Por falar em Ginga, uma vez vi um programa sobre Maradona, e a dada altura o Valdano aparece e disse uma coisa muito interessante. Falou do estilo do futebol argentino por contraposição ao estilo do futebol brasileiro.
O primeiro baseia-se mais em fintas de corpo, não necessariamente em contacto com a bola, baseado em simulações, em simulacros, em indicações e manobras de diversão e distracção onde o corpo do jogador leva o adversário a ser iludido, desequilibrado, desfeiteado e ultrapassado; o segundo, o estilo brasileiro, a Ginga, baseia-se no drible com a bola, no contacto refinado do pé com ela e da sua capacidade técnica de controlo e domínio da mesma.
O estilo brasileiro, Ginga, ele diz estar relacionado com a cultura popular brasileira, o samba, o sambar. O estilo argentino, ele relaciona ao tango e à postura corporal e movimento do homem/jogador. Ele dá um nome a esse estilo argentino, mas eu não recordo qual é.
Algum dos entendidos do futebol argentino ou conhecedores sabem qual é esse termo que caracteriza a técnica e a arte de fintar no futebol argentino? Fica aqui a pergunta.
Gambeta “Palavra Argentina para definir drible. É a arte de simular um movimento e fazer outro. Nas ruas de Buenos Aires, quando Maradona era criança, enganava os amigos saindo com a bola para um lado depois de simular o movimento contrário: fazia uma gambeta.”
O Valdano falou disso, da oposição entre Ginga, finta com bola no pé, estilo brasileiro, ligado ao samba, e Gambeta, finta de corpo, estilo argentino, ligado ao tango.
Um dos meus jogadores preferidos de sempre: Matthew Le Tissier (também conhecido por Le God), herói dos saints do Southampton FC(único clube da sua carreira). Representa em vários sentidos o futebol britânico “pré-Premier”
RONALDO R9 O FENOMENO!!!
IDOLO, e uma das minhas personalidades favoritadas, grande ser humano! Craque sem igual! O prototipo dos campeoes!
O futebol ficou mais fraco sem Ronaldo! Sinto um enorme vazio!
Ninguem jogou como ele fez no Barcelona, e se tem dado o salto antes, teria sido ainda mais jovem eleito o melhor do mundo, ja no cruzeiro era fenomenal. No total de tempo que esteve de fora devido a lesões contabilizam-se mais de 3anos… e uma curiosidade que muita gente nao sabe ou provavelmente, nao se lembra, é que Ronaldo, depois da 3ª operacao ao joelho, estando grande parte da epoca de 2001/2002 de fora voltou, e muito contestada foi a sua convocacao para o mundial,mas… foi convocado, foi campeao e eleito o melhor do mundo muito pelo majestoso mundial que fez! por isso é único!
Na minha opinião é muito relativo escolher um melhor de sempre ou do mundo pois há diferntes jogadores para cada posição.
Mas para mim o que mais disfrutei em ver jogar foi Zidane. parecia nao esboçar qualquer sentimento mas quando a bola chegava aos seus pés todo o estádio sabia que ali poderia acontecer magia.
Neste momento Messi e Cristiano Ronaldo preparam-se tambem para se tornarem lendas, no entanto terão que vencer um Mundial se quiserem chegar ao patamar de Zidane, Péle ou Maradona
Ainda me lembro de quando era puto, fui pela primeira vez a Londres e trouxe comigo uma cassette VHS com os melhores golos da liga inglesa do campeonato anterior (não me lembro em que ano foi, foi nos tempos da grande rivalidade Arsenal-Liverpool, ainda jogava o Grobbelaar, etc.). Epá, sem gozar, metade dos golos eram do Le Tiss… Desde então sempre segui este jogador.
Tenho um colega que é fã dos saints e conta-me montes de coisas. Tamos a falar de um gajo que podia ter ido para onde quisesse e preferiu ficar no seu clube por toda a carreira.
Vi jogar grandes jogadores como: Maradona, Michael Laudrup, Gullti, Van Basten, Ronaldo, Roberto Baggio, Figo, mas o melhor que vi, o jogador capaz de fazer coisas diferentes, jogo após jogo, foi Zidane.
Com Zidane tudo saia de forma fácil e fluída, parecia ele que jogava contra crianças, tal a classe que espalhava pelo campo. Sendo o Futebol um desporto de equipa, eleger o melhor jogador que já vi, implica eleger o jogador que mais qualidade acrescenta à equipa, daí a minha escolha.
Nunca irei esquecer:
M. Laudrup, Zidane, Hagi, Savicevic, Ronaldinho, Henry, Ronaldo, Pierre Littbarski, GianFranco Zola, Cristiano Ronaldo, Figo, Messi, Del Piero, Roberto Baggio, Stojkovic e o enorme Balakov.
E sim, o Le Tissier jogava muito, foi uma pena nunca ter saído do Southampton (há jogadores que jogam em grandes clubes e fica-se na dúvida, como seriam nos pequenos; Le Tissier jogou num clube pequeno, mas tenho a certeza que brilharia num grande).
Houve um jogador de finais de 80, princípios de 90 que era fantástico, eu adorava vê-lo jogar e “que não ficou para a história”: chamava-se Chris Waddle, e tinha um pé esquerdo fabuloso… Nunca mais esqueci…
Nunca vi o Pelé nem o maradona jogar…só pelos vídeos no youtube…na altura os defesas não estavam tão evoluidos como agora e era mais fácil passar por eles…Por isso o melhor jogador que vi jogar é o génio da bola, Lionel Messi que mete os defesas completamente á nora e que com apenas 24 anos vai a caminho de ganhar 3 vezes o prémio melhor jogador do mundo, já ganhou uma bota de ouro…vários titulos em espanha e já ganhou 3 ligas dos campeões onde marcou nas duas finais …só tem 24 anos! se o messi acabasse a carreira dele hoje já seria considerado como uma lenda mas toda a gente sabe que muitas títulos e prémios ele ainda vai ganhar…
Sim, mas também existia mais de uma dezena de factores que faziam com que fosse muito mais difícil jogar futebol. Mas muito mais. Tanto que duvido que os astros de hoje conseguissem fazer metade das coisas que fazem.
E se para Maradona a diferença já é grande, para a geração de Péle a diferença é abismal. Para começar, hormonas era coisa que não existia (ok, deixemos o Maradona de parte neste item de suplementos… :mrgreen:).