Melhor e Pior Plantel de Sempre do Sporting CP

Discussão aberta a todas as épocas que tenham memória.

Se puderem, suportem as vossas afirmações com factos e números.

Para consulta tem várias bases, wikisporting, zerozero, entre outros

A minha memória e conhecimento futebolístico vão até 85/86.

Tivemos poucos grandes planteis e tivemos muitas planteis quase perfeitos, em que só tinham défice em 1 posição do 11 titular e uma ou outra no banco.

Tivemos 3 ou 4 planteis deploráveis… alguns já o pareciam na altura, outros só o começaram a parecer agora.

Pessoalmente, acho que o nosso melhor plantel de sempre foi o de 2001/2002. Só tinha 1 handicap. o GR. Mas com o resto da equipa com tanto alto nível, passou completamente despercebido. Com a lesão do niculae tivemos um 2º handicap, com a vinda do nalitzis, mas + uma vez, as restante equipa era tão top, que nem se deu quase por ele.

Outros grandes planteis, foram o de 1994/1995 (tb com o handicap do GR, e principalmente com a saída de valchx e cadete perdeu alguma qualidade), 1999/2000, 2004/2005 (a saída do tinga diminuiu a sua qualidade) e 2017/2018.

Do que me lembro, o pior plantel que tivemos foi o de 2019/2020, após a saída do Bruno Fernandes.

Os planteis de 87/88 e 2010/2011 tb meteram um bocado de medo… O da época 1997/1998, principalmente após as saidas de hadji e leandro, e a vinda de edmilson e os 2 gajos do salgueiros, tb metia medo.

E vocês?

1 Curtiu

Acho que os nossos melhores planteis desde que me lembro são o de 93/94 e o de 2021/22, se tivesse que escolher escolhia o último.

• Mateus Nunes
  • Palhinha
  • Porro
  • Pote
  • Sarabia
  • Edwards
  • Ugarte
  • Nuno Santos
  • Um pouco de Nuno Mendes

O de 94

• Figo
  • Paulo Sousa
  • Balakov
  • Juskowiak
  • Valckx
  • Iordanov
  • Cadete

o plantel de 94/95 não tinha o paulo sousa. o do paulo sousa é de 93/94.

do plantel de 1994/95, o valchx e o cadete sairam em outubro se n estou em erro

se calhar querias dizer o de 1993/1994?

não conheço esses planteis de 80, 90, 00, mas a minha duvida ia mais para ter algum conhecimento e curiosidade desses mesmos planteis terem jogadores que criaram aversão a 99% dos sócios, como acontece atualmente !!

Sim, enganei me.

tens o exemplo do cadete

melhor marcador da liga 1x
2º melhor marcador da liga 1x

Era dos jogadores mais criticados do Sporting… Sempre tivemos esse hábito… e n é só nosso… é dos portugueses.

Nos últimos anos diria que os melhores foram o de 2017-18 e 2021-22 e mesmo assim o porco do jj conseguiu acabar em 3º com o primeiro deles e ainda venceu alguns jogos no fim. Ja o segundo só nao foi campeao porque o porco foi levado ao colo. O pior tera sido o de 2019-20.

21/22, 17/18 e 15/16, em termos de qualidade individual e opções, são os melhores da última década diria.

2004/05, 01/02 e 93/94 são outras opções, indo mais para trás.

Pior deverá andar ali naquele período pós Paulo Bento ou 19/20. Finais dos anos 90 entre equipa de 93/94 até ao título também tem umas boas candidaturas.

Plantel de 2001/2002 era brutal

1 Curtiu

O pior acho que foi o plantel de 1997-98.

1993-94 e 1994-95, acho que foram as melhores. Logo a seguir vem a de 2001-2002.

A de 1985-86 era bastante forte. Do que me lembro na rádio, falharam vários golos contra o Colónia nos quartos de final. Melhor nesse ano na Taça UEFA só o Real Madrid que tinha uma grande equipa. O plantel de 2015-16 também era bastante bom.

Mas acho que as que tivemos de 1993 a 1995 e em 2001-02, são de longe as melhores. Faltava ali um guarda-redes nos 90s…

Melhores planteis que vi ja em idade adulta: 2001/2002, 2003/2004, 2017/2018; 2021/2022

Pior plantel vem me à cabeça o 2010/2011, salvo erro. O ano em que sai um Liedson ja velhote em janeiro, e terminamos a epoca a jogar com Saleiros, Cristianos (o do paços) e no meio de tanta m*rda o André Santos no meio campo parecia o Zidane.

