Já que falaram aí do serviço Fon da Zon, deixem-me dizer-vos que o serviço PT Wi-Fi é muito melhor. Talvez ainda hajam mais spots Fon mas a tendência é para a PT levar a melhor também aqui. Já haviam routers antigos da Meo que geravam uma rede PT-Wi-Fi (não sei se eram todos). O problema é que tirava velocidade ao cliente que pagava, velocidade essa que não era muita para os que usufruíam da PT-Wi-Fi gratuitamente. Agora os novos Routers da Meo trazem 3 antenas: duas para uso do cliente que contrata e uma para PT Wi-Fi, o que permite que a net do cliente que paga e que está em sua casa não fique mais lenta ao mesmo tempo que produz uma rede com velocidades quase tão boas como temos em casa para quem está a utilizar o serviço PT Wi-Fi. Então os Spots PT Wi-Fi dos centros comerciais, por norma, estão a cada vez melhores, sendo que nunca fiz upload a velocidades tão elevadas como já fiz num centro comercial ligado a uma rede dessas. No Coimbra Shopping ultrapassei os dois MB/s de upload num torrent. Em casa é raro chegar a um MB/s em torrents.
Então nao ha muito que saber. Uma fidelização à rede permite deste modo que se poupe 300 euros no prazo de 2 anos em comparação com a compra do telemóvel desbloqueado. Where’s the problem? :inde:
Sobre se os 70€ mensais é mto ou pouco isso também depende. Segundo percebo, esse tarifário é tudo ilimitado, certo? Então nao me parece um valor escandaloso. Eu pago 25€ por mês para 200 chamadas (nacionais) de duração ilimitada + 3000 SMS + 3gb de navegação em 3G. É o pacote mais barato de todos por cá se compararmos com outras redes e nao quero pagar mais pra ter mais já que nunca chego aos limites. Portanto cada um deve pagar apenas consoante o que pretende usufruir.
Se achas que pagar 1680 euros de comunicações para ter 300 euros de desconto na compra de um telemóvel é normal, está explicado porque é que defendes as fidelizações e nós não.
É que os salários cá não são o que são aí acredita.
Provavelmente não tens a noção de que, por exemplo na Orange UK, pagas aí uns 40 e tal euros por mês durante 2 anos, mas só pagas 40 euros pelo telemóvel à cabeça.
Portanto, se achas normal que se pague 70 euros por mês durante 2 anos + 450 euros à cabeça, quando noutros países se paga 40 e pouco + 30 euros à cabeça, não há discussão possível.
Uma coisa te garanto. Não conheço mais ninguém, e não estou a exagerar, que ache isso normal. Se calhar conheço pouca gente não sei, ou então quem conheço não está para aturar as ofertas de fidelização completamente absurdas das operadoras tugas. :mrgreen:
Mesmo assim deixo uma questão.
Pagando 25 euros por mês, quanto se paga aí pelo Iphone?
Aqui, por 30 euros mês durante 2 anos, consegue-se ao brutal preço de 649.90 euros.
Parece-me perfeitamente plausível um desconto de 300€ para fidelização de 2 anos, ou seja, que se pague 2180€ em vez de 2480€ nesse período… É um desconto de 12% (38% se atentarmos apenas ao equipamento). Podia ser mais… e podia ser menos, é o que é, o que me deixa baralhado é a reticência e indignação com a fidelização quando a alternativa são mais 300€.
Já o método de pagamento parece-me um bocado ridículo (essa do pagamento à cabeça), mas pronto, se eles querem ter menos clientes é lá com eles. :inde: por exemplo, no meu caso paguei 0 à cabeça e pago cerca de 18€ por mês pelo iPhone + 25€ plo tarifário, isto durante 2 anos (fidelização). Depois dos 2 anos passo a pagar apenas os 25 do tarifário. Contas feitas, em vez de 700€ (quanto teria custado na altura o iphone) + 25*24=600 pago 432+600, ie, tenho um desconto de 270€ por me fidelizar 2 anos.
Com todo o respeito acho que não tens noção nem do nível médio do consumidor português nem da sofisticação manipuladora dos operadores móveis em Portugal.
E para que servem então as entidades reguladoras com as centenas de pessoas que empregam senão para proteger os consumidores ?
Então qual é a função das entidades reguladoras ? Empregar centenas de pessoas para quê ? A protecção do consumidor
Existe um produto que custa X.
Se comprares o produto com o compromisso de usares um tarifário da operadora A durante 2 anos então custa X-Y.
