Eu tive oportunidade de trocar bola com o Cristiano Ronaldo (ainda com 17anos) e eu com 12.. ele entrou no torneio aqui no bairro (ribeira grande, Santo António Madeira) a equipa dele era a da “Quinta Falcão” que era o bairro ao lado, isto nas férias dele, no Verão.. já nesse tempo víamos o crack que era, a fazer coisas que ninguém fazia na época..
Campeão da Série A…
Melhor jogador que nunca vi jogar; Pelé e Fernando Peyroteo.
Melhor jogador que vi jogar; Diego Armando. A uma distância significativa de todos os outro diga-se de passagem.
Não, campeão do Mundo. Desculpa lá, ele esteve no Mundial de 82.
Eu sei. O que estou a dizer que é, além do Espanha 82, também ficou a um ponto de ganhar a Série A. Empataram na última jornada e a Juventus foi campeã.
Entretanto isto é a melhor série sobre campeonatos nacionais de sempre, trabalho brilhante:
Também há séries Io Ti Amo sobre os maiores clubes, este é o sobre essa época bem polémica:
Há uma cacetada criminosa do redes do Génova sobre o Antognoni nesse campeonato:
OT: no nosso tempo, como foi possivel o Verona ser campeão em 85!!!
Só comparo ao recente do Leicester em Inglaterra.
E mais para trás em 1970 o Cagliari !!!
Ai penso que baseado num grande avançado decisivo, Riva
Mas o Verona de 85, estamos a falar nessa altura do melhor campeonato do Mundo e numa época com tipo 6 equipas lutaram pelo campeonato.
Acho que tem muito a ver com um dos jogadores mais underrated dos 80s, o Preben Elkjaer-Larsen. Um avançado que era uma máquina. De 1984 a 1986 foi dos melhores do mundo.
Não fosse aquele jogo em que tudo correu mal à Dinamarca contra a Espanha e se calhar tínhamos uma meia-final épica entre Dinamarca e Argentina. E a Dinamarca nesse mesmo campeonato do mundo deu um abafo aos alemães. Mas depois o Butragueno bem os lixou.
Continuo a achar esse mundial um dos melhores de sempre, não só pela campanha do Maradona, mas porque existiam várias equipas favoritas ao título, e aconteceram vários jogos espectaculares. 1990 em comparação com 1986 foi uma desilusão.
Tópico para dar conversa para anos… felizmente! O futebol é uma paixão.
E nem vi ainda ninguém falar de Van Basten ou Ruud Gullit que merecem, no mínimo, menções honrosas.
Mas, no seu prime, tendo visto Maradona a jogar, ainda assim creio que o futebolista mais incrível que esteve num relvado foi Ronaldo Luís Nazário de Lima. Simplesmente inacreditável o que aquele miúdo fez no Barcelona, no Inter e, já em declínio devido às lesões provocadas por entradas malucas, no Real.
O meu 11 seria (acho que o Nuno ainda não pode ser considerado o melhor)![]()
GR: Schmeichel
DR: Cafu
DC: Beckenbauer
DC: Maldini
DE: Roberto Carlos
MC: Matthaus
MC: Zidane
MCO: Maradona
ED: Messi
EE: CR7
PL: R9
No nosso clube, o meu primeiro grande amor, chamou-se Rui Jordão. Depois e não houve outro igual… Krassimir Balakov. Embora o momento que maior loucura senti em relação a jogadores foi a chegada de Peter Schmeichel… acho que todos os sportinguistas ficaram completamente atónitos com o que se passou! The Great Dane de leão rampante!
Um sobrenatural.
E fumava imenso.
O Gigi Riva era um cracaço, ainda hoje é melhor marcador de sempre da selecção italiana. Desde que chegou à Sardenha nunca quis abandonar a ilha quando teve todos os grandes atrás dele, e conseguiu ganhar um scudetto. Daqueles casos de respeito máximo.
O Maradona costumava fazer isso no aquecimento antes dos jogos, tambem fez o mesmo quando veio ao antigo Alvalade. Era sempre um show! É bom ver outros jogadores de grande qualidade testemunhar isso e contar depois como foi o Klinsmann entre outros:
Tradução (porque no X apareceu-me em inglês e ao postar aqui aparece em turco)
Jürgen Klinsmann:
“There were 70,000 people in the stadium and Maradona stepped onto the field. We were warming up seriously. While ‘Live Is Life’ was playing, Maradona started juggling the ball. We stopped warming up, because there was nothing else we could do but watch him.”
O documentário sobre o Ronaldinho, na Netflix, está muito bom.
Também gostei bastante, gostava de ver um sobre o Ronaldo R9 que para mim foi o melhor avançado que vi jogar.
D10S!!! O meu ídolo do futebol.
Ya, já era pra ter vindo cá comentar.
Eu adorava o gajo, e gostei muito do que vi.
Achei “fail” não ter mostrado aquele golo ao Chelsea de biqueira, com o Ricardo Carvalho à frente ![]()
Já tive para o ver. Não sou muito fã de documentários de jogadores. Mas o Ronaldinho Gaúcho era uma personagem daquelas…
Maradona.
Ronaldo fenômeno. O mítico R9.
Pouca gente em Portugal sabe dessa história, ou nunca foi muito falado mas essa equipa do Verona q foi campeã em 85 na serie A com o Elkjaer e Briegel, aquele alemão q era uma besta, eles foram contratados no Verão de 84 mas eram 2 jogadores portugueses do Porto q eram para ter assinado antes deles com o Verona.
O Fernando Gomes e Jaime Pacheco. N sei se foi em pleno Euro 84 ou se foi na altura em q o Porto jogou aquela Final da Taça das Taças em 84 com a Juventus do Platini e Boniek q receberam essa oferta.
Deve ter sido antes do João Rocha de certeza pq acabou por trazer o Pacheco e Sousa nesse Verão e a resposta do Pinto da Costa foi desviar o Futre para lá.
Só dou credibilidade a essa história pq foi o Rui Miguel Tovar aqui há uns anos q disse isso num podcast do Zerozero. Aliás se n estou enganado só podiam jogar 2 estrangeiros nessa época na Série A, acho q só começou a ser 3 depois do México 86.