Memória leonina - 07/10/87

Porque recordar é viver…

A semana passada recebi um molhaço de jornais do Sporting, de um grande amigo Sportinguista, que têm como balizas temporais a época 88/89 e início da 89/90. Há também um jornal de 1987, cujos principais factos venho hoje reavivar. É minha intenção, na medida das minhas capacidades e tempo disponível, escrever aqui no fórum sobre esses acontecimentos já passados, os quais poderão suscitar discussões interessantes sobre jogos, futebolistas e outros elementos dignos de nota. Faço-o também porque este meu amigo (leitor assíduo do nosso fórum) mo pediu.

Passada esta nota introdutória, aqui vai:


Jornal Sporting de 07/10/87

Nesta altura o director do jornal era o Dr. Garcia Alvarez. O presidente da direcção era o Dr. João Amado de Freitas. Os destaques deste dia vão para o futebol, nomeadamente para os compromissos nacionais mas também os europeus.

O Sporting deslocou-se a Innsbruck, para jogar com o Swarovsky Tirol, para a 2ª mão de uma eliminatória da Taça das Taças. Na 1ª mão, em Alvalade, ganhámos 4-0. Neste jogo, arbitrado pelo italiano Paolo Casarini, perdemos por 2-4, mas garantimos a passagem à eliminatória seguinte, com um total de 6-4.

O Sporting alinhou com Rui Correia; Morato, Duílio, Venâncio (cap.) e Vítor Santos (confesso que não me lembro deste; alguém se lembra?); Oceano, Litos, Sealy e Mário Jorge; Paulinho Cascavel e Silvinho (adorava este extremo esquerdo). No banco estavam Vital, Carlos Xavier, Mário, Fernando Mendes e Marlon.
Os golos foram de Sealy e Cascavel. O treinador era Keith Burkinshaw. O adjunto era Fernando Mendes.

O treinador adversário era o austríaco Hernst Happel, uma das raposas velhas da época e a baliza do Swarovsky era defendida pelo jugoslavo (na altura) Tomislav Ivkovic. Que seria leão apenas dois anos mais tarde.

O jornal noticia também o nome do adversário seguinte: os suecos do Kalmar. Se bem me recordo, perdemos 0-1 lá e goleámos 5-0 cá.

Para o campeonato nacional, tínhamos acabado de visitar o Restelo e ido lá ganhar por 3-2. Sob arbitragem de Francisco Silva, de Faro (que seria irradiado um par de anos mais tarde), alinhámos com Rui Correia; Morato, Duílio, Venâncio (cap.) e Vítor Santos; Oceano, Litos (Carlos Xavier), Mário Jorge e Silvinho; Tony Sealy e Paulinho Cascavel. No banco estavam também Vital, Mário, Fernando Mendes e Marlon. Os golos foram de Sealy (2) e Venâncio.

O Belenenses alinhou com Jorge Martins, Teixeira, José António (cap.), Sobrinho e Artur; Jaime, Juanico (Luís Reina), Paulo Monteiro e José Mário; Mapuata (Chiquinho) e Mladenov. Os suplentes eram Justino, Galo e Chico Faria. O treinador era Marinho Peres. Jaime e José Mário marcaram os golos azuis.

No Restelo jogámos a 6ª jornada da época 87/88. A classificação mostrava-nos o FCP em 1º com 10 pontos, seguido do Sporting e do Marítimo com 9. Como curiosidade assinale-se a presença na 1ª divisão de clubes como o Elvas, o Chaves, o Espinho, o Salgueiros, o Varzim, o Sporting da Covilhã, o Farense e o Portimonense, num campeonato com 20 clubes. Na jornada seguinte receberíamos o Vitória de Guimarães.

Nos melhores marcadores, Mladenov do Belenenses e Aparício do Setúbal, comandavam com 6 golos, seguidos de Madjer do FCP, com 5 e o nosso Sealy com 4.

No campeonato de reservas jogámos com o E. Amadora e perdemos por 1-0. Sob a orientação do treinador Marinho, o Sporting alinhou com Damas (escandaloso vê-lo a jogar pelos reservas); Ferrinho, Brito, Luís Amaral e Leonel; Cadete, Nelson Aleixo, João Carlos (Rosário) e Paulo Ribeiro (Murta); Houtman e Lima (cap.). Outros suplentes eram Marcos, Mário Costa e Vicente.

Nas camadas jovens, pesquisando os onzes iniciais, encontram-se nomes como os de Bilro, Amaral, João Oliveira Pinto, Canana, Peixe, Figo, Porfírio e Poejo.

Finalmente, porque isto já vai longo, só me resta referir a vitória do Sporting sobre o Sassoeiros por 9-3, em futebol de cinco, num torneio de pré-época.

Obrigado CL!

A.A.

PS - É de mim, ou mais alguém tem uma simpatia especial por essa equipa azul que ganhou no jamor aos galináceos? :wink:

Gostei e fico ansioso por mais.

Ob. CL. :slight_smile:

Mto giro…

Sim A.A. tb eu recordo com saudade essa equipa, recordo a(s) casa(s) de mozer nesse jogo, espero não estar a fazer confusão.