2 Curtiram

Assim de memória e sem pensar muito, os melhores que me lembro foram os de 81-82, encabeçado pelo trio maravilha Oliveira, Manuel Fernandes e Jordão, o de 93-94, com Balakov, Figo, Cherbakov, Paulo Sousa, Valckx e Juskoviak e o de 2001-2002, com Jardel, Niculae (enquanto durou), JVP, Quaresma e CR7 a aparecerem.

Dos piores não me lembro de nenhum em especial, mas já tivemos alguns terríveis.

Até 2005, que é o que me lembro, o pior certamente é o de 19/20, após a saída do BF. 10/11 depois do Liedson sair também era uma valente merda.

O melhor talvez seja o de 21/22, se tivesse outro PL em vez do Paulinho diria que era esse sem dúvidas. O de 17/18 também era forte, apesar de super mal gerido pelo JJ.

1 Curtiu

Mas via-se futebol… Actualmente é preciso muita sorte.

Maus tivemos muito. 2012 foi um expoente

O pior que já vi foi de longe o de 10/11, sobretudo a partir de Janeiro em que sai o Liedson. Na defesa andávamos com Evaldo, Abel, Torsiglieri, Nuno André Coelho entre outros, no meio campo tínhamos Maniche, Pedro Mendes e Zapater a carregar o piano, e no ataque as referências ofensivas eram o Postiga e o Saleiro com a promessa Diogo Salomão.

Ficámos em terceiro porque ainda havia alguma qualidade em João Pereira (às vezes a extremo), Valdes, yannick (fez uma boa época) e Matias Fernandez.
Eliminados pelo Vitória de Setúbal na taça, pelos rabolhos na taça da liga e pelo Rangers na liga Europa, jogo este que 12 anos depois ainda me dói.

Como melhor plantel, talvez o de 15/16, plantel muito completo onde ficou a faltar um bocadinho de sorte (e outros fatores).

Menções honrosas para o plantel de 17/18 e o de 04/05 (este último com outro treinador tinha ficado na história do clube).

1 Curtiu

Epa, eu diria mais que ficámos em terceiro, porque o quarto foi muito mau. A liga acabou com o Porto em primeiro com 84 pontos, o Benfica em segundo com 63 pontos, e o Sporting em terceiro com 48 pontos. Lol

Será das piores pontuacoes da nossa historia. Esse plantel era efetivamente medonho. O terceiro lugar foi um milagre, pq calhou que esse ano do terceiro lugar até aos lugares de descida foi um enorme pelotao.

Mas olha que o terceiro lugar só foi garantido na última jornada e com uma vitória em Braga, nesta altura e por muito que me custe dizer isto, era porto-benfica e Sporting - braga, com até um ascendente para o braga que conseguiu uma final europeia e um segundo lugar no campeonato (e não fossem os túneis e se calhar tinha sido campeão).

Só com a chegada de Bruno De Carvalho é que voltamos a ombriar com os outros e a disputar troféus.

Sim, esses anos foram os mais negros que tenho memoria. É verdade que na epoca seguinte ate se fizeram algumas contratacoes que em teoria eram interessantes… veio Insua, Schaars, Rinaudo, Elias, Carrillo, Capel, Jeffren (que se revelou flop total mas vinha do barça), Wolfswinkel,… e até fizemos um inicio de epoca engracado com o Domingos… mas naquele contexto, nao havia plantel que safasse. Eramos uma casa a arder.

O melhor foi, de longe, o plantel de 2001/2002 onde tínhamos a espinha dorsal da seleção e na frente o incrível Jardel.

Recordo as principais figuras:
Dimas
Rui Jorge
Tello
Prates
André Cruz
Beto
Phil Babb
Rui Bento
Paulo Bento
Hugo Viana
Pedro Barbosa
Quaresma
João Pinto
Sá Pinto
Niculae
Jardel

Tínhamos um problema na baliza.
Tivémos o problema da lesão do Niculae a meio da época.
E nunca mais foi o mesmo…

Tínhamos um problema de sustentabilidade no plantel que era bastante envelhecido e caro.
O golpe de misericórdia foi a lesão mental do Jardel no final da época.

Mas lá que foi um ano de sonho, foi…

2 Curtiram