Desculpa, mas tu é que estás a confundir.
O que escrevi foi que [glow=green,2,300]vou regularmente ao estádio, já lá vão uns bons 40 anos[/glow]. Não escrevi que esse jogo foi há 40 anos.
Tambem fui a esse jogo em Madrid, saida à meia-noite do estadio velho porque tinha visto uma noticia no record que estavam a aceitar pessoal fora da claque.
Tenho de digitalizar as minhas fotos. :victory:
Bom tópico. Aproveito para deixar aqui uma historia algo caricata:
Teria eu os meus 13/14 anos quando fui ver um jogo do Sporting ao Axa. Antes de começar a partida fiquei fora do estadio á espera dos autocarros dos adeptos para os ver a passar. Passado um bocado lá começaram a chegar eles, ao que a certo momento para um mesmo em frente a mim, onde um individuo de raça negra para cima de 1 metro e 90 e entroncado me começa a provocar. Ora eu nem levava cachecol do Braga nem do Sporting, pois ia para uma zona com adeptos bracarenses, lá lhe tentei explicar que era adepto do Sporting, mas ele insistia em não percebia e de dentro do autocarro não parava de me insultar. Eu com a minha mania de mauzão, e ainda por cima sabendo que nunca o iriam permitir sair do autocarro, lá desatei ao insulto contra ele também. Entretanto o autocarro lá foi, e eu fui á minha vidinha ver o jogo, tudo bem até aqui.
Passado cerca de 3 meses sensivelmente, vou ver um jogo a vila do conde contra o Rio Ave do Sporting. No intervalo vou á casa de banho sozinho, e não é que sinto um braço por cima gigante… olho, e não é que era o tal individuo. Vira-se para mim e diz: “Tu és do Braga” eu todo cagado com o cachecol ao pescoço lá lhe aponto para o símbolo do Sporting e ele lá foi á vida dele. Não me lembro de me ter borrado tanto na minha vida como nesse momento :mrgreen:
Essa historia podera ser considerada uma licao de vida , especialmente para o outro individuo!!
Ha coisas assim , moral da historia , nao devemos de fazer julgamentos sem antes conhecer as pessoas !
[member=21599]Ricardo jmferreira
Quase podia jurar que essa e uma foto a preto e branco do SCP VS Celtic em 93/94 com os 2 golos do Cadete.
Eu estive nesse Sporting-galineacios de 80, o celebre jogo em que o bento agride o Manuel Fernandes e expulso e ainda que so tivesse 10 anos, posso dizer-te duas coisas, a primeira e que o estadio estava cheio realmente mas nao havia assim tantos guarda chuvas, a segunda e que nem estava a chover assim tanto.
Onde arranjaste essa foto?
Esta foto arranjeia neste tópico está na página 5, e como em cima está escrito 1980 que foi o ano que eu nasci eu fiquei curioso se esse jogo foi antes de eu nascer ou depois.
Lembro-me relativamente bem desse jogo com o penalty, até estávamos a perder por 1 a 0 quando se deu o lance do penalty. Googlando um pouco, descobri que se trata de dois jogos diferentes, um, à chuva, em 1979/1980 e outro, à noite, em 1980/1981, ambos vencidos por 3 a 1.
Um dos episódios mais marcantes dos “derbies” entre Sporting e Benfica foi uma agressão de Bento a Manuel Fernandes, cuja consequência foi a expulsão do guarda-redes “encarnado” e um penalti a favor dos “leões”.
«Tem calma ó Bento, vê lá o que vais fazer», atirou Manuel Fernandes, a ver se continha a fúria do guardião benfiquista, a quem tinha tocado com a bota na cabeça numa saída deste a seus pés num Sporting-Benfica na época de 1981/82.
Ato contínuo, o já falecido Bento acertou-lhe em cheio na cara com o braço e foi expulso: «Eu naturalmente atirei-me para o chão, pois sabia que ia beneficiar a minha equipa. Ele ainda me disse: és sempre a mesma m…».
Em entrevista à agência Lusa, Manuel Fernandes “rebobina o filme” dessa jogada: «Já na segunda parte, com o resultado em 1-1, o Bento saiu aos meus pés, e eu deixei o meu pé sem intenção, para ver se ele largava a bola, mas ele agarrou-a. Mal lhe toquei, quando muito rocei com a bota, porque não levava força para o magoar».
O então avançado “leonino” tem uma explicação para a reação intempestiva de Bento, o qual, umas semanas antes do “derby”, tinha levado «um pontapé na cabeça em Famalicão» que o obrigou a ser suturado.
«O Bento era um grande guarda-redes e amigo, que recordo com saudade. Mas naquele jogo eu não lhe fiz nada», alegou Manuel Fernandes, reconhecendo que a expulsão do guardião benfiquista foi “determinante” na viragem do rumo da partida.
O Sporting esteve a perder por 1-0, com um golo que «ainda hoje não se sabe se a bola entrou, num canto direto do Carlos Manuel em que o Marinho tirou a bola em cima do risco», mas o 1-1 chegou num penalti sobre o próprio Manuel Fernandes.
Mas o Sporting-Benfica que o antigo número 9 “leonino” elege como aquele em que melhor se exibiu foi em 1979/80, num dia em que «choveu torrencialmente» e que terminou com a vitória dos leões por 3-1.
«Marquei um golo, o Jordão dois, mas fiz uma exibição de uma qualidade extraordinária, muito melhor do que a dos 7-1. Marquei, dei a marcar, fiz um chapéu que o Alhinho tirou em cima do risco de baliza, tenho uma recordação fantástica desse jogo», recordou Manuel Fernandes, para quem ganhar ao Benfica sempre deu um «gozo especial».