Sabem o que era realmente impecavel? Transformar esse arquivo em ficheiros pdf! :idea:

Acho que vamos ter por aqui bastantes suspiros saudosos se continuares a postar essas coisas… :slight_smile:

Foi com essa equipa que eu comecei a ficar maluquinho pelo Sporting. Tinha 10-11 anos e lembro-me que o Tony Sealy era o meu ídolo. Até meio do campeonato ainda cheguei a recortar as crónicas dos jogos que guardava religiosamente numa pasta. Depois, com as derrotas, fartei-me. :roll:

Obrigado.

Lembro-me perfeitamente da equipa e dos jogos. Aliás fui ver o jogo no Restelo e vi também o Tirol em Alvalade.

Apesar de termos passado o deserto, tivemos euipas bastante superiores há que temos hoje.

Caros foristas, digam-me (excluindo o Vitor Santos :lol: ), qual destes jogadores não seria um bom reforço de inverno…

Caros foristas, digam-me (excluindo o Vitor Santos :lol: ), qual destes jogadores não seria um bom reforço de inverno....

Não pode ser a equipa toda :wink: ?

Já agora, metia o Damas a titular.

Obrigado.

Lembro-me perfeitamente da equipa e dos jogos. Aliás fui ver o jogo no Restelo e vi também o Tirol em Alvalade.

Apesar de termos passado o deserto, tivemos euipas bastante superiores há que temos hoje.

Caros foristas, digam-me (excluindo o Vitor Santos :lol: ), qual destes jogadores não seria um bom reforço de inverno…

Venancio, Oceano e Fernando Mendes entravam de caras Xavier e Cascavel poderiam servir mas o resto…francamente por aqui se percebe porque é que não ganhávamos nada.

Vitor Santos era um defesa esquerdo que veio salvo erro do Braga e não valia um caracol, mas este plantel do Burkinhaw deve ter sido o pior de que há memória.

Nunca percebi o que viram nesse Silvinho, um brasileiro que teve uma noite de inspiração na Luz num jogo da Supertaça e que de resto nunca se impôs como titular indiscutivel

Antes de mais obrigado pelas recs ao RCL.

Por acaso vi ambos os jogos da UEFA (o vitor Santos era uma especie de Nuno Valente mas mais baixo).

Eu pessoalmente gostei das equipas do Burkinshaw, de quem era a data ja fan… desculpa la oh Inci.

O Silvinho foi um dos melhores jogadores que vi em Alvalade, aqui estou a milhas do Tomanas.

Creio tb que fui ver o jogo ao Restelo e que no fim me desentendi com uns manfios qqs, ja nao me lembro bem.

O Sealy foi um medio tipico que me agradou bastante mas que esmoreceu posteriormente… um bocado assim como o ha pouco mencionado Negrete.

Fui ver o jogo com o Tirol em Alvalade.

Sealy era um ponta-de-lança suplente / reservista do Arsenal, marcou uns golitos no principío da época e depois eclipsou-se, tendo posteriormente tido uma fugaz e apagada passagem pelo Braga (à semelhaça do prodigioso Eskilsson).

Vítor Santos era um lateral / médio-esquerdo formado nas camadas jovens do Sporting, que tinha andado emprestado ao Olhanense. Não era grande espingarda.

Obrigado, Ricardo!

Nunca percebi o que viram nesse Silvinho, um brasileiro que teve uma noite de inspiração na Luz num jogo da Supertaça e que de resto nunca se impôs como titular indiscutivel

Deves estar a brincar, é (foi) só o melhor extremo esquerdo que passou por Alvalade desde Futre, e depois dele nunca tiveste mais um sequer que lhe possas comparar, e ainda por cima dizeres que não era titular indiscutivel… :shock:

Junto-me aos agradecimentos pela excelente iniciativa do Coração de Leão. Ainda que não me lembre de ver jogar todos os nomes que aqui li, deu para sentir alguma nostalgia.

O que eu acho sobre alguns comentários sobre as saudades desses tempos é que também é normal que na altura o espírito crítico não fosse tão grande. Hoje em dia algumas daquelas exibições seriam vistas com outros olhos, certamente menos românticos.

Revejo aqueles nomes. Eu era garoto, uns 8 anos na altura, e via todos os domingos o meu pai a ouvir o relato e a contar-me que os bandidos eram o benfica e o porto, e que os heróis eram o sporting. foi essa a altura em que percebi que tinha que ser sportinguista para ajudar o Superman a salvar o mundo.

mto obrigado coração de leão :smiley:

Pessoal… :oops: não é preciso agradecer. Faço-o com muito gosto e é um prazer partilhar estas recordações com todos vocês aqui na savana.

