a jogar na Copa.

22 jogos = 18 para a Taça, 2 jogos para a Liga e 2 na Champs em 3 épocas. Esta época jogou 1 vez, o que significa que a média é 10 jogos por época. Isso é literalmente nada.

Portanto a pergunta é: porque raio havia de ele querer continuar no Barcelona para não jogar?

Se achas que os jogadores se movem por isso, estás completamente fora dela.

Ser jogador do barcelona, é um estatuto, desde que foi para lá é titular da seleção holandesa. No momento em que viesse para o Sporting, deixava de o ser.
Para não falar do que realmente faz mover o jogador de futebol, o dinheiro ao fim do mês.

Eu nunca estive 100% convencido com o Nakajima, pelo preco e principalmente pq não o via a encaixar no futebol do JJ nem no näo futebol do idiota do peseiro. Ia ser um investimento muito alto num jogador que iamos acabar a desvalorizar.

No entanto, do que tenho visto do futebol do Keiser, ia ser uma mais valia espectacular naquilo que estamos a tentar construir. Jogador de apoios, tabelinhas, muito rapido em pouco espaco, com golo, epá era mesmo isso que deviamos procurar. Outra opcao para o nosso futebol, podiamos dar outra dimensao ao nosso jogo atacante.

Pelo que se fala, vai acabar no porto, e parece-me que por la tb vai ter dificuldades em se impor. Falta-lhe fisico para o futebol do conceicao.

Para redes, não é por nostalgia, é mesmo pq acho que encaixava bastante no nosso jogo, tb tentava resgatar o Beto. E com isso ganhar tempo para o scouting descobrir o próximo wonderkid.

Muito interessante este tópico.

Acho que o fundamental é começar a reduzir o incrível numero de jogadores que temos sob contrato, metade dos quais nunca devem vir a vestir a camisola do Sporting. É um dos grandes erros da última década ou mesmo vintena de anos na gestão do futebol profissional (que se agravou nos últimos anos) e quanto mais depressa isso se conseguir, melhor.
Menos jogadores sob contrato = mais dinheiro para pagar a melhores jogadores e ainda se poupam uns milhões/ano.
Parece tão óbvio que não se percebe como chegámos à situação actual.

Dito isto e olhando para o actual plantel profissional, não trazia muitos jogadores novos: 1 ou 2, com mais 2-3 regressos, dentro do rigor orçamental que se impõe.

Pegando no post inicial (com o qual, na generalidade, concordo):

Novos jogadores:

• um “6”, para ter uma alternativa credível ao Gudelj parece-me o mais importante
  • Guarda-redes se for um bom negócio e alguém que saiba jogar com os pés. Sem estas condições, mais vale ficar como está, apesar de nenhum dos GR actuais me inspirarem a confiança suficiente.

Regressos

• F. Geraldes : é, para mim, o regresso mais importante, porque é necessário ter uma alternativa credível a Bruno Fernandes e a Wendel e penso que o FG faria com qualidade as duas posições;
  • Matheus: se vier com cabeça e não for caro o regresso. É importante que regresse, mas não é decisivo que seja já em janeiro
  • Iuri Medeiros: se for financeiramente viável o regresso e tiver vontade de regressar

Saídas

• Viviano, Alan Ruiz, Bruno César, Petrovic, Misic e Castaignos; Lumor, Mané.
    Os 6 primeiros, de preferência vendidos; os 2 últimos, de preferência emprestados. Mas isso vai depender do mercado

Isto, é o que me parece essencial.
Ficamos com um plantel mais curto, é certo, mas temos os sub-23 para poder entrar na equipa, em caso de necessidade.

No plano ideal, contratava também um lateral direito e um ponta de lança que seja alternativa ao BD/Montero.
Mas não me parece que haja dinheiro para isso, portanto mais vale ser realista.

Ah… e não trazia já o Dala. Faz-lhe melhor na evolução como jogador estar mais 6 meses com possibilidade de jogar bastante no Rio Ave do que vir para ser 3ª ou 4ª opção e jogar uns minutos desgarrados até ao fim da época (que era o que iria acontecer).

Se Viviano não é aposta, as 3 aquisições que fazia era:

1 - Guarda redes
2 - defesa direito
3 - trinco

Um lateral direito, e o regresso de fábio coentrão e outro PL possante, caso dost não possa jogar.

Sairiam todos aqueles de que se tem falado…

Continuo a achar que o mercado de inverno é para mexer pouco. E depende muito daquilo que sejam os objectivos. É investir, manter ou vender algum jogador que tenha mercado e não seja insubstituível?

Aceito, obviamente, o regresso de Matheus e Geraldes, caso sejam aposta efectiva do treinador, nem que seja na rotação e como elementos de banco.