Se o Y não é suficiente para convencer as pessoas, então que comprem o produto pelo X e depois usem o tarifário que mais lhes convier. Se não têm dinheiro para o X, então não comprem.
É assim em todo o lado. Se em Portugal há menos consumidores com capacidade para suportar o X isso já não é culpa de quem produz o produto ou das operadoras. Quando muito, estas terão menos clientes quanto mais altos colocarem os preços, esta é uma verdade lapaliciana em qualquer parte do mundo.
Meu caro, compreendo a tua perplexidade mas convém ir ao real.
O que se passa em concreto com os operadores móveis é, por exemplo e entre outras “habilidades” o seguinte:
atribuem-te pontos associados ao teu consumo que podes trocar por telemóveis
diiriges-te alegremente e reconhecido à loja e escolhes o telemóvel de acordo com os pontos que ganhaste po ser tão bom cliente
na entrega e enquanto olhas deliciado para o teu novo brinquedo fazem-te assinar um papel à pressa onde se refere discretamente que aquilo não é bem uma troca de pontos (ganhos com consumo) por equipamento, mas tem ainda por consequência a aceitação de um período de fidelização (ou alargamento do existente) entre 3 meses e 1 ano.
por exemplo conheço casos em que a cedência de um equipamentos com valor inferior a 200 euros representou um acréscimo de período de fidelização de um ano num contrato com facturação mensal de 2000 euros
Portanto não são situações em que escolhes a melhor oferta após análise cuidada das condições. São situações em que no decorrer do contrato te aliciam com um prémio fictício (os pontos) para dissimuladamente obterem uma vantagem (prolongamento de vigência do contrayo) por regra completamente desproporcionada e que não constava das condições iniciais do contrato
Acredita que tens que ler até ao fim as duas ou três páginas do papelinho que te fazem assinar para “trocar” os pontos para perceberes isto. Quando na tua boa fé foste lá porque tinhas direito ao equipamento por ser tão bom cliente.
É uma estratégia igual a outras em que aliciam consumidores com supostos prémios para lhes impingir vendas que são ilegais em todo o mundo. Só que os outros vendem tiime-sharings, colchões, electrodomésticos etc e são menos sofisticados no engodo
Para que se dê algum suporte lega a isto, sempre te digo que está sempre associada a estas “fidelizações” uma claúsula penal que é por regra ilegal por desproporcionada / escessiva (vd. lei sobre cláusulas contratuais gerais e lei das comunicações electrónicas.)
E que um dos principais objectivos da intervenção da ANACOM é o de “assegurar elevado nível de protecção de protecção dos consumidores no seu relacionamento com as empresas que oferecem redes e serviços de telecomunicações” (art.5, Lei 5/2004).
Mas olha lá F… eles “aliciam-te” com um prémio fictício (os pontos). Aliciam-te, não te obrigam a aceitar esses pontos. Sim, se calhar é publicidade enganosa, porque têm subscrição dissimulada de serviços, mas cabe a cada um ser responsável e não ir em histórias. As pessoas têm de se habituar a ler os termos do serviço e depois a decidir se os aceitam ou não (e não andarem a protestar pelo facto de quererem que os termos fossem outros).
Eu tenho a arcaica Cabovisão (ainda existe?). Aquilo é uma treta pegada, sem serviços, com net do pior etc etc…
Acontece que na minha bela terra, ou melhor, na minha rua (porque na rua abaixo tem), não passa a ZON por falta de permissão. Ou seja a unica alternativa é a MEO. Acontece que sinto bastante resistência a mudar para a MEO, sendo que é obviamente melhor do que tenho, no entanto não é o que eu queria (ZON).
Mais, existe aquela questão das “TVs garantidas”, sempre ouvi dizer que apenas garantem duas TVs, sendo que eu em casa tenho 4 de uso regular. Têm alguma informação sobre isso?
É que esta é a questão principal por não optar por MEO, sendo que estou a perder muita outra coisa devido a isso…
No entanto , começa a chatear a quantidade de canais que saem e que não não substituídos por por canais do mesmo género … no desporto saíram todos os ESPN e não entrou nenhum canal novo
o TCM saiu e não apareceu outro
Instalou-se cá em casa Meo, M4O, e a qualidade de imagem diminiu tremendamente em comparação com a ZON.
Isto é normal? Alguém sabe a razão de isto acontecer? Má ligação/instalação por parte do técnico? Isto para não falar que um dos pc’s cá de casa não consegue praticamente aceder à rede.