Abraço 8)

Sobre memórias deixo aqui tb uns retalhos, advindos das conversas com o meu avô que está a passar cá uns dias por esta quadra… sócio há cerca de 58 anos, vai no número 800 e tal e obviamente com muitas memórias para contar…

as histórias que ele conta deixam-me deprimido mas são giras de ouvir…

conta ele episódios engraçados, como no dia em que o Sporting foi ao campo do atlético e ao intervalo estava a comer 4 batatas… até que os violinos entraram com raiva na segunda parte, dando logo início à avalanche com um golo quase do meio campo do Peyroteo, terminando numa reviravolta de 5-4…

…outros casos contou de derrotas difíceis de engolir, de jogos em que ganhávamos por 2,3 ao intervalo em Alvalade e que íamos perder com facilitismo na segunda parte, ainda no tempo dos violinos (deu o exemplo do Guimarães, clube que segundo ele era sempre difícil para o Sporting, sobretudo fora)…

Pelo meio histórias como a do Azevedo a deixar entrar golos do empate de propósito insultando os colegas para darem o litro e meterem os golos que justificassem um resultado ao nível do Sporting… a brincadeira resultou…

Segundo o meu velhote o Sporting começou a cair após a morte prematura do presidente que trouxe os violinos (imagino que Ribeiro Ferreira)… depois dele vieram 1,2 presidentes que “pouco percebiam de futebol” e que concederam o domínio do futebol português ao benfica… no meio destas histórias surge sempre a história do eusébio, um exemplo que o meu avô vai sempre buscar para ilustrar essa falta de conhecimento… entregue de mão beijada por meia dúzia de tostões de compensação…

…outro exemplo que ele refere é a história de Germano, que se viria a notabilizar pelo Benfica… segundo o meu avô o Sporting contratou Germano e pagou a sua recuperação de um problema de saúde, tendo o jogador em tratamento e treinos na “Serra da Estrela” durante um ano, para depois o emprestar e finalmente ceder… acabaria no Benfica tornando-se campeão europeu e estandarte defensivo…

Lá vai ele relembrando histórias que nunca me canso de ouvir… como a vez em que a minha falecida avó não o queria deixar sair de casa para ir ver uma noite europeia… “que vais lá tu fazer, levaram tantos em inglaterra, com este frio ainda ficas doente…”… seria uma das noites épicas do Sporting na época da conquista da TVT, contra o Manchester United de Law e Cia…

Sorri sempre que fala do Benfica pq lembra histórias engraçadas… como o dia em que “o presidente do Sporting que era Presidente da Câmara de Lisboa quis deitar abaixo o estádio do Benfica mesmo ao nosso lado, impedido por um ministro do governo, lampião”…

Fala também de momentos de orgulho… “como no dia em que o seleccionador pegou na equipa toda do Sporting (violinos) e levou-a à Irlanda como selecção de Portugal”…

Diz que conheceu três estádios do Sporting… o terceiro vai conhecê-lo ao vivo em jogo no próximo dia 8, se possível antes contra o pampilhosa caso se confirme.

Pelo meio a simples história… as razões pelas quais se é Sporting… diz o meu avô que chegado a lisboa com 14 anos foi trabalhar como aprendiz de padeiro, e que logo ficou amigo de um forneiro mais velho, que lhe estava sempre a falar do Sporting, um forneiro que avisou logo os demais empregados que “quem tocar no Joaquim leva porrada que o miúdo é boa gente”… isso aliado ao facto de que o meu avô diz que já em criança tinha gostado do nome do Sporting “por ser o único que falava em Portugal, e não apenas em Lisboa ou Porto com os outros dois” fez com que se tornasse um Sportinguista para sempre… eu cá por mim digo… bendito forneiro!

São 82 anitos, espero que muitos mais se Deus quiser… se se tem feito sócio mais cedo (apenas se fez sócio aos vinte e dois ou coisa assim) seria um dos primeiros neste momento.

Depois destes retalhos do Mauras, até me apetecia deixar aqui alguns que me foram contados pelo meu pai, meu velho e querido Leão.

Mas azar do caraças, sou um “escrevinhador” muito preguiçoso. :oops:

Talvez um dia… :roll:

(...) depois dele vieram 1,2 presidentes que "pouco percebiam de futebol"

Ontem como hoje…

Mauras,

Certamente o teu “velhote”, lembra-se da noite memoravel dos 5-0 ao Manchester!!!

O meu que não é tão velhote lembra-se e fala-me muitas vezes dessa e de outras.

claro flyer, é referido no texto… foi a tal noite em que a minha avó não queria que ele fosse ver o jogo pq já não adiantava nada face à dose encaixada em inglaterra :slight_smile: Sorte a dele…

o mais giro é que o velho tem uma memória do cacete, qd se fala em goleadas lembra-se logo de épocas em que levámos 7-2 do benfica e depois dáva-mos 6-1… e realmente vou conferir no almanaque recém publicado do Sporting e tá lá tudo, resultados certinhos…

Estou louco por levá-lo ao novo estádio, ele fica todo contente, ainda no domingo fui lá com ele para o levar à visita guiada e ao mundo sporting mas aqueles camelos calões tinham tudo fechado incompreensívelmente sem sequer terem qualquer aviso no site… é o costume. Ia eu a rabujar com tamanha falta de profissionalismo (é costume estar aberto aos domingos, não percebo pq não estava, dia 26 nao é nenhum dia especial) ia ele todo maravilhado com o novo estádio só dizia “realmente gastamos aqui mto dinheiro…”.