De resto, pouco mexeria… Convém esclarecer de uma vez o que se pretende da dupla italiana, Sturaro e Viviano. :inde:

A minha prioridade passará sempre por fazer sair jogadores. Um dos guarda redes, Petrovic, Bruno César, um dos laterais esquerdos… Todos podem sair sem consequências de maior. A partir daí, se houver disponibilidade financeira, um 6 é bem-vindo. Eustáquio, preferencialmente.

Caso contrário, não se contrataria ninguém. Que se utilizem os recursos internos.

Se os jogadores só vivem do estatuto de serem do Barcelona então como explicas as vindas do Mathieu ou do Grimaldo com 21 anos?

E ele é guarda-redes titular da Holanda porque não há melhor, mas vais ver quanto tempo dura se outro pegar de estaca por estar a jogar regularmente.

Ele tem 29 anos, portanto o que quer é jogar.

Não sei o que vai acontecer, mas na minha modesta opinião seria isto:

GR: Viviano seria o único com qualidade para ser titular, mas tem um jogo de pés péssimo e como no esquema de jogo que o Keiser está a implementar é importante um gr que jogue bem com os pés, para além das outras qualidades, a minha opção realista seria o Beto. Joga bastante bem com os pés, e desenrasca bem entre os postes, sendo a saída aos cruzamentos a sua maior pecha. Cillessen era o ideal, mas não me parece que o Barça deixe sair assim o seu segundo GR.

Na defesa não mexia, podia eventualmente emprestar ou vender o Marcelo e entrava um dos jovens dos sub 23 e poderia emprestar Lumor ou na eventualidade de um negocio com o Jeferson.

Médios : Se possível um jogador para a posição 6, para dar descanso e suprir C astigos do Gudelj (ou alguma eventual lesão) . Caso não seja possível, penso que o Petrovic, neste estilo de futebol poderá dar conta do recado. O mesmo para o Bruno César e fazer regressar o Geraldes

Extremos: regressar o Matheus e não mexe mais.

Avançados: Se possível alguém com as características do Bas Dost, mas jovem para ir evoluindo, manter Diaby e Montero e emprestar Mané para jogar e adquirir ritmo

Ficaria assim o plantel:

Beto / Cillessen (era o ideal, mas muito difícil)
Renan
Max
Ristovski
Bruno Gaspar
Coates
André Pinto
Djaló
Acuna
Jeferson e/ou Lumor
Gudelj
Contratação /Petrovic
Wendel
F. Geraldes
Bruno César
Miguel Luís
Nani
Matheus
Raphinha
Jovane
Diaby
Montero
Bas Dost
Contratação

Plantel de 25 jogadores, completamente realista e com qualidade para disputar todas as provas onde participamos

Numa altura em que há pouco dinheiro, em que as inscrições têm que ser bem geridas… Porque há tanta gente a querer despachar o Marcelo? :inde:

Não tem qualidade para este patamar, nunca teve, mas faz perfeitamente o resto da época como quarto central. Não há necessidade de sair ou de ir buscar ainda mais um jogador. Está contratado, tem o seu salário e não é propriamente um jovem a precisar de jogar.

Para a posição 6, podíamos despachar o entulho sérvio e trazer o Bruno Paz para o plantel principal.

Apologista de convocar o Bruno Paz em detrimento de Petrovic…O miúdo tem muita qualidade com a bola nos pés e é forte fisicamente.

Devia sem sombra de dúvida ser lançado.

Concordo.

Despachar o Petrovic e subir o Bruno Paz. Muita qualidade que o miúdo tem.

Acho que um par de bons laterais (não me chocava o regresso do Coentrão… por exemplo), uma 2ª alternativa ao Gudelj e um PL de raiz (para as ausencias do Dost), SERIAM SUFICIENTES…

Saindo um dos Gr, jefferson ou lumor, cesar, misic, petrovic (mais pelo ordenado), castaignos.

Ponto fundamental: libertar jogadores e fazer regressar emprestados.

Libertar/arranjar colocação:

• Petrovic
  • Misic
  • Castaignos
  • Viviano (se de facto não conta)
  • Alan Ruiz (dado que vai voltar)
  • Sturaro
  • Marcelo (fica ao critério do treinador)

Regressar:

• Matheus Pereira
  • Francisco Geraldes
  • Ryan Gauld (ao critério do treinador, visto que ele tem sido titular e se vier para não jogar é preferível ficar onde está - pessoalmente acho que tem mais possibilidades com este futebol)

Contratar:

• GR (uma solução e não um remendo)

Qualquer outra entrada estaria dependente de uma saída.
Bons cenários:

• Sai Jefferson e entra um LE de qualidade
  • Sai Bruno César e entra MC para alternativa a Wendel e BF
  • Sai Bruno Gaspar e entra LD de qualidade
  • Sai André Pinto e entra DC alternativa aos titulares